Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Filipa
Noiva Ativa Julho 2021 Anadia

Testagem e Casamentos

Filipa, a 15 de Junho de 2021 às 14:17

Publicado em Fórum Antes do casamento 175

Boa tarde. Minhas queridas. Vou casar a 31 de julho! Ainda não se sabe a quantidade mínima de pessoas no casamento que é obrigatório para fazer testes!?! Eu tenho cerca de 100 pessoas num espaço que dá para 400... Quem já está vacinado, tem que fazer teste na mesma? Entra nos números de convidados a...
Boa tarde.
Minhas queridas. Vou casar a 31 de julho! Ainda não se sabe a quantidade mínima de pessoas no casamento que é obrigatório para fazer testes!?!
Eu tenho cerca de 100 pessoas num espaço que dá para 400...
Quem já está vacinado, tem que fazer teste na mesma? Entra nos números de convidados a testar?Por exemplo ter 110 pessoas, ser obrigatório testar a partir de 100 e 50 já terem sido vacinados, só devo contar 60 convidados e já não há necessidade de testar ou os convidados têm sempre que ser todos testados na mesma? Mesmo os vacinados?
Obrigada.Beijinhos e muita força a todos!

175 respostas

  • Diana
    Noiva Constante Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas afinal é uma recomendação ou obrigação?caso daqui a menos 50 dias e ja estou cansada deste assunto sem saber se é ou nao obrigatório o teste .
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Mação
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ambos servem para ver se a pessoa está ou não positiva para saber se está ou não imune tem de fazer teste serológico
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então não é aquele que entra pelo nariz dentro e vai até ao "século passado*"? É só na superfície do nariz?

    *Brincadeirinha para descontrair um bocadinho.

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Mação
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não porque é testado antígeno e não anticorpo
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso sei eu! Mas se ligamos à Delegada de saúde para saber o que fazer, visto que casamos sabado, e essa é a resposta que nos dá, então será assim que nos vamos orientar!
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O pior é que isto não vai passar! Nós vamos ter que viver com isto, mas viver caraças... Com cuidados sim, mas esta é uma doença que veio para ficar, vão sempre haver focos, isto nunca vai acabar... Vamos deixar que esta porcaria nos domine?

    É triste!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2021 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, alguém lucra sempre com a desgraça do outros.
    Eu estou pela terceira vez a ver o mesmo filme e já começo a ficar farta.
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É espetacular!

    As farmacêuticas e laboratórios devem estar a esfregar as mãos.

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2021 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas ao testar pessoas que tenham sido vacinadas à pouco tempo dará falsos positivos.
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Julho 2021 Porto (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Inteiramente de acordo. Infelizmente neste país uns são filhos outros enteados. Se tivessem tomado precauções na altura de certos festejos nada disso se passava. Agora toca a lançar o caos com medidas que não têm ponta por onde se pegue de tão confusas que são. Ora vamos lá colocar o resto do país com o cinto apertado para não colocar travão em Lisboa. Enfim... Muita paciência e fé nesta altura tão incerta.
    • Responder
  • M
    Noivo Novato Agosto 2021 Constância
    Mikael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É exatamente isso.

    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É claro que a DGS não obriga, porque não tem poder para o fazer. O "problema" é que o decreto-lei de 9 de junho, e que remete para a norma da DGS em causa, obriga a realização de testes conforme o recomendado pela DGS. Mais, indica (ainda que vagamente) quais as autoridades competentes a fiscalizar e as consequências caso não haja prova de teste negativo dos participantes.

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Este país é ridículo. Interessa "mamar" da Europa o máximo possível e para isso há que promover o mal e o horror... Fechem Lisboa e pronto... Se fosse Ovar, Anadia, Cu de Judas, ... faziam logo uma cerca sanitária, mas como é Lisboa, vamos lá tratar de "obrigar" as pessoas a fazerem o que quisermos no país todo!

    Não nos podem obrigar a fazer uma coisa quando não estamos em estado de emergência. Eu só vou casar no final de julho e até lá muita coisa vai acontecer em relação a isto. Não vou pensar mais nisso e aguardar porque eles mudam tudo a toda a hora, vê-se mesmo que não sabem o que andam a fazer! Tenho pena e estou solidária com quem tem casamentos para as próximas semanas...

    • Responder
  • M
    Noivo Novato Agosto 2021 Constância
    Mikael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá.

    Repararam na alteração subtil que fizeram nesta comunicação?? No segundo parágrafo, onde estava: (...) passa a recomendar (...)" mudaram para "(...) passa a prever a obrigatoriedade(...)".

    Não me parece bom sinal e antecipo que brevemente virá a confirmação oficial da obrigação.

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também li sobre isto e acho estranho não contar das diretrizes...
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Fatima
    Noiva Novata Julho 2021 Sintra
    Fatima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela informacao !!! Bjs
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabamos de falar com a delegada de saúde pública que diz que não passa de uma recomendação. Que neste momento ninguém pode obrigar a testar, situação que seria diferente se estivéssemos em estado de emergência. Ela recomenda, claro, a testagem, mas afirma que não é uma obrigação.
    • Responder
  • M
    Noivo Novato Agosto 2021 Constância
    Mikael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isto é um País completamente à deriva. "Forte recomendação"....??!!! O que é que isto quer dizer? Custa muito responder à pergunta do jornalista? Ou é recomendado ou é obrigatório! e andamos nós aqui sem saber o que fazer. Uma coisa é dizer aos convidados que se recomenda fazer o teste, outra é dizer que só podem ir se tiverem feito o teste. Infelizmente tenho uma opinião diferente na interpretação da Norma mas talvez seja defeito de profissão pois em "juridiquês" o "deve" ponde contar como obrigação: " (...) o verbo dever, em determinados contextos, é utilizado como expressão de obrigatoriedade, nomeadamente quando usado em documentos de carácter normativo (decretos-leis, normas...), pois pressupõe-se que esteja implícita a obrigatoriedade do cumprimento do que neles está enunciado".

    E também não me parece que tenha sido por coincidência que utilizaram duas terminologias diferentes na Norma: "Recomenda-se" no ponto 22., e "Devem realizar-se" no ponto 24. que é o que nos diz respeito.

    Mas enfim, vamos esperar por clarificações pois no fundo só queremos saber o que dizer aos convidados que nos inundam o telefone com estas questões.

    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Agosto 2021 Cinfães
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto à questão dos vacinados, vi agora que o certificado verde também vai servir para os casamentos 🙏Testagem e Casamentos 1



    • Responder
  • Sara & Fábio
    Noiva Novata Junho 2021 Paredes
    Sara & Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fica aqui a confirmação de "recomendação" numa fonte oficial --> https://covid19.min-saude.pt/testes-recomendados-em-contexto-laboral-casamentos-batizados-e-eventos-culturais-e-desportivos/

    • Responder
  • Joel
    Noiva Novata Agosto 2021 Vila do Conde
    Joel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Https://www.rtp.pt/noticias/pais/testes-recomendados-em-eventos-familares-com-mais-de-dez-pessoas_v1328178

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei de falar com o sr da quinta onde vamos casar , e nao há qualquer obrigatoriedade a fazer o teste covid , apenas haverá obrigatoriedade se passar da lotação de 50% da quinta.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Creio que às 13h deve voltar a ser transmitido. Obrigada!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Rute! Vou ver.

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabei de assistir em direto o comunicado do Sr. Secretário de Estado da Saúde António Lacerda Salles e a jornalista perguntou exatamente isso, se era apenas uma recomendação ou se era obrigatória a testagem. Em momento algum falou que era obrigatório! Falou sempre numa FORTE RECOMENDAÇÃO!

    Quem quiser assistir, que puxe atrás na RTP3!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é apenas recomendação.

    Também já dei o "toque" na minha quinta para saber o que fazer ao certo!

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2021 Tomar
    Martine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu falei com a minha quinta eles proprios nao sabem irao se informar e depois me dizem mas encontrei agora esta informação nao sei se é verdade Testagem e Casamentos 2

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Mação
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A vacina previne a forma mais grave da doença a quem já a tem não previne que a pessoa não seja infetada e que infete outras. Já existe muitos casos de pessoas que foram vacinadas com a vacinação completa e que ficaram infetadas após a vacinação e alguma até internadas. Tal como a vacina da Gripe previne a pessoa não a impede de vir a ter a gripe e de a passar a outros .
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2021 Anadia
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo! Fica-se sem grande certeza do que se fazer!

    • Responder
  • Joel
    Noiva Novata Agosto 2021 Vila do Conde
    Joel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Julgo que haverá ainda mais indicações, um vez que, a meu ver não faz sentido testar a quem já tenha sido vacinado com a dose completa (e como tal já tem direito ao certificado verde).

    Até orientações mais precisas, gera-se uma sensação inquietante, principalmente para quem vai casar nos próximos dias.

    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, a norma já foi atualizada e no ponto 25 diz:

    "Sem prejuízo de planos sectoriais e de orientações da DGS específicos, na atual situação epidemiológica, para efeito do disposto no número 21 da presente Norma, devem realizarse rastreios laboratoriais nos seguintes contextos: a. Nos eventos de natureza familiar, designadamente festas de casamento"

    fonte: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração