Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Diminuir a lista de convidados - nova tendência em tempos de pandemia

Zélia, a 4 de Fevereiro de 2021 às 17:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 36

Olá noivinhas 💍💍

Em tempos Covid-19, a realidade de muitos noivos tem passado por diminuir a lista de convidados. Ou porque o governo restringiu os limites de pessoas para esse tipo de "ajuntamento", ou porque os convidados decidiram usar o covid como desculpa para não ir ao casamento ou porque os noivos decidiram tirar partido do covid e fazer um casamento mais intimista e assim não convidar tal pessoa "por cauda do covid" ou por outros motivos.

Há uns dias estava a ler um artigo a revista americana Brides, em que 8 casais reais diminuiram a lista de convidados e alteraram outros planos devido à pandemia.

O artigo completo está aqui mas decidi partilhar alguns casos convosco:

Lauren e Adam:

Iam casar a 5 de Setembro de 2020 na Toscânia, Itália. Segundo eles, quando começaram “a olhar para as datas, os fornecedores exigiam depósitos adicionais e o vírus não dava sinais de diminuir na Itália ou nos Estados Unidos. Em julho percebemos que queríamos casar em Setembro não importa o quê, porque o futuro era muito incerto. Ficámos de um lado para outro durante o que pareceu uma vida inteira tentando decidir se íamos fazer uma cerimónia no tribunal e salvar a nossa grande celebração ou ir em frente com um micro casamento e ser criativos com uma lista de convidados menor e as diretrizes do COVID-19".

Eles acabaram por decidir alugar uma casa privativa num lago, onde os seus 30 convidados finais pudessem ficar. Os noivos optaram por convidar apenas a família imediata, que incluía pais, irmãos, avós e amigos mais próximos.

Emma e Landon

Planeavam casar em Sun Valley, Idaho, em agosto, com 120 convidados, mas com a evolução do COVID-19, tornou-se mais evidente que seu plano original não era mais viável. “Durante a quarentena, estávamos com os pais de Landon e eu acordei uma manhã ao nascer do sol e entrei no quintal e imediatamente pensei 'é isso:' Um casamento simples no quintal!”.

Como eles sentiram que não seria correcto incluir certos familiares e outros não, optaram "por ter apenas a família imediata”, diz Emma. E assim passaram de 120 para 30 convidados.

Tiesha e Nick

O casal optou por um casamento virtual em novembro. “Fiquei muito triste porque os meus amigos mais próximos e toda a família não iriam ao nosso casamento, no entanto, eu sabia dos riscos para a saúde deles e a nossa data não era algo que eu queria mudar”, disse Tiesha.

Eles decidiram ser honestos com os convidados Dissemos-lhes que os amamos, mas os planos mudaram e esperamos vê-los virtualmente”, disse Tiesha. Apenas pais e irmãos atenderam à cerimónia e pequena festa. Conselho para os casais: “Apenas respire! Lembre-se de tudo que está dando certo e seja grato por isso”, diz ela. “Além disso, reduzir o tamanho da lista de convidados do casamento ajuda seus bolsos! Ninguém jamais se queixou de economizar milhares de dólares.

Monika e Ryan

A data original do casamento era 26 de setembro de 2020, para 175 pessoas, o que teve que ser repensado. “Embora tenha sido uma decisão muito difícil, (...) sabíamos que era a decisão certa para a segurança de nossos convidados”, disse Monika.

O casal primeiro teve que decidir se ia fazer o casamento ou adiá-lo completamente. No final das contas, eles decidiram não adiar, mas sabiam que precisariam reduzir o tamanho. “Tivemos uma grande festa nupcial - 10 de cada lado”, diz Monika. “Decidimos ter apenas nossas famílias imediatas envolvidas neste ano e ter nossa recepção no próximo ano em nosso aniversário de um ano, com uma renovação de votos para que ainda tenhamos uma cerimônia com todos os presentes (espero!).” Conselho para os casais: “Lembre-se do significado do casamento: seu casamento, amor e compromisso mútuo”, diz ela. “Uma festa sempre pode acontecer em uma data posterior, mas para se casar, você só precisa de quem é mais importante para você, ao seu lado.

Aqui pela comunidade temos várias noivinhas que decidiram fazer os seus dias com menos convidados, como é o caso da noiva Rute que reduziu o numero de convidados, ou da a noiva Carla já se programou como deve ser e está a planear um casamento intímo este ano e um festão em 2022 🎉🎊✨

Devido à pandemia e aos adiamentos sucessivos, várias noivas decidiram no ano passado casar no civil e fazer a festa religiosa este ano como são os casos da noiva Cíntia ou das destacadas Telma, Joana e Krizitah.

Pessoalmente, sempre adorei a ideia de um casamento mais íntimo, e daí que não queira mudar a data. Tenho previsto 80 convidados, mas se tiver que diminuir para 50 ou 30 não me importo 😅😅

Também já decidi que será uma boa ideia transmitir a cerimónia para os que não puderem ir, até porque a capela é pequena.

Sei que há mais noivinhas que fizeram um casamento mais pequeno ou que têm isso como hipótese.

Já pensaram nessas questões? Contem-nos as vossas experiências 😍😍

36 respostas

Última atividade por Miriam, a 7 de Fevereiro de 2021 às 15:07
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Deus...deixa ver como as coisas evoluem...aquela lista dá-me cabo dos nervos...
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para mim se forem 30 é mais fácil que 50 porque aí é só mesmo as muito próximas. Não é fácil 😅
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Zélia Zélia...ontem abri o PC para olhar para a lista...ora 200 e muitas pessoas...consegui cortar 20 e apeteceu me chorar...voltei a fechar...nem quero pensar se tiver de reduzir... não me imagino mesmo a casar sem aquelas pessoas... às tantas se forem só as 50 até é mais fácil sei lá...
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Todos temos opiniões diferentes e está tudo bem. Eu não me dou assim tão bem com os meus primos ou tios assim como o meu noivo, então meio que acaba por ser indiferente, se fôssemos super unidos seria outra coisa é certamente mais difícil de reduzir a lista ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que qualquer que seja o tamanho sao sempre bonitos, mas com menos pessoas ao menos são só as essenciais e não as que “têm de ir só porque sim”
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu não me importo de reduzir mas querer também não quero. Mas no teu caso ainda tens imenso tempo e até lá muitas mais coisas mudam (esperemos que para melhor) 🙏🏼
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Zélia, confesso-me uma party animal e, apesar, de achar um casamento íntimo uma ideia super romântica não o idealizo para mim.

Tenho uma família enorme, entre a malta direta somos mais de 50 e sem eles era inconcebível pensar no casamento. Tive a sorte de escolher uma quinta que tem um mega salão e isso dá-me algum conforto porque não tenho convidados para metade da quinta.

No entanto, este teu debate é excelente e cheio de por energia, pois mais do que nunca como diria o Darwin, temos de nos saber adaptar para "sobreviver".

Beijinho.

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Zélia! Que debate tão incrível, principalmente com os vários exemplos.Também sou super fã dos mini weddings, tenho que admitir eheh

• Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também Smiley smile poucos fica tão mais romântico e chique Smiley winking 50/60 pessoas está de bom tamanho. Assim que a situação melhorar (não será logo tudo como em 2019), penso que é razoável, poucos mas com todo o conforto e segurança Smiley smile

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Zélia!

A minha lista, atualmente, conta com 120 convidados e eu queria mesmo muitooooo não ter de diminuir! Se tiver de ser, sei como começar a cortar pessoas mas sinceramente é um plano B que eu, para já, não quero pensar.

Só devo entregar os convites lá para Julho/Agosto por isso até lá já deveremos perceber mais ou menos como as coisas estarão a funcionar e farei uma decisão em função disso.

Mas é um ótimo debate Zélia, por mais que queiramos fugir desta ideia de cortar pessoas eventualmente pode acontecer 😘

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho excelente. Fiz algo semelhante mesmo antes do COVID. Dessa forma toda a gente fica tranquila e sente-se incluída. Perfect diplomatic move! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Milhinha pela mensagem! Eu estou a pensar em fazer algo muito parecido, adaptado por estar à distância... que é enviar um email/mensagem às pessoas que eu honestamente gostaria até que estivessem presentes (se não tivéssemos a ideia de fazer um casamento pequeno), a explicar-lhes a situação e na esperança que entendam a nossa posição. Isto porque tenho imensos primos, uns até já com filhos, que me são muito queridos e que fico com pena de cortar da lista, mas que ao convidar um acrescentaria mais quatro à lista (esposa e filhos). O que achas desta ideia? Beijinhos

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho o mesmo Telma! Apesar de não ser o imaginado, não significa que não vá ser maravilhoso 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esperemos que por essa altura o plano dos 50% pelos menos seja possível 🙏🏼

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahah lá está é a tal da adaptação, mas realmente tiveste uma opima ideia em fazer assim ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois vocês terão de ver o que é melhor para vocês. Não é fácil. Já fiz uma lista normal e uma das 50 pessoas mas acho que ainda vou ter várias dores de cabeça se tiver que reduzir. Se tiver que ser menos de 50 acaba por ser mais fácil por ser só a família mais próxima 😅
    Como eu disse não é fácil mas vocês encontrarão uma solução 😘
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahah e depois quando eles souberam/soubessem, pelo menos ninguém fica chateado porque nem da mesmo para fazer festas muito grandes 😅
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana! Também me parece um número razoável. E acho que é mesmo uma das vantagens desta fase ☺️😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Zélia 😍

Efetivamente o Covid trouxe com ele a palavra de ordem "adaptar" e na verdade acho que é isso que é necessário! Todos sabemos que não será o dia idealizado desde sempre, mas tenho a certeza que depois de tantos meses de incertezas será o melhor dia das nossas vidas 😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Rita, não pude deixar de ler o teu comentário. A atual situação pandémica é ideal para sondares aqueles familiares menos próximos que quererias dispensar da tua lista. Sondá-los face às restrições dos casamentos e surpreender-te-ão em dizer que afinal não estão confortáveis em ir também. Aconteceu muitas vezes comigo. Embora não quisesse reduzir a lista, recebemos muitos nãos desta forma ao que respondemos “Nós percebemos perfeitamente o vosso ponto de vista e queríamos deixar-vos completamente à vontade.” Como surpresa, tivemos muitos convidados que nos deram prenda à mesma apesar de não terem ido. Por isso vale apena aproveitar agora (que as coisas estão mal) para ter essa conversa. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Zélia. Sem duvida que a festa tem a mesma intensidade e o dia também. O facto de alguns convidados não se sentirem confortáveis em ir ao casamento retira algum drama nos desconvites (e diminui como disseram nos testemunhos acima o custo do casamento). Para nós correu lindamente! Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊 por aqui isso está a ser equacionado... O que quer dizer que estamos a fazer plano B (apenas com 150 convidados, se for aplicado a regra dos 50%), plano C (apenas com 20 ou 30 pessoas, tanto q já andamos à procura de outro sítio onde depois possa ser realizada algo assim. Não justifica realizar na quinta uma vez que temos mínimos de pessoas) e D (sermos so nos os dois 😜)
    Portanto mente aberta, q este Covid obriga nos a adaptar! 🙈🙈 Já adiamos uma vez, não queremos adiar mais.. O que tiver que ser será ❣️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh Zélia, ia dizer "vou fazer exactamente como..." mas já te adiantaste e mencionaste-me como exemplo 😋 acho que já estou a ser repetitiva ☺ mas realmente estou entusiasmada por fazer assim, repartido e em 2x. Há uns meses atrás era impensável pois queria a tradicional grande festa num dia só... mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Beijinhos
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Zélia!!!
    Opa é uma situação que me tem andado a martelar a mona...não queria nada mas tenho muitos convidados, provavelmente terei que cortar...eu e o noivo já falamos mas ainda não tivemos coragem de agarrar na lista para cortar...
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Alô querida Zélia! Muito interessante todas as experiências que traduziste e trouxeste para nós 😊

Nós não tivemos grandes mudanças de planos, por incrível que pareça, porque já queríamos um casamento pequeno e em moldes diferentes, então nisso o covid até veio a calhar. Só não gosto mesmo da parte da incerteza da data... mas é o que é 😁

Então, desde o início do noivado, em Janeiro, mantivemos esta novidade só entre a família nuclear de ambos e logo a seguir entrou o covid! Assim, ninguém do resto da família precisou de saber que já queríamos um casamento pequeno e que iríamos cortar com muitas pessoas. E estou como tu, neste momento tenho 70, e se precisar de cortar para 50 é o que vai ter de ser!

Beijinhos 😘

• Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola linda.
    Tambem acho que é uma optima "vantagem" desta fase... Nos no maximo tinhamos 80 pessoas, mas como o querido mudou de emprego no ano passado, cortamos a lista em quase 20 pessoas, por isso teremos cerca de 60 convidados mais ou menos. E parece-me um numero muito razoável de pessoas pra uma festa de casamento. 😊 Tambem sou super fã de mini-weddings. Obrigada plos testemunhos. Bjos
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também espero não ter que o fazer, mas se tiver que fazer faço, não é um graaaaande problema ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto. Entre casar com menos ou não casar, prefiro casar com menos.
    Adaptação é mesmo a palavra de ordem em tempos Covid 😅
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso ao fazer este debate lembrei-me de ti porque lembrei-me de muitos dos teus convidados não terem podido ir, o que acho bem normal numa altura como esta.
    Realmente o que importa é que sejam 20 ou 50 ou 100 ou 200 a festa faz-se
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, é um excelente debate mas ia detestar ter que reduzir a minha lista. Mas se tiver que ser 🤷‍♀️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia.
    Temos previstos o mesmo número de convidados e se tivermos que diminuir para 50 também não me importo ( o noivo que não me ouça)🤣
    Temos que nos adaptar né? 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zelia. Dos meus 180 convidados apenas puderam vir 80 - casamos em Outubro 2020 depois de termos adiado de Maio do mesmo ano. Considero que ainda assim foi muita gente e tivemos sorte em tudo ter corrido bem. Não tive que desconvidar ninguém é os que foram divertiram-se como se tivesse sido a festa do ano. Para mim foi uma festa sem igual! Mas todas as noivas dizem isso do seu casamento. Teria ficado contente em ter celebrado a cerimónia numa igreja cheia de gente e não ter feito a festa. Se soubesse o que sei hoje, poderia ter sido uma opção. Mas não trocava o meu dia por nada deste Mundo! O Grande Dia C: um dia mais-que-perfeito https://m.casamentos.pt/forum/o-grande-dia-c-um-dia-mais-que-perfeito--t249171 Espero que seja igual para outras noivas
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração