Boa noite,
Princesas! Muitas de vós perguntam: como organizar últimos dias antes do
Grande Dia C? Encontrarão
poucos debates de noivas nos últimos dias de casamento, porque é mesmo um
rodopio de emoções non-stop. É mesmo difícil vir cá partilhar todos os
detalhes. Mas vou escrevendo em retrospetiva de pequenos pormenores que
poderão querer organizar no vosso dia (por exemplo: um Rehearsal Dinner).
Hoje falo-vos de uma tradição do Norte de Portugal que eu e o noivo não quisemos deixar de cumprir. Apesar de o nosso casamento ser um Destination Wedding na Madeira, o noivo é do Norte por isso para nós faria todo o sentido organizar algo do género. Falo-vos da Receção em Casa dos Noivos antes da cerimónia.
DEFINIÇÃO: É costume os convidados do Noivo ou da Noiva irem ter à casa dos respetivos pais e saírem em cortejo para a igreja onde se realiza a cerimónia. É uma boa forma de garantir que ninguém se perde no caminho e que todos chegam a horas. Também é de bom tom os anfitriões darem comida a quem espera pela saída – isso não só motiva os convidados a virem como lhes permite suportarem a longa cerimónia com algo na barriga. Se for um casamento DE MANHÃ, é costume oferecer-se um pequeno almoço. Se for um casamento DE TARDE, é habitual ser um almoço volante.
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Como organizar uma receção aos convidados em casa dos pais?
Primeiro, devem falar com os pais e avaliar o à vontade em receber em casa a família e amigos mais próximos. Devem inclusivamente pedir-lhes autorização e combinar alguns pormenores em conjunto.
Segundo, devem definir qual o espaço a utilizar – espaço interior ou exterior? Devem preocupar-se com o conforto dos convidados – já tem mesas e cadeiras para os convidados é necessário alugar? É um espaço adequado para dias de chuva ou poderá ser necessário colocar um toldo ou uma tenda para o efeito?
Poderão querer definir a decoração: fazer a decoração do espaço DIY ou contratar alguém para o fazer? A melhor opção será tirar partido de uma decoração minimalista que já exista no espaço (será a opção mais económica).
Finalmente, devem decidir quem irá fazer a comida para esse evento: fazemos nós em casa (quando? Nas vésperas pode não ser boa ideia…), contratamos um catering (quem? qual o preço por pessoa?) ou mandamos fazer fora (serviço de take-away… quando ir buscar?). Quem distribui a comida pelos convidados: contratamos um catering ou delegamos em algum familiar ou fazemos buffet/self-service?
Não esquecer de respeitar o orçamento que têm reservado para este tipo de evento.
2) Quem convidar e como?
Cada noivo tem os “seus” convidados e habitualmente os convidados do Noivo vão para a casa dos pais do Noivo e saem em cortejo. Os da noiva, ipsis verbis. Não necessitam de nenhum convite formal. Basta que digam, aquando da entrega dos convites ou da confirmação de presença que contam com eles a partir das X horas na morada Y. Para os mais esquecidos, vale a pena deixar uma mensagem no Whatsapp ou uma nota no Website do casamento.
3) Quanto tempo demorará a receção?
Assumam que as pessoas começam a chegar para a Preparação do(a) Noivo(a): normalmente os familiares mais próximos como avós ou tios que vos criaram, padrinhos de casamento e damas ou cavalheiros de honra. Todos eles chegam bem cedo para ver as primeiras fotos do(a) Noivo(a) e, com eles, os apêndices – cônjuges, filhos, “plus one”’s, pais, irmãos, etc. Portanto, às horas a que os fotógrafos vos disserem para iniciar a sessão, preparem-se para ter comida e bebida disponível para quem chega e espera.
Os restantes convidados vão chegando a conta-gotas até uma hora antes da saída para a Igreja. Devem calcular que cada pessoa poderá demorar 30-45min a servir-se enquanto dá dois dedos de conversa com os presentes. Calculem BEM o tempo para saída deste comité todo para a igreja, contabilizando não só a distância do percurso, o tempo para estacionar e eventuais atrasos. A receção deverá terminar no máximo 15 minutos antes da partida.
4) Quem toma conta da receção?
Nesta altura do dia, vocês estarão a milhas da receção: a tirar fotos divertidas a recompor a maquilhagem, a distribuir miminhos às pessoas especiais do vosso dia, a esforçar-se por que as lágrimas de felicidade não esborratem a vossa maquilhagem, etc. Por isso deleguem a organização da receção a alguém em quem confiem. Tem que ser alguém que conheça os cantos à casa, que liberte responsavelmente as vossas mães da cozinha, que reponha frequentemente a comida e “obrigue” os convidados a servirem-se, garantindo que não falta nada e que não sobra nada. Também tem que ser alguém com boa capacidade de comunicação que seja capaz de encaminhar as “ovelhas tresmalhadas” do vosso “rebanho” a sair de casa e a dirigirem-se para os carros e para a igreja à hora da saída. “Ninguém quer que o(a) Noivo(a) se atrase, pois não?” Pois, os Noivos também não querem nenhum convidado a entrar depois da Noiva!
5) O que servir na receção?
Comida e bebida não pode faltar. Guardanapos e copos não podem ser esquecidos. Eventualmente pratos e talhares para cada um servir-se também! Evitem os descartáveis de plásticos – sejam eco e usem de papelão/cartão. Podem pensar em palhinhas para não estragar a make-up das convidadas. Ninguém estará em casa com cabeça para lavar pratos e copos no dia seguinte. Portanto, pensem bem no tipo de comida que querem servir e como cada convidado poderá comer de forma confortável e sem se sujar.
Habitualmente, pequenas sandes, salgadinhos e folhados em miniatura podem ser boas opções. Podem comprá-los no supermercado ou mandar fazer na pastelaria mais próxima. Muito cómodo é o exemplo dos “finger food”: doses pequenas que cabem na boca, sendo apanhados com um palito ou mesmo com os dedos. São as espetadas de fruta, espetadas de tomate e mozarela, tâmaras enroladas em bacon grelhado, cubos de melão com presunto, húmus e patés com palitos de vegetais, cogumelos recheados, etc. A lista continua e poderão pensar o que poderão fazer de véspera e apenas servir no dia. Pode haver sopa para as crianças ou pequenos copos com sopa fria ou gaspacho para os convidados beberem. Coisas leves e que tapem o buraquinho no estômago.
Águas e sumos não podem faltar. Limonadas e águas aromatizadas são uma boa alternativa aos sumos de pacote. Algum álcool é aceitável, sobretudo minis bem fresquinhas – podem fazer um rótulo personalizado se quiserem. Evitem bebidas brancas ou vinho tão cedo no dia. O objetivo é saciar a sede de quem está presente e não embriagar antes do tempo.
Qual a nossa experiência?
A casa dos meus pais era demasiado pequena para acolher tanta gente. Mas o noivo e a sogra Milhinha faziam questão de cumprir esta tradição do Norte no nosso Destination Wedding na Madeira. Na casa que alugámos para alojar a família do noivo (e onde se realizara o Almoço Madeirense na véspera do Dia C), disponibilizámos mesas num terraço com vista mar. A comida havia sido preparada na véspera e contava com algumas sobras do almoço. Foram chegando os convidados e comendo conforme lhes desse prazer.
Como a sessão fotográfica do Noivo havia sido das 11h às 12h30, tiveram imenso tempo até às 14h00 para confraternizar. A essa hora, um autocarro esperava-os para levá-los à Igreja.
Apesar de a cerimónia começar às 15h00 e a distância entre a casa do noivo e a igreja serem 15-20 minutos, contámos com uma hora para que todos tivessem tempo de sentar-se na Igreja. E correu bem!
E vocês Prinicesas? Contam fazer algo do género?
Beijinhos e bons preparativos