Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.

🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.

🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.

👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.

👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.

🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!

giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif

Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

• C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pela partilha, Pamela! 😘

A mensagem positiva que partilhas pode ser muito importante para outras noivas na mesma situação. Força e que venha daí esse grande dia 😘

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Celine 😘

Infelizmente esta pandemia veio alterar muitos dos nossos planos, inclusive dos fornecedores.

Esperamos, de coração, que tudo se resolva rapidamente e que o vosso grande dia seja realizado assim que possível 🙏😘

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela 😘

Infelizmente esta pandemia veio alterar muitos dos nossos planos.

Obrigada pela tua partilha e pela tua mensagem. Esperamos, de coração, que tudo se resolva rapidamente e que possamos continuar a ajudar-vos a preparar este dia tão esperado 😘

Beijinho

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Filipa 😘

Infelizmente esta pandemia veio alterar muitos dos nossos planos. Independemente de tudo, tenho a certeza que mesmo não estando fisicamente convosco, vão estar felizes por verem este dia realizar-se. Esperamos e desejamos que seja um dia muito feliz 😘

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá 😉

Infelizmente é muito difícil prevermos como as coisas vão evoluir. Todos os dias surgem novas informações. Já tiveram oportunidade de falar com os fornecedores para perceberem se é possível ter uma segunda data de "reserva"?

Esperamos, de coração, que tudo se resolva rapidamente 🙏

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pela tua partilha, José!

Tudo bastante organizado e vejo que estão a tentar lidar com isto da melhor forma.

Tenho a certeza que é uma ótima ajuda verem a forma como estão a organizar tudo.

Que venha daí esse grande dia 😉

• Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O casamento acho que vai ser possível agora a viajem catarina não sei eu não tirei a minha estou aguardar.... já ponderei trocar o destino que escolhemos porque não sei se será possível e seguro ir para Puntacana até pensei mesmo ficar por cá se for o mais seguro ...neste momento o mais importante para mim e o casamento do que a viajem ...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Julho 2021 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Elsa,

Estou numa situação semelhante, caso a 25/07 (em principio) e tenho lua de mel para mexico e Punta Cana. Estou com bastante receio, acho que mesmo que o casamento se realize, nao vai ser possivel viajar...

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Outubro 2021 Montijo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa. Beijinhos
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Gondomar
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos casar a dia 29 de Agosto e pelo menos para já iremos manter a data, veremos como tudo corre ate ao fim de junho e depois tomaremos uma decisão!
    Mas já tivemos convidados a dizerem nos que não poderiam vir ao casamento devido ao covid 19 ( estão no estrangeiro) 😔😔

• Responder
  • CARNEIRO
    Noivo Novato Agosto 2021 Boticas
    CARNEIRO ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde, o meu casamento está (ainda) marcado para dia 22 de Agosto, estou muito apreensivo se vai ser possível a realização ou não? Acham que ainda é cedo para pensar em adiar?
    Obrigado
    • Responder
  • José
    Noivo Curioso Junho 2022 Porto (Concelho)
    José ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Boa tarde

O meu casamento supostamente seria dia 13/06

Como estou a preparar-me:

Realizei uma reunião via net com o padre, responsáveis da quinta, DJ e fotografa

Entre todos decidimos que caso esta situação não melhore até lá o casamento fica adiado para 19/09, esta decisão vai ficar tomada dia 15/05

Em relação a viagem, como está marcada para 19/06 não podemos adiar porque o tráfego aéreo está fechado até inicio de Maio, depois disso é que vamos ver o que decidimos.

No entanto como queremos que a data do 13/06 fique marcada na nossa vida ficou decidido fazermos o casamento pelo civil, já falamos com a conservatória e depois fazemos a nossa união pela Igreja.

O que aconselho é que comuniquem entre todos, tenham fé.

Daqui a uns dias estamos a olhar para trás e pensamos que nada disto foi em vão.

Cuidem-se

Cumprimentos a todos

• Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por enquanto só liguei para a paróquia.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel! Já entraste em contato com os teus fornecedores?

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Francisca. Também é uma boa reflexão. Neste momento é tudo uma incógnita por isso não temos a certeza do que o futuro nos reserva. Mas se vocês, novios, sentem-se melhor a adiar o casamento para daqui a um ano e organizar com mais calma, acho que também é uma opção válida e sensata! Conversem com os vossos fornecedores e vejam o que eles dizem! Um beijinho

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana! Fico feliz em saber que este debate foi útil. Não te esqueças de falar com os teus fornecedores e de pensar num plano B!

Um beijinho querida e qualquer coisa, estaremos aqui para ajudar!

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela! Eles são a voz da razão 😘 vamos aguardar e ver como as coisas evolucionam! um beijinho grande!

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara! O importante é que estejas sempre em contato com os teus fornecedores Smiley smile Um beijinho e vais ver que vai correr tudo bem

• Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para já vamos continuar a acreditar que ainda é possível manter a nossa data 31 Julho, mas se não for possível, adiamos e havemos de ter o nosso dia Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Agosto 2020 Nelas
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas. Eu casava a 30 de Maio e adiei o casamento para 01 de Agosto. Até lá, já vai estar tudo mais calmo. Pra bem de todo o mundo! O plano B, casar mesmo em 2021, porque este ano, está tudo cheio quer por parte da quinta, quer por parte do fotografia.
    Beijinhos a todas!
    • Responder
  • Érica
    Noiva Ativa Junho 2021 Marco de Canaveses
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile
    Tenho casamento marcado para 25 de Setembro, mas estamos a ponderar adiar. Acho q este ano já está marcado.. Acredito que todos os convidados fossem, mas creio q vai sempre haver algum receio e não é dia para isso! é o dia mais feliz das nossas vidas, é dia de recebermos e darmos muitos beijinhos e abraços. Contudo, vamos aguardar até ao fim do mês de Maio para decidir Smiley smile
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Setembro 2020 Sintra
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também tenho em Setembro casamento e batizado e vou aguardar. Tenho esperança até lá está tudo bem.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Temos casamento marcado para Setembro. Não sei como estará nessa altura mas até agora mantemos tudo. Acham que deva alterar a data?
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Setembro 2021 Oliveira do Bairro
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá 😊
    Mantém-se tudo igual 😊
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos nao vamos casar pela igreja, casarem os na quinta pelo registo, mas ligue para a conservatória e pergunte Smiley smile
    Beijinhos
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Solange. é sempre bom ter um plano B! posso perguntar se casa pela igreja? lá está como é online tenho receio que depois o padre não aceite, sei lá... Smiley xd ! beijinhos

• Responder
  • Claudia
    Noiva Novata Abril 2022 Cuba
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, identifico-me muito com o que disse.
    Casamento marcado há dois anos para 28 de Junho.
    Tínhamos a possibilidade de o fazer em Setembro, mas optamos por Abril do próximo ano, precisamente para deixarmos este ano para trás e para termos a certeza de que as pessoas no próximo ano se sintam à vontade para celebrar e estarem todas juntas. Tudo a correr bem.
    • Responder
  • Céline
    Noiva Ativa Julho 2021 Moura
    Céline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Teremos que aguardar
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2022 Trofa
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Sim, sou da Trofa, distrito do Porto. Todos os casais do nosso concelho que se inscreveram estão a fazer o CPM de forma online. Dão instruções de leitura e reflexão, que escrevemos e enviamos por email. E depois há uma videoconferência de partilha. Isso agora tem a ver com a organização de cada grupo de casais animadores e padres.
    • Responder
  • Leonel
    Noiva Novata Junho 2022 Seixal
    Leonel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também caso.perto dessa.data a.27 de Junho tb vou aguardar.
    • Responder
  • Leonel
    Noiva Novata Junho 2022 Seixal
    Leonel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim a mim tb. Caso a 27 de Junho. Não sei se adio já ou se aguardo.
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Setúbal (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Raquel nos temos data para 26 de Julho estamos também um pouco aprencivos mas para já não vamos desmarcar. Vamos esperar até Maio e depois logo se vê..
    Beijinhos e tudo a correr bem
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração