Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Um beijinho, Ana! Sabemos que isto não é fácil 😘

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade, Ana! Estamos a tentar ajudar, queremos que sintam que também estamos a tentar reunir mais informação para vos ajudar 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Segue os conselhos deles querida. Mas é como te digo, pensa sempre num plano B porque isto pode mudar de um dia para a noite. Um beijinho e sei que é difícil mas tenta manter a calma Smiley heart estaremos aqui nem que seja para dar-te um ombro amigo!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isa. É mesmo isto 😊😘
    • Responder
  • Marisa
    Noivo Constante Junho 2022 Porto (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a toda a equipa pelo apoio, nós que casavamos a 28 de março, apesar da desilusão estamos confortáveis em adiar em prol das nossas pessoas e da sociedade neste momento(sabemos que iremos correr riscos) mas não seríamos capazes de avançar 😥
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Novembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela anúncio publicado para todos
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Alexandrina pelas palavras de compreensão e o otimismo! Assim o desejo para si também!
    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Maio 2020 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo vosso apoio. Todos juntos ultrapassaremos melhor este momento difícil que atravessamos. Espero contar com a vossa ajuda para esclarecer algumas dúvidas.
    Obrigada

    • Responder
  • Alexandrina
    Noiva Principiante Maio 2021 Braga (Concelho)
    Alexandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lamento imenso que tenha de passar por isto, Sandrina. Eu caso em maio e também estou apreensiva pois não sei como a situação se vai desenrolar. Já pensei em muitos cenários.. Mas vamos ter esperança que tudo vai correr pelo melhor! Vocês farão por isso. E de certeza que todos (convidados, fornecedores
    ,...) vos vão apoiar, compreender a vossa situação e lutar pelo vosso dia. Seja o dia 18 de abril ou não. Não desistamos já mas foquemo-nos no que é importante: a vossa felicidade a longo prazo. E casar, vocês casam!!!!
    • Responder
  • Sónia
    Noiva VIP Abril 2022 Terceira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero agradecer a toda a comunidade de Casamentos. Pt que me têm ajudado em muito e mais uma vez estão atentos a tudo o k se passa, no meu caso, eu caso já daqui a algumas semanas e sim estamos super preocupados e a pensar seriamente adiar, tudo, desde casamento, km a boda, a viagem de lua de mel, pk ainda por cima p onde íamos tínhamos k passar no aeroporto de Lisboa...
    Tou mesmo sem saber o k faça....
    Vou esperar, km vocês mm disseram isto está sempre em constante mudança, e rezar para que tudo se resolva pelo melhor para nós e para todas as noivas k estão na mesma situação.... 🙏HAJA SAÚDE BEIJINHOS 😘
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Um "Obrigada" a ti também Joana 💪

    • Responder
  • Joana
    Noivo Experiente Setembro 2021 Trofa
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Claudia! 👏


    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Cátia, estou apenas a fazer o "serviço público" (o mínimo) para alertar as pessoas do erro que é estar em grupo neste momento. Não é só sua saúde que está em causa, mas a saúde de quem a rodeia. Neste momento, é só ridículo estar a ignorar o que se está a passar.

    Se quiser correr o risco de ficar doente, força. Mas não espalhe o vírus pela sociedade (não seria uma boa lembrança de casamento, digo eu). Não se esqueça que é mortal e que a transmissão é assustadoramente fácil. Não se esqueça que pode precisar de um ventilador e não o ter.

    Lamento que tenha encarado o meu comentário como um ataque (não foi, não tenho qualquer interesse nisso), no entanto, não mudaria nada do que lhe disse. Sei que, infelizmente, estou certa (preferia estar redondamente errada).

    Espero que corra tudo pelo melhor no seu dia especial.

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom ver que há gente com noção da triste realidade que estamos a atravessar. Obrigada!

    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não estou com olhos fechados e também não preciso entrar num hospital italiano pois já entro em hospitais suficientes no país onde trabalho.
    Não gostas, faz scroll e passa à frente.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Cláudia não podia estar mais de acordo. Eu só me caiu a ficha por completo até ouvir um audio de uma pessoa familiar que é enfermeira em Santa Maria da Feira onde ela relata a verdadeira "história" do vírus tanto lá como no país e como as coisas estão a ser levadas. É de arrepiar nós estarmos tão relaxados perante uma PANDEMIA! Lamento mentes em que só pensam no seu umbigo e que ajudem a propagação dele, talvez só irão meter mãos à cabeça quando houver infectados próximos e terem noção dos cancelamentos dos convidados e aí sim terão que ponderar cancelar ou não o casamento por falta de convidados e não pela prevenção (o que lamento que assim seja).

    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, após uns longos dias sem puder vir aqui deparo-me com este virus que nos esta a atormentar imenso, para já estou super relaxada porque só caso para o próximo ano mas cancelei todas as reuniões que tinha e qualquer contacto social. Só mantenho o trabalho mas sei que será questões de dias até ficar por casa. No entanto friso como a Isa matenham-se informad@s!!! Vejo muita gente agir de cabeça quente.

    Só lamento o que estamos a passar mas infelizmente nós não estamos a ouvir os conselhos de evitar de fazer seja o que for e isso faz com que o virus se espalhe mais.

    Que tudo se resolva pela melhor.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por este debate Isa ❤️ não adianta andarmos a criar debates porque não teremos respostas para dar... Ninguém sabe o que é melhor e, como dizes, as coisas estao sempre a mudar. É ir com fé 🙏
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É por pensamentos destes que Itália está como está, infelizmente.

    Temos que ter alguma normalidade? Juntar dezenas de pessoas num espaço? A situação que estamos a passar é tudo menos normal, por isso não podemos exigir normalidade. Entre num hospital italiano e diga-me o que veja. Normalidade? Muita gente pensava assim, há uns dias atrás. Agora ninguém sai de casa.

    "Sao meses/anos de trabalho"? A sério? Isso está à frente da sua saúde e de quem a rodeia? Lamento que pense dessa forma.


    Temos que ser conscientes, mais do que nunca. O mínimo que podemos fazer é evitar aglomerados de gente. É o mínimo (para quem tem algum respeito pelo outro, é claro).

    Tenho pena que ainda haja quem esteja com os olhos fechados perante uma situação tão grave como a que estamos a viver. Amanhã os números serão diferentes.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Irá tudo correr bem, pensa sim no plano B... para além de tudo pensa na tranquilidade que isto pode nao trazer mesmo que ja esteja tudo a ser autorizado! :/ é muito triste e estou quase no mesmo "barco" que tu..temos que ser realistas.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Isa pela partilha. Não é fácil mas temos de nos aguentar e pensar em alternativas caso sejam necessárias. Vamos tentar ver o lado positivo e ter o nosso dia com calma.
    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Dezembro 2023 Macedo de Cavaleiros
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, Isa!!! ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente partilha!

    Realmente andamos tod@s completamente assustados, por isso vamos ter calma e tudo correrá bem!!!

    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isa,
    Excelente e partilha!! Há muitas noivinhas muito assustadas 😟
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Discordo com adiar/cancelar casamentos a menos que a quinta em si cancele/feche. Temos de ter alguma normalidade na vida incluindo claro bons hábitos de higiene.
    Sao meses/anos de trabalho... e casamentos adiado em quintas concorridas podem nem acontecer em 2020.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para ja querem esperar mas sinceramente....
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida! Já falaste com os teus fornecedores? De momento é muito difícil dar-te uma resposta em concreto, como vês o que ontem era uma realidade, hoje já é outra... no teu lugar, eu pensaria num plano B, sendo o mais fácil o adiamento do casamento. Mas é uma questão de falares com os teus fornecedores e ver o que eles te dizem. De certeza que também eles, também já têm algumas medidas de prevenção pensadas.

    Um beijinho e muito ÂNIMO! vai tudo correr bem Smiley heart

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma palavra amiga da admin para nós tranquilizar 😍 obrigada ❤️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate! Eu tenho uma dúvida ..eu caso dia 18 de Abril d sinceramente mesmo que o pico do vírus atinja a 1ra semana de Abril não acredito que nas duas semanas a seguir tudo esteja a postos. Será que vai alargar a quarentena ao mês de Abril..estamos completamente perdidos em stand by, mais valia dizerem ligo para prosseguimos para o plano B...não me restam esperanças nenhumas para o dia 18...
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vai tudo correr bem! Juntos somos mais fortes ❤
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá , confesso que estou muito inquieta com todo isto, com a gravidade e dimensão que isto está a tomar mas também com todo o que engloba né. eu caso a 2 de maio, ok é maio, mas é daqui a 1 mês e poucos dias... tenho que ter consciência da gravidade e que até lá as coisas podem ainda não estarem controlas, como se tem vindo a ver... era bom que sim, queria muito mas pronto... já estou a pensar numa solução, como é óbvio, não me enquadro nos casamentos de 50 pessoas pelo contrario e como disseram e bem queremos que seja um dia feliz e sem receios nem que prejudiquemos ninguém.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração