Boa noite meninas, hoje venho partilhar convosco a minha experiência e o que consegui "descobrir" sobre os documentos que são necessários para o casamento religioso/civil. Nós vamos casar pela Igreja e ao civil no mesmo dia. Desde já peço desculpa pelo testamento
CIVIL
Em relação ao registo civil, e conforme o que já foi dito pela comunidade, o processo só tem validade de 6 meses, portanto tem de ser tratado qd faltarem menos de 6 meses para o casamento. Para dar início ao processo podem ir sozinhas e levam fotocópia dos vossos BIs ou cartão de cidadão (acho que tb dá p fazer isto pela internet). Depois é marcado um dia para tratar do processo. No dia e hora marcado tem de ir os 2. Precisam escolher o regime de bens que pretendem: -comunhão de adquiridos, - separação de bens ou - comunhão geral
O valor a pagar pelo processo no civil depende do regime de bens escolhido. O 1º é o normal e custa 120€. Os outros são mais caros. Também irão pagar mais no caso de casarem só ao civil e se o casamento não for realizado na Conservatória (se for numa quinta ou assim). Nesse caso não sei o valor certo mas acho que ronda os 200€ + o preço do táxi para o conservador.
Neste dia já tem de saber em que paróquia vão casar, pois da conservatória mandam um documento para a paróquia em causa. Neste dia é-vos dado um Certificado para Casamento Católico, que depois devem entregar com a restante documentação quando tratarem do processo na igreja (ler mais abaixo documentação).
CATÓLICO
Vou contar-vos o que fiz para o caso da minha paróquia/diocese, o que pode não ser exatamente igual para os vossos casos.
Então é assim, nós vamos casar numa igreja que não pertence à nossa paróquia. Primeiro fomos falar com o padre da paróquia que nos aconselhou a fazer o CPM (isso foi em Outubro). Ainda em Outubro escolhemos a igreja e reservamos. Hoje fomos ao Cartório da Igreja (é um cartório mas que só trata de assuntos da igreja, pode ter outro nome nas vossas cidades, mas os vossos párocos explicam-vos onde se devem dirigir).
Lá entregaram-me 2 documentos para preencher (trouxe para casa e depois entrego com os outros documentos). Eles lá preencheram um outro documento com o resumo do casamento (nossos nomes, data, hora, igreja, padre...etc) que fica para eles.
Quando faltarem menos de 6 meses e após tratarmos da parte do civil voltamos lá e temos de levar os seguintes documentos que entretanto já estamos a tratar:
- Certificado para Casamento Católico (o que nos darão no registo civil)
- Auto de Publicações e Identificação de Testemunhas do Casamento (os documentos que trouxe para casa para preencher e que devo levar preenchidos no dia que lá voltar
- Certidões de baptismo dos noivos (se tivermos feito o crisma é tb neste documento que vem essa informação (devemos pedir nas paróquias onde fomos baptizados/crismados)
- Fotocópia do certificado do CPM (certificado que nos deram no final do CPM)
- Fotocópia do BI/cartão de cidadão das testemunhas
Depois deixamos lá esta documentação e eles iniciam o processo. Quando tiver pronto entram em contacto connosco (não desesperem pois já me disseram que pode demorar até avisarem que está pronto). Vamos lá buscar a documentação e devemos ir falar com padre da nossa paróquia (da paróquia onde vivemos, se viverem em paróquias diferentes cada um terá de falar com o seu pároco). Esse pároco depois faz-nos algumas questões e tb preenche uns papéis. Daqui para a frente não sei como funciona, mas depois digo-vos.
Em relação a preços falaram-me que este processo religioso custa entre 70-80€ (pode até ser menos um pouco, depende se casarem não na vossa paróquiaia ou não).
Atenção que este processo não tem nada a ver com o preço que poderão pagar pelas igrejas/decorações/etc... Esse será ainda outro valor pago diretamente na igreja consoante o valor que vos for pedido.
Espero ter ajudado e acho que não me escapou nada, por isso estejam à vontade para tirar as vossas dúvidas.