Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Z&m * 19/06 * o que mudava e não mudava no dia c - Parte 3

Zélia, a 7 de Setembro de 2021 às 18:01 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 21

Olá comunidade! 🥰🥰🥰

Hoje venho aqui para mais um episódio da minha limited series, das coisas que "mudava" ou não no casamento, relembrando que o que "mudava" é porque poderia ter sido melhor 🤩

Podem ver aqui a Parte I e a Parte II .


Testes - NÃO MUDAVA

Há quem possa achar que eu sou um pouquinho controversa em relação ao tema Covid. É que há coisas que não fazem sentido nenhum 🤷🏻‍♀️

Eu sempre disse que só faria teste covid se fosse obrigada. E sim, no final fiz porque fui obrigada 🤷🏻

Irritava-me o facto de que os testes não davam propriamente luz verde para que saíssemos a abraçar toda a gente, então se era para manter distanciamento ia fazer teste para quê? Isto vem muito de teimosia mesmo, já que no Reino Unido mal se fazem exames de rotina, mas para o Covid já era para toda a gente fazer dois testes por semana 🙄 A sério? Poupem-me 😂

Foi na semana antes do meu casamento que se começou a discutir isso a sério.

A quinta ainda me disse que dificilmente seríamos abrangidos por isso e que não queria propriamente que as pessoas andassem a fazer testes à porta da quinta... entretanto vieram aquelas dúvidas:

era obrigatório,

não era,

era só uma recomendação... 🙄

Enviei mensagem a todos os convidados que era recomendado fazer, que deixava ao critério de cada um, mas que quem já tivesse totalmente vacinado não precisava. Para mim a última palavra era a da quinta, e recomendado não é obrigatório 💁🏻‍♀️

A dois dias do casamento, à noite, a quinta manda-me a mensagem da Exponoivos a dizer que era obrigatório e eu, em negação, respondi que não era, que na norma não dizia que era obrigatório... e a quinta disse que realmente, estavam a enviar aquela informação mas que não era obrigatório. Só que eu comecei a ficar nervosa 😥😥😨😨😨.

No português corriqueiro "dever" não é "ter que". Eu como católica devo ir à missa todos os domingos, mas não vou. Eu devo de beber 2L de água por dia, mas não bebo... só que eu fui ao dicionário, e no dicionário o "dever" realmente remete para a "obrigatoriedade".🤯🤯🤯🤯


Bem, só sei que fui dormir, há espera que os problemas passassem, e sonhei a NOITE TODA com a m**da dos testes Covid 😂😂😂😂😂😂😂


No dia a seguir, dia antes do casamento, a quinta diz-me outra vez "Zélia são mesmo necessários os testes", eu, que já tinha estado a treinar testes a noite toda 😂😂😂 já estava mais conformada.

Toca de mandar mensagem a toda a gente que afinal tinham mesmo que fazer testes... inclusive quem já estava completamente vacinado, como era o nosso caso. 🙄

Aqui não tenho palavras para agradecer o apoio que a minha família me deu, já que a manhã antes do casamento foi feita a fazer as unhas, a tarde: à espera de fazer e ter o resultado do teste e a noite a fazer de enfermeira a testar toda a família em casa*, tudo o resto que precisou de ser feito no dia foi feito pelas minhas irmãs, sem elas não sei o que seria de mim.💖💖💖


* A quinta deixou-nos fazer o teste em casa), quem fez auto teste levou-o consigo, uma amiga minha enfermeira disponibilizou-se a dizer que ela tinha supervisionado os convidados (ah e também me casei no primeiro fim de semana que haviam as restrições de entrada e saída de Lisboa, lembram-se? E a minha enfermeira vinha de Lisboa), felizmente não houve probelmas.


No final, como toda a gente fez teste, isso deu confiança a algumas pessoas para partirem para abraços. Eu nunca, desde o início da pandemia, neguei abraços a ninguém (claro que estou longe dos meus pais né) e houve muitos abraços, e que bem que soube🥰🥰.


Ah, e ninguém apanhou Covid!


Convidados - MUDAVA

Não mudava os convidados atenção, mas se me casasse outra vez, teria convidado mais pessoas.

Em setembro de 2020, quando reservamos a quinta e resolvemos fazer a festa “grande” tínhamos 3 listas: a lista pequena do casamento super íntimo, a lista maior e a lista do talvez 🤔

O meu talvez seriam umas 25 pessoas… como com os 50% de lotação poderíamos levar 95 pessoas e eu já tinha 85 convidados, decidi não convidar estas pessoas, que não são tão próximas mas em algum momento lá atrás foram bem importantes.

Olhando para trás, daria sim para os ter convidado.

O meu conselho: se tiverem um número mínimo, não convidem só umas pessoas a mais, se o vosso mínimo é 100 pessoas, por exemplo, convidem 150… muitos vão negar-se e depois se convidarem só 110 e tiverem 80 convidados terão que pagar na mesma os 100.

Isso não foi o que aconteceu comigo, já que a minha quinta não tinha número mínimo… mas como tínhamos o número máximo (95 pessoas) eu poderia ter convidado as 110 pessoas 😊

Quando comprei os convites, comprei quase à conta para os convidados que tínhamos, só depois de comprar os envelopes é que o noivo me disse que também tínhamos que convidar x e x pessoa 🙄 não importa quantas perguntas lhe fiz antes sobre isso 😂😂😂😂🤦‍♀️

Depois pelo ano fora (e durante a vaga de janeiro) haviam aqueles rumores parvos que só poderiam haver 30 pessoas nos casamentos etc… 🙄 graças a Deus que era fake news. E nunca mais pensei no assunto dos meus convidados "talvez".

Em março ainda antes de termos a confirmação de que poderíamos ter 50% da capacidade do espaço, enviei os convites a toda a gente, porque, mesmo que mais tarde tivesse que desconvidar, queria que essas pessoas soubessem que os queria ter comigo.


Depois sai a confirmação dos 50% a partir de maio… e ainda daria para convidar os "talvez"… mas não os tinha avisado do casamento, não tinha enviado o save the date, estávamos a 3 meses do dia, eu já só tinha um envelope dos convites 😂e achei uma sacanagem ir convidá-los de última hora. Tenho uns primos que particularmente tenho pena de não os ter no dia… mas se os convidasse não convidaria os irmãos, talvez só a minha tia que é bem velhota, mas tinha medo de a expor, sei que não os convidei para também me poupar a críticas que levava uns e não levava os outros 🤷🏻‍️🤦🏻🤷🏻‍♀️

‍️

Outra coisa que mudava? Sei que se me tivesse casado 2 meses depois, a meados de agosto, teria mais pessoas. A 19 de junho NENHUM dos nossos convidados que estava no estrangeiro, conseguiu vir ao casamento, para além dos meus sogros e cunhados (porque esses tinham que vir né?).

Tivemos a única desculpa esfarrapada de uma pessoa que achávamos mesmo que viria, foi a primeira pessoa a quem demos o convite ainda em novembro, e que, numa altura em que Portugal estava na lista verde do Reino Unido nos disse que não poderia vir por ter medo do vírus 😂😂😂

Tivesse ele nos dito a verdade (que sabemos bem qual é) e teríamos insistido que viesse na mesma, porque mais importante seria estar connosco nesse dia… e só teria que pagar o voo e os testes. Como inventou desculpas, adeus 🥺🙄 goodbye.

De todos os outros entendemos e prevíamos que não viriam, óbvio que custou, e ainda mais por saber que, tivéssemos casado dois meses depois, muitos deles conseguiriam vir.

A melhor amiga do noivo, que tudo indicava que conseguiria vir já que estava em Espanha e poderia vir de carro, arranjou emprego umas semanas antes do casamento com estágio na Alemanha… quando nos apercebemos que o noivo só ia ter os pais e irmãos do lado dele, mais outra pessoa que é portuguesa, custou-me imenso, e andei a chatear toda a gente do lado do noivo para deixar um vídeo para o meu marido, que depois apresentei de surpresa no casamento 🥰🥰


Então, apesar de não mudar a data em que casei, lamento o facto de ainda terem existido tantas restrições na altura, principalmente em termos de viagens.😭


Manualidades - NÃO MUDAVA

A dúvida existencial das noivas é se alguém vai ligar alguma coisa às manualidades que fizeram.

Fiz os missais que foram usados e levados por muitas pessoas para casa, os livros de atividades, idem, os cones de arroz super fofos🥰🥰, o nosso seating plan que deu um trabalhão mas que estava lindo 😍

O estacionário (convites, ementa, marcadores de mesa...) que foi das partes que mais gostei de fazer e planear.

O porta alianças que acabei por dar à menina das alianças como recordação.

Os cabides que ficaram super bem na foto apesar de serem dispensáveis.

Fizemos kit wc que talvez fosse a única coisa que era dispensável, mas que fiz porque me ficou super em conta… no final da noite fiquei feliz por ver que faltavam coisas no kit, seja por terem usado ou por terem levado para recordação.

Os frascos de álcool gel também foram úteis mas em poucas mesas não foram usados.

Então, no geral, manteria as minhas manualidades.😊


LEMBRANÇAS DE CASAMENTO - NÃO MUDAVA (mas...)

Tive os saquinhos das lembranças das crianças , super fofos, não me arrependo nada, mas por exemplo os relógios (que nunca mostrei aqui e nem vou mostrar porque foram-se todos) comprei à conta. A uma semana do casamento, uma amiga teve uma das filhas em isolamento e apesar de já terem confirmado, não puderam ir. Mas ter tido menos estas duas crianças salvou-me 😅

Como comprei os relógios à conta, ao montarmos os sacos fomos ver se todos funcionavam... um não funcionava... tinha só uma bebé que decidi então só dar o resto e não ter relógio no saco.

Mas no dia do casamento dois míudos vieram ter comigo porque o relógio tinha-se partido (compras ao preço da chuva do aliexpress dá nisto). Inclusive no segundo miúdo, já tínhamos levado a cesta para o carro, os pais perguntaram-me três vezes pelo relógio... como já não os vi depois do casamento, fui colocar o último relógio que tinha sobrado na caixa de correio deles para substituir o partido.

No final houve para toda a gente, mas se as outras duas meninas tivessem ido, não ia haver por conta dos relógios partidos 😵😵😵 por isso se têm coisas que têm que ser ligadas ou assim, comprem a mais.😘


As minhas lembranças dos adultos eram super elegantes, vindas directas de Itália 🥰🥰🥰

Eu estava ansiosa para provar os Confetti , que o meu marido me tinha dito que eram DELICIOSOS... no dia a seguir ao casamento eu fui abrir uma das lembranças para provar o tal do confetti... e aquilo era tipo, a amêndoa francesa normal 🙄😂. Parece que a montanha tinha parido um rato... fui defraudada nas minhas expectativas.

Entretanto... chegámos a Itália e eram precisas lembranças para o vizinho, o amigo do sogro, as tias, os primos... e o que tinha sobrado, não chegava. Fomos mandar fazer mais. E foi aqui que percebemos que o meu marido se enganou, ele tinha pedido uma embalagem que eram as amêndoas normais (tipo francesas) e não as que eram super boas (mesmo super boas) com chocolate 😤😤😤

Fiquei com tanta pena que para me redimir vou comprar só as amêndoas boas para levar da próxima vez que for a Portugal e entregar a toda a gente. Porque elas são mesmo boas!


Cerimónia - NÃO MUDAVA

Tínhamos decidido que queríamos que a empresa de animação fizesse tudo, inclusive colocar música na igreja.

A uns meses do casamento começou a dar-me um arrependimento de não ter contratado coro 🤦🏻 ainda contactei um mas era demasiado tarde. Deixei de remoer no assunto.

Tirando as músicas de entrada e saída, não tivemos cânticos na igreja, o salmo foi lido...

Apesar da cerimônia ser obviamente das partes mais importantes, acho que dediquei, por vezes, mais atenção a outras partes do dia.🤷🏻‍♀️

Mas é, à partida, na cerimônia que vocês se cruzam pela primeira vez, é de onde saem oficialmente casados… não tivemos cânticos, mas no final, não sentimos falta deles. 😍

Adorei o padre, de coração, nunca me vou esquecer dele 💖, adorei as leituras que escolhemos com tanto carinho, adorei os nossos missais, adorei até os imprevistos que aconteceram: a minha menina das alianças a parar três vezes no corredor 😂 eu a dar-me um ataque de riso quando fui a colocar as alianças porque o noivo me deu a mão certa e eu pensei que era a errada e quando vi que era a certa comecei a rir (algumas pessoas pensaram que eu estava a chorar 😂😂😂)

A única coisa que mudava foi o facto de não ter cumprimentado o meu pai quando chegamos ao altar, não temos uma relação perfeita e eu só queria chegar ao noivo, mas não se justificava esta falha 😩 🤦‍♀️


Primeira Dança - NÃO MUDAVA

Há uns meses atrás, ainda nem sabíamos que música íamos dançar na nossa primeira dança, quando eu fui pesquisar vídeos de dança no youtube e pelo meio, encontrei uma música italiana que enviei a título de curiosidade ao noivo... ele mostrou-se super entusiasmado e eu entendi que tínhamos encontrado a música para a nossa dança. A coreografia à primeira vista parecia fácil, mas claro que não era😂😂😂😂.

Ensaiamos duas vezes e à segunda vez decidimos que iríamos dançar livremente, e que faríamos só três passos que haviam na coreografia: a abertura, uns rodopios, e o momento em que o noivo me levantaria ao ar (sempre sonhei com algo parecido àquele salto do Dirty Dancing). Só que depois disso o noivo mudou de ideias e não quis treinar mais, disse que não me ia levantar ao ar que ainda nos esbardalhavamos os dois.😂😤😥😂😥😤

"Ok, então chegamos lá no dia do casamento e só dançamos o que pudermos e soubermos?"

Bem... não era assim tão mau. Mas já em Portugal continuei a insistir que deveríamos pelo menos ter um plano para quando a música comecasse... dançamos mais uma vez, mas a abertura meio que continuava em aberto.

O noivo canta bem, e por várias vezes, ainda antes de decidirmos casar, ele dizia que ia cantar no casamento... uns dias antes ele disse que começaria a nossa dança a cantar... que como canta melhor que o que dança, que quanto mais cantasse, menos dançava... mostrou-me a inspiração dele, o Berlim a cantar a mesma música na série Casa de Papel:


E assim fizemos.

Lamento que não dê para mostrar aqui, mas foi sem dúvida um dos meus momentos preferidos no casamento, e sim o noivo levantou-me ao ar.🥰🥰🥰🥰

Z&m * 19/06 * o que mudava e não mudava no dia c - Parte 3 1


Z&m * 19/06 * o que mudava e não mudava no dia c - Parte 3 2



E por hoje é isto.


Desculpem lá, começo a escrever e nunca mais acabo. Mas tudo tem um contexto. Às vezes é necessário explicar como chegámos do ponto A ao B.

tenor.gif




21 respostas

Última atividade por Zélia, a 9 de Setembro de 2021 às 11:36
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Laurinha 🥰🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até ao dia é um facto que várias vezes se mudam as ideias 😂😱
    O missal não é um requerimento e até foi daquelas coisas que ao início dizia que não faria… mas como tinha gente que não falava português achei melhor, para que se conseguissse acompanhar a missa.
    Quanto ao casar na igreja ou não, terão de pensar se para vocês faz ou não sentido, por aqui, de ambas as partes, casar só no civil era uma questão que nem se punha ☺️
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoroooo estes posts Zélia, super refrescantes 😍
    E AMEI essa primeira dança, que sonhoooo 😍❤️
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a parte 3 do mudava e nao mudava. Isto é bom ee dá nos mais força para o que aí vem. Eu de facto ainda estou com a mesma dúvida se casou ou não pela igreja apesar de estar marcada a data, no entanto confesso que não ligo aos missais e não sei se é exigência do padre. Mas até lá ainda temos tempo. Obrigada pela partilha queria Zélia! 😍🥰❤️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Diana!
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Zélia

    Adorei o facto do teu noivo cantar.

    Obrigada por estas partilhas tão realistas e pelas excelentes dicas.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marisa! É mesmo dose 😅
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia. Mais uma vez adorei a tua saga. Sonhar com testes covid é dose 😜 Beijinho
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Inês 😍😅
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada vizinha 🥰
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Zélia, obrigada por vires aqui falar de tudo sem papas na lingua! Smiley heart

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já sabes vizinha🌸o quanto agradeço que partilhes tanto informação por experiência 🥳
    Adoro ooo😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É a nossa "geração" que vai contar as coisas todas vais ver 😂😂😂
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Alexandra!

    Tenho mesmo pena de não conseguir mostrar essa parte aqui 🥺

    E vai lá namorar com o teu recém marido 😉😉🥰🥰🥰

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois como te disse, para além de ti já vi outras noivas a dizer o mesmo. E são coisas que ninguém nos conta 😵😵😵😤

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Helena!

    Nem nós no ano passado, mesmo já com o Covid, imaginaríamos que este ano seriam necessários estas tretas todas 😂 mas realemente os testes dão outra segurança 😊

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Carlinha 🥰🥰

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia! Adorei o facto de ele cantar. Lembro-me desse momento na casa de Papel e achei mesmo bonito. 😍 Que partilhas tão boas e realistas.😊
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo contigo na parte dos convidados se soubesse tinha convidado mais... Porque há sempre malta que desiste
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Grande debate Zélia! Também não mudaria os testes e apesar de não serem obrigatórios no meu caso, toda a gente fê-los ao chegar à Madeira. Mas de facto ter “uma enfermeira” para um casamento? Nunca pensámos que seria um requisito para nós casarmos né?
    Obrigada por este ramalhete de conselhos. Alguns parecem universais (o dos convidados) outros mais específicos (o das Manualidades - as tuas Manualidades estavam tão giras que era impossível alguém não reparar ou não gostar!).
    Bjs e venham mais debates post-wedding! Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia, adoro estes posts!! O teu dia parace cada vez melhor!! E dás ótimas dicas 🥰😍 beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração