Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Pelos casamentos de Portugal

Ritinha, a 17 de Abril de 2020 às 18:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 7 38

Olá comunidade linda,

Lisboa volta a atacar. Recordo que encontro-me numa missão muito importante, sob o comando das nossas Professoras. Esta tem como objectivo espalhar informação e no meu caso em específico apresentar e representar Portugal de Norte a Sul e também ilhas. Criar a união e solidariedade pelo nosso país e os Portugueses, nomeadamente os que têm comércio e estão a passar um momento menos feliz com esta Pandemia.

O nome da missão:

Pelos casamentos de Portugal 1

No meu primeiro ataque fiz um consórcio com a minha camarada Madeira, mais conhecida por Milhinha. Para quem não leu, recomendo que espreitem o debate: Casar em Lisboa (e não só).

Diz o povo e tem razão: "Se queres ir depressa vai só, se queres ir mais longe acompanhado." Pois bem, em conjunto com várias meninas desta comunidade desenhamos um plano: percorrer os casamentos de Portugal, com sugestões de lua de mel. Em alguns casos será por regiões, noutros por cidades. Não consegui em tempo útil reunir informação sobre tudo, mas um debate seria pequeno para a riqueza do nosso povo.

Minho, com o apoio da Alexandra

Casamento do Minho

"Então no Minho temos o casamento mais tradicional de Portugal que são as noivas do Minho de onde provêm os corações de Viana e os lenços dos namorados , aqueles vestidos na sua maioria pretos enormes e todo o ouro da família era usado pela noiva naquele dia"

Apontamento pessoal: Se fosse do Minho eu iria ter um momento de Desgarrada, nem faltaria a bela concertina. Em todo o caso, o Quim Barreiros está presente na maioria das festas!

Lua de Mel no Minho

"Quanto a lua de mel no Minho é fácil de convencer querida temos a famosa Serra do Gerês que é maravilhosa cheia de trilhos, cascatas e lagoas magníficas e paisagens apaixonantes. Temos também o berço do nosso país (Guimarães) que vale sempre a pena visitar pela história e claro pelo romance das suas ruelas 😉. Não posso esquecer outros pontos importantes como Braga, Viana e Ponte de Lima que são cidades cheias de charme e história. Há é claro esta não há nada como a nossa gastronomia tradicional "

Douro, com o apoio da Vânia

Casamento do Douro

"Como a região é pautada por muitas aldeias a noiva acaba por ir de sua casa à Igreja a pé em vez de ir no carro porque não se justifica. Sendo uma região bastante religiosa diria que 90% dos casamentos são feitos na igreja e são raros os que não são feitos na terra da noiva, é um ultraje pensar de outra forma 😉 - Por norma os casamentos são realizados durante a manhã para se aproveitar o resto do dia. Todo o resto é igual ao que vemos diariamente em todo o país. "

Apontamento Pessoal: Penso que não seja uma inconfidência dizer que a nossa Vânia fez o primeiro brinde com Vinho do Porto. Existe, ainda, um ritual da caixa de vinho de Porto ilustrado neste debate. Para quem quer o tema sobre esta região, tem aqui algumas inspirações.

Lua de Mel do Douro

"A região é linda, tranquila, tem um cheiro no ar maravilhoso. Além disso a gastronomia é de comer e chorar por mais, tens o cabrito, as tripas, milhos, os enchidos que são tão bons, nos doces tens as famosas pêras bêbadas ou ainda o bolo da Teixeira que é feito com erva doce... há um número interminável de iguarias. Além disso o nascer do sol nas montanhas e por do sol junto ao rio são de cortar a respiração. Para mim a altura perfeita é em setembro, com as vinhas a ganharem um tom dourado e as vindimas a serem feitas. Para os casais que gostam de novas experiências vindimar pode ser uma delas. Podes também visitar uma adega ou até mesmo uma quinta e perceber como se fabrica o vinho de mesa e ainda o vinho do Porto, acabando a visita com uma prova fantástica de vinho do Porto. Tens ainda a opção de fazer um cruzeiro ao longo do rio Douro e entrares num clima de verdadeiro romance 😍 A região é rica em história, em monumentos, tem uma das estações de caminhos de ferro mais bonita de Portugal no Pinhão, toda ela revestida de azulejos a contar a história do vinho. E tens ainda o monte de São Leonarda da Galafura que tem uma pequena capela no meio da natureza... esse foi o local que inspirou Miguel Torga a escrever os seus Diários e em algumas passagens descreve a região de uma forma fantástica e sem igual. Olhando através do miradouro não é difícil perceber porque é que ele gostava tanto daquele local, a vista é de cortar a respiração ❤️ E as pessoas... são tão educadas mas severas ao mesmo tempo, são amigas e ajudam o vizinho sempre que podem, há um verdadeiro espírito de partilha e de ajuda entre as pessoas de casa aldeia. Eu não escondo o que o meu coração diz... para mim o verdadeiro Portugal é no Douro."

Beiras | Viseu

Casamento nas Beiras | Viseu - Tal como referiu a Vânia não existe uma tradição típica desta zona. A coisa mais Viseense que já vi num casamento foi haver bombos à saída da igreja, pois remete-me para as tradicionais Cavalhadas. A adopção de pratos típicos desta zona como a Vitela à Dão Lafões, queijo da Serra, pastel de Vouzela, tudo bem regado por um belo Vinho Dão, pode ser um forma de nos aproximarmos desta zona.

Lua de Mel nas Beiras | Viseu - Partilho convosco estes roteiros sobre a Beira Interior 1, 2 e 3. Na Beira Alta podem visitar a cidade de Viseu, Senhora da Beira (recomendo na época da Feira de São Mateus, a mais antiga da Península Ibérica), conhecerem os concelhos limítrofes muitos deles bem marcados pelas vinhas do Dão e darem um saltinho até à belíssima Serra da Estrela.

Coimbra, com o apoio da Carolina

Casamento em Coimbra - "Não há muitas tradições em Coimbra para casamentos, há muitas noivas que têm o sonho de casar na Sé Nova que é uma igreja linda e conhecida pela Serenata da Queima das Fitas. Uma coisa que muitos noivos que estudaram em Coimbra fazem é pedir aos amigos para levarem as capas de estudante e no fim da cerimónia, ao saírem da igreja, esticam as capas para os noivos passarem por cima delas "

Apontamento pessoal: Acrescentaria a tradição dos ovos de Santa Clara , uma vez que o Convento da Padroeira se situa em Coimbra. Encontrei um debate que fala da tradição das Amêndoas da noiva, em Coimbra

Lua de Mel em Coimbra - "Coimbra tem vistas lindíssimas para apreciar durante a lua de mel. Não esquecendo a Quinta das Lágrimas que tem hotel e jardins lindíssimos para passear. Há também o jardim botânico e passear na alta e na baixa de Coimbra é sempre uma oportunidade para conhecer mais uns sítios. Para noivos que apreciem a praia, têm três zonas de praia nas redondezas, Figueira da Foz, Mira e Tocha. E para noivos que prefiram a serra, têm as Aldeias de Xisto na Serra da Lousã, a minha preferida é o Talasnal Em qualquer sítio que escolham posso garantir que a comida é divinal e que serão sempre muito bem recebidos."

Casar no Santuário de Fátima, com o apoio da Neide

"Fátima, a terra santa, a nossa senhora ... a mística! Decidimos casar na Basílica do Santuário de Fátima mesmo com todas as restrições! Casar no santuário exige abdicar de muitas coisas de noiva! Vou fazer uma lista! Não pode haver : - Missais; -Passadeiras; - Flores a porta -Flores no corredor; -Flores no altar ; - Não se pode atirar nada aos noivos ; - O Órgão da Basílica não pode ser usado pelos coros contratados! O Altar terá flores , que eu escolho, têm de ser brancas, mas são as freiras que habitualmente decoram a basílica que tratam disso! O santuário paga as flores! Ao início fiquei reticente com tanta exigência, mas, após uma conversa muito íntima com a pessoa que é responsável pelos casamentos no santuário, decidimos que é o que queremos! Eles defendem que ali é feito o ritual do casamento e que a festa e o alarido é feito depois! A basílica é muito bonita , não precisa de nada mais! Casar no santuário de Fátima vai ser uma emoção muito grande!"

Alentejo

Casamento no Alentejo - O Alentejo é uma região que muito aprecio. Acho lindíssima, com pessoas muito simples, comida que me delicia e tem ainda um dos estilos de música que tenho vindo a aprender a apreciar: o Canto Alentejano. Na comunidade já houve quem usasse esta região como tema de decoração.

Lua de Mel no Alentejo - Entre as planícies e a Costa Vicentina, o que não faltam são ideias e locais a visitar, como já fizeram várias noivas desta comunidade: Mini lua de Mel - Herdade do Amarelo; A minha lua de mel; Alentejo.

Algarve

Casamento no Algarve - Hoje uma senhora contou-me uma tradição desta região que achei lindíssima. Era costume atirar aos noivos na saída da cerimónia flores de amendoeira e tentavam que os vestidos das noivas fossem do branco destas flores. Este pode ser um destino para um Elopement Wedding. É um local idílico para realizar o Trash the Dress.

Lua de Mel no Algarve - Para os amantes de praia este é um dos destinos mais certos do nosso país como, aliás, já alguns noivos da comunidade o fizeram: Algarve, Lua de mel no Algarve.

Açores, com o apoio da Catarina

Casamento nos Açores - "A tradição principal e mais distinta em casamentos açorianos é o correr o sapato. Basicamente uma pessoa da família da noiva e uma pessoa da família do noivo, normalmente são as madrinhas/padrinhos ou irmãos, percorrem as mesas a pedir dinheiro aos convidados para colocar dentro de um sapato da noiva e de um sapato do noivo. Todos os convidados já estão a contar e por norma participam todos ajudando assim os noivos. O contributo não precisa de ser grande e em muitos casos rasgam as notas para dividirem por ambos os sapatos. O problema depois é colar as notas 😂 Depois temos outras características mais particulares. A grande maioria dos casamentos são religiosos. São raros os casamentos civis em quintas, por ex. Assim como na Madeira, as cerimónias religiosas começam de tarde (pelas 14h - 15h). Os convites são entregues 2 meses antes do casamento. Salvo algumas excepções, os convites não são entregues antes disso. Apesar de não ser assim tão tradicional, costuma ser comum os noivos, depois de casados e junto com os seus convidados, percorrerem as ruas da freguesia a apitar os carros. E se por exemplo, alguém vai casar a uma freguesia vizinha e para irem para o copo de água têm que passar pela freguesia do outro, fazem esse percurso também. Ao contrário do que acontece no continente, não existem muitas quintas para casamentos. Optam por casamentos em tendas localizadas em espaços próprios para o efeito, jardins ou hotéis. Como não existem muitas quintas com jardins, aproveitam a beleza das paisagens para poderem tirar as fotos. A maior parte dos jantares dos casamentos açorianos são buffet em vez de serviço empratado. Claro que depende muito do espaço, da opção do casal e do número de convidados mas habitualmente o jantar é buffet. Apesar de alguns espaços fornecerem ceia como extra num casamento, por norma, não são servidas ceias nos casamentos açorianos devido ao facto dos casamentos já começaram mais tarde e do tipo de jantar. "

Lua de Mel nos Açores - "Quem vai aos Açores não sai de lá sem dizer que irá voltar. Com 9 ilhas tão cheias de beleza mas ao mesmo tempo tão distintas entre si, este arquipélago é um pequeno paraíso na terra. Podemos fazer uma pequena tour virtual pelas 9 ilhas do arquipélago. São Miguel sendo a maior ilha, é a denominada ilha verde . Por aqui irão ficar encantados com lagoas deslumbrantes, praias de areia preta, piscinas de água quente férrea, gentes de sotaque acentuado no U, cozido à portuguesa cozinhado num fogão natural a céu aberto, fontes de água azeda, plantações de chá e uma gastronomia de chorar por mais. A ilha de Santa Maria é considerada o Algarve dos Açores pela sua boa temperatura durante todo o ano e pela sua praia de areia branca. É conhecida também pelas suas meloas saborosas e pelo pequeno deserto vermelho. A ilha Terceira, destaca-se por ser a ilha das festas e do povo hospitaleiro. Esta ilha possui um património histórico único e um sotaque muito peculiar. É a ilha das touradas à corda. Quem visita esta ilha não pode deixar de provar a famosa alcatra. A ilha de São Jorge é ainda uma ilha por descobrir para muitas pessoas. Esta ilha tem um grande potencial para o turismo de caminhadas devido às suas fajãs e biosfera. É mais conhecida pelo fabrico de queijo. Queijo esse com sabor bastante peculiar devido ao diferente tempo de cura. A ilha da Graciosa, é a segunda ilha mais pequena do arquipélago. Aqui o ritmo é mais lento e o cenário mais pitoresco. As suas atrações principais são a Caldeira e Furna do Enxofre. A nível gastronómico não podem deixar de provar as famosas Queijadas da Graciosa. A ilha do Pico, é a segunda maior ilha dos Açores. Ostenta a montanha mais alta de Portugal e quem a visita fica sem palavras. A ilha possui muitas riquezas. O vinho e as baleias foram essenciais no passado. Ainda hoje mantém uma grande produção de vinho e de aguardentes típicas. Não podem perder o museu do vinho e o museu dos baleeiros onde poderão descobrir mais sobre a história da caça à baleia. Por isso, devem apostar na Observação de Baleias e Golfinhos como uma das actividades a fazer na ilha. A ilha do Faial, conhecida como ilha azul, tem como grande atração a sua marina. A marina da cidade da Horta é mundialmente conhecida pelas suas pinturas náuticas e recebe milhares de iates por ano. Esta ilha foi palco de uma grande erupção vulcânica, a erupção dos Capelinhos que fez com que a ilha crescesse um pouco mais. Não podem perder a visita ao vulcão e ao museu. A ilha das Flores , é a ilha com mais precipitação dos Açores, sobretudo fora dos meses de verão. Esta ilha oferece picos, vales, lagoas e cascatas para os verdadeiros amantes de natureza na sua plenitude. Dedicada principalmente à indústria dos laticínios, o queijo Ilha Uniflores e a manteiga artesanal desta ilha são imperdíveis. Por fim, a ilha do Corvo, é a ilha mais pequena e remota do arquipélago. É conhecida pela sua imponente Caldeira (Lagoa do Caldeirão) e pelos seus moinhos de vento. Com poucas dezenas de habitantes irão sentir-se em casa nesta ilha tão acolhedora."

Quero agradecer a todas as meninas que contribuíram de forma tão altruísta para que este debate, fosse o mais completo possível.

Somos um país tão pequeno, mas tão rico e bonito que não é difícil encontrarmos uma nova ideia para incorporarmos no nosso casamento ou um destino de lua-de-mel que nos encha as medidas.

Eu acredito, profundamente, que ao escolhermos um produto Português coloca-nos na linha da frente contra o Covid-19.

Beijinhos e Viva Portugal!

38 respostas

Última atividade por Ritinha, a 23 de Abril de 2020 às 13:13
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, foram umas queridas sem dúvida Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente debate cara Lisboa! E muitos parabéns a todas as meninas que deram o seu contributo 😍😘

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 Coimbra (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate Rita 😍
    Estes debates enchem-nos de orgulho de pertencer a este país 😊
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Professora, elas foram umas queridas, super prestáveis!

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Smiley smile somos duas, adoro os casamentos do Minho.

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Ancara, sim estão aqui contributos fantásticos Smiley smile

• Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todas pelo grande contributo. Tem informações excelentes neste debate! 😘

• Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todas as noivas que deram o seu contributo Smiley heart

Um debate que demonstra as nossas tradições... De norte a sul do país, passando pelas ilhas Smiley heart

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Lisboa, excelente debate Smiley love Os casamentos do norte é os que mais me agradam eeheheheh.

ótimas dicas que aqui tens, parabéns!! Smiley kiss

• Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é a pura verdade ❤️
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Querida Vânia, muito obrigada pelo teu contributo. Sei que amas o nosso País com a mesma alma e coração que eu.

Espero que este debate seja uma mais valia para a comunidade e desta forma, ainda que em pequena escala, para o nosso país.

Beijinho grande!

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi um gosto ☺️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida Rita..ricas palavras!😊😉
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Smiley smile Muito obrigada pelas tuas palavras. Também eu sou uma apaixonada pelo nosso país.

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida Milhinha, a Catarina fez um resumo fantástico de cada ilha, só conheço São Miguel e fiquei encantada! Vai ser uma lua de mel fantástica. Se nada mudar, até lá, em Agosto estarei pela Costa Vicentina Smiley smile

Obrigada pelas tuas palavras! Beijinho.

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Rio, é um sumário do nosso país com algumas ideias do que fazer em cada local abordado.

Verdade, temos de investir em Portugal Smiley heart

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Maria, muito obrigada!

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Toronto, obrigada eu pelo teu precioso contributo. Acredito que as ilhas dos Açores serão uma hipótese de lua de mel para várias noivas.

Beijinho.

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Denver, somos tão pequenos e tão grandes Smiley heart

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Nova Déhli, o nosso país e a sua gente são fantásticos e únicos. Como cantava a Amália:"Fica bem esta franqueza, fica bem / que o povo nunca desmente / a alegria da pobreza / está nesta grande riqueza / de dar e ficar contente."

Obrigada pelas palavras!

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara Palermo, tenho de fazer publicidade ao país. Smiley smile

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha querida Alexandra, obrigada pelo teu contributo Smiley heart

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cara México, o nosso Portugal é uma país espetacular. Tanta coisa num espaço tão pequeno.

Obrigada pelas palavras!

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, muito obrigada pelas palavras. Não há país como o nosso :')

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Havana, eu adorava ir a um casamento tipicamente Minhoto, tem imensa identidade.

Obrigada! Beijinho.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa, que excelente debate 😁. Apesar de ser do Minho não me identifico muito com os casamentos de lá, mas a nível de animação há sempre muita 🙂.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita, que excelente debate ❤🙏 sem palavras!
    Nosso Portugal!
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa ❤️ bem que debate 😍😍 excelente excelente excelente!! Não só para conhecer os costumes.. Mas também para conhecer melhor o nosso país ❤️ obrigada 😘😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estes são os Debates que valem a pena obrigada Ritinha ❤️
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa, tantas tradições que se vão conhecendo dentro do nosso país Smiley smile e culminas a abrir o apetite para a lua-de-mel 😍😍😍👌
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Que debate lindo! Quando li o debate senti-me tão honrada em pertencer a esta população tão rica, humilde, carinhosa e hospitaleira! Parabéns pelo grande debate e pelos relatos tão únicos das meninas de cada região do nosso pequeno grande pais!😀😉
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa!
    Obrigada pela partilha!
    Execelente debate! Nós somos um país tão pequeno mas cada região tem a sua tradição ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração