Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho o meu casamento agendado para 18 de julho estou com um pouco de receio mas ao mesmo tempo tenho fé que passe.... agora em relação às lua de mel estava a pensar ir para Puntacana mas agora estamos com dúvidas se vamos ou não ou se optamos se houver casamento ficar por cá...
    Que me dizem ?? Chego a um ponto que nem sei se devia adiar se deixo isto andar...
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A todas as que precisarem de ajuda disponham
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre pronta a ajudar
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Respondi te em privado
    • Responder
  • Alexandrina
    Noiva Principiante Maio 2021 Braga (Concelho)
    Alexandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como eu vos percebo.. Já têm algum plano B? Pode ajudar a decidir e a enfrentar melhor esta incerteza. E infelizmente pode não depender dos noivos. Força!

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandrina,


    O nosso também é a dia 30 de Maio.
    Temos convidados que nos dizem para adiar e outros para esperar.
    Não sei o que fazer também Smiley sad
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Outubro 2020 Madeira
    Ana Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivas,

    Meu casamento sera dia 6 de junho na Madeira e vivo no UK. PROVAVELMENTE irei mudar a data mas não sei para quando. Opiniões? Em relação a quem casa no casamento civil sabem se deixam mudar a data sem pagar visto as condições atuais? O que e preciso fazer? O meu registo esta fechado e não sei quando abrira por isso estou nas escuras.



    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Outubro 2020 Vila Nova de Gaia
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Isa! Smiley smile Vou falar com ela, pode ser que ajude sim... Smiley winking

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida! A noiva Carolina é de São Miguel e deixou um comentário neste debate a dizer que se alguém precisar de ajuda é só dizer. Entra em contato com ela, pode ser que te ajude Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida, a noiva Rita está a perguntar aqui nos comentários o que acham de ir de lua de mel para os Açores em maio: " Alguém de São Miguel que tenha alguma perspetiva do cenário para maio? Muito obrigada a todas as que possam ajudar! Beijinho!Smiley kiss " Sabes como está o cenário por aí? Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia! Tal como as restantes medidas, terá a duração de 15 dias corridos, com a possibilidade de prorrogação. Podes encontrar toda a informação oficial aqui: República Portuguesa

    Beijinhos Smiley smile


    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Jorge! Conseguiram que fosse essa a data? Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Carolina! Sem dúvida que será uma ajuda muito grande para as noivas de São Miguel Smiley heart Se alguma noiva publicar algo no fórum dos Açores, já sei quem pode ajudar eheh.

    OBRIGADA!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela mensagem querida, é disso que todas precisamos agora! Força e esperança Smiley heart Vai tudo ficar bem!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Tomaste a decisão correta e a mais sensata... para ti e para os teus convidados! Agora como disseste vais estar mais descansada. Para que data conseguiste mudar?

    Muitos noivos que adiaram o casamento também deixaram o seu testemunho neste debate: Vais adiar o teu casamento? Não estás sozinha ❤

    Beijinhos e muita força! Vais ver que o teu dia vai correr ainda melhor Smiley heart

    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Outubro 2020 Vila Nova de Gaia
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia, noivas e noivos! Quero mesmo saber da vossa opinião. Casamos a 9 de maio, microwedding com 20 pessoas, e lua de mel para São Miguel a 10 de maio até 17 de maio. Acham que devíamos adiar já? Ou talvez ainda seja possível casar e voar para São Miguel sem ficar de quarentena... Alguém de São Miguel que tenha alguma perspetiva do cenário para maio? Muito obrigada a todas as que possam ajudar! Beijinho! Smiley kiss

    • Responder
  • Alexandrina
    Noiva Principiante Maio 2021 Braga (Concelho)
    Alexandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem problema, Catarina Smiley smile Compreendo e concordo com a vossa decisão. Nós ainda não adiamos pq nos estão a pedir para esperar. Mas honestamente.. sei que vamos acabar por tomar a mesma decisão que vocês.


    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Peço desculpa, não é Alexandra mas sim Alexandrina 😉
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra, iríamos casar a 10 de Junho, todos os fornecedores acharam precipitado adiarmos já, mas tenho uma prima médica que me disse que a situação não está fácil é que o melhor seria mesmo adiar! Já tinha pessoas a dizerem-me que não iam... se continuar o máximo de 100 pessoas para nós já não dava e tudo que tinha para fazer até ao casamento não iria conseguir!
    A primeira prova do fato e do vestido, foram canceladas, para não falar que a igreja está fechada e não conseguimos tratar de nada! Estou muito mais tranquila assim. Beijinhos 😉
    • Responder
  • Alexandrina
    Noiva Principiante Maio 2021 Braga (Concelho)
    Alexandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Catarina. Qual era a data original do teu casamento? O nosso e dia 30 de maio. Ainda estamos a espera para ver o desenrolar da situação. Mas já me resignei que vamos ter de adiar. Na igreja disseram-nos que se quisermos manter a data temos um limite do número de pessoas que podem assistir..
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lamentavelmente já adiamos o nosso casamento! Estamos mais descansados com esta escolha, pelo bem de todos e porque já não iríamos conseguir tratar o que está pendente! Agora respiro com mais alívio! Beijinhos de apoio a todos que estão a passar pelo mesmo! 😌
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hey Noivinhas... Com isto quer dizer que todos os casamentos estão proibidos? Até quando?

    "As celebrações religiosas e outros eventos que impliquem concentração de pessoas estão proibidos, determina o decreto do Governo que conretiza as medidas do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19."


    Informação retirada do site:


    https://www.noticiasaominuto.com/pais/1438712/proibidas-celebracoes-de-cariz-religioso-e-funerais-condicionado

    • Responder
  • Jorge
    Noivo Novato Junho 2022 Aveiro (Concelho)
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos temos o nosso marcado para 18 de Abril mas após 14 anos juntos e 9meses de preparação vamos mesmo ter que adiar, e por acaso a data que estamos a pensar e esperamos que dê é também para o dia 20 de junho
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por enquanto estou tranquila porque caso em agosto.

    Tenho é muita pena de quem já teve que cancelar casamentos, batizados e sessões de namoro, porque já nem sabem se chegam a fazer nada disso devido às agendas de fornecedores cheias/adiadas para os próximos 2 anos...

    Estou ao vosso dispor para vos ajudar, noivas de São Miguel, e se chegar a esse ponto, no que puder ajudar às de outras ilhas, que precisem de ajuda a calendarizar novamente, sugestões de espaços/fornecedores que nunca tinham pensado antes. etc.

    Boa sorte a todas

    beijinho com mt força

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vejam este site:
    https://www.borderland.pt/blog/coronavirus-adiar-casamento

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esperamos que tudo se resolva rapidamente, Carolina 🙏

    Um grande beijinho 😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se não casares até dia 18 de Agosto de 2019 (abertura de processo tem validade de 6 meses) tens de ir à conservatória com o papel que eles emitiram e pedir para adiar o processo.. Para poderes casar sem pagares nada, poderás casar até 17 de Fevereiro de 2021 (um ano depois desde a emissão do processo).
    Foi o que me explicaram na conservatória de Lisboa.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não percebi querida, passa a ter 1 ano de validade é isso? Eu abri o processo a 17 de fevereiro deste ano, e casava (ou caso vamos ver) a 13 de Junho. Assim, caso tenha que adiar, posso ir até q data?

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Liguei para o registo civil a perguntar se iriam alargar o prazo para além dos seis meses..
    Disseram me que temos um ano a partir da data da abertura do processo (da data que consta lá no documento) eu tenho até 28 de Janeiro de 2021.Se até 29 de Julho não casar tenho de ir lá com o documento que entreguei ao padre pedir para adiar a data.Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19) 1

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem fazer qualquer tipo de publicidade, vi esta imagem do facebook, e lembrei-me de todas nós Smiley heart

    90309196_2781270135260590_70852343278851

    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui nos Açores estamos em quarentena e com a recente declaração d estado de emergência não sei mesmo como serão as próximas semanas...oxalá que os próximos meses sejam mais risonhos...mas a não ser...onde moro, é mesmo muito complicado alterar datas e fornecedores...

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Outubro 2020 Caldas da Rainha
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós supostamente casamos a 3 de Outubro e a única coisa que tínhamos reservado era a quinta (embora ainda não tivéssemos pago o sinal), o fotógrafo (que ficou doente há uns meses, não de covid, e que até agora não nos disse nada pelo que não sabemos se teremos de arranjar outro) e vídeo (esse sim, reservado e com sinal pago). Também já comprei o vestido.
    O meu problema é que agora estaria na altura de enviar os convites, de tratar da papelada, e de reservar a lua-de-mel, fora tudo o resto que está por fazer como fato do noivo, vestidos das damas, alianças, etc.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração