Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Norma 019/2020: Critérios para eventos de natureza familiar (DGS) 💍​💒

Telma, a 16 de Junho de 2021 às 10:18

Publicado em Fórum Organizar um casamento 118

Brides & Grooms ❤️ Presumo que as vossas redes sociais, convidados e comunidade já vos tenham alertado da célebre obrigatoriedade de realização de testes de diagnóstico laboratorial para o Covid (ARS-CoV-2) em eventos familiares, designamente casamentos, "sempre que o número de participantes...

Brides & Grooms ❤️

Presumo que as vossas redes sociais, convidados e comunidade já vos tenham alertado da célebre obrigatoriedade de realização de testes de diagnóstico laboratorial para o Covid (ARS-CoV-2) em eventos familiares, designamente casamentos, "sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos" 🤦‍♀

cfb_648311.jpg


Ora, esta informação, publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, referia que "passa igualmente a estar sujeito à realização de testes (...) quem pretenda assistir ou participar em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados", transmitindo assim um carácter de obrigatoriedade. Assim, ontem, a DGS publicou a atualização da Norma 019/2020, de 26/10/2020, que define os critérios para rastreios laboratoriais, designadamente, (...) para eventos (...) de natureza famíliar (podem consultar aqui a norma completa: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx).


Diria que, apesar do dever da leitura atenta de todo o documento, importam destacar os pontos 24 e 25:

Ponto 24. Sem prejuízo de planos sectoriais e de orientações da DGS específicos, na atual situação epidemiológica, para efeito do disposto no número 21 da presente Norma, devem realizar-se rastreios laboratoriais nos seguintes contextos:

a) Nos eventos de natureza familiar, designadamente festas de casamento, baptizados e aniversários, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes, nos termos do Plano de Promoção da Operacionalização da Testagem para SARSCoV-2 , sempre que o número de participantes seja superior 10;


Ponto 25. Para efeitos do disposto no número anterior:

a) Devem ser realizados, em alternativa:

i. Teste rápido de antigénio (TRAg), realizado 48h antes do início do evento;

ii. Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde;

iii. Teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), tais como RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou teste molecular rápido, até 72h antes do evento.


Do que interpreto, trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório (ressalvo que esta foi a minha interpretação, pelo que, tomei a liberdade de enviar um e-mail, para o endereço constante no documento da norma, a solicitar esclarecimentos adicionais no que respeita aos participantes já vacinados, aos participantes que contraíram o vírus nos 90 dias que antecedem o evento, ao carácter obrigatório ou de mera recomendação da norma bem como qual a idade mínima (crianças) para realização do teste), inclusive os meios de comunicação referem "É recomendado"/"Recomendação", quando nos últimos dias diziam que "é obrigatório".

Assim, para evitarmos falsos alarmismos (quer com as noivas aqui na comunidade, quer com os nossos convidados que nos irão encher de questões), diria que o ideal é, para as noivas que casam nos próximos dias, tentarem entrar em contacto com a DGS ou Delegado de Saúde local para perceberem até que ponto é ou não obrigatório! Para as restantes, deixar correr, acompanhando a evolução e novas normas que possam vir a existir 😍

tenor.gif


E por aí? Qual foi a vossa interpretação? 💋

118 respostas

  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, excelente debate. Também tenho tentado acompanhar as directrizes que vão dando pois apesar do nosso casamento ter sido adiado para o próximo ano, como já referi noutro debate somos convidados de um casamento no final de Agosto e queremos perceber que tipo de teste teremos de fazer em caso de obrigatoriedade (se não for obrigatório faremos. Apenas um auto-teste no dia anterior) e se é será obrigatório em bebés também pois isso vai decidir se a nossa bebé nos acompanha ou não, pois uma coisa é nós fazermos teste para irmos nós adultos, outra coisa é ela que tão pequenina não iremos sujeitar a um teste a menos que seja mesmo necessário por questões médicas, jamais para ir a um evento. Estamos tranquilos em relação a levá-la connosco pois temos consciência de como nos manter seguros na celebração e festa mas não a queremos sujeitar a um teste portanto vai mesmo depender das directrizes que passam entretanto.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos lá ver se respondem querida Mónica! Era bom que sim, que assim sossegavam mais as coisas! E claro que assim que tiver resposta partilho 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era esse mesmo o objetivo eheh 😘

    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Telminha, quando e se te responderem diz alguma coisa, isto anda tudo doido com perguntas e mais pervuntas nossa senhora 🙈😘
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E não andamos tipos nabas à procura das medidas como eu, nos últimos dias Smiley smile Aqui fica tudo certinho e pudemos ir partilhando possíveis atualizações Smiley laugh

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida que sim! Inclusive já em Março eu e o Sérgio já falamos que pelo menos pais, padrinhos, nós e irmãos iriam fazer o teste rápido, e não foi vir nenhuma notícia que seria obrigatório.

    Eu também apoio a medida, só acho que deva ser clarificado bem como eliminada a disparidade de critérios no que respeita ao número de participantes, além disso acho que devia de ser mera recomendação, pois como dizes quem tem noção do perigo irá fazer, mesmo sem ser obrigatório!

    É apenas uma tentativa de não existirem imensos debates em que num comenta-se isto e no outro aquilo, assim aqui toda a gente pode ler mesmo as noivas a debater sobre o assunto eheh 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esperemos é que os números voltem a baixar e as coisas melhorem Laurinha 🙏

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É natural que a nível de medidas sejam mais libertas as medidas nos arquipélagos porque é extremamente fácil controlar quem entra, enquanto que no continente, é o inverso querida Ana 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Carlinha, são quase como "meias medidas" 🤷

    Eu também apoio, só acho que deva ser clarificado bem como eliminada a disparidade de critérios no que respeita ao número de participantes, além disso acho que devia de ser mera recomendação, pois quem tem noção do perigo irá fazer, mesmo sem ser obrigatório 😘

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo Carla, eu tenho convidados que antes de ter saído esta medida, já tinham ideia de se testar. Eu própria, estive já num aniversário, e em duas comunhões, e testei-me antes de ir.

    Aqui a questão é mesmo a discrepância que existe entre as medidas que tomam, sem as esclarecer profundamente. Será que é difícil aquelas cabecinhas pensarem que dar meias normas vai dar confusão? Que há pessoas a um ano e meio a sofrer com isto, vai não vai, agora dá não dá...

    Obrigada Telminha por trazeres este excelente debate, concentrando aqui a informação 😘

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o resultado da autonomia de ambos os arquipélagos, e claro tem haver com o índice de transmissão que aqui é muito baixo, logo o número de convidados, neste caso, tem mais discrepância, no entanto acho que deveria de haver mais coerência mesmo sendo diferente de acordo com a situação epidemiológica de cada lugar. Em relação a isto afastar os convidados dos eventos, está na consciência de cada um, não podemos fazer nada.
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que ótimo debate Telminha! Vamos aguardar por mais notícias 🤞

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sinceramente parece é que nem vivemos no mesmo país. Enfim!

    Em relação ao apoio da medida, não é que não ache bem...o problema é que com a covid já vai pouca gente, com isto dos testes ainda menos vão...

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Telma, é verdade que ainda não está claro, para além dos pontos que referiste como as crianças, os vacinados e os que estão em recuperação, não diz a partir de quando. No meu caso fiquei confusa em relação à norma regional, pois foi dito que a partir do dia 01/07 eventos com mais de 100 pessoas têm de fazer teste na Madeira, e agora uma pessoa ao ler isto pensa "é o 8 e o 80" não me parece bem. Ao contrário de muitas noivinhas, e perdoem-me, apoio esta medida, pois ninguém quer que o seu dia seja um local de surto e eu já ia pedir para os convidados fazerem teste voluntariamente, no entanto esta medida ainda não está bem explicada e claro têm que dar tempo às pessoas para fazer os devidos testes. Mais uma vez excelente debate esclarecedor!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E efetivamente na semana passada a informação publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 transmitia mesmo esse eventual carácter obrigacionista! 🤷

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia 😍

    Para mim, a única fonte credível neste momento é mesmo a DGG. E, a atualização à norma publicada ontem (podes ver o link no debate), parece apenas mera recomendação! Vamos lá ver se respondem ao e-mail que enviei 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Assim espero que não seja! Vamos lá ver se vem resposta 🙏

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isto é cada site a dizer uma coisa. Nem sabemos o que pensar. Esse fala que

    Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/1775831/testes-recomendados-em-casamentos-e-batizados-e-eventos-desportivos?fbclid=IwAR1_b1q0bWphZlIfRZNZRhl2SfS9K5YLicFW4BwKnQljog3vfUyI0Xu91sk

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois! Principalmente depois da quinta de me ter dito que na semana passada lhes tinham dito que seria obrigatorio. Claro que eu falei que a norma não falava em obrigação e que na televisao falavam em recomendação. Ficaram de me ligar a dizer alguma coisa

    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Telma 😍

    Vamos aguardar agora e ver o que dizem, tal como tu nao vejo a "obrigatoriedade" de fazer testes.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana 😍

    Sim, andamos todas atrás de respostas! Esperemos que nos deem 😍

    Ai, isto de ser noiva Covid e não nos dar um ataquezito de coração, nunca mais vai dar eheh 😂😂

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telmita! Andamos todas com as mesmas duvidas. Eu acabei de enviar email para a DGS e com a pressa esqueci-me de mencionar todos esses detalhes, tendo apenas focado a duvida a obrigatoriedade/ recomendação de fazer os testes.

    Caso recebam resposta vão partilhando connosco. Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração