Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒

Telma, a 16 de Junho de 2021 às 10:18

Publicado em Fórum Organizar um casamento 118

Brides & Grooms ❤️ Presumo que as vossas redes sociais, convidados e comunidade já vos tenham alertado da célebre obrigatoriedade de realização de testes de diagnóstico laboratorial para o Covid (ARS-CoV-2) em eventos familiares, designamente casamentos, "sempre que o número de participantes...

Brides & Grooms ❤️

Presumo que as vossas redes sociais, convidados e comunidade já vos tenham alertado da célebre obrigatoriedade de realização de testes de diagnóstico laboratorial para o Covid (ARS-CoV-2) em eventos familiares, designamente casamentos, "sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos" 🤦‍♀

cfb_648311.jpg


Ora, esta informação, publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, referia que "passa igualmente a estar sujeito à realização de testes (...) quem pretenda assistir ou participar em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados", transmitindo assim um carácter de obrigatoriedade. Assim, ontem, a DGS publicou a atualização da Norma 019/2020, de 26/10/2020, que define os critérios para rastreios laboratoriais, designadamente, (...) para eventos (...) de natureza famíliar (podem consultar aqui a norma completa: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx).


Diria que, apesar do dever da leitura atenta de todo o documento, importam destacar os pontos 24 e 25:

Ponto 24. Sem prejuízo de planos sectoriais e de orientações da DGS específicos, na atual situação epidemiológica, para efeito do disposto no número 21 da presente Norma, devem realizar-se rastreios laboratoriais nos seguintes contextos:

a) Nos eventos de natureza familiar, designadamente festas de casamento, baptizados e aniversários, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes, nos termos do Plano de Promoção da Operacionalização da Testagem para SARSCoV-2 , sempre que o número de participantes seja superior 10;


Ponto 25. Para efeitos do disposto no número anterior:

a) Devem ser realizados, em alternativa:

i. Teste rápido de antigénio (TRAg), realizado 48h antes do início do evento;

ii. Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde;

iii. Teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), tais como RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou teste molecular rápido, até 72h antes do evento.


Do que interpreto, trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório (ressalvo que esta foi a minha interpretação, pelo que, tomei a liberdade de enviar um e-mail, para o endereço constante no documento da norma, a solicitar esclarecimentos adicionais no que respeita aos participantes já vacinados, aos participantes que contraíram o vírus nos 90 dias que antecedem o evento, ao carácter obrigatório ou de mera recomendação da norma bem como qual a idade mínima (crianças) para realização do teste), inclusive os meios de comunicação referem "É recomendado"/"Recomendação", quando nos últimos dias diziam que "é obrigatório".

Assim, para evitarmos falsos alarmismos (quer com as noivas aqui na comunidade, quer com os nossos convidados que nos irão encher de questões), diria que o ideal é, para as noivas que casam nos próximos dias, tentarem entrar em contacto com a DGS ou Delegado de Saúde local para perceberem até que ponto é ou não obrigatório! Para as restantes, deixar correr, acompanhando a evolução e novas normas que possam vir a existir 😍

tenor.gif


E por aí? Qual foi a vossa interpretação? 💋

118 respostas

  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma. Obrigado pela partilha da informação, também casamos mais ou menos na mesma altura que vocês e já hoje de manhã tinha convidados a perguntar o mesmo. No entanto, a minha interpretação e apesar do verbo utilizado ser "dever" sei que normalmente a interpretação jurídica disso quer dizer obrigatório e não "opcional" como a linguagem mais corrente o faz entender. Mas na verdade já nós e muitos convidados tinhamos a ideia de fazer a testagem antes por isso não me faz muita confusão ser ou não obrigatório. Agora...para mim a dúvida maior prende-se com realmente o caso dos vacinados ou se há um limite inferior de idade para fazer os testes, por exemplo ser só maiores de 18 etc. A situação do PCR ou antigénio em laboratório é realmente dificil de concretizar em termos monetários e por recair totalmente nos convidados de o fazer, por isso a opção mais exequivel parece-me ser os auto-testes feitos à entrada do evento. No entanto, nesta situação quem fica responsável por isso? A quinta? E têm de lá ter um profissional de saúde a fazê-lo? Como vão tornar isso possível e quem absorve os custos dos testes, é por exemplo adicionado ao preço do menu e os noivos pagam tudo por inteiro? São realmente questões que ainda não sabemos mas que as quintas também ainda não saberão por isso vamos aguardar a ver se a situação é esclarecida Smiley atonished

    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Junho 2021 Braga (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos casamos já no próximo sábado pelo civil. Na conservatória só podem entrar 4 pessoas além dos noivos e o fotografo.


    Na quinta (vamos ser 12 pessoas já a pensar no covid que decidimos assim, não nos foi pedido qualquer tipo de teste, ainda hoje telefonei a avisar.)
    Liguei à saúde 24 para saber informações e eles disseram que era uma recomendação, não obrigação.
    Contudo cabe a cada um saber o que fazer.
    Os nossos pais já estao vacinados, os avós também. No trabalho somos testados a cada duas semanas.
    Mesmo assim vamos comprar testes rápidos e faz quem quiser. Não vamos obrigar ninguém..
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telminha!! Bem eu também interpreto que seja uma recomendação e não uma obrigatoriedade!

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahhahahahahhahaah
    Olha em Londres também devíamos evitar apanhar transportes públicos mas eu não tinha opção. Ninguém nos disse que era obrigatório ir a pé ou de carro ou de bicicleta para o trabalho, mas devíamos 😂 isto dava panos para mangas.
    Mas a tua do teletrabalho é escandalosa mesmo 😂
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só me ocorre isto 😂

    Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒 1

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenho vontade de lhes dizer olhem o Teletrabalho era obrigatório, e eu nunca fui (e agora faz falta um emoji com símbolo escandaloso) 😂😂😂😂

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso, mas se tens uma consulta no dia x às tantas horas, tens mesmo que ir 🤷🏻‍♀️


    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma.
    Parece-me que é só uma recomendação mas nunca são logo específicos de início 🙄
    Se for obrigatório é mais uma despesa que não estavamoda contar. Bjs
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatoo, eu devo ir votar, não sou obrigada a ir votar... Eu devo ter as vacinas em dia, e neste momento tenho a do tétano em atraso 😂😂 a realidade é esta, pura e dura

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois isso também me chateia é verdade. Mas eles é que escreveram “devem”. No português o deve não remete a obrigatoriedade. A cena é que se eles fossem fiscalizar ainda nos destruíam a festa, mas se fosse para pagar alguma multa tinham que me por em tribunal 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Anda tudo um bocado às moscas, sem saber como é na realidade 🤷‍♀️

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu gosto muito das analogias 😂 ter de fazer uma coisa é diferente de dever 😂🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acabei de ver, responderam mesmo ao meu comentário que os tinha identificado. E também já vi nos meios de comunicação social que referem sempre "recomendação"! Aguardemos a ver se vai vir mais atualizações ou não 😜

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adorooo essas das unhas 😂😂 mas tens 100% de razão, isto não cabe na cabeça de ninguém estas meias medidas

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Zélia 😍

    Sem dúvida que também acho que é diferente! Mas se eles se lembram de ir fiscalizar e acham que a interpretação deles é ser obrigatório é que me chateia! Daí o e-mail à DGS, embora ache que dificilmente me responderão 😂😂

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    à partida Smiley laugh

    Não sei se viste a resposta da ExpoNoivos no face. Qualquer das formas parece me que este vai ser o assunto do dia, vamos aguardar respostas superiores :p Pode ser que nos respondam entretanto aos 500 emails que já devem ter recebido (bem feito :p )

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma!


    Por aqui também interpretei como recomendação até porque a norma se refere sempre a “devem”. “Eu tenho que ir fazer as unhas” é diferente se eu disser “devo de ir fazer as unhas” 🤷🏻‍♀️
    Eu não contacto DGS nenhuma 😅 se é recomendação não temos que fazer. Não faz sentido nenhum fazer testes no local da festa (nem a quinta quer isso) e para fazer 48h antes ou 24h nem acredito que haja logística na minha cidade de momento...
    Mas esta gente tem mesmo que criar normas ambíguas e sem claridade, nem eles sabem o que andam a fazer, claramente 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa! Excelente partilha querida Ana! Assim já podemos sossegar mais um pouquinho 😍😘

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabei de ter a resposta da minha quinta, eles foram-se informar e confirmam que é uma recomendação para a testagem, tal como tinhamos pensado.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa! Então à partida confirma-se apenas a recomendação e não obrigatoriedade? 😘

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acabei de ouvir o Senhor a falar na Radio Comercial e disse isso mesmo Smiley smile

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai que bom, assim sempre já tenho uma opinião fundamentada eheh 😍

    Excelente alternativa! Muito obrigado eheh 😘

    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu aprovo a 200% 😁 se não conseguires personalizar mesmo no balão, podes arranjar um balão maiorzinho para chamar a atenção e prenderes na fitinha uma plaquinha a dizer isso.
    Eu acho que é uma ideia mesmo muito bem pensada, os pais vão adorar e ficar surpreendidos muito pela positiva 😁
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É que eu gostava que fosse surpresa para os pais, para mostrarmos agradecimento por trazerem os bebés mas preocupação em protegê-las, então seria personalizar balões e enchê-los com hélio, assim sempre poderíamos evitar alguns constrangimentos e aproximações! Então, tu como mamã, aprovas? 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que excelente partilha de informação Rute! Muito obrigado 😍

    Logo já vou puxar para trás para ouvir todo o comunicado 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lê o comentário da Rute em cima querida Mónica 😘

    • Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que isso é uma excelente ideia! Nunca tinha pensado nisso mas é uma ideia maravilhosa 😍😍
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Andreia 😍

    Coitadas das pessoas que gerem o endereço de e-mail, só chuvas de e-mails de noivas 😂😂

    Lê o comentário da Rute acima, acho que dá para perceber que não deverá ser obrigatório! 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana 😍

    Acho que fazem muito bem em ir acompanhando por isso mesmo que referes!

    Quanto à bebé, também iremos ter um que terá pouco mais que um mês de idade (ainda não nasceu eheh) e um com 4 meses, e estamos até a pensar fazer algo para evitar que os convidados se aproximem muito, tipo balões com mensagens de distanciamento ou assim, tipo "Sou fofo mas não uso máscara", para os pais colocarem no carrinho! Que achas? Alguma outra sugestão? eheh😘

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabei de assistir em direto o comunicado do Sr. Secretário de Estado da Saúde António Lacerda Salles e a jornalista perguntou exatamente isso, se era apenas uma recomendação ou se era obrigatória a testagem. Em momento algum falou que era obrigatório! Falou sempre numa FORTE RECOMENDAÇÃO!

    Quem quiser assistir, que puxe atrás na RTP3!

    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Telminha. 😘
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2021 Tomar
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, obrigada pelo debate! Acho que acabamos por ficar meio perdidos no meio de tanta informação dispersa. Fiz o mesmo que tu, enviei um e-mail para a DGS com essas questões (já percebi que mais noivinhas fizeram isso), agora é esperar que respondam 🙏 Entretanto liguei para a Quinta e ainda não me souberam dizer o que se iria aplicar ao certo, ficaram de me ligar assim que tenham indicações concretas. Tem sido uma ansiedade estes dias 😕 mas vamos continuar confiantes! Um beijinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração