Olá novamente noivinh@s!
Deixei no debate anterior a minha proposta de convites sustentáveis em formato digital.
Sigo agora com as minhas sugestões para convites físicos, que são meramente o resultado do que eu procurei para mim e fui descobrindo nas papelarias e lojas online que encontrei.
Papel semente
Este tipo de papel foi o que eu escolhi para os nossos convites, e foi-me proposto aqui na comunidade, como podem ver na partilha dos meus convites.
Este papel é feito, normalmente, de papel 100% reciclado e com sementes viáveis de germinar quando os convidados plantam o convite num vaso. Uma ideia muito sui generis para quem procura surpreender os convidados.
Adorei a ideia mal vi esta opção, pois gostei muito da textura e do aspecto que o papel ganha com as sementes impregnadas. E resulta muito bem com imagens que não precisem de alta definição.
Quanto aos fornecedores deste papel, existem vários na internet mas muita atenção porque a maioria são do Brasil e deixam de ser tão sustentáveis (portes acrescidos - pegada carbónica mais alta).
Em Portugal, encontrei estes três fornecedores: Papel Semente, Life in a Bag e Publin, onde podem fazer a impressão dos convites, menus, etiquetas, etc.
Foi difícil encontrar este papel em papelarias, embora não tenha feito uma pesquisa exaustiva porque não tive tempo, só a papelaria Multicópia (em Braga) é que vendia. Mas dependendo da vossa zona e se este papel ficar mais conhecido no mercado, pode vir a ser mais fácil de encontrar no comércio local.
Papel de algas marinhas
Esta foi a segunda opção de papel sustentável que encontrei na papelaria A. Sousa & Barros. O papel que vendiam era feito de algas marinhas e aproveitamentos de lã, e era muito similar à fotografia que deixo abaixo.
Conseguem também encontrar um fornecedor online, a Favini, uma empresa italiana que produz este papel com algas invasoras da Lagoa de Veneza! Em Portugal, este fornecedor está representado pela papelaria Luspap, em Lisboa.
Papel de couro reciclado
Este papel foi uma bonita surpresa pois a nível de impacto ambiental, não só aproveita 40% de papel reciclado como ainda soma 25% de sobras de couro animal - algo que é também um problema a nível de lixo têxtil.
Acho este papel muito interessante e versátil, pode ser muito adequado tanto a temas de casamento mais rústicos como mais elegantes, ou casamentos de outono/inverno.
Quanto a fornecedores, a mesma empresa que mencionei acima, a Favini, também produz este material e tem à venda também na mesma papelaria.
Papel feito de têxteis reciclados
Este papel também foi encontrado por acaso, quando procurava papel semente em papelarias em Braga, e encontrei este papel na papelaria Gandias.
Tem uma textura muito agradável, e uma cor discreta para quem quer fugir do tradicional papel branco. Fiquei fascinada com este conceito, e fui espreitar melhor este fornecedor e encontrei este vídeo sobre eles. Infelizmente, não consegui encontrar este fornecedor na internet e, apesar de ainda haver stock nesta papelaria, receio que esta empresa já não exista, o que é pena.
Envelopes Kraft 100% reciclado
Porque os convites não são feitos só do "recheio", quem pensa em optar por convites ecológicos vai pensar também em envelopes da mesma categoria. Eu adoro o tipo de papel kraft, e consegui encontrar à venda na Amazon (25 envelopes por £3.55).
Em Portugal, vi à venda na Envelopes Online, que pode ser uma boa opção para quem compre em maior quantidade.
Para noiv@s mais cépticos em relação a estas alternativas, acho que o único apelo que posso fazer é que optem por um material biodegradável, e o mais comum deles todos é mesmo o papel. A maioria das fábricas de papel já possuem um selo de garantia FSC®, e por isso já é uma excelente opção se procurarem produtos com esta marca.
Tudo o que for plastificado, acetinado, feito em acrílico ou plástico, já não pode ser considerado uma opção sustentável...
Nota: Gostaria de referir que não sou de todo fundamentalista nem acho que haja uma só forma correcta para ser-se mais amiga do ambiente. No meu caso, eu fiz uma mistura de convites online e em papel semente, enviei a maioria dos convites por email e cerca de quinze em papel para os convidados mais velhos. Como em tudo neste tema da ecologia e sustentabilidade, acho saudável considerarmos todo o pequeno esforço como muito valioso, e o que conta foi o que conseguimos fazer (e não o que não fizemos) pelo ambiente. Esta é a minha motivação 😊
Espero que tenham gostado também desta minha partilha, e espero que seja útil para alguém! 💚
Beijinhos