Oi oi noivinhas!!!
Bora falar de um assunto que muitas de nós adoramos e que é a cereja no topo do bolo de um casamento? Viagens e Lua de Mel!!
Mesmo com a situação covid, eu e o meu noivo queremos passar a lua de mel longe, bem longe de Portugal, contudo – portanto – porém, vamos esperar ate lá para março para reservar alguma coisa.
Acontece que para além dos nossos planos de ir passar a lua de mel fora, uma amiga minha casa no fim de semana a seguir ao meu, o que significa que nós só podemos ir de lua de mel uns 9 dias depois do casamento... para esta mini moon entre o nosso casamento e o da minha amiga, estou inclinadissima a passar uns dias no Douro, o noivo não conhece e eu fui só uma vez há muiiiiito tempo, tinha eu uns 20 anecos.
Com a pandemia, há muitos recém casados que optam por passar a lua de mel em Portugal, especialmente nas ilhas: Açores ou Madeira. Ambas estão na lista de hipóteses já que quero ir há anos e, afinal, nunca fui... que vergonha!!!
Como eu acredito que uma lua de mel em Portugal não se faz só de Açores ou Madeira, decidi criar esta série de debates sobre Lua de Mel em Portugal continental.
Para informações sobre as ilhas podem ver estes debates:
Madeira:
Da nossa agora casada Milhinha, que também nos fala do Funchal e de Porto Santo.
Também a casada Raquel fala sobre a Madeira.
Açores:
A casada Milhinha passou a lua de mel nos Açores e conta tudo aqui.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto a esta série de debates, vamos começar pelo sul, mais precisamente pelo Algarve!!
Aquele local que optamos sempre por ir quando queremos a certeza de ter bom tempo e que dispensa apresentações:
Opção 1 – Barlavento Algarvio:
Caracterizado pelas lindas falésias e arribas que fazem parte dos cartões postais do Algarve que são divulgados por esse mundo fora…
*********** Locais a visitar:
* Ponta de Sagres – o extremo sudoeste da Europa continental, que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida, assim como a Fortaleza de Sagres e um pôr do sol no cabo de São Vicente.
* Lagos e praias: Lagos é uma das mais bonitas cidades do Algarve já que conseguiu manter a autenticidade. Tão turistica e tão tradicional ao mesmo tempo. Agitação e divertimento não faltam, assim como actividades marítimas e belíssimas praias à volta, especialmente a praia D. Ana, assim como a Ponta da Piedade, considerada uma das praias mais bonitas do mundo!!
* Lagoa: tem poucas mas das mais bonitas praias do Algarve e algumas (cada vez menos) secretas: praia do Carvalho, praia das Fontaínhas… praia da Marinha que é uma das mais bonitas da Europa… tem ainda a vila piscatória do Carvoeiro, as grutas do Algar Seco (onde se inclui Benagil), e percuros pedestres pelas falésias, como o percurso dos 7 Vales Suspensos. Aqui é também uma excelente oportunidade para fazer passeios de barco.
* Silves: a antiga capital do Algarve é diferente de tudo o resto na região e vale a pena passar uma manhã ou tarde
Opção 2 – Sotavento Algarvio:
Há dois algarves, um mais popular, das falésias, dos estrangeiros, dos bares e das noitadas e outro mais recatado, de águas mais quentes, de praias a perder de vista...
O barlavento é lindo… mas o sotavento tem um lugar aqui
*********** Locais a visitar:
* Parque Natural da Ria Formosa – podem ser feitos passeios de bicicleta a partir de Faro ou Olhão – sendo que Faro também merece uma visita: a cidade velha é charmosa e lindíssima
* Palácio de Estói (tem hotel também) – a 10km de Faro – o uníco palácio em estilo Rococó e jardins estilo francês no Algarve… para quem está perto, porque não fazer a sessão de solteiros ou o trash the dress aqui?
* Tavira – a cidade mais bonita do Algarve – tem castelo e uma ponte romana linda
* As ilhas: Farol, Armona, Culatra, Tavira... - a ilha do Farol é a minha praia favorita em Portugal… mas diz quem já conheceu a ilha deserta que eu mudaria de ideias...
* Cacela Velha – ouvi tantas maravilhas de Cacela Velha mas sempre achei exagero. Até que fui este verão e não, não é exagero! Merece a pena a visita e não fica atrás da minha praia preferida
* Santa Luzia – visitei esta “capital do polvo” este ano e só lamento ter ficado tão pouco tempo. É pituresca, fez-me lembrar a Nazaré, e eu fiquei encantada com as casas com os azulejos. Um pouco mais à frente está a praia do Barril, que difere das outras na zona por ter um comboio que liga à praia e um cemitério de âncoras.
Onde ficar:
Porque uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel, ao pesquisarem num dos famosos sites de reservas hoteleiras podem pesquisar por hotéis de 4 ou 5 estrelas, com ou sem pequeno almoço (ou tudo incluído), assim como hotéis com piscina e, se preferirem, com spa.
Não se esqueçam de pesquisar hotéis com boas classificações reais de hóspedes (reais = sites como expedia, booking.com, ou sites dos próprios hotéis têm classificações de hóspedes que REALMENTE se hospedaram lá. Sites como Tripadvisor ou Google podem ter reviews de qualquer pessoa, hóspede ou não).
Espero que estes debates vos sejam úteis