Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Convites sustentáveis - parte 2 | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 15 de Janeiro de 2021 às 18:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 9 27

Olá novamente noivinh@s!

Deixei no debate anterior a minha proposta de convites sustentáveis em formato digital.

Sigo agora com as minhas sugestões para convites físicos, que são meramente o resultado do que eu procurei para mim e fui descobrindo nas papelarias e lojas online que encontrei.

Papel semente

Este tipo de papel foi o que eu escolhi para os nossos convites, e foi-me proposto aqui na comunidade, como podem ver na partilha dos meus convites.

Este papel é feito, normalmente, de papel 100% reciclado e com sementes viáveis de germinar quando os convidados plantam o convite num vaso. Uma ideia muito sui generis para quem procura surpreender os convidados.

Adorei a ideia mal vi esta opção, pois gostei muito da textura e do aspecto que o papel ganha com as sementes impregnadas. E resulta muito bem com imagens que não precisem de alta definição.

Convites sustentáveis - parte 2  |   Eco-noiv@s 🌱 1

L2-jBD-y5ZJWq-3BWjQPweWhsvMcqCqWIluDLqpbrJbZ9Jao7sozcy9_W7yR6n3qMK-cRg_aUUxVmBl2eGatzy7lhkWi6xjTwVLQvswQ-28oJYKtiPK5ZFiZ8YqqR7LsD4vFV5wv

Quanto aos fornecedores deste papel, existem vários na internet mas muita atenção porque a maioria são do Brasil e deixam de ser tão sustentáveis (portes acrescidos - pegada carbónica mais alta).

Em Portugal, encontrei estes três fornecedores: Papel Semente, Life in a Bag e Publin, onde podem fazer a impressão dos convites, menus, etiquetas, etc.

Foi difícil encontrar este papel em papelarias, embora não tenha feito uma pesquisa exaustiva porque não tive tempo, só a papelaria Multicópia (em Braga) é que vendia. Mas dependendo da vossa zona e se este papel ficar mais conhecido no mercado, pode vir a ser mais fácil de encontrar no comércio local.

Papel de algas marinhas

Esta foi a segunda opção de papel sustentável que encontrei na papelaria A. Sousa & Barros. O papel que vendiam era feito de algas marinhas e aproveitamentos de lã, e era muito similar à fotografia que deixo abaixo.

z9uOosswzI90J66e7GpGBTLVkPLGVveYvEO5mDFao0lV_jegMZKyxioOnld2KORn8f2rikSGuAAGzutOYbTyLHU6qWmcFxogO-ncks3pFx_IK6ESlMsoWjf-32E5MVjKhWpnkJf7

Conseguem também encontrar um fornecedor online, a Favini, uma empresa italiana que produz este papel com algas invasoras da Lagoa de Veneza! Em Portugal, este fornecedor está representado pela papelaria Luspap, em Lisboa.

Papel de couro reciclado

Este papel foi uma bonita surpresa pois a nível de impacto ambiental, não só aproveita 40% de papel reciclado como ainda soma 25% de sobras de couro animal - algo que é também um problema a nível de lixo têxtil.

ELEgLAgz3kNIFG0RsBOeO-n4UxjaLCllxt30xhWvV_V6QwJR_X1w1n0p6VV5P15TtRaj-QgctIIaMDC9htpOCCNix7HwkgH2-bB58yFKkabyWmUTWYE9LZ00dWm3hU319UNH8LP7

Acho este papel muito interessante e versátil, pode ser muito adequado tanto a temas de casamento mais rústicos como mais elegantes, ou casamentos de outono/inverno.

Quanto a fornecedores, a mesma empresa que mencionei acima, a Favini, também produz este material e tem à venda também na mesma papelaria.

Papel feito de têxteis reciclados

Este papel também foi encontrado por acaso, quando procurava papel semente em papelarias em Braga, e encontrei este papel na papelaria Gandias.

YIvpVdE4obAVSWgi8AT3tOgVjR26Gp1UMGlFyc0E5R2SbFXItZZdK1n7wPlLZlUbw-fl_PgIjRtnQLBrx5XnvYJCKEXAkNuchHmyGNs6HgoYqWRHGgS_il2zMUfz8oNkwP5U5v36

Tem uma textura muito agradável, e uma cor discreta para quem quer fugir do tradicional papel branco. Fiquei fascinada com este conceito, e fui espreitar melhor este fornecedor e encontrei este vídeo sobre eles. Infelizmente, não consegui encontrar este fornecedor na internet e, apesar de ainda haver stock nesta papelaria, receio que esta empresa já não exista, o que é pena.

Envelopes Kraft 100% reciclado

Porque os convites não são feitos só do "recheio", quem pensa em optar por convites ecológicos vai pensar também em envelopes da mesma categoria. Eu adoro o tipo de papel kraft, e consegui encontrar à venda na Amazon (25 envelopes por £3.55).

pzWglTah3AtUzP27uQPLrmxvgCs-j0W5s8hKSqcVVKi86TDoMVcMX7jmKnqCJGk8GEdKuJQTabSbck4xzv_t23jT7USSAnuld_5xoAJQovh81bQJrAMoZxSBP7oOP-qPAtrSfacB

Em Portugal, vi à venda na Envelopes Online, que pode ser uma boa opção para quem compre em maior quantidade.

Para noiv@s mais cépticos em relação a estas alternativas, acho que o único apelo que posso fazer é que optem por um material biodegradável, e o mais comum deles todos é mesmo o papel. A maioria das fábricas de papel já possuem um selo de garantia FSC®, e por isso já é uma excelente opção se procurarem produtos com esta marca.

Tudo o que for plastificado, acetinado, feito em acrílico ou plástico, já não pode ser considerado uma opção sustentável...

Nota: Gostaria de referir que não sou de todo fundamentalista nem acho que haja uma só forma correcta para ser-se mais amiga do ambiente. No meu caso, eu fiz uma mistura de convites online e em papel semente, enviei a maioria dos convites por email e cerca de quinze em papel para os convidados mais velhos. Como em tudo neste tema da ecologia e sustentabilidade, acho saudável considerarmos todo o pequeno esforço como muito valioso, e o que conta foi o que conseguimos fazer (e não o que não fizemos) pelo ambiente. Esta é a minha motivação 😊

Espero que tenham gostado também desta minha partilha, e espero que seja útil para alguém! 💚

Beijinhos

27 respostas

Última atividade por Carlota, a 2 de Maio de 2022 às 14:07
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto muito dos envelopes Kraft..
    Casa bem.no estilo rústico q o noivo tanto gosta.. 🤩
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostaste, Carolina! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Carolina
    Noivo Constante Maio 2022 Alcanena
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ótima ideia este debate! Fiquei fascinada com a informação sobre os tipos de papel! Smiley winking

Beijinhos

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Telma 😘

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Krizitah 😘

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que belo debate querida Rita 😍😘

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bela partilha Rita Smiley smile

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ritinha! Pois é eu lembro-me também de fazer isso na escola 😁Mas para os convites de casamento, talvez não seja uma opção que as noivas se aventurem a fazer 🙈😂

Que linda essa ideia do linho! Achas que podes deixar aqui uma foto para outr@s noiv@s verem, ou partilhar aqui se já mostraste num debate? Beijinhos 😘

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, eu sou do tempo em para os meus primeiros trabalhos de escola não havia pc's e muito menos internet e tinha que fazer à mão, desde logo comecei a usar papel reciclado e habituei-me, achando que existe uma oferta maravilhosa e gírissima.

Para os convites, o envelope foi feito com linho, pelo que acho que já diminuí a nossa pegada ecológica.

Beijinho.

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina 🥰 bjinho 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei todas as opções. 🤩
    Bjs
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Raquel! Eu sabia que aparecerias nos comentários 🥰 Olha, eu imprimi no papel semente com impressora a lazer mas a baixa temperatura... No entanto, esse conselho que deste foi o mesmo que o meu fornecedor deu. É realmente importante realçar esse dado! Obrigada! 😘

Partilha aqui a tua conta de fornecedor depois!!! 🤩

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obviamente que vinha cá comentar e dizer que adoro Smiley heart além de uma ideia sustentável, acaba por ser um pormenor diferente nas manualidades. Convém acrescentar que este papel nao funciona muito bem com impressoes a laser, porque o laser mata as sementes.

P.S. em breve serei também fornecedora de serviços com este papel Smiley heart

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahah Também eu Miriam! Estou mesmo feliz com a minha escolha 🥰 Bjinho😘💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Martinha 🥰 Os debates são para isso mesmo, ajudar e inspirar! Beijinhos 😘💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Carolina 🥰 Fico feliz por ajudar! Depois partilha o que fizeres! Beijinhos 😘💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kikas querida! É mesmo muita informação, e aposto que no mercado há mais umas dezenas de opções sustentáveis para os nossos lindos convites 🥰

Permites um conselho querida, se já tens papel para os convites, não o ponhas de lado nem o descartes... usa-o porque é o que gostas e o que já compraste. Deitares esse papel fora não é uma opção muito sustentável, mesmo que a seguir compres um mais amigo do ambiente 😉Vai haver outras coisas que possas fazer para ter um casamento mais eco-friendly 💚

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Continuo a achar o papel semente qualquer coisa de extraordinário 😍
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, adorei a ideia de papel semente não fazia ideia que isso existia mas é espetacular mesmo! 👌
    Mais um excelente debate, obrigada por inspirares os noivos que por aqui andam 😍😘
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que boas partilhas!! Vai sem dúvida ajudar-me a conseguir criar um convite mais eco-friendly 👌
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii Rita adoro o turbilhão de informação....
    Mas tenho de ver o que ficará bem no convite por causa daa cores... 🙁 E já vinha com o papel
    Mas prometo tentar ser meiga com o ambiente, desde que veio o rebento que a responsabilidade é acrescida
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Milhinha 🥰Tenho pensado muito também nessa parte do lixo depois da festa... Muito obrigada pelo feedback, já há muito bom produto no mercado sustentável que ainda é pouco conhecido e nunca é tarde para dar a conhecer. Eu própria só conheci a maioria depois desta pesquisa para os convites! Beijinhos 😘

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Alexandra 🥰 O que para mim é importante é o que se consegue fazer de bom, sem culpas pelo que já se fez. Há muita coisa que se pode fazer para sermos mais sustentáveis no nosso casamento, por isso, não desistas 😉Beijinhos 😘💚

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Rita! Dito de quem já casou é verdade que uma festa destas deixa muito mas muito lixo! Por isso mesmo louvo debates como os teus. Se voltasse a organizar o meu casamento fá-lo-ia de forma mais eco-friendly ! Adoro as tuas sugestões! A maior parte desconhecia! Obrigada! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro as ideias Rita 😍
    No convite não fomos muito sustentáveis, tenho confessar. Mas estamos a fazer esse esforço em tudo o resto. 😊
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada querida Cátia! Tenho a certeza que encontras numa papelaria da tua zona uma destas alternativas 😉 Eu também gostei do papel das algas, espero que consigas arranjar algo que gostes. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adoro os teus debates, Rita! Acho ótima toda essa motivação que nos transmites para sermos mais sustentáveis. Confesso que só conhecia o papel semente, por causa do último debate que fizeste. Fiquei fascinada com o papel de algas marinhas e vou informar-me melhor sobre esse assunto. Talvez opte por esse material! Smiley smile obrigada e parabéns pelo debate. BeijinhosSmiley kiss

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração