Ir para o conte煤do principal

O conte煤do do post foi ocultado

Para desbloquear este conte煤do, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Convites sustent谩veis - parte 2 | Eco-noiv@s 馃尡

Rita, a 15 de Janeiro de 2021 脿s 18:07 Publicado em F贸rum Organizar um casamento 9 27

Ol谩 novamente noivinh@s!

Deixei no debate anterior a minha proposta de convites sustent谩veis em formato digital.

Sigo agora com as minhas sugest玫es para convites f铆sicos, que s茫o meramente o resultado do que eu procurei para mim e fui descobrindo nas papelarias e lojas online que encontrei.

Papel semente

Este tipo de papel foi o que eu escolhi para os nossos convites, e foi-me proposto aqui na comunidade, como podem ver na partilha dos meus convites.

Este papel 茅 feito, normalmente, de papel 100% reciclado e com sementes vi谩veis de germinar quando os convidados plantam o convite num vaso. Uma ideia muito sui generis para quem procura surpreender os convidados.

Adorei a ideia mal vi esta op莽茫o, pois gostei muito da textura e do aspecto que o papel ganha com as sementes impregnadas. E resulta muito bem com imagens que n茫o precisem de alta defini莽茫o.

Convites sustent谩veis - parte 2  |   Eco-noiv@s 馃尡 1

L2-jBD-y5ZJWq-3BWjQPweWhsvMcqCqWIluDLqpbrJbZ9Jao7sozcy9_W7yR6n3qMK-cRg_aUUxVmBl2eGatzy7lhkWi6xjTwVLQvswQ-28oJYKtiPK5ZFiZ8YqqR7LsD4vFV5wv

Quanto aos fornecedores deste papel, existem v谩rios na internet mas muita aten莽茫o porque a maioria s茫o do Brasil e deixam de ser t茫o sustent谩veis (portes acrescidos - pegada carb贸nica mais alta).

Em Portugal, encontrei estes tr锚s fornecedores: Papel Semente, Life in a Bag e Publin, onde podem fazer a impress茫o dos convites, menus, etiquetas, etc.

Foi dif铆cil encontrar este papel em papelarias, embora n茫o tenha feito uma pesquisa exaustiva porque n茫o tive tempo, s贸 a papelaria Multic贸pia (em Braga) 茅 que vendia. Mas dependendo da vossa zona e se este papel ficar mais conhecido no mercado, pode vir a ser mais f谩cil de encontrar no com茅rcio local.

Papel de algas marinhas

Esta foi a segunda op莽茫o de papel sustent谩vel que encontrei na papelaria A. Sousa & Barros. O papel que vendiam era feito de algas marinhas e aproveitamentos de l茫, e era muito similar 脿 fotografia que deixo abaixo.

z9uOosswzI90J66e7GpGBTLVkPLGVveYvEO5mDFao0lV_jegMZKyxioOnld2KORn8f2rikSGuAAGzutOYbTyLHU6qWmcFxogO-ncks3pFx_IK6ESlMsoWjf-32E5MVjKhWpnkJf7

Conseguem tamb茅m encontrar um fornecedor online, a Favini, uma empresa italiana que produz este papel com algas invasoras da Lagoa de Veneza! Em Portugal, este fornecedor est谩 representado pela papelaria Luspap, em Lisboa.

Papel de couro reciclado

Este papel foi uma bonita surpresa pois a n铆vel de impacto ambiental, n茫o s贸 aproveita 40% de papel reciclado como ainda soma 25% de sobras de couro animal - algo que 茅 tamb茅m um problema a n铆vel de lixo t锚xtil.

ELEgLAgz3kNIFG0RsBOeO-n4UxjaLCllxt30xhWvV_V6QwJR_X1w1n0p6VV5P15TtRaj-QgctIIaMDC9htpOCCNix7HwkgH2-bB58yFKkabyWmUTWYE9LZ00dWm3hU319UNH8LP7

Acho este papel muito interessante e vers谩til, pode ser muito adequado tanto a temas de casamento mais r煤sticos como mais elegantes, ou casamentos de outono/inverno.

Quanto a fornecedores, a mesma empresa que mencionei acima, a Favini, tamb茅m produz este material e tem 脿 venda tamb茅m na mesma papelaria.

Papel feito de t锚xteis reciclados

Este papel tamb茅m foi encontrado por acaso, quando procurava papel semente em papelarias em Braga, e encontrei este papel na papelaria Gandias.

YIvpVdE4obAVSWgi8AT3tOgVjR26Gp1UMGlFyc0E5R2SbFXItZZdK1n7wPlLZlUbw-fl_PgIjRtnQLBrx5XnvYJCKEXAkNuchHmyGNs6HgoYqWRHGgS_il2zMUfz8oNkwP5U5v36

Tem uma textura muito agrad谩vel, e uma cor discreta para quem quer fugir do tradicional papel branco. Fiquei fascinada com este conceito, e fui espreitar melhor este fornecedor e encontrei este v铆deo sobre eles. Infelizmente, n茫o consegui encontrar este fornecedor na internet e, apesar de ainda haver stock nesta papelaria, receio que esta empresa j谩 n茫o exista, o que 茅 pena.

Envelopes Kraft 100% reciclado

Porque os convites n茫o s茫o feitos s贸 do "recheio", quem pensa em optar por convites ecol贸gicos vai pensar tamb茅m em envelopes da mesma categoria. Eu adoro o tipo de papel kraft, e consegui encontrar 脿 venda na Amazon (25 envelopes por 拢3.55).

pzWglTah3AtUzP27uQPLrmxvgCs-j0W5s8hKSqcVVKi86TDoMVcMX7jmKnqCJGk8GEdKuJQTabSbck4xzv_t23jT7USSAnuld_5xoAJQovh81bQJrAMoZxSBP7oOP-qPAtrSfacB

Em Portugal, vi 脿 venda na Envelopes Online, que pode ser uma boa op莽茫o para quem compre em maior quantidade.

Para noiv@s mais c茅pticos em rela莽茫o a estas alternativas, acho que o 煤nico apelo que posso fazer 茅 que optem por um material biodegrad谩vel, e o mais comum deles todos 茅 mesmo o papel. A maioria das f谩bricas de papel j谩 possuem um selo de garantia FSC庐, e por isso j谩 茅 uma excelente op莽茫o se procurarem produtos com esta marca.

Tudo o que for plastificado, acetinado, feito em acr铆lico ou pl谩stico, j谩 n茫o pode ser considerado uma op莽茫o sustent谩vel...

Nota: Gostaria de referir que n茫o sou de todo fundamentalista nem acho que haja uma s贸 forma correcta para ser-se mais amiga do ambiente. No meu caso, eu fiz uma mistura de convites online e em papel semente, enviei a maioria dos convites por email e cerca de quinze em papel para os convidados mais velhos. Como em tudo neste tema da ecologia e sustentabilidade, acho saud谩vel considerarmos todo o pequeno esfor莽o como muito valioso, e o que conta foi o que conseguimos fazer (e n茫o o que n茫o fizemos) pelo ambiente. Esta 茅 a minha motiva莽茫o 馃槉

Espero que tenham gostado tamb茅m desta minha partilha, e espero que seja 煤til para algu茅m! 馃挌

Beijinhos

27 respostas

脷ltima atividade por Carlota, a 2 de Maio de 2022 脿s 14:07
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Gosto muito dos envelopes Kraft..
    Casa bem.no estilo r煤stico q o noivo tanto gosta.. 馃ぉ
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostaste, Carolina! Beijinhos 馃挌
    • Responder
  • Carolina
    Noivo Constante Maio 2022 Alcanena
    Carolina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

贸tima ideia este debate! Fiquei fascinada com a informa莽茫o sobre os tipos de papel! Smiley winking

Beijinhos

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Telma 馃槝

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Krizitah 馃槝

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azem茅is
    Telma
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Que belo debate querida Rita 馃槏馃槝

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Que bela partilha Rita Smiley smile

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Ol谩 Ritinha! Pois 茅 eu lembro-me tamb茅m de fazer isso na escola 馃榿Mas para os convites de casamento, talvez n茫o seja uma op莽茫o que as noivas se aventurem a fazer 馃檲馃槀

Que linda essa ideia do linho! Achas que podes deixar aqui uma foto para outr@s noiv@s verem, ou partilhar aqui se j谩 mostraste num debate? Beijinhos 馃槝

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Ol谩, eu sou do tempo em para os meus primeiros trabalhos de escola n茫o havia pc's e muito menos internet e tinha que fazer 脿 m茫o, desde logo comecei a usar papel reciclado e habituei-me, achando que existe uma oferta maravilhosa e g铆rissima.

Para os convites, o envelope foi feito com linho, pelo que acho que j谩 diminu铆 a nossa pegada ecol贸gica.

Beijinho.

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina 馃グ bjinho 馃槝
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Adorei todas as op莽玫es. 馃ぉ
    Bjs
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Raquel! Eu sabia que aparecerias nos coment谩rios 馃グ Olha, eu imprimi no papel semente com impressora a lazer mas a baixa temperatura... No entanto, esse conselho que deste foi o mesmo que o meu fornecedor deu. 脡 realmente importante real莽ar esse dado! Obrigada! 馃槝

Partilha aqui a tua conta de fornecedor depois!!! 馃ぉ

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Obviamente que vinha c谩 comentar e dizer que adoro Smiley heart al茅m de uma ideia sustent谩vel, acaba por ser um pormenor diferente nas manualidades. Conv茅m acrescentar que este papel nao funciona muito bem com impressoes a laser, porque o laser mata as sementes.

P.S. em breve serei tamb茅m fornecedora de servi莽os com este papel Smiley heart

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Ahahah Tamb茅m eu Miriam! Estou mesmo feliz com a minha escolha 馃グ Bjinho馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Martinha 馃グ Os debates s茫o para isso mesmo, ajudar e inspirar! Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Obrigada Carolina 馃グ Fico feliz por ajudar! Depois partilha o que fizeres! Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Kikas querida! 脡 mesmo muita informa莽茫o, e aposto que no mercado h谩 mais umas dezenas de op莽玫es sustent谩veis para os nossos lindos convites 馃グ

Permites um conselho querida, se j谩 tens papel para os convites, n茫o o ponhas de lado nem o descartes... usa-o porque 茅 o que gostas e o que j谩 compraste. Deitares esse papel fora n茫o 茅 uma op莽茫o muito sustent谩vel, mesmo que a seguir compres um mais amigo do ambiente 馃槈Vai haver outras coisas que possas fazer para ter um casamento mais eco-friendly 馃挌

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Continuo a achar o papel semente qualquer coisa de extraordin谩rio 馃槏
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ol谩 Rita, adorei a ideia de papel semente n茫o fazia ideia que isso existia mas 茅 espetacular mesmo! 馃憣
    Mais um excelente debate, obrigada por inspirares os noivos que por aqui andam 馃槏馃槝
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Carolina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Que boas partilhas!! Vai sem d煤vida ajudar-me a conseguir criar um convite mais eco-friendly 馃憣
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Aiii Rita adoro o turbilh茫o de informa莽茫o....
    Mas tenho de ver o que ficar谩 bem no convite por causa daa cores... 馃檨 E j谩 vinha com o papel
    Mas prometo tentar ser meiga com o ambiente, desde que veio o rebento que a responsabilidade 茅 acrescida
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Ol谩 Milhinha 馃グTenho pensado muito tamb茅m nessa parte do lixo depois da festa... Muito obrigada pelo feedback, j谩 h谩 muito bom produto no mercado sustent谩vel que ainda 茅 pouco conhecido e nunca 茅 tarde para dar a conhecer. Eu pr贸pria s贸 conheci a maioria depois desta pesquisa para os convites! Beijinhos 馃槝

• Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada

Obrigada Alexandra 馃グ O que para mim 茅 importante 茅 o que se consegue fazer de bom, sem culpas pelo que j谩 se fez. H谩 muita coisa que se pode fazer para sermos mais sustent谩veis no nosso casamento, por isso, n茫o desistas 馃槈Beijinhos 馃槝馃挌

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Obrigada Rita! Dito de quem j谩 casou 茅 verdade que uma festa destas deixa muito mas muito lixo! Por isso mesmo louvo debates como os teus. Se voltasse a organizar o meu casamento f谩-lo-ia de forma mais eco-friendly ! Adoro as tuas sugest玫es! A maior parte desconhecia! Obrigada! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Adoro as ideias Rita 馃槏
    No convite n茫o fomos muito sustent谩veis, tenho confessar. Mas estamos a fazer esse esfor莽o em tudo o resto. 馃槉
    • Responder
  • Rita
    Rita
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Obrigada querida C谩tia! Tenho a certeza que encontras numa papelaria da tua zona uma destas alternativas 馃槈 Eu tamb茅m gostei do papel das algas, espero que consigas arranjar algo que gostes. Beijinhos 馃槝
    • Responder
  • C谩tia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    C谩tia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Adoro os teus debates, Rita! Acho 贸tima toda essa motiva莽茫o que nos transmites para sermos mais sustent谩veis. Confesso que s贸 conhecia o papel semente, por causa do 煤ltimo debate que fizeste. Fiquei fascinada com o papel de algas marinhas e vou informar-me melhor sobre esse assunto. Talvez opte por esse material! Smiley smile obrigada e parab茅ns pelo debate. BeijinhosSmiley kiss

• Responder

Escolheste . Escreve um coment谩rio e adiciona mais detalhes 脿 tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspira莽茫o