Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Casar em Lisboa (e não só)

Ritinha, a 15 de Abril de 2020 às 20:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 65

Olá Comunidade linda,


Sou a Lisboa (menina e moça) e encontro-me numa missão muito importante, sob o comando das nossas Professoras. Já devem ter reparado que em conjunto com outras camaradas, estamos a atacar a comunidade. Mas somos que nem Robin Hood, os nossos ataques não são assaltos, mas são dádivas, neste caso com algo extremamente importante nos dias de hoje: Informação. Chamamos a nossa missão: A Casa dos Casamentos.


Casar em Lisboa (e não só) 1


Cabe-me a mim apresentar e representar Portugal de Norte a Sul e também ilhas. Um país pequeno, mas riquíssimo em costumes, tradições e com tanto para explorar e descobrir. Numa fase em que enfrentamos uma pandemia e posterior crise económica, deixo um apelo: comprem produtos Portugueses, façam férias e lua de mel no nosso país. Vamos unir-nos por Portugal!


O primeiro ataque é um consórcio com uma grande camarada: a Madeira! Ou como é comummente conhecida por Milhinha. Entrevistei-a, com o intuito de ela nos dar a conhecer algumas curiosidades sobre os costumes do casamento na ilha da Madeira e como geriu a questão de parte dos convidados serem de Portugal Continental e o matrimónio realizar-se na sua ilha.


1. O nosso país, apesar de pequeno, é rico em tradições e costumes. Na Madeira existe algum relacionado com o casamento que lhe seja característico?

Todas as regiões mais isoladas do país (ilhas, interior, pequenas aldeias perdidas no meio da serra), desenvolveram ao longo dos anos tradições próprias e que merecem ser preservadas. Falo das noivas do Minho que tu tão bem ilustraste num debate, do roubo do topo do bolo no Norte e as lembranças comestíveis em ferradura de Alcobaça.

A Madeira não é diferente. Todos os casamentos conservam tradições bem religiosas. Casar na igreja da noiva ou em capelas particulares é quase obrigatório. Decorar a igreja cheia de flores é sinal da devoção (e proporcional à riqueza) de cada família.

A organização do casamento é o epitomo do matriarcado! Todas as mulheres se juntam para ajudar a fazer o enxoval enquanto dão palpites sobre o seu casamento. No dia do casamento, em casa estendem-se as toalhas de Bordado Madeira (guardadas para épocas especiais). O noivo e a noiva não dormem juntos na noite antes do casamento - expressamente proibido se não quisermos padecer da fúria Divina! Apenas a família mais próxima (nuclear) assiste à preparação d@ noiv@.

Os casamentos são sempre depois do almoço (as distâncias são curtas, na verdade). Segue-se sempre uma sessão de fotos entre o casal ou com a família mais próxima num sítio diferente entre a Igreja e a Quinta com uma bela vista ou num jardim tropical (um mini-Trash the Dress). No copo de água (habitualmente em restaurante ou hotel), costumamos brindar com o melhor Vinho Madeira. Uma tradição verdadeiramente madeirense (mas que não pretendo cumprir) é as mulheres da família da noiva encherem a cama dos noivos com açúcar (outrora a maior produção agrícola da região).

De resto, as festas assemelham-se muito aos casamentos do Continente, por vezes com toques do estilo imperial americano trazido pelos emigrantes Venezuelanos.


2. Que atenções ou cuidados extra tiverem que ter para os vossos convidados de Portugal Continental? (e.g voos, transfers, hotel) ou por outro lado, eles trataram de tudo?

Contextualizando um pouco: vivo com o Noivo Milhinha em Lisboa, mas decidimos casar na terra da noiva. Assim, organizámos o nosso Destination Wedding na Madeira, porque muitos dos nossos amigos vinham dizendo que “só iriam à Madeira para o nosso casamento”. Achámos a ideia gira e lá metemos mãos à obra.

Da parte da nossa organização, exigiu muitos contactos via e-mail e telefone em busca de fornecedores – que só foi possível com a app casamentos.pt. Marcámos várias viagens de 4-5 dias para reuniões – foi uma correria, mas só assim conseguimos os fornecedores certos a tempo.

Do ponto de vista dos nossos convidados, foi uma verdadeira batalha logística que só vi em casamentos continentais em que os noivos vêm de terras distantes. Julgo que todas as noivas que têm familiares emigrados por essa Europa fora têm a mesma preocupação: assegurar que esses familiares compram atempadamente as viagens (para não gastarem muito dinheiro com viagens à ultima da hora), arranjar alojamento perto da quinta para ser mais cómodo, sugerir empresas de rent a car ou transferes do aeroporto. Contudo, habitualmente estas preocupações cingem-se a 10-25% dos convidados de fora. No nosso caso, eram 90% dos convidados! Conseguimos estabelecer uma comunicação eficaz com os nossos convidados através do nosso Website de Casamento e organizámos um verdadeiro roteiro turístico na Madeira. Tornamo-nos em mini-agentes de viagens e estamos sempre a tentar arranjar alternativas em conta.


3. Na Madeira existem muitos fornecedores e que te enchiam as medidas ou havia algum do continente que tiveste ou pensaste negociar o seu serviço para o teu casamento?

Muito sinceramente, ficámos desencantados com a oferta de fornecedores que existia na ilha. Sendo o noivo do Norte, queríamos pelo menos manter algumas tradições do Norte: receber os convidados em casa do noivo com um pequeno almoço, um copo de água em quinta com jardins amplos, comida de perder de vista (se possível, com sushi), mesas de queijos e de marisco, festa até às tantas da manhã. Isto é o mínimo num casamento normal – achávamos nós!

Chegámos à Madeira e vimos preços por pessoa bem mais caros do que tínhamos visto em quintas no Continente, com menus bem simples e modestos, com limitação de horas ou preço de hora-extra exorbitante – bem-vindos à indústria milionária dos casamentos! Tínhamos disponibilizado uma boa parte das nossas poupanças – não queríamos que o dinheiro fosse problema! Mas simplesmente os fornecedores não queriam ir de encontro com as nossas expectativas: pedir uma simples taça 5Kg de camarão era uma dor de cabeça, não havia forma de encaixar os nossos 180 convidados num espaço amplo com jardins, todos os fornecedores se refugiavam na sua “experiência” com casamentos de estrangeiros (pequenos e organizados durante a semana) e com “aquilo que eles sabem fazer e que funciona”. Corremos TODOS os fornecedores de Copo de Água da App e nenhum nos enchia as medidas. Acabámos por nos conformarmos que seria um casamento diferente. Escolhemos fornecedores apaixonados pelo nosso projeto e que gostam realmente do que fazem. Também apostámos em novos talentos, pessoas da nossa idade que com alguma experiência têm trabalhos fantásticos e preços acessíveis.


4. Sentiste que houve alguém que tenha dito que não dada a viagem? Ou por outro lado, aproveitam para ir de férias?

A viagem para a Madeira (1h20-1h40 dos principais aeroportos do país) foi o melhor e o pior do nosso casamento.

Tivemos algumas (poucas) desistências por causa da viagem de avião especialmente dos mais velhos que não podem viajar por motivos de saúde. No entanto, foram desistências de peso – a única avó viva do noivo Milhinha e o padrinho de batismo (que seria o nosso padrinho de casamento).

Tivemos muitas pessoas a tirar férias para aproveitar e conhecer a ilha e por isso mesmo deixámos todas as dicas possíveis e imagináveis sobre a ilha! Deu-nos imenso gozo assistir ao entusiasmo dos nosso amigos e familiares! Houve quem criticasse não termos escolhido época de férias da escola (de “não termos respeito por pais com filhos”), mas são precisamente essas as alturas em que os preços disparam em flecha.

Não podemos agradar a gregos e troianos – mantivemo-nos fiéis às nossas convicções!


5. Último desafio: Convence-me a ir passar a lua de mel à tua Madeira Smiley winking

Começo por dizer que o COVID-19 veio abalar a nossa realidade e a nossa economia. É provável que entremos em crise nos próximos temos. Eu e o noivo Milhinha decidimos abdicar da nossa Lua de Mel na Tailândia e apostar no Turismo em Portugal nos próximos anos. Se todos fizerem isso, iremos levantar-nos mais facilmente do que esperamos!

Posto isto, a Madeira é o sítio ideal para Lua de Mel (e férias, no geral) a qualquer altura do ano. Dotado de um microclima devido à floresta Laurissilva, é frequente encontrarmos as quatro estações do ano num dia só. O que quer dizer que se estiver chuva no Funchal, pegas no carro para a outra ponta da ilha e poderás desfrutar e ótimos banhos de sol. Vive da Indústria do Turismo desde inícios do Século XIX – quem não sabe que a Princesa Sissi passava os invernos na Madeira e que Winston Churchill veraneava nos mais luxuosos hotéis da baía do Funchal? Podem encontrar serviços de grande qualidade, com hotéis de luxo e mais recentemente hotéis boutique e mesmo hostels bem simpáticos – há para todos os bolsos!

A comida é simplesmente deliciosa! Procurem o peixe fresco em qualquer restaurante, os bifes de atum fresco, os filetes de peixe espada, o bolo do caco com manteiga de alho, as lapas grelhadas, a espetada em pau de louro, o picado de carne, as frutas exóticas frescas… (Deixem-me enxugar a saliva que me está a correr no canto da boca)

Podem desfrutar de museus e de cultura que remonta à época dos Descobrimentos Portugueses. Visitem o interior das ricas igrejas Manuelinas e barrocas. Deliciem-se com histórias de piratas e corsários (Madeira Story Centre) e das principais rotas de comércio de Açucar (Nucleo Museológico do Açucar) e do Vinho (Adegas de Vinho Madeira).

No entanto, se querem perceber porque milhões de estrangeiros passam a vida a ir e a voltar para a Madeira deixem-se apaixonar pela Natureza! Vejam a Laurissilva de perto, façam levadas, tirem fotos, percam-se nas montanhas, lavem a cara em água fresca e gélida!

Mais que tudo, apaixonem-se pelas gentes: gentes do campo e trabalhadoras árduas, gentes que passeiam na rua com o seu sotaque diferente – aqui o mindset é único! Não se irão arrepender.

E Bónus! Para aqueles que decidirem ir de Lua de Mel para a Madeira – o meu Trio de Debates sobre o Arquipélago da Madeira:

Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder

Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis

Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas!


tenor.gif


Agradeço à nossa Madeira aka Milhinha, por ter contribuído com muita e boa informação.

Também ela nos deixa o apelo: "Depois do grande susto do COVID e de ter de adiar o meu casamento, estou numa missão secreta: ajudar todas as noivinhas a conseguir um casamento o mais Português possível! Fornecedores portugueses, moda nupcial portuguesa até lua de Mel em Portugal. É certo que vamos entrar em crise, mas se privilegiarmos os nossos produtos e fomentarmos a nossa indústria, vamos todos mais longe!"


Por hoje é tudo, mas Lisboa (menina e moça) vai voltar, brevemente.


Beijinhos a todos e Viva Portugal!

65 respostas

Última atividade por Ritinha, a 27 de Abril de 2020 às 13:08
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana Sofia, obrigada eu pela tua leitura*

    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia,
    Excelente entrevista, obrigada pela partilha!!Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, não conheço a ilha da Madeira mas fiquei cheiaaa de vontade!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lisboa! e um olá à Milhinha,

    Eu pessoalmente conheço a Madeira (já lá estive 2x) e adorei. É uma ilha espetacular e faz parte dos nosso planos lá voltar, mas para apostarmos mais em fazer levadas! Smiley kiss

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara Marselha, também estou cheiaaaa de vontade de visitar esta bela ilha*

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lisboa, parabéns pelo debate Smiley kiss Nunca fui à Madeira mas tenho muita curiosidade

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Smiley smile também nunca fui à Madeira e fiquei cheiaaaa de vontade.


    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lisboa,

    Belo debate! Nós ainda não fomos à Madeira,mas com o teu debate e a ajuda da noiva MIlhinha, fizeram com que eu queira muito conhecer a madeira.

    Mais um destino adicionado à lista de viagens a fazer. Smiley sexy

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virgínia, a nossa Madeira é fantástica.

    Obrigada pelo comentário!

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Lisboa! E a nossa Madeira tinha de marcar presença, claro Smiley love

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade! Tem de ser mesmo.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Professora, os meus olhos fixaram "Melhor debate do ano, talvez?". Estou muito orgulhosa pelo resultado e pelo contributo da nossa Madeira que foi um querida e super prestável.

    Neste momento é a minha missão, conseguir concretizar o meu casamento da forma mais Portuguesa possível e tentar passar esta necessidade de apoio a toda a comunidade!

    Beijinho grande e muito obrigada!

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha linda ❤️
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara Barcelona, a nossa Madeira foi formidável! Fizemos um bom consórcio :p

    Obrigada! Smiley smile

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Lisboa! A nossa Madeira também teve uma óptima prestação nesta entrevista! Muitos parabéns a ambas 😍

    E muito obrigado pela partilha com excelente conteúdo! Sem dúvida, VIVA PORTUGAL 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau! Eu nem sei o que dizer deste debate. Melhor debate do ano, talvez? Muitos parabéns tanto a ti Lisboa como à nossa Madeira. Um debate cheio de informação útil e que nos une a todos, portugueses. Eu vou seguir muitos destes conselhos, um deles passar as férias em Portugal, se as condições assim o permitirem claro. Mas este ano não há cá viagens ao estrangeiro, vou voltar a casa e contribuir como posso para a nossa economia.

    Um beijinho grande e um mega obrigada por este debate tão incrível. Enche-me o coração ler isto Smiley heart

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, obrigada pela tua opinião e pela tua descrição da ilha da Madeira! Nós já decidimos que vamos ficar em Portugal, para além de não nos sentirmos à vontade para sair do país, achamos que devemos apoiar o nosso turismo. Estávamos prestes a adjudicar o orçamento para a lua de mel, quando isto aconteceu, foi uma sorte não termos avançado com nada. Já falaste com a tua agência de viagens, para perceberes a posição deles e quais os trâmites que estão a adoptar nestas situações?

    Beijinho!

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauu Smiley smile

    Já estive na Madeira com o noivinho (poucos meses antes de começarmos a namorar, chego a acreditar que foi aquela semana que lá estivemos que nos tornou ainda mais próximos). Fomos numa "Digressão" com a Banda Filarmónica, ficamos na Ponta do Sol, mas conhecemos alguns pontos para além de...

    De facto é sempre uma viagem que digo que gostava de repetir...

    Nos últimos dias tenho estado em dúvida em relação à nossa Lua de Mel, nao sei se me vou sentir segura num avião 11h depois de tudo isto que aconteceu, para além de que ir para um pais um pouco carente de cuidados médicos após uma pandemia, deixa-me super apreensiva.

    A ideia de fazer a nossa Lua de Mel, fascina-me, fascina-me muito mesmo. Já o tinha pensado no passado, mas acabamos por sofrer sempre aquela pressãozinha de " ah é uma vez na vida, deviam aproveitar"...

    Agora a minha questão é, tendo em conta que já avancei com um sinal à Agência de viagens, qual a melhor forma de resolver a questão? Alguém que o tenha feita consegue dar-me aqui uma mãozinha?

    PSSmiley sadQuando isto tudo acabar, quero ainda muito mais conhecer a Europa)


    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Havana, que felizes que ficamos por a ilha da Madeira poder ser um dos teus destinos de eleição para a lua de mel! Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Denver, muito obrigada pelas tuas palavras! É sempre uma mais valia publicitarmos o nosso país, sobretudo neste momento!

    Muito obrigada! Beijinho.

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau Lisboa, que óptimo debate e com a ajuda da nossa Milhinha tá mais que visto que tenho que visitar a Madeira ❤️. Este ano se pudermos ir de férias/lua de mel será um destino em cima da mesa 😁.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nova Déli, como disse às vezes nem nos apercebemos da beleza do nosso país. Mais do que nunca somos Portugal Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara Nairóbi, muito obrigada pelo carinho das palavras. Ainda bem que o achaste útil Smiley smile

    Beijinho!

    • Responder
  • Luisa
    Noiva Ativa Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se dá....E para quem já conhece ainda dá mais. Afinal o paraíso está tão pertinho de nós 🥰😇
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Milhinha aka Madeira, uma vénia faço-te eu por teres aceite este desafio e teres feito respostas tão elucidativas e úteis!

    Enche-me o coração ver os comentários e os feedbacks tão positivos por parte da comunidade que por aqui passa! Estamos juntas por Portugal e pelos Portugueses, dentro das nossas possibilidades.

    Muito e muito obrigada!

    Beijinho grande e abraço virtual do fundo do coração!



    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Atenas, muito obrigada pelas tuas palavras! Tenho esperança de puder lá leva os meus pais num Reveillon, porque sei que para eles é um sonho!

    Obrigada eu pelo teu comentário!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Berlim, a nossa Madeira foi fantástica nas suas descrições e conseguiu convencer-me a ir visitar a ilha! Smiley flower

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, a pérola do Atlântico. Com a descrição da nossa Milhinha dá muita vontade de ir lá!

    • Responder
  • Luisa
    Noiva Ativa Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Madeira ❤ uma ilha de sonho 🥰
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O melhor de todos os debates Lisboa, que vontade se voltar ao meu Portugal e agora de visitar a Madeira, guardo as infos toda para uma futura viagem ❤️

    Ja tinha muita vontade de visitar agora ainda mais Smiley smile

    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Wow! Que debate interessante. Nunca fui à Madeira, mas gostava imenso de lá ir. Foi onde os meus pais foram de lua de mel ❤️ aliás, nunca fui às ilhas portuguesas mas está nos planos pra ir muito brevemente.
    Obrigada pela partilha 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lisboa, a ti uma grande Vénia! Saúdo-te pela iniciativa e por te juntares a mim nesta luta por fazer renascer Portugal das cinzas. Sem dúvidas somos um país de afectos, sem dúvidas somos um país bem capaz de se reinventar! Somos um povo trabalhador e lutador - juntos iremos mais longe! Li todos os comentários com atenção e enche-me o coração de tanto calor todos os elogios rasgados das nossas Destacadas! Adoro esta dinâmica que vocês criaram! Trazer mais cor e mais alegria à nossa comunidade! Sinto que estamos a voltar ao antigamente! A pouco e pouco... Bjs no coração e um abraço apertado virtual! Mais uma vez parabéns!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração