Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor!

Milhinha, a 8 de Agosto de 2020 às 18:36

Publicado em Fórum Manualidades 61

Olá, princesas! Quem já tinha saudades de um debate da nossa saga das Manualidades? Recomeçamos agora por falar das que estão relacionadas com o momento do corte do bolo. É um momento único na vossa Festa: o apogeu do vosso Grande Dia! Vale tudo: luzes, fogo de artifício, um bolo de 6 andares,...

Olá, princesas! Quem já tinha saudades de um debate da nossa saga das Manualidades? Recomeçamos agora por falar das que estão relacionadas com o momento do corte do bolo. É um momento único na vossa Festa: o apogeu do vosso Grande Dia! Vale tudo: luzes, fogo de artifício, um bolo de 6 andares, música romântica... Tudo a contribuir para um momento inesquecível.


Também é o momento a partir do qual os convidados se sentem à vontade para ir embora – “vou só provar o bolo e depois pisgo-me que me doem os pés”, etc. Por isso, não se assustem se de repente têm de distribuir lembranças e beijinhos à pressa logo após o vosso Corte do Bolo.


Mas quem é o verdadeiro centro das atenções no Momento do Corte do Bolo? Não, meus queridos. Não são os noivos. É o TOPO DE BOLO! Sim, aquele elemento decorativo que vocês demoraram uma eternidade a escolher. Terão certamente muito amigos à procura do momento ideal para roubá-lo! Reza a tradição que quem roubar eficazmente o topo de bolo sem os noivos saberem e esconderem-no durante 1 ano, tem um jantar pago pelos noivos no 1º aniversário. Depois, há ladrões bem criativos que fazem coisas como esta: criam um perfil de Instagram só para o topo de bolo e tiram fotos para dar a conhecer o paradeiro e a boa saúde dos boneco! Hahahahah


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Como escolher o nosso topo de bolo?

Idealmente o topo de bolo deverá completar a decoração do vosso bolo. Falem com os vossos fornecedores: depois de se apaixonarem pelo bolo dos vossos sonhos podem com segurança comprar um topo de bolo a condizer! Não se esqueçam: um bolo elaborado chama por um topo simples que não tire o protagonismo ao trabalho do pasteleiro. Um bolo simples “aguenta” com uns novinhos personalizados a rigor!

Devem também ter atenção ao estilo ou tema do vosso casamento. Poderão escolher diferentes topos de bolo em função de terem um casamento elegante, rústico ou moderno ou com tema viagens, tema música ou outro qualquer.


Deixo-vos este debate da Destacada Vanessa e o debate da noiva Sandra que exemplificam os tipos de figuras diferentes que poderão escolher para o topo de bolo: noivos, pombos, letras, fotografias, desenhos, etc.

Exemplos de figuras (inspirações do Pinterest):

cfb_607987.jpg


2) De que material podem ser feitos os topos de bolo?

Cake Toppers laser cut: são a solução mais popular no mundo da decoração de bolos de casamento. São letras ou desenhos personalizados em formato 2D, recortados a rigor, feitos habitualmente em MDF ou plástico na cor que preferirem. Podem incluir os vossos nomes, as vossas iniciais, o vosso monograma, a data do vosso casamento (desaconselhado para na era COVID), alguns elementos que os caracterizem como casal - filhos, animais de estimação, algo relacionado com o vosso tema, etc. podem mandar fazer o AliExpress, na Wish, na Etsy ou em fornecedores aqui da App ou no Facebook. Basta procurarem o fornecedor que vos interessa.

Topos de bolo em madeira: um must-have para casamentos rústicos. Podem ser letras em madeira cortadas a laser, “rodelas” de troncos personalizados com as vossas iniciais, ou mini palettes decoradas. Também noivos em madeira são um encanto!

Cake Toppers em Papel: sim, papel! Ou cartolina. São complementos muito em voga no mundo do Cake Design. Impressos, recortados e colocados em palitos próprios. E ficam muito giros! Vai um “estendal” com bandeirinhas contendo os vossos nomes. E que tal uma foto vossa num porta retratos simples? Podem ser também uma caricatura vossa de noivos recortada. Esta também costuma ser a opção mais económica e DIY.

Figuras em Eva: uma alternativa mais leve mas de grande volume. Eva (sigla para etileno vinil acetato) vem em forma de folhas maleáveis coloridas e é usada em trabalhos manuais pela sua facilidade de uso. Alguns fornecedores especializam-se nesse tipo de trabalhos, como por exemplo: @BonecasemEvaColorido, @rosartesBonecos e @Joanapgsilva no Facebook.

Action figures de Plástico: perfeito para os noivos geeks ou casamentos com tema Disney. Basta comprarem as figuras originais em lojas online. Podem encontrar coisas muito giras e originais – embora caras… Vejam o exemplo da noiva Sofia.

Topos de Bolo em Biscuit: esta massa maleável feita de amido de milho cola branca e conservante permite fazer bonecos de noivos personalizados. Um processo criativo lento que implica moldagem à mão e termina no forno para consolidar – informação cedida pela nossa querida Destacada Vanessa. Podem ser uma réplica fiel dos noivos, ou simplesmente bonecos divertidos. Podem ser obras bem criativas e divertidas, com filhos, com animais de estimação ou com outros elementos alusivos ao vosso casamento. Basta escolherem o fornecedor certo! Como sugestões deixamos @essencii.atelie e yvonne.silva.374 no Facebook.

Topos de bolo de porcelana: desde autênticas obras de arte estilizadas para mais tarde recordar e bibelôs engraçados que farão qualquer um rir. Podem ser muito pesados, mas poderão ser opção para quem usar bolos de casamento falsos (i.e. bolos decorados com esferovite cujo andar de cima é o único comestível e aquele que os noivos cortam). São os exemplos das esculturas willow tree, por exemplo.

Outros materiais: podem encontrar topos de bolo feitos outros materiais, por exemplo em croché, em acrílico, impressão em 3D, etc.


3) E fazer DIY o nosso topo de bolo? É possível?

Claro que sim e na nossa comunidade há excelentes exemplos disso!

A noiva Sara fez o seu topo de bolo com uns corações em manualidade e a noiva Andréia fez os seus pombos personalizados para topo de bolo. A noiva Cátia fez o seu topo de bolo em barro e saíram muito em conta! A noiva Daniela incluiu o seu topo de bolo na sua lista de estacionário e ficou um mimo!

Se querem outras inspirações, não deixem de ver o vídeo de topos de bolo DIY da nossa noiva Sandrina e as excelentes opções da noiva Estrelinha.


Vamos à nossa Manualidade?

Desde cedo que a sogra Milhinha se prontificou para fazer o topo de bolo. Quando a 2 meses da nossa data original estoirou a pandemia COVID, eu acreditei que grande parte das manualidades que se ofereceu para fazer ficariam prontas em menos de nada. Não aconteceu. Eis que a 2 meses da nova data, o noivo lá deu uma “cotovelada” à mãe e ela pôs mãos à obra – e de facto tem mãos de fada! Irá fazer-nos noivos personalizados em massa biscuit.

1) Começou por pedir para ver os nossos fatos de casamento individualmente – pensa fazê-los em tecido.

2) Para facilitar o processo criativo, tirámos fotos das nossas caras e convertemo-las em desenho animado com uma app do telemóvel chamada Anime Toon.

cfb_607989.jpg

Agora é esperar que se concretize!


E vocês? Pensam fazer ou delegar esta Manualidade?

Bjs e bons preparativos


PS – Claro que não me aguentei e mandei vir um plano B. Se os noivos não ficarem bem ou não ficarem prontos a tempo, mandei vir da Etsy os nossos nomes em dourado por €19,50. Chamem-me control freak - eu aceito (desta vez...)!


cfb_607991.jpg


61 respostas

  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana e obrigada pelo Carinho. Sei bem que alguns trabalhos em Biscuit são caríssimos - especialmente noivos personalizados! Daí que não tenha hesitado em aceitar a oferta da minha sogra. Bem ou mal é uma poupança e certamente uma obra de arte da parte dela! Vai ter outro significado. Vale a pena procurar pequenos talentos ou menos fazer DIY como o texto indica. Mas há muita soluções no mercado. É só procurar. Bjs
    • Responder
  • Paula
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Vila Franca de Xira
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahaha amores dos novos tempos . Tudo a correr bem, felicidades !
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim já escolhemos. Mas entretanto com a situação não chegamos a perguntar se era possível realizar...
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Que excelente debate Milhinha👌
    Ontem estive a ler o teu debate do ouro e hoje deparo -me Com este mega debate😉
    Eu gosto muito dos topo de noivo com os nomes, mas também gosto das figuras ( só que o valor dos bonecos em biscuit... credo!!!!!)
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha essa não sabia, obrigada pela dica 😉☺️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua opinião Inês. Mas sinceramente prefiro que seja um momento de partilha entre duas famílias que se unem. Se a sogra Milhinha quer ajudar, eu sou a primeira a aceitar toda e qualquer oferta e ajuda que puder dar. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa! Vai ser lindoooo!!! Beijinhos babe! 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina. Ao menos já escolheste o bolo e que tipo de decoração quererás? Por vezes não será necessário haver topo de bolo se a decoração já for elaborada o suficiente! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahha Paula! Por aqui são os dois ao telemóvel: o noivo Milhinha nos jogos e eu no casamentos.pt! 😂 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Filipa! Adoro o teu topo de bolo personalizado! Excelente escolha! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não contratei a 4cakes. Neste caso será 2 pasteleiras diferentes: uma para o bolo e outra para o topo. A primeira não conseguia fazer 😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São bem giros Tarcia! No entanto, algumas pastelarias recusam-se a usar flores naturais por ser proibido pela ASAE. Em alternativa fazem-no em pasta de açúcar. Fala com os teus fornecedores e vê qual a abertura... Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Será ela a fazê-lo? Contrataste a 4 cakes não foi? Deve ficar lindíssimo e poderás guardar o topo como uma recordação! Bjs
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim please, depois partilha aqui.
    Eu não sei se se vou ter algum topo no bolo, o estilo de bolo que pretendo não sei se ficaria bem, mas se fosses para escolher um talvez só os nomes tal como o teu ou só as iniciais, o mesmo no meio do bolo ao invés do topo.
    Eu gosto destes estilos de bolo simples com flores:Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 1
    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 2
    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 3

    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 4

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. os nossos são em madeira 😁ótimo debate COMO SEMPRE😍


    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 5
    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 6

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei Cíntia! Vi o teu debate e sao em acrílico não são? Pus o link para o teu debate e tudo. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita! É muito divertido! Adoro esse tipo de bonecos! Parabens! Bjs
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahah adoro a ideia, muito original e não deixa de ser a realidade de muitos casais 😂
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nosso é um action figure que compramos no AliExpress 😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É na tão giro Raquel! Adoro! Consegues fazer tu mesma e tudo! Adoro! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Tárcia! O que encomendei é exactamente igual à última imagem mas com os nossos nomes. Escolhemo-lo por ser parecido com o nosso monograma. Mas sim depois mostro o resultado final. E tu já escolheste? Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    O nosso será em porcelana fria. A pasteleira que os irá fazer explicou-me que é um material leve, o que era importante para nós considerando que o queremos trazer connosco😁
    Bjs
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, ótimo debate! Adorei o topo de bolo que compraste. Prefiro desse género, não acho piada aos bonequinhos.
    Beijinhos ❤️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehe. Aqui em casa também 🤣
    Beijinhos e felicidades
    • Responder
  • Paula
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Vila Franca de Xira
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comprei igual, adorei porque tem tudo a ver connosco ahah
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 7
    Olá.
    Este é o nosso topo de bolo. Gostamos de algo mais divertido, do que ao típico "romântico".
    As figuras são de resina pois é pesada. E encomendam os da Mininhos Rita Catita. Beijinhos
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Um debate com muitas ideias 😊nos para já nao temos nenhum topo de bolo...veremos o que decidimos escolher😉
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fiquei super curiosa para ver os vossos bonecos personalizados Smiley laugh

    Eu confesso que nao era/sou muito apreciadora de topos de bolo no geral, quero flores, e vi este no Etsy que me apaixonei pela simplicidade e acho que consegue combinar bem com flores:

    Manualidades (38): Topo de Bolo – todos estarão de olhos postos neste pormenor! 8

    Antes de ter visto este pensava também ter as bandeirinhas mas com 2 fotos nossas da Instax, que acho que também ficaria giro Smiley shame


    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá girl,
    Realmente é algo que ainda não pensei ainda, não sei se é uma coisa que quero ter no topo do bolo.
    Mas lindas ideias e muito boas opções, para todo tipos de gostos, depois partilha aqui o que o encomendaste do Esty 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração