Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia.

Milhinha, a 6 de Julho de 2021 às 00:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 4 31

Boa noite, Princesas! Muitas de vós perguntam: como organizar últimos dias antes do Grande Dia C? Encontrarão poucos debates de noivas nos últimos dias de casamento, porque é mesmo um rodopio de emoções non-stop. É mesmo difícil vir cá partilhar todos os detalhes. Mas vou escrevendo em retrospetiva de pequenos pormenores que poderão querer organizar no vosso dia (por exemplo: um Rehearsal Dinner).


Hoje falo-vos de uma tradição do Norte de Portugal que eu e o noivo não quisemos deixar de cumprir. Apesar de o nosso casamento ser um Destination Wedding na Madeira, o noivo é do Norte por isso para nós faria todo o sentido organizar algo do género. Falo-vos da Receção em Casa dos Noivos antes da cerimónia.


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 1


DEFINIÇÃO: É costume os convidados do Noivo ou da Noiva irem ter à casa dos respetivos pais e saírem em cortejo para a igreja onde se realiza a cerimónia. É uma boa forma de garantir que ninguém se perde no caminho e que todos chegam a horas. Também é de bom tom os anfitriões darem comida a quem espera pela saída – isso não só motiva os convidados a virem como lhes permite suportarem a longa cerimónia com algo na barriga. Se for um casamento DE MANHÃ, é costume oferecer-se um pequeno almoço. Se for um casamento DE TARDE, é habitual ser um almoço volante.


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Como organizar uma receção aos convidados em casa dos pais?

Primeiro, devem falar com os pais e avaliar o à vontade em receber em casa a família e amigos mais próximos. Devem inclusivamente pedir-lhes autorização e combinar alguns pormenores em conjunto.

Segundo, devem definir qual o espaço a utilizar – espaço interior ou exterior? Devem preocupar-se com o conforto dos convidados – já tem mesas e cadeiras para os convidados é necessário alugar? É um espaço adequado para dias de chuva ou poderá ser necessário colocar um toldo ou uma tenda para o efeito?

Poderão querer definir a decoração: fazer a decoração do espaço DIY ou contratar alguém para o fazer? A melhor opção será tirar partido de uma decoração minimalista que já exista no espaço (será a opção mais económica).

Finalmente, devem decidir quem irá fazer a comida para esse evento: fazemos nós em casa (quando? Nas vésperas pode não ser boa ideia…), contratamos um catering (quem? qual o preço por pessoa?) ou mandamos fazer fora (serviço de take-away… quando ir buscar?). Quem distribui a comida pelos convidados: contratamos um catering ou delegamos em algum familiar ou fazemos buffet/self-service?

Não esquecer de respeitar o orçamento que têm reservado para este tipo de evento.


2) Quem convidar e como?

Cada noivo tem os “seus” convidados e habitualmente os convidados do Noivo vão para a casa dos pais do Noivo e saem em cortejo. Os da noiva, ipsis verbis. Não necessitam de nenhum convite formal. Basta que digam, aquando da entrega dos convites ou da confirmação de presença que contam com eles a partir das X horas na morada Y. Para os mais esquecidos, vale a pena deixar uma mensagem no Whatsapp ou uma nota no Website do casamento.

Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 2


3) Quanto tempo demorará a receção?

Assumam que as pessoas começam a chegar para a Preparação do(a) Noivo(a): normalmente os familiares mais próximos como avós ou tios que vos criaram, padrinhos de casamento e damas ou cavalheiros de honra. Todos eles chegam bem cedo para ver as primeiras fotos do(a) Noivo(a) e, com eles, os apêndices – cônjuges, filhos, “plus one”’s, pais, irmãos, etc. Portanto, às horas a que os fotógrafos vos disserem para iniciar a sessão, preparem-se para ter comida e bebida disponível para quem chega e espera.

Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 3


Os restantes convidados vão chegando a conta-gotas até uma hora antes da saída para a Igreja. Devem calcular que cada pessoa poderá demorar 30-45min a servir-se enquanto dá dois dedos de conversa com os presentes. Calculem BEM o tempo para saída deste comité todo para a igreja, contabilizando não só a distância do percurso, o tempo para estacionar e eventuais atrasos. A receção deverá terminar no máximo 15 minutos antes da partida.


4) Quem toma conta da receção?

Nesta altura do dia, vocês estarão a milhas da receção: a tirar fotos divertidas a recompor a maquilhagem, a distribuir miminhos às pessoas especiais do vosso dia, a esforçar-se por que as lágrimas de felicidade não esborratem a vossa maquilhagem, etc. Por isso deleguem a organização da receção a alguém em quem confiem. Tem que ser alguém que conheça os cantos à casa, que liberte responsavelmente as vossas mães da cozinha, que reponha frequentemente a comida e “obrigue” os convidados a servirem-se, garantindo que não falta nada e que não sobra nada. Também tem que ser alguém com boa capacidade de comunicação que seja capaz de encaminhar as “ovelhas tresmalhadas” do vosso “rebanho” a sair de casa e a dirigirem-se para os carros e para a igreja à hora da saída. “Ninguém quer que o(a) Noivo(a) se atrase, pois não?” Pois, os Noivos também não querem nenhum convidado a entrar depois da Noiva!


5) O que servir na receção?

Comida e bebida não pode faltar. Guardanapos e copos não podem ser esquecidos. Eventualmente pratos e talhares para cada um servir-se também! Evitem os descartáveis de plásticos – sejam eco e usem de papelão/cartão. Podem pensar em palhinhas para não estragar a make-up das convidadas. Ninguém estará em casa com cabeça para lavar pratos e copos no dia seguinte. Portanto, pensem bem no tipo de comida que querem servir e como cada convidado poderá comer de forma confortável e sem se sujar.


Habitualmente, pequenas sandes, salgadinhos e folhados em miniatura podem ser boas opções. Podem comprá-los no supermercado ou mandar fazer na pastelaria mais próxima. Muito cómodo é o exemplo dos “finger food”: doses pequenas que cabem na boca, sendo apanhados com um palito ou mesmo com os dedos. São as espetadas de fruta, espetadas de tomate e mozarela, tâmaras enroladas em bacon grelhado, cubos de melão com presunto, húmus e patés com palitos de vegetais, cogumelos recheados, etc. A lista continua e poderão pensar o que poderão fazer de véspera e apenas servir no dia. Pode haver sopa para as crianças ou pequenos copos com sopa fria ou gaspacho para os convidados beberem. Coisas leves e que tapem o buraquinho no estômago.


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 4


Águas e sumos não podem faltar. Limonadas e águas aromatizadas são uma boa alternativa aos sumos de pacote. Algum álcool é aceitável, sobretudo minis bem fresquinhas – podem fazer um rótulo personalizado se quiserem. Evitem bebidas brancas ou vinho tão cedo no dia. O objetivo é saciar a sede de quem está presente e não embriagar antes do tempo.


Qual a nossa experiência?

A casa dos meus pais era demasiado pequena para acolher tanta gente. Mas o noivo e a sogra Milhinha faziam questão de cumprir esta tradição do Norte no nosso Destination Wedding na Madeira. Na casa que alugámos para alojar a família do noivo (e onde se realizara o Almoço Madeirense na véspera do Dia C), disponibilizámos mesas num terraço com vista mar. A comida havia sido preparada na véspera e contava com algumas sobras do almoço. Foram chegando os convidados e comendo conforme lhes desse prazer.


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 5


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 6


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 7


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 8


Como a sessão fotográfica do Noivo havia sido das 11h às 12h30, tiveram imenso tempo até às 14h00 para confraternizar. A essa hora, um autocarro esperava-os para levá-los à Igreja.

Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 9


Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 10


Apesar de a cerimónia começar às 15h00 e a distância entre a casa do noivo e a igreja serem 15-20 minutos, contámos com uma hora para que todos tivessem tempo de sentar-se na Igreja. E correu bem!


E vocês Prinicesas? Contam fazer algo do género?

Beijinhos e bons preparativos

31 respostas

Última atividade por Milhinha, a 9 de Julho de 2021 às 06:47
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Ritinha! Sem dúvida é uma organizacao paralela que requer algum planeamento e ter alguém de confiança em quem delegar essa responsabilidade. Felizmente a minha sogra é essa pessoa! Sempre quis receber os convidados e sabe fazê-lo bem. Apenas tivemos que comprar com antecedência os bens não perecíveis e ajudar na confecção de alguns pratos. E apesar do COVID correr tudo super bem! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Milhinha querida! Útil mais útil não há - os teus debates são assim, já sabes 🥰 Olha, no meu caso como não me vou preparar na casa dos meus pais, farei a recepção onde me prepararei (no hotel do convento), mas também terei mesmo pouca gente além dos meus pais e irmã. E o noivo, como vem de fora de Braga, talvez faça algo em casa dos pais dele, mas isso deixo com ele 😊

    Mas é importante falar sobre este passo, porque requer toda uma logística paralela ao dia e todos querem sempre receber bem, por isso um bom planeamento das pequenas coisas é fundamental. Beijinhos 💚😘

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ya...por um lado é triste se penso muito porque era uma coisa que queria tanto e cheguei a um ponto que já nem queria, já quase odiava o assunto...mas pronto, agora é focar no que correu bem e aproveitar porque JÁ ESTÁ!!! 😁🥳
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente são pensamentos que toda a noiva COVID tem: “eu já só quero despachar istooooo” e depois “ainda bem que me casei naquela altura. Uns dias mais tarde não conseguia casar nas mesmas condições”. É duro de se dizer mas é a verdade. Bjs
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vejo a hora Milhinha 👸🏼Não vejo a hora 🥰😘
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Milhinha podes crer!!! Olha até pode parecer estranho mas nem sei se tou mais feliz de ter casado ou de ter arrumado o assunto 🤦🏼‍♀️😂 juro, isto já tinha de se resolver!!!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Percebo perfeitamente a decisão Daniela. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ou não fosses tu mulher do Norte ! Hahahha vai ser lindo! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Minha Bubbly Dani! Apesar de não ser nos locais que idealizavas será onde tens o coração e onde serás muito feliz! De braços bem abertos será um dia único e inesquecível ! Bjs minha querida!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Do Ribatejo trago memórias do dia a seguir ao casamento em que nos juntávamos para começar as sobras! Eram sempre dois dias a rebolar! Hahaha bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tiveste duas mosquinhas a torcer por ti pa!m (uma delas presencialmente Hahahah) o noivado é terrível mas vale a pena casar para viver tanta Felicidade! Bjs
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha ☺️
    Opa por acaso ficou muito giro e correu super bem ☺️ as pessoas ainda têm a cena de vir a casa dos noivos e apesar da nossa preocupação com o covid havia muito espaço no quintal e as pessoas comeram e beberam por aqui 😘
    Tenho de te mostrar as fotos e vídeos do vídeo pah
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mimiiiiii! Adoro estas fotos! Adoro os girassóis! A decoração estava exímia! Parabens! Que felicidade! Quero mais fotos do teu dia mais que perfeito! Bjs
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha! Nós aqui no Ribatejo também temos esse costume Smiley tongue

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida RD 👸🏼

    Uma vez mais parabéns pelo informativo e detalhado post🤩 Rico em detalhes e sobretudo, tua História de verdade🥰

    Por aqui, pretendo fazer algo do género, adaptando-me a situação (não ser no meu país de naturalidade, nem de residência).

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Milhinha ☺️
    Olha por cá também há o habito das pessoas virem a casa dos noivos, comer, tirar uma fotografia com o/a noivo/a ainda solteiros 😊 no nosso caso por causa do covid estávamos com algum medo...o noivo apenas quis que fossem os tios mas no meu caso, que tinha mais convidados veio muita gente a nossa casa! A minha mãe já andava preocupada com quantas pessoas, quantos croquetes 😂 o covid...etc...mas optamos por contratar umas senhoras que serviam caixinhas individuais com salgados ou bolos e as bebidas e correu super bem! Enquanto isso eu despachei-me e sai para a rua onde tirei as fotos com o pessoal... Aqui fica umas imagens:
    Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 11
    Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 12Recepção na casa dos noivos: uma tradição do Norte de Portugal para acolher os convidados antes da cerimónia. 13


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens toda a razão. Terão tempo de comer até rebolar no copo de água! Bjs
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já pensei nisso, mas como será Dezembro tenho um pouco de receio do tempo e que as pessoas não aproveitem 🤔😘

    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2021 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate!
    Em princípio não vou ter, opção minha e dos pais.
    Beijinho
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Milhinha 😍

    Por cá, não fazia muita questão mas é tradição e irei fazer em casa dos meus pais (eles matavam-me eheh) 😘

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto, sou team-simples 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uns queijinhos numa tábua e voilá! Delicioso! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Laurinha! Em alternativa já pensaste fazer algo à saída da igreja? Umas bebidas e algo para comer? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah isso cheira a um casamento bem Português! Adoroooo 😍😍😍😍 adoro as sobras do dia seguinte! Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, porque será literalmente só os pais de cada lado e o meu cunhado. Mas tenho impressão que virá enchidos na mala dos sogros 😅
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Carlinha! Já pensaste na ementa? Que tipo de aperitivos vais incluir? Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha ótimas dicas para quem precisa de se organizar na manhã do casamento. Nunca pensei fazer isto, mesmo sendo o noivo da região centro, mas vamos ter algo parecido e micro, já que vivemos na mesma casa e os pais vão estar lá. Teremos uns comes e bebes para quem vai estar lá. Beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um optimo debate!
    Eu fiz recepção em casa, neste caso para almoço (a comida chegou pelas 12:30/13h.

    Tinham-me dado um orçamento de 12€ por pessoa que, apesar de ser razoável achei demasiado. Então como na minha zona se oferece o bolo ferradura, a senhora que os faz faz também estás recepções, a minha mãe falou com ela e nós compramos o pão, frutas e bebidas. As senhoras montaram tudo no pateo da nossa casa (graças a Deus não choveu). E depois de sairmos elas arrumaram tudo.
    A minha irmã conseguiu que um senhor que tem um restaurante lhe emprestasse chapéus (da super bock bem grandes - nem sei porque não tirei foto)

    No dia seguinte ao casamento fizemos novo almoço com a comida da recepção e as sobras do casamento e muita gente ainda levou sacos de comida para casa 😂😂😂
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Milhinha! Por aqui os meus pais vivem num apartamento e, com a situação do COVID, não temos grandes condições para receber pessoas. Por isso, vamos optar por mandar os convidados logo para a igreja para uma maior segurança de todos. Mas acho esta tradição fantástica 😍

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Heloísa! Adora que contasses a tua experiência de First Look! É um momento raro por aqui. Ainda há muitas noivinhas que não sabem do que se trata. Bjs
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Milhinha,
    Mais um excelente debate, que vai ajudar muitas noivinhas!!! Smiley heart
    Por aqui não fizemos receção... Decidimos vestirmo-nos na nossa casa (cada um num quarto), fazer o first look na nossa sala e sairmos juntar para o casamento! Smiley winking
    Beijinho!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração