Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

L
Noiva Master Setembro 2015 Terceira

Documentação casamento civil e católico

Liliana, a 18 de Março de 2015 às 00:17 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 53

Boa noite meninas, hoje venho partilhar convosco a minha experiência e o que consegui "descobrir" sobre os documentos que são necessários para o casamento religioso/civil. Nós vamos casar pela Igreja e ao civil no mesmo dia. Desde já peço desculpa pelo testamento

CIVIL

Em relação ao registo civil, e conforme o que já foi dito pela comunidade, o processo só tem validade de 6 meses, portanto tem de ser tratado qd faltarem menos de 6 meses para o casamento. Para dar início ao processo podem ir sozinhas e levam fotocópia dos vossos BIs ou cartão de cidadão (acho que tb dá p fazer isto pela internet). Depois é marcado um dia para tratar do processo. No dia e hora marcado tem de ir os 2. Precisam escolher o regime de bens que pretendem: -comunhão de adquiridos, - separação de bens ou - comunhão geral

O valor a pagar pelo processo no civil depende do regime de bens escolhido. O 1º é o normal e custa 120€. Os outros são mais caros. Também irão pagar mais no caso de casarem só ao civil e se o casamento não for realizado na Conservatória (se for numa quinta ou assim). Nesse caso não sei o valor certo mas acho que ronda os 200€ + o preço do táxi para o conservador.

Neste dia já tem de saber em que paróquia vão casar, pois da conservatória mandam um documento para a paróquia em causa. Neste dia é-vos dado um Certificado para Casamento Católico, que depois devem entregar com a restante documentação quando tratarem do processo na igreja (ler mais abaixo documentação).

CATÓLICO

Vou contar-vos o que fiz para o caso da minha paróquia/diocese, o que pode não ser exatamente igual para os vossos casos.

Então é assim, nós vamos casar numa igreja que não pertence à nossa paróquia. Primeiro fomos falar com o padre da paróquia que nos aconselhou a fazer o CPM (isso foi em Outubro). Ainda em Outubro escolhemos a igreja e reservamos. Hoje fomos ao Cartório da Igreja (é um cartório mas que só trata de assuntos da igreja, pode ter outro nome nas vossas cidades, mas os vossos párocos explicam-vos onde se devem dirigir).

Lá entregaram-me 2 documentos para preencher (trouxe para casa e depois entrego com os outros documentos). Eles lá preencheram um outro documento com o resumo do casamento (nossos nomes, data, hora, igreja, padre...etc) que fica para eles.

Quando faltarem menos de 6 meses e após tratarmos da parte do civil voltamos lá e temos de levar os seguintes documentos que entretanto já estamos a tratar:

- Certificado para Casamento Católico (o que nos darão no registo civil)

- Auto de Publicações e Identificação de Testemunhas do Casamento (os documentos que trouxe para casa para preencher e que devo levar preenchidos no dia que lá voltar

- Certidões de baptismo dos noivos (se tivermos feito o crisma é tb neste documento que vem essa informação (devemos pedir nas paróquias onde fomos baptizados/crismados)

- Fotocópia do certificado do CPM (certificado que nos deram no final do CPM)

- Fotocópia do BI/cartão de cidadão das testemunhas

Depois deixamos lá esta documentação e eles iniciam o processo. Quando tiver pronto entram em contacto connosco (não desesperem pois já me disseram que pode demorar até avisarem que está pronto). Vamos lá buscar a documentação e devemos ir falar com padre da nossa paróquia (da paróquia onde vivemos, se viverem em paróquias diferentes cada um terá de falar com o seu pároco). Esse pároco depois faz-nos algumas questões e tb preenche uns papéis. Daqui para a frente não sei como funciona, mas depois digo-vos.

Em relação a preços falaram-me que este processo religioso custa entre 70-80€ (pode até ser menos um pouco, depende se casarem não na vossa paróquiaia ou não).

Atenção que este processo não tem nada a ver com o preço que poderão pagar pelas igrejas/decorações/etc... Esse será ainda outro valor pago diretamente na igreja consoante o valor que vos for pedido.

Espero ter ajudado e acho que não me escapou nada, por isso estejam à vontade para tirar as vossas dúvidas.

53 respostas

Última atividade por Andreia, a 5 de Setembro de 2019 às 10:35
  • Andreia
    Noiva Ativa Setembro 2019 Setúbal (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou casar pela igreja e agradeço imenso a informação.

Pequeno à parte .. fotocópia de cartão de identificação é ilegal.

Daí que não sei que faça... cometo crime ?

• Responder
  • B
    Porto (Concelho)
    B.T. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada!! Smiley smile

• Responder
  • Patrícia
    Noivo Novato Setembro 2017 Sátão
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada, é bastante útil!

• Responder
  • Sonia
    Noiva Novata Julho 2017 Castelo Branco (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá meninas. Vou-me casar em Julho e estou aqui com umas dúvidas. Pediram-me para tratar do processo matrimonial, a parte da igreja, na zona onde vivo. Pediram-me 150 euros e eu é que tive que dar todos os documentos. Gostava de saber o que é que este valor incluí e quanto é que vocês pagaram no geral para tratar da documentação e transferência do processo para a paróquia onde vão casar ou casaram?

• Responder
  • J
    Noiva Novata Agosto 2017 Vimioso
    Justina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola peço desculpa encomodar, se eu bem percebi ao ir-mos os dois ao registo civil abrir o processo do casamento, a gente fica casada por o civil ?

Sabem me dizer se depois de o casamento religioso, esses papeis sao validos em Franca ? O havera outras tarefas a fazer para reconhecer o casamento la ?

desculpe o incomodo, e obrigada pela atencao ..

• Responder
  • Guida & César
    Noiva Constante Julho 2016 Resende
    Guida & César ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ok obrigada Smiley winking
    • Responder
  • Carina
    Super Noiva Julho 2016 Braga (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu caso o casamento é católico e no civil só precisamos mesmo de entregar os 2 cartões de cidadão.

• Responder
  • Guida & César
    Noiva Constante Julho 2016 Resende
    Guida & César ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando foram tratar do processo para o civil nao é preciso ir testemunhas?e documentos das testemunhas sao precisos?
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Agosto 2017 Odivelas
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Liliana, foi muito útil este debate Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Junho 2016 Torres Novas
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada.pelas informações Smiley smile
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley tongue

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley winking

• Responder
  • Mara
    Super Noiva Outubro 2016 Resende
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela partilha querida!! É smp bom termos uma ideia do que será pedido no civil e no religioso!
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Experiente Junho 2016 Trofa
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha. Optimas informações para quem ainda não deu início a essa fase. Bjs
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara. No final do mês passado tinha entregue toda a papelada na igreja e esta semana ficou tudo prontinho. Chamaram-me apenas para fazer o pagamento final - 40€ pela documentação toda. Agora é só esperar pelo grande dia que a parte burocrática está OK.

• Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Setembro 2016 Ponte de Sor
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Liliana, a informaçao foi bastante util, ja fui informar-me ao registo e ja sabia, mas quanto à igreja tinha imensas dúvidas porque quando la fui nao estava ninguém que me pudesse informar, assim já fico com umas luzes, mesmo que haja algo diferente ja tenho ideia obrigada
    • Responder
  • M
    Noiva Master Maio 2016 Braga (Concelho)
    Mari&rui ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, foi muito útil esta informação! =)

• Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Setembro 2015 Oliveira de Azeméis
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu na conservatória não precisei de marcar o dia. Cheguei la e disse que iamos casar pela igreja a 20 Set e demos os documentos e a sra tratou de tudo. Só no dia seguinte é que trouxe o papel porque a Dra não estava dr serviço.
    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo artigo! Muitos parabéns!!
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Julho 2015 Sintra
    Lia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola,serà que me sabem dizer se posso tratar disso sozinha?o meu noivo esta no estrangeiro e dado a uma situação do credito habitação,teremos de casar do dia para a noite,sera wue posso tratar sozinha e assim que ele chegar casarmos?

• Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois eu também preferia fazer com ele, não queria nada ir sozinha, mas se for durante a semana ele não vai estar a faltar ao trabalho para ir ao curso Smiley amazing .

Pois temos mesmo que falar novamente com o padre, apesar que ele não se importava nada de não ir! Smiley tongue Obrigada pela ajuda!

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem Andreia.

bjks

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela.

É só 1 certificado e é do Casal (tem o nome dos 2). Pelo que me explicaram os 2 tem de fazer, mas é melhor confirmares com o padre. Nós fizemos em Novembro de 2015 e vamos casar em setembro, foi quase 1 ano antes. Por exemplo o nosso CPM foi uma reunião na 5ª-feira à noite, depois no sábado das 14 às 19 e no domingo todo o dia. Há dioceses que fazem 1 dia/semana e outras que fazem 1 dia/mês, durante 7 vezes. O CPM só fica completo se assistires às sessões todas, ou pelo menos algumas, não sei bem quais os critérios de presença para poderes ter direito ao certificado. Mas é giro é fazeres com o teu noivo. Nós gostamos muito, principalmente o noivo que ía contra-vontade.

Mas aconselho-te a perguntares ao teu padre.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lliana obrigada pelas informações!Smiley smile

Tenho só uma duvida será que me podes ajudar? O certificado do cpm é individual ou é para os dois? É que o meu noivo trabalha à noite e aqui na zona normalmente é à sexta feira à noite, ou seja, ele está a trabalhar não pode ir. Nós já falamos com o padre acerca disso mas ele diz que ainda é muito cedo que para o ano depois vê-se, para não nos preocuparmos, mas se o certificado fosse para os dois eu fazia já este ano porque conheço pessoas que vão fazer já este ano e assim tinha companhia Smiley tongue

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de ter ligado para lá, confirmei algumas coisas (válidas para casamento pelo civil, em comunhão de adquiridos sem acordo pré-nupcial):
    - apenas é preciso cartão de cidadão de ambos
    - não é preciso marcação
    - fica tudo tratado e pago na hora
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Junho 2016 Odivelas
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem grande ajuda OBRIGADA, assim quando formos tratar das coisas já levamos as luzes necessárias.bjs

• Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelo esclarecimento, Liliana Smiley smile

• Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bela ajuda linda...muitas noivas agradecem..bjocas e felicidaes

• Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Liliana, fiquei bastante esclarecida Smiley winking

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada às duas meninas Smiley smile Pelo sim pelo não vou ligar amanhã para lá e confirmar que têm tempo para nós, ou marcar mesmo uma hora. Podíamos fazer pela internet, que eu vi já há uns tempos, mas temos de ter o leitor.

• Responder
  • Olga
    Super Noiva Agosto 2015 Ovar
    Olga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um ótimo debate sem duvida !
    Obrigado pelas informacoes Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais