Ir para o conteúdo principal
Vanessa
Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)

Como organizar um casamento - mil e uma dicas

Vanessa, a 29 de Dezembro de 2015 às 14:25 Publicado em Fórum Organizar um casamento 7 62
Guardado
Responder

Aqui vai a minha prendinha para as novas noivinhas e novos noivinhos adoradosSmiley heart

Como organizar um casamento? :Smiley heart ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Antes de mais siga todas estas dicas:

https://www.facebook.com/onceuponatimeawedding/

Antes de mais nada, toca a fazer uma lista de tarefas! Arranjar uma agenda ou um pedaço de papel. Pode usar a ferramenta do casamentos.pt que é super útil!!!

1.-Primeiros grandes passos-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Data: As primeiras grandes tarefas são naturalmente escolher uma data! Claro que a data pode mudar no entretanto das coisas...mas ao menos serve de guia!

***Timing:Tenham em conta que um casamento não se prepara em 3 meses mas também não exige dois anos! Tem que haver um meio termo! Se o período for demasiado curto...pode ser uma fonte de stress... Se o período for demasiado longo, pode haver alteração dos gostos, das preferências e haver arrependimentos à posteriori.

***Orçamento: Deve logo de início estipular um orçamento. Não sabe bem como? Pode usar a ferramenta do casamentos.pt para isso! Não sabe quanto é que as coisas custam? Espreite aqui.

***Tipo de cerimónia: Deve decidir que tipo de cerimónia quer para conciliar com o local pretendido. A cerimónia religiosa deve ser tratada com a paróquia. A cerimónia civil deve ser tratada com a conservatória no maximo 6 meses antes. Não se esqueça que tem de escolher um regime de bens. Existe a possibilidade de uma pessoa da conservatória se deslocar à quinta/local. Aqui toda a info completa e preços. Aqui mais info.

***Local/Quinta: O mundo dos casamentos não está propriamente em crise...e deve reservar ou pré-reservar o espaço casamento logo que possa! Não se esqueça de ter em conta: preços, deslocações, extras no preço, visita obrigatória, provas, qualidade da comida e bebida e muito mais!

***Começar a poupar: Contar os meses que faltam...e dividir o orçamento por esses meses! Há muitas técnicas para poupar!!!

***p.s.: normalmente com a reserva da quinta vem a reserva do tipo de pack pretendido...com buffet? com pratos? Com bar aberto? Com outros extras?

***Smiley cry é demasiado? está no estrangeiro ou a panicar? Quer algo muito único e não sabe como? Que tal um serviço de Wedding planner?

Tem também aqui dicas de como organizar quando se está longe.

2.- Agora que já tenho data e local o que se segue?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Lista de convidados: Pode fazer a sua lista de convidados, que pode gerir na ferramenta do casamentos.pt. Tem mutos conselhos aqui, aqui e aqui.

*** Fornecedores: Pode agora tratar de outros fornecedores (peça vários orçamentos e seja especifico sobre o que quer e o que não quer).Pode também obtar por serviços de: decoração , animação, bolos/pastelaria especial, lembranças, transporte dos noivos, e arranjos florais.

*** Foto/video: A Fotografia e video é um passo essencial que deve ser tomado rapidamente pois também é um serviço bastante requisitado. Se há alguma foto que quer mesmo ter no album...não se esqueça de pedi-lo. E que estilo quer? Tradicional? moderno? preto e branco?

***Musica: A parte musical é algo que se reserva normalmente com alguma antecedência!

*** Tema/estilos/Cores: Defina o seu casamento, dê-lhe caracter! Tema, estilo e cores e mais cores de casamento. Lista completa de temas aqui:

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/tema-mil-e-uma-opcoes--t63819

como escolher o tema? Tem aqui ajudas:

*** Monograma/simbolo de casamento? Antes de se lançar nos convites e tudo o que é papel...vai querer algum monograma ou simbolo de casamento?

*** Save the date: Que tal fazer um "Save the date"? Pode entrega-lo muito tempo antes do casamento e serve de anuncio. é algo mais informal onde pode dar largas à imaginação!

***Convites...ai os convites...são das coisas mais importantes! Podem ser entregues no maximo 1 ano antes do casamento...tudo depende do vosso tipo de convidados! Inspire-se:aqui, aqui e é só pesquizar aqui na comunidade que tem mil idéias! O texto do convite por ser formal ou informal! Aqui vai um exemplo formal:

Tenho o prazer de vos convidar para o seu casamento que se realizará no dia 15 de Agosto de 2014, pelas xx:xx horas, na yyyy CidadeG. Seguindo-se um Buffet na quinta LLLLL em Cidade H.

Agradecemos confirmação até dia 30 de Junho, contacto:

Noiva: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx Noivo: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx

***dress code: Se quizer dress code, não se esqueça de o referir! Se tiver um croqui para chegar à quinta adicione!

***Férias: Não se esqueça de planear a sua parte! As vossas férias...avisar a entidade patronal e ver à quantos dias tem direito! Em portugal costumam ser 11 dias...e no estrangeiro muito menos!

***p.s.: Tente assinar sempre o contrato para cada étapa e cada fornecedor!

3.- Ok..está tudo a andar sobre rodas, que mais?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Cronograma - ja viu as horas de cada étapa?

***Padrinhos, madrinhas, damas, meninos/meninas das alianças

Padrinhos, madrinhas e damas de honor

Escolher os padrinhos e madrinhas! Pode ter quantos quizer se bem que depois só pode assinar um máximo de duas pessoas! Escolha acima de tudo com o coração...é o que mais importa. Convém realçar que os padrinhos e madrinhas têm normalmente um convite especial com um texto especial e/ou uma prendinha.

Quem são as testemunhas num casamento civil?

E damas de honor? Para que servem as damas de honor? Escolha mais uma vez com o coração! é usual as damas irem da mesma cor ou até com o mesmo vestido! Não ha regras fixas nem orbigações de pagar! Também é usual as damas de honor terem um convite especial!

Também existe os cavaleiros de honra! Que costumam ser os melhor amigos do noivo! Também é usual irem vestidos +/- iguais!

Deve escolher os meninos e meninas das alianças! Pode obtar por não ter ou até escolher outra pessoa qualquer! é usual os meninos/meninas irem a combinar com as cores do casamento ou com a noiva.

***Vestido e Fato: Sim!!!!! Pode começar a ver do seu vestido e do Fato para o noivo!!!

Mas antes de mais, por favor leia estes conselhos preciosos!

Tem sessão de namorados/solteiros planeada? Pode tratar disso! Pode ir da opção mais clássica à coisa mais louca!

***Despedida de solteiros? Despedida de solteiros: Pode ir tratando dessa parte ou deixar que seja a madrinha, padrinho ou damas a organizar! Pode muito bem saltar esta étapa...como pode por outro lado trabalha-la e dar-lhe um tema ou estilo muito próprio!

***Alianças: As alianças são normalmente essenciais num casamento, mas também existe outras hipóteses como tatuagens! Não é preciso tratar com grande antecedencia. Pode também começa a procurar o porta alianças!

*** Músicas: Pode ir tratando das musicas para cada momento importante do casamento. (Entrada do noivo, entrada da noiva, fim do casamento, entrada no salão, primeira dança, corte do bolo, etc...)

***extras: Pode ir pesquizando pequenos apontamentos que tornam as coisas mais giras, como placas da noiva, cruzetas para noivas, boutonnière, botões de punho, marcadores de mesa, faqueiro para o bolo, flûtes, elementos de decoração, e muito mais!

***Beleza:

beleza noiva

Vá procurando uma maquilladora e/ou cabeleireira! Trate de: cabelo, unhas, sapatos, make-up, depilação, sobrançelhas, tratamentos de pele, eventuais make-up/cabeleireiros para familiares. Já marcou as provas? E a lingerie? E o robe? As damas terão robes personalizados?

beleza noivo

make-up? sapatos e outros

*** Ramo e associados: Ramo, ramos damas, boutonnière e coroa. Arranjos florais para a Igreja.

Ja agora...como vão atirar o ramo? Existem várias hipóteses.

*** Bolo e associados: Topo de bolo e bolo (tem aqui montes de idéias). Talvez algo DIY? Vai querer algo mais pessoal? e quanto ao topo de bolo? com? sem? E como vai ser o momento bolo dos noivos? Foguetes? Fogo preso? Balões LED? Sparkles? Bolinhas? Maquinas de neve? Outra coisa?

*** Photobooth: Trate do Photobooth, vai fazer uma versão DIY ou irá mandar fazer? Vai ter instruções para o photobooth?

*** Ementa: Ja falou com a quinta acerca das provas para escolher a ementa?

*** detalhes Igreja: ja tratou dos missais e eventuais cursos? decoração do espaço? Ja viu com o padre se ele está ok com tudo (música, arroz, etc?).

E como vais er quando sair da Igreja/quinta? Arroz? Bolinhas de sabão? Pétalas? Outra coisas? Ja tratou dos cones vai colocar estas coisas?

*** civil: Se for cerimónia civil...vai apimentar com alguma cerimónia especial? Algum amigo a falar, cerimónia das rosas? Cerimónia das areias? Ou algo diferente?

***Planear cada parte/momento!!! Horas? Manhã, beleza, cerimónia, cocktail, pratos, diversão, corte do bolo, etc...Trate de planear cada momento...principalmente os mais importantes como a primeira dança e o corte de bolo. Transmita as suas idéias à quinta!

*** p.s.: de tem projectos DIY, mãos à obra!!!

4.- Ufff....está mais ou menos tudo. Mas será que falta algo???

Organização ao pormenor:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Lua de mel: Então e a Lua de mel????

Como escolher a lua de mel consoante a data?

***Emagrecer? Tem aqui dicas, e aqui .

*** outros/diversos:

Ter um casamento único com coisas únicas. Animar os convidados!!!!

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/ideias-amazing-2-torne-o-seu-casamento-diferente-dos-outros--t71218

Ordem de chegada na Igndências ramos 2016

tendências make-up e penteados

tendências festa 2016

globalmente...tendências 2016

Inspirações para as ementas. As ementas podem ser colocadas por mesa, por convidados ou segundo outro sistema! Muitas vezes é a quinta que fornece esse serviço.

tendências bolos 2016

a cor tendência 2016

Várias placas de casamento

Ja comprou as tralhitas de última hora? Os sparkles?

Com quem vais entrar na Igreja?

***Supreender o noivo no dia do casamento (ou a noiva):

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/compilacao-de-ideias-para-surpreender-o-noivinho--t65391

truques para o cabelo crescer

***Tradições:

https://www.casamentos.pt/artigos/tradicoes-de-casamento--c2298

Kit WC

*** Carro: Vai decorar o carro? E o carro dos convidados? E o caminho até à quinta?

*** prendas em dinheiro: pedir discretamente dinheiro como prenda de casamento

*** Guest book? Algo tradicional? Não vai ter? Vai seguir a grande tendência do guest book polaroid? Talvês uma caixa de mensagens?

*** e se chove? E se chover? Têm um plano B?

*** technologias e convidados no casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/casamento-e-redes-sociais-como-lidar-com-os-convidados--t61499

5.- E no fim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trate dos últimos pormenores...das fotos...dos videos...e tudo o que fica pendente!

Ja efectuou todos os pagamentos?

Trate de ver o que faz com as tralhas do casamento! Pode emoldurar o vestido...transformar o vestido! Pode decorar o quarto ou uma parte da casa com as coisinhas!!!

Planeou um "trash the dress"? Força!!!! O que é isso? é uma sessão fotografica descontraída para "sujar" ou não...ou vestido e fato! é bastante informal e usa-se cada vez mais!

E mesmo no fim pense:::::::foi mesmo maravilhoso...não foi?

Sempre se portou bem e nunca nunca foi uma bridezilla, certo???????

p.s. final: de certeza que me esqueci de montes de coisas....hihi

E para terminar: FAQ noivas:

https://comunidade.casamentos.pt/forum/faq-as-perguntas-mais-frequentes-de-uma-noiva--t71466

62 respostas

Última atividade por Sofia, a 25 de Setembro de 2017 às 12:54
  • Sofia
    Noiva Constante Setembro 2018 Entroncamento
    Sofia ·
    • Denunciar

    Muito útil!!!

    Obrigada pelas dicas

    • Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2017 Santo Tirso
    Inês ·
    • Denunciar
    O que eu corri à procura deste debate 😂😂😂Finalmente encontrei
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Curiosa Julho 2023 Porto (Concelho)
    Bárbara ·
    • Denunciar
    Excelente!!!! Vai dar imenso jeito 😜😜
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida! se gostares de dicas de organização e ideias aconselho-te este blog.

    pagina facebookhttps://onceuponatimeawedding.com/

    bloghttps://www.facebook.com/onceuponatimeawedding/

    • Responder
  • Mira
    Noiva Ativa Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Mira ·
    • Denunciar
    Prefeito era mesmo disto que eu precisava Smiley winking
    • Responder
  • B
    Noiva Constante Junho 2019 Terceira
    Beatriz ·
    • Denunciar

    Belas dicas!!!!

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Novembro 2019 Braga (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar

    Belas dicas Smiley smile Perfeito para quem está a começar!

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Master Abril 2017 Tavira
    Soraia ·
    • Denunciar

    Dicas excelentes =)

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Experiente Maio 2018 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Excelente post! 😎 Vai dar imenso jeito!!
    • Responder
  • Jenny
    Noiva Constante Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Jenny ·
    • Denunciar
    Adorei as dicas.Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Setembro 2017 Sintra
    Susana ·
    • Denunciar

    Dicas TOP TOP TOP

    mil obrigadas Smiley laugh

    naturalmente que vou ler e reler este post para ver se nada falha

    • Responder
  • J
    Noiva Constante Maio 2017 Mafra
    Jocarle ·
    • Denunciar
    Amei as dicas, ajudará imenso!
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Setembro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    Amei as dicas, super útil Smiley winking
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Junho 2018 Figueira da Foz
    Bruna ·
    • Denunciar

    Adorei as dicasSmiley smile

    • Responder
  • Karol
    Noiva Constante Julho 2017 Sintra
    Karol ·
    • Denunciar
    Adorei o post, vou devora lo!
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Julho 2018 Portimão
    Liliana ·
    • Denunciar
    O post mais útil que li
    • Responder
  • Marcia
    Noiva Master Setembro 2017 Penafiel
    Marcia ·
    • Denunciar

    O post é muito util... ainda me falta tanta coisa....

    • Responder
  • B
    Noiva Constante Junho 2019 Terceira
    Beatriz ·
    • Denunciar

    Vou seguir esta lista para ver se nao me esqueço de pormenores...

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2017 Sintra
    Tânia ·
    • Denunciar
    Obrigada pelo post! Completo, claro e objetivo. Muito útil Smiley smile
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    é mesmo para adorar...hihi! espero que seja muito útil!

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Julho 2017 Madeira
    Sandra ·
    • Denunciar
    Obrigada por este post!! Adorei!!!
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Março 2017 Porto (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    Este post está excelente. . Obrigada
    • Responder
  • Kátia
    Noiva Ativa Abril 2018 Leiria (Concelho)
    Kátia ·
    • Denunciar

    Obrigada, ja deu para sacar do caderno e começar a escrevinhar ideias Smiley smile

    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Agosto 2017 Santa Maria da Feira
    Diana ·
    • Denunciar
    Dicas boas Smiley smile boa partilha Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Julho 2017 Oliveira do Hospital
    Joana ·
    • Denunciar

    Excelente post Smiley winking Adorei, está perfeito Smiley laugh Muito Obrigadoooo Smiley smile

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Ainda bem!!! Fiz com esse intuito!!!!

    • Responder
  • Raquel
    Super Noivo Agosto 2017 Matosinhos
    Raquel ·
    • Denunciar

    Adorei! isto ajuda tantoooooo

    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Junho 2016 Gondomar
    Maria ·
    • Denunciar

    Muito bom!!!! Lista bem exaustiva!!! TOP Smiley star

    • Responder
  • V
    Noiva Ativa Junho 2017 Espinho
    Verónica ·
    • Denunciar
    Muito boas dicas! Vou aproveitar toda a informação Smiley winking
    • Responder
  • Nandinha
    Noiva Novata Fevereiro 2017 Paraíba
    Nandinha ·
    • Denunciar
    Amei as dicas! Me vão me ajudar muito
    • Responder
  • Inês
    Noiva Experiente Abril 2017 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar

    Lista óptima e com certeza que vai dar jeito. obrigada

    • Responder
  • Jacintacorreia
    Noiva Ativa Fevereiro 2017 Leiria (Concelho)
    Jacintacorreia ·
    • Denunciar

    Vou seguir esta lista para ver se nao me escapa muita coisa Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×
Verificação incorreta. Por favor, tente de novo.

Artigos relacionados