Olá noiv@s!!
Estou de volta, desta vez para vos contar a aventura que tive que o "ex" amigo AliExpress. Atenção, que decidi só relatar o que se passou comigo de forma a alertar outras pessoas, não quer dizer que vá correr mal convosco, eu já tive boas experiências (já não me lembro é desses tempos! ).
Começando do início, tinha conta no AliExpress há já alguns anos e já tinha feito compras muitas vezes, inclusive em 2021 que encomendei várias coisas para o casamento civil (Cabides dos Noivos, Toucado para o Cabelo, Topo do Bolo, Vestido para Casamento Civil, Liga da Noiva, Robe de Noiva, Robes das Mães e Porta-alianças), isto antes da lei da União Europeia em que encomendas fora da UE têm de pagar taxas e impostos a partir de 01/06/21. Começou a correr mal nessa altura, quando fiz encomendas antes dessa data, mas só chegaram após junho de 2021; O que aconteceu? As encomendas ficaram retidas na alfândega. E eu recusei sempre, pagar as taxas, que são sempre o dobro ou mais do que paguei pelo artigo. Claro, é uma escolha pessoal, sei quem pagou e recebeu as suas encomendas! Mas eu recuso-me! Na altura argumentei que a compra foi feita antes da data da alteração da lei e fui reembolsada. Ok, esqueci o AliExpress, e concentrei-me na cerimónia civil.
Passado o verão de 2021 chegou a altura de preparar a festa religiosa de 2022 e começar a encomendar coisas, o principal artigo eram os robes para as damas e madrinhas! Pois eu e as mães já tínhamos (e foram usados na preparação de 2021) as damas e madrinhas também tinham que ter, pois vão se preparar comigo no dia do casamento. O dilema durou até Maio, porque percebi que devia ter encomendado em 2021 quando comprei o meu, a um preço quase irrisório no Ali antes da dita lei! Agora, não encontrava igual e nem a preço acessível. E antes que digam que há o fornecedor A, B ou C aqui na app, eu queria o robe sem nada escrito, sem rendas (porque o meu não tem rendas) para ser eu a estampar o que quisesse no robe como fiz o ano passado. Mas não encontrava. Desesperada, e ao ler noiv@s aqui a comprar no AliExpress ainda, fui lá e escolhi especificamente para vir de um armazém da UE. Tinham menos quantidade/escolha e o preço subia, mas... depois de meses encontrei! Ah, eu queria uma cor específica... azul claro. Fiquei contente e pesquisei bem sobre a lei e como poderia arriscar outra vez no Ali. Dizia lá que vinha da Alemanha... encomendei! Toda contente! Tal como outros artigos. O tempo de entrega era 1 mês, por ser da UE.
Esperei... esperei... e desesperei. Rapidamente percebi que tinha sido enganada com "vem da Alemanha" pois no envio de alguns artigos dizia Taiwan. Eu ainda sei geografia! Com o tempo de entrega a acabar contactei os vendedores a questionar sobre os artigos, pois não tinham chegado e eu não tinha informação de nada. Fiz print screen das mensagens e guardei as facturas. E esperei.
Mas o "melhor" foi o vendedor dos ditos robes! Ainda antes de enviar, e 2 dias depois de eu ter feito a encomenda, contactou-me para eu mudar a morada de envio... ou seja o armazém que eu tinha escolhido propositadamente da Alemanha, para a China. E depois, claro, mandam a mensagem em Mandarim e o site traduz automaticamente, parecia uma anedota. Mas isso é um à parte... Eu contacto sempre em inglês para que não haja dúvidas do que quero transmitir. Reclamei, disse que escolhi um armazém da UE para que o artigo não fique preso na alfândega e que se eles não têm o dito armazém é falsa publicidade e mentira; para mais, porque tendo tomado essa opção o artigo ficou mais caro! Calaram-se... até que quando contactei a segunda vez para saber onde estava a entrega pois o tempo estava a acabar e tiveram a audácia de dizer que só enviavam o artigo quando eu pagasse! Repito, isto era o vendedor, não o site. Claro está, reclamei até escrevi com maiúsculas que era fraude! Pois se estou a comprar num site de vendas online, tudo é pago antecipadamente por cartão de crédito através do AliExpress. Eles não podem, nunca, pedir o pagamento por mensagem. Acusei de fraude e de mentira, porque o dinheiro tinha saído da minha conta e o tempo estava a acabar.
Estava possessa. Mas já sabia que não ia receber nenhum artigo (quatro, de quatro vendedores diferentes, que supostamente vinham 3 da Alemanha e 1 da Itália), por isso esperei até o tempo acabar para abrir disputa e pedir os reembolsos totais. Estava pronta para reclamar em alto e bom som. Felizmente o AliExpress tem as regras bem ditadas e quando apresentei screen-prints das mensagens (principalmente aquele que teve a ousadia de pedir pagamento uma segunda vez) e as facturas pagas, com acusações que fui enganada e que nenhum artigo veio da UE e por isso estava "perdido" ou preso na alfândega, logo a culpa não era minha. Fui reembolsada por tudo. E bem rápido!
Ah, só por curiosidade, todos esses artigos, depois disto, deixaram de estar disponíveis a partir de armazéns da UE! E a página do querido vendedor dos robes... desapareceu! E usei isso como prova de fraude!
Moral da história... o mundo da internet é lindo, mas por vezes é melhor gastar mais e comprar "perto" de casa. Relativamente aos artigos, principalmente aos robes, tive que engolir o orgulho e abrir a carteira e paguei quase o triplo para mandar vir da Amazon.es, do qual sou fã, pois nunca falha (até agora) e vem super rápido. Sortudas são as minhas damas e madrinhas, porque os robes delas têm uma qualidade superior que o meu!
O Etsy é outro site que fiquei fã, mas também fui "enganada" ao mesmo tempo. Ou seja, quando fiz a encomenda acima no Ali, também mandei vir autocolantes vinil no Etsy e escolhi "Europa"... ora, a minha geografia não falhou, mas a geopolítica sim, pois Reino Unido já não é UE. E a maioria dos vendedores do Etsy são de lá (por ser um site britânico) e essa minha encomenda perdeu-se... Pedi reembolso e correu tudo bem.
Entretanto voltei a fazer as encomendas dos mesmos artigos ou similares no Etsy (escolhendo os países a dedo) e na Amazon Espanha. Alguns já chegaram, outros estão quase e só depois irei fazer posts para vos mostrar!
Obrigada por lerem este longo post, mas queria alertar para estas situações, pois no meu ver o AliExpress estava habituado a ter bastantes clientes na Europa e não soube se adaptar às nossas leis e à força queriam continuar a vender, enganando-nos e mentindo. Como disse no início algumas de vós pode estar a ter óptimas experiencias com o site agora e quer dizer que eu tive o maior azar. Mas tinha que vos contar o que podem fazer no caso de correr mal.
Ps: quando recebi o último reembolso (ontem) apaguei a conta do AliExpress!
Beijinhos