Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 319

(Atualizado a 22/02/2022) Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo: Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt *** Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com...

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

  • José
    Noivo Curioso Junho 2022 Porto (Concelho)
    José ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola! Não me disseram mais nada. Apenas temos de aguardar e ver como correm as coisas nos meses de Verão. A ver se conseguimos casar em Setembro!
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!! Tb me caso em junho e também me disseram para aguardar e estar preparada para ter uma festa um pouco com mais cuidados o que nenhum dos nossos convidados se importa pelo contrário. Mas já te disseram mais alguma coisa entretanto ou só se mesmo dia 15?


    Obrigado 😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. Imagino que seja uma situação complicada mas resta-nos aguardar. Ninguém sabe o que vai acontecer daqui para a frente e não vale a pena sofrer por antecipação. Não acho mesmo que a melhor solução seja cancelar e perder tudo o que construíram e idealizaram com tanto carinho. Não deixes que o medo e a tristeza falem mais alto. Vamos todas sair desta e como viste, os fornecedores têm sido exemplares e compreensivos. Um beijinho e força!

    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não acho que seja justo a quinta estar a fazer isso! Aliás eles não vão poder realizar o casamento nos moldes habituais seja em Julho, Agosto, Setembro etc... Enquanto não houver uma vacina nada vai ser igual e ele também tem de ser tolerantes pois não vão conseguir fazer as coisas como antes! Beijinhos e melhores dias viram!
    • Responder
  • Patrícia
    Noivo Novato Agosto 2021 Aveiro (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia.


    Grata pela sua resposta 🙂Infelizmente a minha, está a querer cobrar me novos preços caso pretenda adiar para 2021 😔É tudo uma grande desilusão.
    Resto de um bom dia, beijinhos
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patricia...
    Não, a quinta não me cobrou nenhum valor adicional, foram muito acessíveis! Aliás dizeram que compreendiam prefeitamente a situação e que estavam a facilitar a alteração da data a todos os noivos!
    Beijinhos
    • Responder
  • Patrícia
    Noivo Novato Agosto 2021 Aveiro (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia,


    Estive a ler o seu comentário, e gostaria de saber se a sua quinta lhe cobrou um valor extra por ter adiado o casamento para 2021.Obrigada 🙂
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Julho 2020 Aveiro (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós entramos em contacto com a Quinta, igreja e fotografo e acabamos por adiar para 31 Julho 2020 (com possibilidade de adiar novamente se necessário). Foram impecáveis. Começamos a comunicar as pessoas que estavam fartas de nos perguntar como era pois estamos presos no UK e não podíamos estar em Portugal na data original do casamento, e a verdade é que não tivemos problemas com os fornecedores mas a maioria das pessoas agora diz que em principio não vão pois têm receio. Ficamos tão tristes que estamos a pensar cancelar tudo e perder o dinheiro que pagamos de sinal nas diversas coisas.
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entrei em contacto com a quinta e dizem para esperar. Não podemos entrar em alarmismos criados por tudo o que ouvimos, mas sim ter fé porque com ou sem vírus a tem de continuar
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Rita! Lamentamos muito esta situação e desejamos do fundo do coração que tudo isto termine o quanto antes.

    Um beijinho grande e que venha daí esse grande dia 😘

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estamos a torcer para que tudo dê certo 🙏😘😘

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Julho 2021 Braga (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Deus esteja do seu lado e de todas!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Novata Agosto 2020 Santa Maria da Feira
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde a todos Smiley laugh

    Temos o casamento agendado para o dia 1 de Agosto. Estamos um bocadinho preocupados, a tentar perceber se vamos poder realizá-lo nesse dia. No entanto, estamos atentos às notícias diárias e vamos aguardar mais um tempinho para pensar num plano B.

    Vai correr tudo bem, fé em dias melhores Smiley heart

    Beijinhos a todos e força

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo. Vamos aguardar. Espero que melhor até la. Queremos casar este ano ainda 😍
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não tratei disso. Estou com esperança de manter a data !!
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia. O melhor que tens a fazer é entrar em contato com a tua conservatória, eles são as pessoas que melhor podem responder neste momento. Também te aconselho a dar uma vista de olhos neste documento da DGS: Orientações Circulares Informativas

    Beijinho

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado, estou confiante que casarei em julho
    • Responder
  • Céline
    Noiva Ativa Julho 2021 Moura
    Céline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não vi nada sobre isso tb gostava de saber
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia a todos,


    Alguém me sabe informar até quando existe a restrição legal de impedimento da realização de casamentos em Portugal?
    Obrigada,Cláudia
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2020 Penedono
    Dina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel, o meu casamento também era dia 25 de Julho, mas decidi ontem juntamente com o meu noivo adiar para o próximo ano!
    Tudo é incerto mas, com toda a certeza mesmo que seja possível realizar casamentos não será da forma a que estávamos habituados e que sempre sonhamos onde reina os afetos! Adiamos para o próximo ano!
    Beijinhos

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Jorge! É verdade, infelizmente algumas pessoas não têm noção da realidade ou simplesmente não estão tão informadas como deviam. Vamos esperar e ficar todos em casa, para o bem comum de todos. E no teu caso, é muito difícil prever se em agosto a situação já estará regularizada mas é como tu dizes, o melhor é mesmo esperar e pensar num plano B. Não te esqueças de manter o contato com os teus fornecedores, neste momento e mais do que nunca, é importante que estejam lado a lado.

    Beijinhos e obrigada pelas palavras!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cristina, parabéns! Preparamos uns modelos para avisar os convidados sobre a situação atual, se precisares aqui estão:

    Data de casamento reagendada? Oferecemos-te convites para informares os teus convidados ❤

    Beijinhos e força! Vai ser um dia lindo, demore o tempo que demorar a chegar!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Neste momento nem vocês noivos nem os próprios fornecedores sabem o queo futuro nos reserva. É algo completamente impossível de prever por isso, neste momento estão a ser adiados os casamentos dos meses de abril/maio. E os fornecedores têm mostrado a sua solidariedade e empatia com os noivos. O melhor a fazer neste momento é mesmo aguardar para ver como evoluciona a situação. E claro, manter-te em contato com os teus fornecedores, agora mais do que nunca. Não te esqueças que estão estão no mesmo lado e tanto tu como eles querem que este casamento se realize nas melhores condições possíveis. Um beijinho e qualquer coisa, estaremos aqui para ajudar Smiley smile

    • Responder
  • Céline
    Noiva Ativa Julho 2021 Moura
    Céline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá... estamos a aguardar este mês parasailed se adiamos mas mt provavelmente é o q vai acontecer... ficará para o ano se Deus quiser
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Principiante Maio 2023 Guimarães
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já adiei tudo. Foi só pensar num mês e depois contactar a quinta, animação, fotógrafo... e cruzar uma data que seria comum. Será no mês de maio do próximo ano. Preferi assim do que arriscar uma nova data para este ano e ter que adiar novamente.
    • Responder
  • CARNEIRO
    Noivo Novato Agosto 2021 Boticas
    CARNEIRO ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim já falei com alguns fornecedores e no geral está tudo a compreender a situação, vamos aguardar mais umas semanas a ver no que vai dar isto, obrigado
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Julho 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas é noivinhos!
    Eu tenho casamento previsto dia 17/07. Não sei o que pensar, se devo adiar ou manter a data.. É um pouco injusto mas a culpa é mesmo só do covid-19. Prefiro aguardar até Maio para ver como é que se desenrola. Também os próprios fornecedores são responsáveis, acredito que não cabe só a nós decidirmos com antecedência e pressão o que é melhor fazer daqui a uns meses (no meu caso) , uma vez que é imprevisível.
    Se de facto casar no ano 2020 não quero pensar que foi um ano negativo mas um ano de mudança, onde se passou a valorizar mais a união, a entre ajuda e a estar com quem mais gostamos.
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E será um dia muito feliz 💖

    Obrigada pela mensagem, Miriam!

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela mensagem, Catarina 😘

    Esperamos e desejamos que tudo se resolva rapidamente. Mas esse grande dia vai chegar e será certamente inesquecível 😉🙏

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Érica 😘

    Obrigada pela tua partilha e pela tua mensagem.

    Esperamos, de coração, que tudo se resolva rapidamente 🙏😘 E que esse grande dia possa ser realizado com muitos beijinhos e abraços!

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandra 😘

    Infelizmente é muito difícil prevermos como as coisas vão evoluir. Todos os dias surgem novas informações. Já tiveste oportunidade de falar com os teus fornecedores e verificar se é possível ter uma segunda data disponível?


    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia! 😘

    Infelizmente e com esta pandemia, muitos planos têm sido alterados. Para nós, para os noivos e para os fornecedores. Desejamos que tudo se resolva rapidamente e que possamos ajudar-vos na concretização deste grande dia 😘


    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração