Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada

Milhinha, a 26 de Abril de 2020 às 09:30

Publicado em Fórum Manualidades 56

Bom dia, Princesas! Como vão esses preparativos? Continuamos com a saga das Manualidades? Falando pela experiência de outras noivas, nada dá mais dor de cabeça do que organizar as mesas num casamento. É preciso ter em atenção que este ou aquele familiar não se falam; é preciso encaixar grupos...

Bom dia, Princesas! Como vão esses preparativos? Continuamos com a saga das Manualidades?


Falando pela experiência de outras noivas, nada dá mais dor de cabeça do que organizar as mesas num casamento. É preciso ter em atenção que este ou aquele familiar não se falam; é preciso encaixar grupos de amigos que esperam estar juntos e completar as mesas com “pessoas de fora”; é preciso colocar casais com gostos semelhantes todos juntos; já para não falar do que fazer com as crianças – sentar com os pais ou com a animadora infantil? Mas que dor de cabeça! Felizmente a App Casamentos.pt tem a solução ideal para organizar as mesas: Organizador de Mesas!


A Agenda de Tarefas desde cedo que nos incita a preencher as mesas com os convidados mesmo antes de entregarmos os convites. E confesso que assim tenho conseguido encaixar melhor todas as alterações posteriores que nos têm sugerido. Vou atualizando a Lista de Convidados à medida que nos dão confirmações e sentamo-nos a arranjar as mesas (vejam um exemplo na manualidade).


Com este passo preenchido têm meio caminho andado para fazer a Manualidade de hoje: o vosso Seating Plan/Chart, Protocolo ou Plano de Mesas.

cfb_594605.jpg


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Para que serve o Plano de Mesas ou Seating Plan?

Trata-se de um painel ou montagem de objetos onde mostram onde cada convidado deve sentar-se durante a refeição. Habitualmente durante ou cocktail ou à entrada do salão de jantar, os convidados são verificar qual a sua mesa e com quem estarão sentados.


Devem por isso ter em atenção as seguintes regras:

- O Seating Plan deve ser colocado num lugar bem visível ou num trajeto de passagem obrigatória pelos convidados;

- Deve constar o nome de todos os convidados para que não restem dúvidas;

- Deve estar escrito em tipos de letra e tamanho de letra adequada à leitura de TODOS – não se esqueçam do avô presbíope ou dos primos míopes!


Tirando essas 3 simples regras, podem bem dar azo à vossa imaginação! Escolham motivos próximos do vosso convite ou demais estacionário, pensem no estilo ou tema do vosso casamento e como querem numerar ou nomear as vossas mesas.


Se o vosso casamento não tem TEMA, não se preocupem! Escolham as cores do vosso casamento e numerem as vossas mesas. Inspirem-se e reforcem a vossa decoração. E não se esqueçam que quem não tem TEMA tem muito mais flexibilidade quando chega à hora de escolher o seu seating plan.


2) Que tipos de Seating Plan existem?

Existem Seating plans em que os convidados são distribuídos por mesa ou que os convidados estão distribuídos por lugar.


A Distribuição por Mesa é mais útil para casamentos tradicionais com mais de 100 convidados. Basta nomearem ou numerarem as vossas mesas e distribuir os vossos convidados de acordo com o número de lugares. Muito simples para vocês e para os convidados.

A Distribuição por Lugares pressupõe que a cada lugar sentado está atribuída uma pessoa (como se de um voo se tratasse). É exequível para casamentos mais pequenos como micro ou mini-weddings pois a atribuição de lugares pode ser mais morosa. Também permite fixar lugares para uma eventual animação especial como sendo as Flash Mobs ou mesmo um jogo do ramo diferente (em que se cole o ramo à base da cadeira, por exemplo). A grande vantagem deste tipo de seatting plan é que poderás fazer cartões de agradecimento com mensagens personalizadas – uma ideia trabalhosa mas super original!


E não! Não existe a diferença entre seating plan e sitting plan. Em bom inglês: sitting plan é o tempo que têm previsto dos convidados encontrarem-se sentados. Seating plan é a disposição de mesas e cadeiras para os convidados se sentarem.


3) Onde posso buscar as minhas inspirações?

Para começar devem pensar no vosso casamento e como poderão tornar o vosso seating plan único! Se estão sem inspirações, procurem no Pinterest por inspirações dentro do vosso estilo e tema. Algumas noivinhas na Comunidade fizeram o favor de compilar alguns exemplos:

· As Inspirações Originais da nossa querida Ana, da noiva Joana (tema praia/mar), dos noivos S&P, da noiva Inês e da noiva Polly;

· As Inspirações Imperiais da noiva Andreia (com uso de molduras douradas e espelhos trabalhados) e da noiva Sofia (uso de espelhos);

· As Inspirações Modernas da noiva Tânia (com uso de acrílico, metal, espelhos e figuras geométricas);

· As Inspirações rústicas da noiva Vanessa, da noiva Top Andreia e da nossa (sempre) Destacada Patita (com uso de flores, papel kraft, madeira, paletes e molduras recicladas);

· As Inspirações Coloridas da noiva Tânia (preto), da noiva Inês V. (rosa) e (vermelho), da noiva Jacinta (branco) e (dourado).


Depois, procurem na nossa Comunidade que está repleta de bons exemplos. Ora vejam só:

· Estilo Moderno: a molduras com fotos do casal da nossa Master Andreia; o espelho da noiva Cristiana; o jardim geométrico da nossa querida noiva Ana; a sugestão divertida da admin Maria;

· Estilo rústico: o mostrador de vinhos da noiva Ana, as portadas românticas da noiva top Tânia; a janela reciclada e personalizada da noiva Mariana (com números); as caixas e cenário da noiva Susana; o resultado final da noiva Mónica (tema Gins); o quadro floral da nossa guru Maria; o expositor da noiva Bebs; a portada de madeira da noiva Verónica, o jardim de moinhos de vento da noiva Carla; o quadro de rolhas da nossa Destacada Telma.

· Tema Viagens: o Mapa-Mundi da noiva Natacha e dos noivos S+M; o mapa de metro de Londres dos noivos S&P; o ecrã de portas de embarque da noiva Lau; as inspirações da noiva Joana; os cartazes da noiva Sara; os monumentos da noiva Iva;

· Tema Disney: o quadro da noiva Cláudia; os cartazes da noiva Sónia (desenhos animados da nossa infância); a sinalética da Menina do Laço (Harry Potter);

· Tema Danças: a excelente manualidade da noiva Andreia;

· Tema Música: o exemplo da noiva D.G. e o placard com discos vinil da noiva Caetano.

· Tema Videojogos: a inspiração da noiva Top Marisa (Super Mário);

· Tema Chocolate: o excelente exemplo da noiva Inês V.


Finalmente, não se esqueçam de entrar em contacto com os vossos fornecedores – quinta e decorador. Eles poderão ajudar a guiar-vos no estilo de decoração que irão ter. Também habitualmente já têm de outros casamentos molduras, espelhos, portadas, etc poderão usá-las e personaliza-las ao vosso gosto.


NOTA: Se quiserem ser MESMO originais podem optar por não haver Seating Plan – o que pode parecer estranho e anti-natura mas que facilita muito o vosso trabalho. Só precisam de fazer uma placa informativa. Vejam o exemplo da noiva Joana!


De qualquer das formas, não se esqueçam de passar por este excelente debate da nossa querida Ana, que é um excelente ponto de partida: Tudo o que precisas de sabes sobre... seating plans


Vamos à Manualidade em si?

Eu tenho a sorte de ter o Seating Plan organizado pela quinta. Têm uma estrutura (do género de uma árvore geométrica) em metal que decoram de acordo com as cores e o estilo de casamento. Aceitámos a proposta. Só tínhamos que pensar na parte do estacionário, então.


O nosso casamento é estilo elegante e minimalista. As cores do nosso casamento são o branco, dourado e verde.

O noivo lembrou-se que a nossa bebida social preferida é o Gin e que acompanhámos o crescente fervor e moda dos Gin&Tonic. Depois de muitas inspirações do Pinterest, o noivo lá sugeriu poderíamos usar esse motivo como algo “nosso” para dar o nome às mesas. Apesar de ter algumas reservas em usar nomes de bebidas alcoólicas para mesas de um casamento, lá acedi – afinal o casamento é dos dois.


PRIMEIRO PASSO: Perguntámos na nossa quinta sobre o número de convidados por mesa. Teremos mesas redondas de 10 pessoas. Excecionalmente teremos uma ou outra mesa de 8. Também pediram para não nos esquecermos da Mesa do Staff (onde habitualmente comem os fotógrafos, videógrafos, DJ e demais animação!


SEGUNDO PASSO: Depois de termos a nossa Lista de Convidados completa, estipulámos que seria necessário arranjar nomes para 15 mesas. À medida que os convidados forem confirmando e cancelando, poderemos ter que diminuir o número de mesas, mas o trabalho fica feito.


TERCEIRO PASSO: À medida que íamos recebendo confirmações e cancelamentos, íamos atualizando o nome dos convidados por mesa no nosso Organizador de Mesas. Também atribuímos o nome das mesas à medida que iam ficando preenchidas.

cfb_594611.jpg

QUARTO PASSO: Fizemos cartões individuais com os motivos do nosso convite e com um detalhe alusivo ao nome da mesa junto com o nome de todos os convidados. Ficaram assim:

cfb_594609.jpg


Agora só falta atualizar os nomes uma semana antes do casamento e enviar os cartões finais para na quinta imprimirem e decorarem o nosso Seating plan! Foi super simples com a ajuda dos nossos fornecedores!

Bjs e bons preparativos

56 respostas

  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela! Excelente sugestão. Pode dar trabalho mas vai valer a pena! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida Catarina! Nada como a excelente experiência de uma noiva casada. Eu temo esta organização de mesas mas tem sido fácil até ao momento. Bjs
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida homónima Smiley smile são imensas as sugestões para os seating plan, acho que os teus cartões ficam bem originais. Nós, sendo um casamento com pormenores rústicos, vamos aproveitar uma placa de madeira que há na quinta e que adoramos para colocar o nome das mesas com os convidados. Em relação às mesas, desde sempre, que decidimos que seriam numeradas. Beijinhos
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Excelente debate 😊😊
    Eu estou a pensar em espelhos e acrílicos. Se a quinta não tiver, terei de ser eu a fazer e vou contar com ajuda da comunidade e do amigo Ali 😁😁Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara Helena. Mais uma debate bastante útil e informativo. Nós utilizamos o que a quinta já tinha e por isso poupamos dinheiro também 😉. Em relação ao processo de sentar as pessoas, até pensei que fosse dar mais trabalho mas foi “relativamente” rápido de fazer ☺️
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Abril 2021 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha 😊 excelente debate! Muito útil! Parabéns 👏🏼👏🏼😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nesse aspecto tive muita sorte. Devemos ser pragmáticas: inspiracoes que consigamos realizar e pedir ajuda aos fornecedores. Aliás eles é que são profissionais da coisa. Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Ainda nao tinha passado a esta etapa mas era uma das que me estava a dar cabo da cabeca...este debate vai-me ajudar..maa e claro que quando essa ajuda vem por parte da quinta e muito mais fácil 😉
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que pode ser mas infelizmente por causa do Covid 19 a florista está fechada
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem giro Nelly. No entanto gostava mais de ver o resultado final ou o vosso processo de realização da Manualidade não só a inspiração. Pode ser? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aguardamos todas por abastecimentos. Entretanto avançamos com o estacionário (se possível). Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, eu acho que o seating plan é das manualidades mais marcantes do casamento, é algo que toda a gente vai reparar é que cria expectativa.
    Por aqui, farei algo muito original mas estou a aguardar que o material chegue para iniciar o processo Smiley smile
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Milhinha está aqui a nossa inspiração vamos ter a senhora do hotel a dar aos convidados o cartão com o número da mesa Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 1

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não desanimes Maria. Faz-te recorrer dos teus fornecedores. Bjs
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Para mim a organização das mesas é o pior 😞 Ainda nem pensei em nada!
    Obrigada por este debate, de certeza que me vai ajudar 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São muitos convidados Nelly. Um Seating plan vai requerer ajuda externa... deleguem tarefas para ser mais fácil.
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se todos os nossos convidados vierem nós vamos ter 240. E vocês quantos convidados terão?
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uii não faças isso!! Já estou curiosa🥺🤣
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E espera pelo debate dos marcadores de mesa ... hahaha bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabens Nelly excelente ideia. Quantos convidados terão? Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Ficou original com as bebidas.
    Parabens😘
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha excelente debate. Nós vamos ter uma mesa com os nomes dos convidados. E em cada lugar vamos ter um bolinho com o nome de cada convidado
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente exemplo Elodie! Acho que vai ser Único! Parabéns pela ideia é obrigada pela partilha! Estou desejando ver o resultado final! Bjs
    • Responder
  • Elodie
    Noiva VIP Agosto 2021 Peniche
    Elodie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha, excelente debate. Parabéns!

    Por acaso ainda não me tinha decidido acerca do Seating Plan andava a fazer pesquisas mas nada me agradava...até que vi aqui uma ideia Super original que partilhas-te o da noivinha Maria em que os convidados tiram o seu nome e descobrem qual a sua mesa, opa adorei o efeito surpresa!!

    Vou adotá-lo com certeza! depois decoro-o á minha maneira Smiley smile

    Obrigada por este debate beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração