Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia! Já podem respirar de alívio eheh, vais ver que o teu dia vai ser tão ou mais bonito 💕 parabéns pela decisão, foi a mais sensata!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida! Não tenho a certeza mas normalmente acho que demora 5 dias. Podes pedir urgente como o CC mas vai ser mais caro, e demora por volta de 4/5 Smiley smile

    • Responder
  • E
    Noiva Curiosa Junho 2021 Paredes
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivas de 2020 o que as vossas quintas vos têm proposto?


    A questão é a seguinte: caso a 28 de Junho e não vejo condições até lá para a realização do mesmo. Falei com outras noivas (noutras quintas) em que foi a própria quinta que decidiu adiar e dar novas datas propostas para eventos até final de Maio (isto há 2 semanas).
    Neste cenário de picos de pandemia até finais de Abril/ Maio contactei a minha quinta que me disse que está agora a desmarcar eventos de Abril e início de Maio e que no meu caso só 3 semanas antes iriam ponderar/ decidir o que fazer.... Eu acho tarde demais para alguma coisa mas serei eu a ficar demasiado ansiosa? As vossas quintas o que vos dizem?
    Obrigada pela partilha desde já....
    • Responder
  • Vera
    Noiva Ativa Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    Se não se importar gostaria de saber se a quinta mantém os preços deste ano para o próximo ano ou alterou?
    Obrigada
    • Responder
  • Vera
    Noiva Ativa Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não me parece muito normal
    A abordagem não é normal
    E devia ter sido mais delicada, na minha opinião
    • Responder
  • Vera
    Noiva Ativa Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isa a quinta manteve o preço para o próximo ano ou alterou?
    Obrigada
    • Responder
  • Alexandrina
    Noiva Principiante Maio 2021 Braga (Concelho)
    Alexandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Hoje partilho convosco uma sms que recebi da loja onde comprei o meu vestido. “Boa tarde, ligo-lhe da loja XXX pois precisamos de saber se vai adiar o seu casamento. Logo que possível agradeço que entre em contato connosco. Obrigada.” Acham normal?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Junho 2021 Castelo de Paiva
    Ana Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Vera.
    Eu caso a 6 de junho, ou melhor casava.
    Achamos por bem desmarcar.Isto poderá ter passado nessa altura, e esperamos bem que sim. No entanto, como tudo é tão recente, achamos por bem adiar o nosso dia por segurança. Achamos q mesmo que o pior tenha passado, nao cessou definitivamente e os nossos convidados acabam por se sentirem inseguros.Dentro de nós vai uma mistura de sentimentos, mas neste momento temos q ser racionais. O dia é nosso, mas temos q pensar em quem está connosco no dia tão especial.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ovar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá a todas!
    O meu dia é 12.09.2020 😍😍

    Este covid so me veio atrasar num único motivo... Ainda não tenho os convites todos entregues Smiley sad e tenho receio que com este cenário muitos não possam estar presentes por receio e afins. O noivo também ainda não tem fato (também sou sincera acho que ele engordou 2kg com a quarentena e assim quando o for comprar já está operacional 😁😉) e faltam me as alianças, o CPM e os papeis pro civil. Tudo o que era decoração floral, decoração de espaço e afins podem não acreditar mas no dia anterior a fecharem as barreiras (sou de Ovar estamos cercados desde o dia 17 Smiley sad) tive duas reuniões e tratei de tudo 🙏
    Beijinho a todas as noivas e não desesperem! Um Xi gigante ❤️
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há muita gente que fala nisso o que compreendo, com tudo o que a televisão passa fica difícil as pessoas pensaram noutra coisa, mas enquanto houver esperança acreditamos. E estamos a ser bem seguidos e direcionados, por isso vamos acreditar que ainda conseguimos e será a primeira celebração depois de tudo isto😊
    • Responder
  • Vera
    Noiva Ativa Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também caso a 10 de junho e infelizmente estou a perder a ideia de que se vai realizar nesse dia.
    Mas obrigada pelo seu testemunho 😊
    • Responder
  • Pedro
    Noivo Novato Julho 2020 Gondomar
    Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá boa tarde 🌞 e gostaria de agradecer todo este vosso trabalho em prol de um tema tão importante e impertinente do momento e sim tentar manter o foco e não entrar em desespero já que o dia D tem que reunir todas as nossas peças escolhidas para estar presentes .obrigado
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2021 Sintra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Na minha igreja todos os casamentos até 1 julho foram adiados/cancelados. Casamos a 25 de julho, combinámos esperar até maio para decidir mas, por mim, mesmo que o padre dê o ok e os fornecedores também, prefiro adiar! Prefiro esperar um novo ano mas ter ainda mais tempo para organizar tudo e ter a festa dos sonhos (que se tornará assim ainda mais especial), do que fazer um casamento num ambiente tão pesado como o atual. Força para todas, pensar positivo e pensar que adiar só nos dá mais tempo para melhorar ainda mais a celebração!

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Setembro 2021 Oliveira do Bairro
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu ia casar no dia 5 de Julho deste ano. Decidimos adiar para Setembro de 2021. É o mais seguro para todos, principalmente para os mais velhos e família que viria do estrangeiro. Mesmo que as coisas estejam mais calmas em Julho as pessoas não se iria sentir bem, andaria tudo com medo e nós queremos tirar o melhor partido da festa e do convívio. Achámos o melhor para o bem de todos, o mais importante é estarmos todos bem de saúde e que possamos estar todos juntos Smiley shame

    Boa sorte meninas Smiley smile

    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem de ser não podemos pensar no pior. Sim nos vamos tratar disso, mas como eu vou alterar o nome no cartão de cidadão tou a espera para trocar tudo, o passaporte demora quantos dias? Da para ser urgente como o CC?
    😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Micaela. É assim mesmo, temos de ter esperança e resta-nos esperar por melhores dias. Lembra-te que neste caso como mudaram a lua de mel para um país fora da União Europeia, terão de tratar do passaporte!

    Um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana! Nestes sites podes encontrar os contatos do registo civil:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/contactos

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp

    Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Elsa
    Eu também o meu casamento agendado para esse dia. Para já vou aguardar até final de Maio para ver como tudo isto vai evoluir.
    Nós ainda não marcamos a viagem de lua de mel. E também estamos indecisos se vamos para fora ou ficamos por cá. 😘😘
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!! Casamos a 10 de junho, continuamos a organizar tudo normalmente. Alguns convidados já nos perguntaram mas estão tranquilos. Ainda não tivemos nenhum aviso por parte da quinta, até porque devem estar a resolver outras questões com os casamentos que tinham agora em abril. Por isso estamos a aguardar o que estado vai decidir, acreditando que tudo irá correr bem e que o pico será agora como também aguardar que a quinta boa diga alguma coisa.
    A lua de mel: trocaram, a agência trocou para Marrocos porque nós íamos para Itália, então trocamos para Marrocos e para já disseram que não tem nenhuma indicação contrária.
    Então só nos resta aguardar confiantes. Firmados na Fé e não no medo que instalaram.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinhas alguém tem o e-mail do registo civil?
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Leiria (Concelho)
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Filipa também vamos esperar por agora... só tenho medo porque nós ainda não entregamos os convites.... e se mantivemos começa a ser tarde... e uma indecisão...
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Foi a decisão mais sensata, parabéns. Assim também vocês já ficam mais descansados!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. No teu caso, o melhor será então falares com os fornecedores. Porque se as pessoas mais próximas de ti não conseguem estar presentes, não será o mesmo sem elas. Fala o mais rápido possível com os teus fornecedores e mantêm uma atitude positiva, vai tudo correr bem e tens de pensar que é a decisão mais sensata neste mometo. Só vai fazer com que o teu dia seja ainda mais especial Smiley heart

    Um beijinho enorme!!!

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandrina,


    Não… neste momento o plano B é só mesmo o adiar para 2021, pois este ano já deve ser complicado arranjar uma data compatível com a que tínhamos agora.

    Vocês mantem ou já pensam mesmo adiar?

    O que vos dizem os fornecedores?


    Obrigada
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahahah completamente Carolina, eu acho que só estou a limpar a casa por diversão ahaha. Já não há desculpa agora para deixar tudo limpinho! Keep safe 😘

    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2021 Penafiel
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso ainda não
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Isa, obrigada pelas palavras! Adiamos para o próximo ano. 10 de Junho 2021. É uma data importante para nós daí escolhermos para 10 de Junho novamente.
    Beijinhos
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Outubro 2020 Madeira
    Ana Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Isa,

    Estamos decididos em mudar porque a mãe do noivo e irma estão em isolamento por 3 meses e nunca mais conseguiram ir. Também acho que as coisas ainda estarão no mínimo sensiveis e como ha muitos convidados a sair de uk e uma constante preocupação. Sei que teríamos que esperar para ver se ainda conseguiríamos casar este ano ou melhor para o ano mas ao mesmo tempo quanto mais tarde mais o risco corremos de não ter disponibilidade nenhuma nem neste ou o outro ano. Na ilha da Madeira sendo pequena os bons fornecedores ficam cheios rápido.

    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Agosto 2020 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dei as minhas opiniões e sugestões à Rita mediante a necessidade dela, a qual espero ter sido útil.
    Caso mais alguém precise, não tenham custo em pedir.

    Abraço a todas e boa sorte pra todos nós

    p.s.: Mantenham-se seguro(a)s até que isto passe...e limpem a casa (janelas, gavetas, armários, ou aquela arrecadação que ninguém quer lá ir lol) que é a desculpa perfeita pra ficar tudo asseado hahaha a maior doença das açorianas é a limpeza...coisa séria
    beijinho às sagradas que se casam ou que vêm pra cá fazer luas-de-mel

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    🙏🙏 Obrigada querida!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida! Já tinham a lua de mel paga? Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana! O que podes e deves fazer agora é ligar ao registo, eles têm tratado de tudo via telefone. O que te sugiro, primeiro de tudo, é entrares em contato com os teus fornecedores e veres o que eles te aconselham. Como o teu casamento é só em junho, eu diria que o melhor que podes fazer é mesmo aguardar até 1 mês/ 1 mês e meio antes do dia para ver como a situação evolui!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração