Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva Constante Maio 2019 Coimbra (Concelho)

Ovos a Santa Clara (coimbra)

Daniela, a 10 de Maio de 2019 às 01:11 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 9
Alô, comunidade! 😊 os sites de previsão meteorológica há uns 3 dias davam cerca de 30 graus para o próximo fds. No entanto já mudou e parece que vão haver aguaceiros no nosso dia C (18.05). Já li por curiosidade sobre noivos que entregaram ovos a Santa Clara para pedir bom tempo. Sabemos que "casamento molhado, é casamento abençoado" contudo... a "nossa" quinta lindissimamente verde iria ficar em lama. Melhor prevenir do que remediar. 😊😊😊 Portanto... Quantos ovos deveremos oferecer? O dia? 18 ovos? Ou os dias que faltam? 8? Em Coimbra será no mosteiro de santa clara? Já alguém lá foi entregar ou sabe o sítio exato onde os poderemos deixar? Gratos. Daniela & Ricardo 😊😄💑🙏💖🐾🥚🥚🥚🥚🥚🥚🥚🥚💒😎😎😍

9 respostas

Última atividade por Inês, a 3 de Agosto de 2023 às 00:29
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha madrinha e a minha mãe vão levar na véspera !! Espero que resulte perfeitamente

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Maio 2019 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Milhinha!! Realmente foi lá que tinha visto este debate e por isso o número e já não me lembrava. Obrigada! Vamos amanhã levar meia dúzia, 6 dias... it's the final countdown! Beijinhos 😘😘🌞
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Maio 2019 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também não... mas se é tradição pelo país devem saber. Conheço bem esse mosteiro! Beijinhos e obrigada! 🌞😊😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Maio 2019 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela ajuda, Joana! Vamos levar amanhã. 🌞🌞🌞
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Maio 2019 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Daniela. Irei casar no fds a seguir ao teu. Smiley smile e já andei a informar-me.

    Há uma imagem da Sta. Clara na Igreja da Rainha Santa. É possível entregar lá os ovos (falas com os rapazes que estão logo à entrada). Disseram-me que depois os ovos são distribuídos pelos pobres.

    Eu irei entregar meia dúzia de ovos na semana antes do dia do casamento. Smiley smile

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca vi ovos lá por santa Clara em Coimbra... Mas não custa perguntar. Uma casa de clarissas que ainda funciona aqui na zona é o mosteiro de clarissas do Louriçal, as freiras até costumam fazer doces para vender acho eu
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! Podes procurar no debate https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/os-meus-ovos--t200907 da Noiva Lady in Red. Tem lá tudo explicado. No teu caso podem ser 18 ovos (por ser dia 18) ou 8 por faltarem hoje 8 dias para o casamento. Bjs e bons preparativos (está quase!)
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! ☺️

    Em qualquer sítio que haja um convento dedicado à Santa, como acontece no caso de Coimbra, deve ser lá que se deve ir entregar. Os ovos devem ser caseiros e oferecidos à noiva (não "podem" ser comprados), e devem ser deixados no altar da Santa. E não te preocupes, que toda a gente está habituada a ver as pessoas a deixarem os ovos e a ver os ovos lá em cima. 😉
    Quanto à quantidade, eu já ouvi e li várias teorias sobre isso. Sinceramente, não te sei dizer qual é a certa. Só te sei dar o nosso testemunho: fomos entregar uma dúzia de ovos, exactamente, uma semana antes do casamento, e, no Dia C fez imenso calor (31º no pico de calor, no final de Outubro (dia 28)). Resumindo, fizemos com a nossa fé e da maneira que achámos melhor, e fez muito mais calor do que aquilo que eu, sequer, gosto e tolero 😅.

    Façam como acharem melhor! 😉
    Beijinho
    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Daniela, pelo que eu li tem de ser uma dúzia, não vi nada a indicar que teria de ser relacionado com a data.. Também li em vários sítios que deveriam de preferência ser caseiros e depositados no Altar dedicado a Santa Clara Smiley winking

    Também encontrei esta outra lenda se quiseres completar LOL

    A LENDA DOS OVOS A SANTA CLARA
    Reza a lenda que quando desejamos que o dia faça Sol ou que a chuva vá embora, devemos colocar um ovo no telhado e rezar as seguintes orações: “Santa Clara clareou São Domingos iluminou Vai chuva, vem sol Vai chuva, vem sol Vai chuva, vem sol"
    Tem este outro ritual: Colocar um ovo em cima do telhado ou do muro de sua casa. Rezar um Pai Nosso e fazer esta oração: "Lágrima do peito aberto, coração de Deus ferido, nos defendei da tempestade e de todos os perigos." Para a chuva cessar há uma simpatia que ensina que devemos cantar, após colocar o ovo no telhado: "Santa Clara faça sol, para enxugar o meu lençol".
    Estas simpatias de colocar ovos no telhado, para Santa Clara fazer parar de chover, foram baseadas na seguinte lenda:
    Santa Clara e os Ovos: Dizem que quando a mãe desta santa estava grávida, ela dizia: - Esta minha filha se chamará Clara, pois iluminará o mundo.
    Então, a profecia se cumpriu e a garota nasceu. Durante a sua infância, esta menina aprendeu a cozinhar e seus confeitos preferidos eram doces feitos de clara de ovos.
    Na juventude, ela conheceu São Francisco de Assis e fundou a ordem de freiras chamada Clarissas.
    Diz à lenda que Santa Clara gostava de fazer doces com claras de ovos no convento.
    Alguns destes confeitos alimentavam as freiras, mas a maioria deles era vendida na aldeia para ajudar financeiramente os pobres. Porém, uma vez, naquela mesma região, uma praga exterminou as galinhas e por isto os ovos dela sumiram daquele local.
    Deste jeito, Santa Clara ficou muito triste e rezou para que Deus enviasse uma solução. Naquele mesmo instante, bateu na porta do convento uma caravana de carroças, cheias de galinhas e seres humanos, vindos da Espanha, que falaram: - Por favor, nos ajude! - Nos dê abrigo, pois nossa aldeia inundou, pois não para de chover lá.
    Temos galinhas e ovos para oferecer em troca de hospedagem.
    Santa Clara aceitou a proposta e aquelas pessoas simples encheram sua cozinha de ovos.
    Então, desta maneira, ela rezou: - Meu Deus faça com que pare de chover na cidade deste povo! Deste jeito, Santa Clara fechou os olhos e viu a chuva cessando naquela aldeia e a água sendo sugada pelo Sol quente.
    Desta maneira, ela saiu correndo e avisou aos flagelados que eles podiam ficar hospedados o tempo que desejarem.
    Mas, explicou que por força divina, a chuva já tinha parado. Inclusive, águas que invadiram suas casas, despareceriam dali em 15 dias. Portanto, Santa Clara explicou que se a enchente voltasse a prejudicar a aldeia daquelas pessoas, era preciso que estes mesmos moradores jogassem ovos no telhado e fizessem uma oração, pensando no criador e naquele humilde convento.


    Isto era para a pequena história Smiley smile

    Agora as noivas que já fizeram devem te ajudar um pouco mais

    Boa sorte querida

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração