Olá noivinh@s!
Estive um bocadinho hibernada daqui durante as festas em Portugal, a correr de um lado para o outro e a tentar dar vazão à minha lista de checks, e já estava com saudadinhas de partilhar umas ideias com vocês. Desta vez venho com a minha manualidade dos convites!
Como alguns já sabem, estou a tentar fazer um casamento sustentável, e os convites tinham de ser parte deste projecto.
Então o que é que fizemos para conseguirmos tornar os nossos convites amigos do ambiente:
🍃 decidimos fazer convites digitais para a maioria dos convidados, que são da nossa geração, para comprar o mínimo de material possível;
🍃 para os convites físicos, o papel de sementes foi o eleito entre várias opções sustentáveis;
🍃 compramos envelopes de papel kraft 100% reciclado;
🍃 usei o que tinha em casa para personalizar o convite, e evitei comprar algo só para este fim;
🍃 evitei comprar flores decorativas, usei o que tinha no jardim (da futura sogrinha 😂).
A escolha pelo papel sementes foi uma coincidência engraçada, pois ouvi falar nele pela primeira vez aqui através da noiva Raquel. E não poderia ter optado por melhor, porque para além de cumprir os requisitos de sustentabilidade que procurava, é bonito pela textura e padrão que as sementes deixam no papel.
Quanto a fornecedores, acabei por comprar neste site Papel Semente, e tinha a opção mix de flores e manjericão, achei mais útil e interessante para os convidados comprar de sementes de manjericão! Infelizmente, não tive muito boa experiência com esta empresa e foi um momento de pânico nestes preparativos. A transportadora escolhida pela empresa estava super atrasada (em plena época natalícia era de esperar) e o papel chegou relativamente em mau estado por falta de qualidade no embrulho, coisa que reclamei mas já não tinha margem de tempo para segundas opções. Mas adorei a textura do papel e o resultado final foi o que eu esperava!
O design do convite foi feito de raíz no Canva, e não me canso de dizer que esta ferramenta gratuita é uma benção para quem quer poupar uns trocos com os convites. Inspirei-me no tema do casamento, que é o Equinócio da Primavera, e acho que ficou muito revelador do nosso estilo e do tipo de festa que vamos querer.
Para personalizar o envelope, decidi usar o label maker que tenho na minha casa em UK, que comprei há uns anos quando começou a feliz tendência de reutilizar frascos para armazenamento na despensa. São etiquetas de plástico e reconheço que é a única coisa não ecológica no convite; arrependi-me na altura de ter comprado por causa disso e não uso assim tanto. Gastei nem um rolo com os convites e ainda tenho dois, senti-me bem por pelo menos usar do que já tinha.
E o resultado final foi este:
Acabei por depois trocar o nome e o alecrim para frente do envelope, pois os primeiros convites entregues foram mais difíceis de abrir. Mas continuei a gostar do layout.
E vocês noivinh@s, gostaram do resultado final dos nossos convites?
Beijinhos 💚