Ol谩 novamente noivinh@s!
Deixei no debate anterior a minha proposta de convites sustent谩veis em formato digital.
Sigo agora com as minhas sugest玫es para convites f铆sicos, que s茫o meramente o resultado do que eu procurei para mim e fui descobrindo nas papelarias e lojas online que encontrei.
Papel semente
Este tipo de papel foi o que eu escolhi para os nossos convites, e foi-me proposto aqui na comunidade, como podem ver na partilha dos meus convites.
Este papel 茅 feito, normalmente, de papel 100% reciclado e com sementes vi谩veis de germinar quando os convidados plantam o convite num vaso. Uma ideia muito sui generis para quem procura surpreender os convidados.
Adorei a ideia mal vi esta op莽茫o, pois gostei muito da textura e do aspecto que o papel ganha com as sementes impregnadas. E resulta muito bem com imagens que n茫o precisem de alta defini莽茫o.

Quanto aos fornecedores deste papel, existem v谩rios na internet mas muita aten莽茫o porque a maioria s茫o do Brasil e deixam de ser t茫o sustent谩veis (portes acrescidos - pegada carb贸nica mais alta).
Em Portugal, encontrei estes tr锚s fornecedores: Papel Semente, Life in a Bag e Publin, onde podem fazer a impress茫o dos convites, menus, etiquetas, etc.
Foi dif铆cil encontrar este papel em papelarias, embora n茫o tenha feito uma pesquisa exaustiva porque n茫o tive tempo, s贸 a papelaria Multic贸pia (em Braga) 茅 que vendia. Mas dependendo da vossa zona e se este papel ficar mais conhecido no mercado, pode vir a ser mais f谩cil de encontrar no com茅rcio local.
Papel de algas marinhas
Esta foi a segunda op莽茫o de papel sustent谩vel que encontrei na papelaria A. Sousa & Barros. O papel que vendiam era feito de algas marinhas e aproveitamentos de l茫, e era muito similar 脿 fotografia que deixo abaixo.
Conseguem tamb茅m encontrar um fornecedor online, a Favini, uma empresa italiana que produz este papel com algas invasoras da Lagoa de Veneza! Em Portugal, este fornecedor est谩 representado pela papelaria Luspap, em Lisboa.
Papel de couro reciclado
Este papel foi uma bonita surpresa pois a n铆vel de impacto ambiental, n茫o s贸 aproveita 40% de papel reciclado como ainda soma 25% de sobras de couro animal - algo que 茅 tamb茅m um problema a n铆vel de lixo t锚xtil.
Acho este papel muito interessante e vers谩til, pode ser muito adequado tanto a temas de casamento mais r煤sticos como mais elegantes, ou casamentos de outono/inverno.
Quanto a fornecedores, a mesma empresa que mencionei acima, a Favini, tamb茅m produz este material e tem 脿 venda tamb茅m na mesma papelaria.
Papel feito de t锚xteis reciclados
Este papel tamb茅m foi encontrado por acaso, quando procurava papel semente em papelarias em Braga, e encontrei este papel na papelaria Gandias.
Tem uma textura muito agrad谩vel, e uma cor discreta para quem quer fugir do tradicional papel branco. Fiquei fascinada com este conceito, e fui espreitar melhor este fornecedor e encontrei este v铆deo sobre eles. Infelizmente, n茫o consegui encontrar este fornecedor na internet e, apesar de ainda haver stock nesta papelaria, receio que esta empresa j谩 n茫o exista, o que 茅 pena.
Envelopes Kraft 100% reciclado
Porque os convites n茫o s茫o feitos s贸 do "recheio", quem pensa em optar por convites ecol贸gicos vai pensar tamb茅m em envelopes da mesma categoria. Eu adoro o tipo de papel kraft, e consegui encontrar 脿 venda na Amazon (25 envelopes por 拢3.55).
Em Portugal, vi 脿 venda na Envelopes Online, que pode ser uma boa op莽茫o para quem compre em maior quantidade.
Para noiv@s mais c茅pticos em rela莽茫o a estas alternativas, acho que o 煤nico apelo que posso fazer 茅 que optem por um material biodegrad谩vel, e o mais comum deles todos 茅 mesmo o papel. A maioria das f谩bricas de papel j谩 possuem um selo de garantia FSC庐, e por isso j谩 茅 uma excelente op莽茫o se procurarem produtos com esta marca.
Tudo o que for plastificado, acetinado, feito em acr铆lico ou pl谩stico, j谩 n茫o pode ser considerado uma op莽茫o sustent谩vel...
Nota: Gostaria de referir que n茫o sou de todo fundamentalista nem acho que haja uma s贸 forma correcta para ser-se mais amiga do ambiente. No meu caso, eu fiz uma mistura de convites online e em papel semente, enviei a maioria dos convites por email e cerca de quinze em papel para os convidados mais velhos. Como em tudo neste tema da ecologia e sustentabilidade, acho saud谩vel considerarmos todo o pequeno esfor莽o como muito valioso, e o que conta foi o que conseguimos fazer (e n茫o o que n茫o fizemos) pelo ambiente. Esta 茅 a minha motiva莽茫o 馃槉
Espero que tenham gostado tamb茅m desta minha partilha, e espero que seja 煤til para algu茅m! 馃挌
Beijinhos