Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒

Telma, a 16 de Junho de 2021 às 10:18 Publicado em Fórum Organizar um casamento 7 118

Brides & Grooms ❤️

Presumo que as vossas redes sociais, convidados e comunidade já vos tenham alertado da célebre obrigatoriedade de realização de testes de diagnóstico laboratorial para o Covid (ARS-CoV-2) em eventos familiares, designamente casamentos, "sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos" 🤦‍♀

Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 1


Ora, esta informação, publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, referia que "passa igualmente a estar sujeito à realização de testes (...) quem pretenda assistir ou participar em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados", transmitindo assim um carácter de obrigatoriedade. Assim, ontem, a DGS publicou a atualização da Norma 019/2020, de 26/10/2020, que define os critérios para rastreios laboratoriais, designadamente, (...) para eventos (...) de natureza famíliar (podem consultar aqui a norma completa: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx).


Diria que, apesar do dever da leitura atenta de todo o documento, importam destacar os pontos 24 e 25:

Ponto 24. Sem prejuízo de planos sectoriais e de orientações da DGS específicos, na atual situação epidemiológica, para efeito do disposto no número 21 da presente Norma, devem realizar-se rastreios laboratoriais nos seguintes contextos:

a) Nos eventos de natureza familiar, designadamente festas de casamento, baptizados e aniversários, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes, nos termos do Plano de Promoção da Operacionalização da Testagem para SARSCoV-2 , sempre que o número de participantes seja superior 10;


Ponto 25. Para efeitos do disposto no número anterior:

a) Devem ser realizados, em alternativa:

i. Teste rápido de antigénio (TRAg), realizado 48h antes do início do evento;

ii. Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde;

iii. Teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), tais como RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou teste molecular rápido, até 72h antes do evento.


Do que interpreto, trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório (ressalvo que esta foi a minha interpretação, pelo que, tomei a liberdade de enviar um e-mail, para o endereço constante no documento da norma, a solicitar esclarecimentos adicionais no que respeita aos participantes já vacinados, aos participantes que contraíram o vírus nos 90 dias que antecedem o evento, ao carácter obrigatório ou de mera recomendação da norma bem como qual a idade mínima (crianças) para realização do teste), inclusive os meios de comunicação referem "É recomendado"/"Recomendação", quando nos últimos dias diziam que "é obrigatório".

Assim, para evitarmos falsos alarmismos (quer com as noivas aqui na comunidade, quer com os nossos convidados que nos irão encher de questões), diria que o ideal é, para as noivas que casam nos próximos dias, tentarem entrar em contacto com a DGS ou Delegado de Saúde local para perceberem até que ponto é ou não obrigatório! Para as restantes, deixar correr, acompanhando a evolução e novas normas que possam vir a existir 😍

tenor.gif


E por aí? Qual foi a vossa interpretação? 💋

118 respostas

Última atividade por Susana, a 29 de Junho de 2021 às 16:35
  • Susana
    Noiva Ativa Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que tipo de teste rápido foi feito? os testes rapidos de 15m?

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vera 😍

    Espreita este debate com a última atualização: Testagem em Casamentos vs Certificado Digital 😘

    • Responder
  • V
    Noiva Novata Agosto 2021 Arcos de Valdevez
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola boa tarde, neste momento qual é o ponto de situação dos testes de cavis em casamentos?
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Tânia!
    A Quinta não exigiu nenhum teste específico, pelo que fizemos testes rápidos. Quem conseguiu agendar nas farmácias recebeu um relatório, quem fez em casa levou a "cassete" com o resultado.
    Os convidados já vacinados não fizeram teste, nem as crianças com menos de 11 anos.Mas na altura a norma ainda não tinha entrado em vigor... Foi uma medida adicional, que todos concordaram! 🙏👌🤞 E valeu a pena! Foi um descanso!
    • Responder
  • T
    Noiva Curiosa Julho 2021 Anadia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quais os testes utilizados?
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É obrigatório o teste ….ou certificado ! Agora depende do profissionalismo da quinta em impor a regra ou não !
    • Responder
  • Victor
    Noivo Principiante Agosto 2021 Genève
    Victor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá a todo(a)s,

    Ontem tive a reunião final com a quinta e eles não exigem testes, mas recomendam fortemente os noivos motivarem os convidados a fazê-lo (para o conforto de todos no dia C), os vacinados não entram nesta categoria, pois tal como disse na mensagem anterior, as vacinas têm que servir pra alguma coisa e a quinta é da mesma opinião que eu.

    Quanto a mim, até ao 14 de Agosto, penso que terei 80% dos convidados vacinados, depois do que a DGS falou, a partir de Julho, o sector dos 20anos começam a ser vacinados se tudo correr bem.Por isso haja confiança pessoal.
    • Responder
  • Epalanga
    Noiva Principiante Agosto 2021 Almada
    Epalanga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente contigo Victor.🤝
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma!
    Muitos Parabéns por este excelente debate! 👏👏👏
    Como sabes casámos em maio! Todos fizeram testes 48h antes do casamento! A Quinta exigiu e fez muito bem! Foi perfeito! 👌Beijinho 😘
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, acho que este foi o único texto que me deixou mais calma e perceber todo este rodopio que para aqui vai. Até porque na realidade, não há certezas de nada, e assim já ajuda. Como só me caso em Setembro irei aguardar.
    Mas obrigada pelo esclarecimento, beijinhos 😘
    • Responder
  • Victor
    Noivo Principiante Agosto 2021 Genève
    Victor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá a todos.
    Quanto ao que percebi, apenas fica uma forte recomendação, mas no entanto um dever cívico.
    A quinta informou-me desta actualização e explicou-me que recomendam aos noivos de motivar os seus convidados a fazer pelo menos o auto teste. Quanto às pessoas vacinadas nem me vou preocupar de as informar, pois a vacina tem que fazer algum sentido nesta história toda. Se as quintas exigirem um PCR, irão perder novamente bastante dinheiro como no ano passado pois os cancelamentos e adiamentos serão certos e penso que muitas quintas estão conscientes disso.
    Coragem a todo(a)s
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não Renato, desde que apresente o certificado digital Covid, não é necessário. Saiu ontem da resolução do Conselho de ministros https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=427


    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 2

    • Responder
  • Renato
    Montemor-o-Velho
    Renato ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, as pessoas já vacinas também têm que apresentar o teste... Não tem logica nenhuma...

    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 3


    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel 😍

    Mesmo que sejam vocês a comprar não te esqueças que tens de ter um profissional a supervisionar no dia e local do evento querida! Quanto ás crianças, tendo em consideração a atualização que fiz no comentário abaixo com o comunicado da Exponoivos sim, segundo eles as crianças têm de fazer 😘

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Abril 2016 Seixal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde...vou eu própria comprar testes para as pessoas fazerem mas minha dificuldade nisto e as crianças...será que as crianças teem que fazer😔?alguém consegue me tirar essa dúvida
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ATUALIZAÇÃO - COMUNICAÇÃO EXPONOIVOS:

    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 4

    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 5

    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 6

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Telminha, muitos parabéns pelo esclarecimento que trouxeste à comunidade! Eu vou aguardando até mais próximo da data, já estou um pouco farta destas normas que daqui a umas semanas mudam... Boa sorte e muita força a todos os noivos que se casam em breve!!!

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não, eram mesmo os noivos.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que seja essa quinta a pagar 🤷

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No fundo ninguem sabe e cada um interpreta à sua maneira. Tenho conhecimento de uma quinta que está a pedir testes PCR a todos para um casamento sabado

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado 😍😘

    • Responder
  • Anac
    Noiva Constante Setembro 2021 Oliveira de Azeméis
    Anac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro, se tiver resposta (o que duvido), partilho de imediato.


    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mikael Smiley smile

    Que engraçado! Ainda sem ler o teu comentário tive a mesma anotação ao esclarecimento deles Smiley laugh

    Também sou da opinião que mais tarde ou mais cedo virão prestar esclarecimentos adicionais 🤞🤞

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa! Nem me lembrei disso, mas ontem li vários relatos de noivas que ligaram para o Delegado de Saúde / SNS 24 / DGS e todos referiram que é apenas uma forte recomendação 🤷

    Se receberes resposta por favor partilha connosco aqui está bem? 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana 😍

    Obrigado pela partilha de informação. Mas de facto, esse entendimento deles deixa-me confusa na mesma, pois iniciam com "A testagem tem carácter altamente recomendado" e depois já referem "quem poderá não estar abrangido por esta obrigatoriedade" 🤷

    Esperemos que de facto fonte oficial do Governo ou DGS possam vir prestar esclarecimentos adicionais 🤞🤞

    • Responder
  • Anac
    Noiva Constante Setembro 2021 Oliveira de Azeméis
    Anac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por via das dúvidas, enviei email ao delegado de saúde ACES Aveiro Norte. Se responderem eu partilho...
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marisa 😍

    Também interpreto que sim, no entanto, existem diversas quintas a informar noivos que é obrigatório 🤷

    Aguardemos que venham prestar esclarecimentos adicionais 🤞🤞

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim querida Ana, embora duvide que respondam, já que devem ter a caixa de e-mail carregada de noivas furiosas 😂😂

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Partilho da mesma opinião que não queria o PCR obrigatório Xaninha, nem faria sentido porque nem esse é obrigatório já para algumas viagens! Mas esperemos que venham prestar esclarecimentos adicionais 🙏

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também tenho essa interpretação, mas esperemos que venham prestar esclarecimentos adicionais 🙏

    • Responder
  • M
    Noivo Novato Agosto 2021 Constância
    Mikael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana.

    Obrigado pelo esclarecimento.

    A minha Quinta interpreta no sentido de ser obrigatório mas hoje ia reunir com a Associação para clarificar.

    Esse esclarecimento da BragaNoivos também se contradiz: se é apenas altamente recomendado e, portanto, não obrigatório, esse último parágrafo não faz sentido quando se diz que falta saber "quem poderá 𝐧ã𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫 abrangido por esta obrigatoriedade de testagem".

    Acredito que hoje ou amanhã irão ser prestados esclarecimentos definitivos sobre esta matéria.

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2021 Barcelos
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Passo a transcrever a informação do BragaNoivos:

    “E̳S̳C̳L̳A̳R̳E̳C̳I̳M̳E̳N̳T̳O̳̳ - 𝗧𝗘𝗦𝗧𝗘𝗦 à 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗𝟭𝟵 𝗲𝗺 𝗖𝗔𝗦𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦
    A Norma atualizada ontem pela Direção-Geral da Saúde, que define os critérios para testagem em vários eventos incluindo #casamentos, deu origem a várias dúvidas para as quais apresentamos aqui a nossa interpretação:
    1 - A testagem tem carácter altamente recomendado, nas palavras de Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.2 - Há 3 alternativas de teste: i. Teste rápido de antigénio (TRAg), realizado 48h antes do início do evento; ii. Teste rápido de antigénio na modalidade de #autoteste (colheita nasal), no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde; iii. Teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), tais como RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou teste molecular rápido, até 72h antes do evento.
    Pensamos que a melhor solução, e consequentemente a mais económica, é a nº ii.
    O autoteste poderá, por exemplo, ser comprado por cada convidado (ou pelos noivos se pretenderem assumir o custo, que ronda os 3€). A contratação de um profissional de saúde para supervisionar o teste, poderá ser suportado pelos noivos ou, quem sabe, pelos profissionais envolvidos.
    As dúvidas que neste momento persistem e para as quais devem sair esclarecimentos em breve, prendem-se com as exclusões. Ou seja, quem poderá 𝐧ã𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫 abrangido por esta obrigatoriedade de testagem, nomeadamente os cidadãos já vacinados, e os cidadãos que testaram positivo nos últimos 6 meses.“
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração