Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Dicas para fazer convites de casamento em casa

Zélia, a 28 de Fevereiro de 2021 às 19:10

Publicado em Fórum Manualidades 44

Olá noivinhas! 💍 Muitos casais decidem fazer os convites de casamento em casa, a maior parte das vezes para poupar algum dinheiro💶, outras vezes pela satisfação que nos dá fazermos as coisas nós próprios. Aqui estão várias dicas para que possamos fazer os convites em casa: 1. Considerar os custos 💸...

Olá noivinhas! 💍

Muitos casais decidem fazer os convites de casamento em casa, a maior parte das vezes para poupar algum dinheiro💶, outras vezes pela satisfação que nos dá fazermos as coisas nós próprios.

tenor.gif

Aqui estão várias dicas para que possamos fazer os convites em casa:

1. Considerar os custos 💸

Será que fazer convites sai realmente mais caro?

É preciso considerar o preço dos envelopes, do papel, do toner/tinteiro, de algum embelezamento que queiramos dar (lacre, flores secas, fitas)... o custo da guilhotina ou considerar o preço de imprimir os convites num local específico.

Quantos convites precisas (é de notar que convites é diferente de convidados – um casal levará um convite, assim como uma família de um casal com dois filhos pequenos leva 1 convite, apesar de serem 4 pessoas).

Apesar destes factores, quase sempre o convite feito em casa fica mais em conta que comprar.

2. Fazer os convites em casa é mesmo a opção certa?

Ok queres poupar nos convites, mas é a opção certa para ti?

É preciso ter em conta que definir o lay out e todo o design do convite demora o seu tempo. Gostas de fazer manualidades? Se não gostas ou não tens mesmo jeito talvez essa não seja a melhor opção para ti.

Já viste o convite que querias? O preço é acessivel? Achas que conseguirias fazer por menos?

3. Define o estilo do convite

Quais são as cores do teu casamento e o tema e estilo?

Se não sabes ainda, é melhor definires as cores antes de fazer os convites. Isto vai tornar todo o processo mais fácil e o estilo/linha de convites ir de encontro ao resto do casamento. Fará sentido ter um convite azul e dourado quando as cores do casamento vão acabar por ser ser verde e amarelo?

Vale a pena fazeres convites bem elegantes para um casamento rústico?

Podes usar o Pinterest para buscar inspirações de convites feitos em casa e partir daí escolheres o que queres.

4. Planeia antecipadamente

Os convites feitos em casa serão mais em conta, mas demorarão o seu tempo. Neste debate mostrei o meu estacionário de casamento e o processo que me levou a definir os convites.

Para além disso, os convites devem ser entregues no mínimo 3 meses antes do casamento, ou bem mais se tiveres convidados no estrangeiro – outra opção é fazer um save the date e enviar meses antes de enviares os convites oficiais – mas estes também devem de ter algo a condizer com o convite.

5. Escolhe a plataforma onde fazes os convites

A lista é imensa: podes usar o word, power point, photoshop, publisher, adobe illustrator, PicMonkey... mas a plataforma mais comum e mais amada pelos noivos é o Canva .

Há também sites onde podes fazer ou adaptar os convites como o Optimalprint, Busquets, GreetingIsland, VistaPrint ou até mandares vir bem mais em conta do do Aliexpress já feitos como fez a Raquel.

6. Escolhe o envelope antes de imprimires os convites

Quer decidas imprimir os convites em casa ou numa loja, deves ter os envelopes em mão antes de os imprimir. Porquê? Pensa comigo: tu defines o tamanho do convite em si, mas a maior parte das vezes irás comprar os envelopes já feitos. Muitas noivas cometem o erro de primeiro imprimir a página do convite e depois andarem à procura de um envelope que tenha essas medidas.

NÃO, não façam isso!

Na minha procura por envelopes, encomendei-os quando já tinha os convites feitos, mas ainda não estavam impressos. Quando os envelopes chegaram ajustei o convite (só 0.5-1cm porque tinha apontado a medida do envelope) e imprimi.

A sério, esta dica poupa muito stress.

7. Escolham a gramagem

O papel normal de impressão tem normalmente 70 a 80g. Os jornais têm 35g a 50g.

Quanto mais gramagem, mais duro e mais profissional o papel se parece.

Normalmente os papéis para convites de casamento terão entre 250 a 300g, mas muitas impressoras caseiras não suportam mais do que 200g. Os meus convites têm 180g, porque quando comprei o papel teste, o de 250g ficou preso na impressora e achei que o de 180 ficava óptimo!

Este problema à partida nao e colocará se imprimirem numa loja.

8. Escolham o papel

Há varios papéis que podem ser utilizados mas os mais comuns são:

📃 Papel vergê

cfb_631106.jpg

📃Papel de linho

cfb_631108.jpg

📃Papel aspen

cfb_631110.jpg

📃Papel hammered (desculpem não faço ideia de como se chama esta papel em português)

cfb_631116.jpg

📃Papel vegetal

cfb_631118.jpg

📃Papel fotográfico

cfb_631112.jpg

📃Papel reciclado

cfb_631114.jpg

📃Papel craft

cfb_631120.jpg

Se puderes, compra várias folhas diferentes para teste antes de decidires o papel final. Imprime também o convite em folhas normais de forma a veres se as cores depois de impressas correspondem ao que idealizaste.

9. Imprime

Depois de testares a impressão e o papel, chegou a hora de imprimir, escolhe o formato foto (mesmo que seja papel mate) e na maior qualidade de cor possível.

Sites como o Canva permitem salvar o documento em formato PDF para impressão, por exemplo.

10. Finaliza o convite

Tudo definido e convite impresso, chegou a hora de finalizares com os extras: envelope, lacre, folhas e voilà, prontinhos a entregar e dar uma imagem aos teus queridos convidados sobre o que vai ser o casamento.

tenor.gif

Aqui estão alguns debates de noivas que fizeram os convites em casa:

A noiva Silvia, a casada Carina, a noiva Barbara...

A casada Tania fez uns convites espectaculares, a recém casada Luisa fez os convites iguais ao Save the date, a noiva Laura fez os convites e os envelopes com impressão na 360imprimir, a noiva Catarina também fez os envelopes, a nossa destacada Carla depois de umas lutas com o Canva lá conseguiu fazer o convite, o noivo da Rita fez os convites assim como o noivo da destacada Telma, a noiva Claudia fez uns convites super originais.

Por esta comunidade mais exemplos existirão de comvites feitos pelas nossas queridas noivas.

Espero que vos seja útil 💖💖💖💖

44 respostas

• Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mostra mostra, nos gostamos de ver tudo e pode servir de inspiração a outras noivas 😁
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não Zélia, acho que não fiz essa partilha, mas posso mostrar 😊
    Por acaso, até correram bem 😜
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E tem outro sabor não é? 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois já vi várias noivas com esse problema daí ter-me lembrado 😅
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marta 🥰🥰
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia! Realmente é a melhor opção e fica mesmo ao nosso gosto!! 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia! Óptimo debate e óptimas dicas. A do envelope tinha-me dado imenso jeito porque depois de fazermos o convite, andamos à procura de envelope que tivesse o tamanho
    Como não conseguíamos, fizemos nós e acho que foi uma óptima decisão. 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia que ótimo debate para quem quer fazer os seus convites, parabéns 😍😘
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E custou mas conseguiste!! 😁
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara!
    Mostraste os convites ou escapou-me?
    Realmente fazer em casa tem outro sabor se correrem bem 😍😍😍
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Palavras sábias para quem precisa de ajuda com os convites (tornei-me discípula do Canva Smiley xd ) Beijinhos

• Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Zélia!
    Fizemos os nossos também em casa e deram algum trabalho. No entanto adoro-os, o facto de terem sido feito por nós têm sempre outro valor 😊
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração