Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tania
Top das Noivas Setembro 2017 Sintra

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento!

Tania, a 26 de Fevereiro de 2018 às 21:58

Publicado em Fórum Recém-casad@s 76

Olá comunidade maravilhosa! Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento e os jogos e animação do meu casamento ....

Olá comunidade maravilhosa! Smiley flower

Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento e os jogos e animação do meu casamento . Trago-vos hoje o debate sobre algumas tradições que tive no meu casamento, nomeadamente o ter algo velho, novo, emprestado e azul.

.

Quer a gente queira quer não, existem sempre tradições num casamento que acabamos a manter. Umas noivinhas mais que outras. Eu como não sou excepção e até gosto de tradições mantive algumas como:

- Sair da casa dos pais

- Não dormir com o noivo na noite anterior- Não deixar que o noivo visse o vestido nem eu ver o fato dele

- O arroz para os convidados atirarem aos noivos

- O bolo de noivo

- O brinde com champanhe

Entre outras, umas que não me lembro e outras que tive mas com um ligeiro twix, como por exemplo o ramo da noiva foi para as solteiras mas não o atirei, fiz o jogo do ramo trancado.

.

No meio destas tradições, existe uma composta por 4 elementos que eu fazia muita questão de cumprir. E claro, estou a falar em ter algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Por acaso, tive mais do que uma alternativa para cada opção, mas foi apenas coincidência.

Então vamos lá mostrar quais foram as minhas escolhas para cada categoria.

.

Algo Velho

Esta foi a categoria mais difícil para mim, e pensei que não ia conseguir arranjar algo velho por assim dizer. Mas eis que tomei uma decisão e acidentalmente essa decisão cumpria o requisito do algo velho.

E que decisão foi esta?! A escolha das alianças!

Agora fica tudo: alianças?! Velhas?!

Pois é, nós andávamos a ver estilos de alianças, preços e afins, quando os nossos sogros ofereceram as alianças de casados deles, pois como agora usam a de 25 anos as outras estavam lá a ganhar pó. No início confesso que fiquei muito reticente, pois eu queria algo somente nosso. Mas o (agora) marido, queria muito ficar com a dos pais por várias razões. Por esse motivo, resolvi ficar com as alianças dos meus sogros, mas menti a toda agente, inclusive ao marido. Disse que tinha encomendado as outras ahahah Smiley xd

Foi uma mentira pelo bem, pois queria fazer surpresa com a escolha, porque ele sabia que eu não estava muito inclinada a ficar com elas. Assim sendo, só foi preciso apertar a minha, polir, remover a gravação e fazer gravação nova.

Se pensar bem... acabei a ter uma segunda peça velha, que foi o segundo par de sapatos, pois eu não adquiri nada novo, usei mesmo as minhas sandálias rasas.

cfb_388482.jpg

.

Algo Novo

Ora, acho que esta é a categoria mais fácil para se cumprir, pois quase tudo foi novo:

- Os acessórios do cabelo

- A bijutaria

- A lingerie

- Os sapatos

- O vestido

Mas neste caso considerei mesmo novo novo o vestido de noiva e os sapatos. O vestido de nova, foi comprado na loja da Enlace Dourado e elas encomendaram um vestido novo e do meu tamanho para mim. Os sapatos, mandei-os fazer ao meu gosto no Atelier Fátima Alves , ou seja, feitinhos de origem.

cfb_388488.jpg.

cfb_388490.jpg.

Algo Emprestado

Nesta categoria posso dizer que tive bastante sorte, pois consegui duas coisas emprestadas. Uma foi o saiote na loja de noivas, que as senhoras gentilmente me emprestaram para o dia e assim não precisei de o comprar. O saiote era simples e de dois aros. A segunda coisa emprestada, foi o véu de noiva. Estava muito na dúvida se devia ou não levar véu, e por isso lembrei-me de perguntar à minha amiga que se tinha casado no ano anterior se me podia emprestar o véu dela. Ela disse logo que sim, mas que tinha de ver porque achava que lhe tinham rasgado o véu. Acontece que de facto as missangas do véu em alguns pontos estavam rebentadas, mas por sorte, a minha amigo tinha comprado o véu na loja onde comprei o vestido e as senhoras, mais uma vez sensacionais, arranjaram o véu da minha amiga sem qualquer custo.

.

Na foto não se vê como deve ser, mas o véu tinha todo o rebordo em missangas brilhantes e também tinha brilho no tule.

cfb_388520.jpg

.

Algo Azul

E chegamos ao último elemento desta tradição - algo azul. Aqui acabei por ter involuntariamente duas peças em azul.

Como é também tradicional, a liga da noiva costuma ter sempre a fita ou laço em azul para ajudar a cumprir esta tradição. No meu caso a liga era toda azul (se bem que eu comprei na expectativa que fosse verde menta). Para quem não pretende ter liga, pode optar por ter a lingerie azul ou algum elemento na lingerie em azul por exemplo.

O meu segundo elemento azul, e esse sim, o que eu pretendia ter em azul foi algo talvez diferente do que se vê por ai. Em certas coisas sou um pouco supersticiosa, e acredito por exemplo em mau olhado e invejas. Por isso, comentei com a minha sogra que queria muito que o meu elemento azul fosse um olho grego, pois é azul e ajuda contra estas coisas.

Então fomos a uma loja que existe no shopping Fórum Sintra, e ela disse para eu escolher o que queria que ela queria oferecer (pois ela também acredita nessas coisas). Logo para minha sorte, existia um alfinete de ama, com o olho grego e 3 chaves (adoro chaves e fariam parte do nosso casamento). Não pensei duas vezes e foi mesmo esse que escolhi. Depois no dia, juntei a esse alfinete as minhas medalhinhas em ouro que me foram oferecidas pelo baptismo também para dar sorte e proteger e coloquei o alfinete preso dentro do forro do vestido.

cfb_388522.jpg

.

Peço desculpa pela foto, mas só tinha esta tirada com o telemóvel pela minha irmã já posteriormente. Como vêm, tem o elemento azul e as minhas medalinhas.

cfb_388530.jpg

.

Pronto, estas foram as minhas coisas para a categoria tradicional do algo velho, novo, emprestado e azul.

E vocês, vão cumprir esta tradição? Já tem algum elemento destes? Quais escolheram para cumprir estas funções?

76 respostas

• Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O véu é o saiote são novos eu não quero vestido de princesa e todas as minhas conhecidas usaram um.
    • Responder
  • R
    Super Noiva Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim que remédio!!

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fizeste bem e tenho a certeza que estará orgulhosa. Olha é uma opção, uns brincos, uma pulseira, um acessório de cabelo, o saiote...

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia. Que giro, nunca tinha ouvido essa versão mas achei super engraçada também. Pois, o roubado... só se for algo roubado com V de volta, ou seja, roubas algo a alguém (uns brincos, uma pulseira, etc) e depois do dia devolves e explicas que foi para cumprir a tradição.

Também gosto de tradições e à tradições que se devem manter sem dúvida. Vão estar de certeza querida. Smiley catface

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Rosana. ahahah também houve tradições que nunca tinha ouvido falar, ou que ouvi mas com outra variação. Obrigada. Acho que deves seguir as tradições que te fizerem sentido. Smiley heart

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Andreia!

Olha o algo emprestado é uma excelente opção. O algo velho... podes ver alguma peça de joelharia (brincos, colar, pulseira, acessório para o cabelo), ou como a minha segunda opção, que foi o segundo par de sapatos. Em vez de comprar algo novo para essa altura, usei umas sandálias minhas.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida. Sou suspeita, pois acho que à tradições que valem a pena manter ou ter, nem que seja só uma parte, e achei que esta, em jeito de abençoar e dar sorte ao casamento era interessante. Pois... realmente, no teu lugar, a pesar da boa intenção da tua amiga, também não aceitaria, até porque descobri, que supostamente o algo emprestado deve vir de um casamento feliz. Mas de certo vais conseguir algo.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tentas, mas se não conseguires também não é por ai. O importante é o vosso amor e naquilo que realmente acreditas.

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sempre lhe disse que ia ficar com ele... Ainda não. Nem tenho ideia. Só se for alguma joia ou assim
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2018 Lousada
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley ring ola Tania, há tradições que realmente são muito engraçadas...

Na minha zona diz-se que devemos levar uma coisa dada, uma emprestada e uma roubada.

Eu ja tenho uma dada (a liga azul e branca), emprestada ( tenho o véu de uma prima minha que é lindo e fica tão bem no meu vestido que não tive como recusar), so me falta mesmo uma coisa roubada, mas como não tenho coragem para tal, vou sem a peça roubada...

Gosto muito das tradições, também vou ter o arroz com pétalas de rosas, o brinde, a fotografia de praxe com os pais e irmãos...o tradicional Smiley smile

Mas sobretudo quero que toda gente se sinta tão feliz como eu vou estar nesse dia Smiley heart

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Diana. Algo azul consegues ter na liga, na lingerie, em algum pormenor no ramo por exemplo. O emprestado... podes ver os brincos, colar, algum acessório para o cabelo...

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Heloá. Obrigada querida. Mandei fazer no Atelier Fátima Alves. Smiley catface

• Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que não vou seguir esta tradição Smiley laugh Antes de vir para aqui nunca tinha ouvido falar disto ahahahah Smiley laugh Mas adorei as tuas escolhas mesmo querida. Parabéns Smiley heart

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Junho 2018 Estarreja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia Smiley smile

o meu maior problema neste momento é o algo velho...

não estou a ver de todo o que poderei usar...

o azul já encomendei na liga Smiley smile

o algo emprestado (como tb estava difícil) a minha cunhada teve a ideia de me emprestar contas da pandora para colocar na minha pulseira em vez de colocar as minhas Smiley laugh

o novo como dizes é sem duvida o mais fácil...

beijinho

• Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São tradições super giras e que, com certeza, irei ter em conta. Uma amiga minha, antes de eu estar noiva, disse-me que um dia que eu casasse que me emprestava o véu dela porque era lindo... mas eu agredeci mas disse que não porque trata-se de um casamento que terminou em divórcio e nessas coisas sou mega superticiosa :/
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Irei tentar no mínimo! Mas não será tarefa fácil

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida Sara. Então o debate veio mesmo a calhar Smiley winking

Espero que tenhas tenhas uma boa experiência tal como eu tive. Aliás tenho quase a certeza que terás. Elas são todas amorosas e fantásticas.
    Beijinhos

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também julgo que não seja por ai que a tradição não se cumpra. O meu emprestado era de um recém casal, já viviam juntos e tal, mas tudo recente. Não eram um casal de anos e com muita experiência. Por isso, desde que tenhas algo emprestado, acho que o resto pode ficar esquecido que não tem mal.

• Responder
  • Diana (Sol)
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova da Barquinha
    Diana (Sol) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Algo azul ainda não tenho, algo velho a pulseira da pandora, novo será vestido, sapatos, lingerie etc e emprestado também ainda não tenho
    • Responder
  • H
    Noiva Ativa Outubro 2018 Porto (Concelho)
    Heloá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o sapatooooo!
    • Responder
  • Sara Van Den
    Noiva VIP Julho 2018 Cascais
    Sara Van Den ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, ainda no outro dia estávamos a falar dessa tradição!! Estou para ir com a minha madrinha lá a essa loja 😍😍
    Beijinhos grandes e ótimo debate 😘
    • Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É sim, assim sendo já tens o algo velho e cheio de significado. A tua avô ficaria muito feliz. E o emprestado já tens algo?

• Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lol não é fácil. Não sei se vou conseguir

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois... é mesmo isso. Por isso, acho que te deixei aqui uma boa ideia e que deves mesmo ponderá-la. Smiley catface

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahah fazes bem. Depois diz se encontraste Smiley winking

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois... realmente eu não sabia disso, mas faz sentido. Por sorte o meu era e é um casal feliz. É assim, à tradições à letra e à as tradições com adaptações. De certeza que vais encontrar algo.

• Responder
  • Cristina
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou usar no ramo um alfinete que era da minha avó. Ela quando faleceu eu como sou a única da família como a mesma inicial fiquei com ele e vou usá-lo no dia. Talvez seja algo velho, não sei.
    • Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cristina. Olha, como sugerir podes também optar por uma peça de lingerie. Por exemplo, a noiva Raquel vai levar cuecas azuis. Também podes optar por um elemento decorativo no ramo em azul, ou num acessório do cabelo em azul.

Eu o que tive mais dificuldade foi algo velho, por sorte surgiu aqui as alianças e se quiseres considerar o segundo par de sapatos vá. Mas podes ver uns brincos, colar, pulseira de alguém que te é querido por exemplo e até fazes dois em um: algo emprestado e algo velho.

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tinha um que a minha mãe me deu. Usava-o nos bolsos da minha farda. Partiu-se todo HAHA É como te digo... carregadinha!

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel. Então já tens todos os teus elementos. Fantástico, e acho todos eles excelente escolhas. Smiley catface

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahah entendo pois. Olha, à quem diga que o olho tem de ser oferecido, por isso é que foi a minha sogra a oferecer-mo, mas na altura questionámos isso na loja e a menina disse que isso era como quiséssemos. Mas de resto não precisas de fazer nada (pelo menos que eu saiba). O olho Grego/ Turno ou Nazar é um amuleto contra o mau olhado e inveja, que funciona contra as energias negativas e também é um símbolo de sorte,por isso, quando alguém te lança mau olhado o olho parte-se, como se desse a sua "vida" para te proteger vá.

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Julho 2018 England - South East
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho quase a certeza que vi um parecido ao teu alfinete no ebay , e estou a procura 😅
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração