Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Dicas para fazer convites de casamento em casa

Zélia, a 28 de Fevereiro de 2021 às 19:10 Publicado em Fórum Manualidades 9 44

Olá noivinhas! 💍

Muitos casais decidem fazer os convites de casamento em casa, a maior parte das vezes para poupar algum dinheiro💶, outras vezes pela satisfação que nos dá fazermos as coisas nós próprios.

tenor.gif

Aqui estão várias dicas para que possamos fazer os convites em casa:


1. Considerar os custos 💸

Será que fazer convites sai realmente mais caro?

É preciso considerar o preço dos envelopes, do papel, do toner/tinteiro, de algum embelezamento que queiramos dar (lacre, flores secas, fitas)... o custo da guilhotina ou considerar o preço de imprimir os convites num local específico.

Quantos convites precisas (é de notar que convites é diferente de convidados – um casal levará um convite, assim como uma família de um casal com dois filhos pequenos leva 1 convite, apesar de serem 4 pessoas).

Apesar destes factores, quase sempre o convite feito em casa fica mais em conta que comprar.


2. Fazer os convites em casa é mesmo a opção certa?

Ok queres poupar nos convites, mas é a opção certa para ti?

É preciso ter em conta que definir o lay out e todo o design do convite demora o seu tempo. Gostas de fazer manualidades? Se não gostas ou não tens mesmo jeito talvez essa não seja a melhor opção para ti.

Já viste o convite que querias? O preço é acessivel? Achas que conseguirias fazer por menos?


3. Define o estilo do convite

Quais são as cores do teu casamento e o tema e estilo?

Se não sabes ainda, é melhor definires as cores antes de fazer os convites. Isto vai tornar todo o processo mais fácil e o estilo/linha de convites ir de encontro ao resto do casamento. Fará sentido ter um convite azul e dourado quando as cores do casamento vão acabar por ser ser verde e amarelo?

Vale a pena fazeres convites bem elegantes para um casamento rústico?

Podes usar o Pinterest para buscar inspirações de convites feitos em casa e partir daí escolheres o que queres.


4. Planeia antecipadamente

Os convites feitos em casa serão mais em conta, mas demorarão o seu tempo. Neste debate mostrei o meu estacionário de casamento e o processo que me levou a definir os convites.

Para além disso, os convites devem ser entregues no mínimo 3 meses antes do casamento, ou bem mais se tiveres convidados no estrangeiro – outra opção é fazer um save the date e enviar meses antes de enviares os convites oficiais – mas estes também devem de ter algo a condizer com o convite.


5. Escolhe a plataforma onde fazes os convites

A lista é imensa: podes usar o word, power point, photoshop, publisher, adobe illustrator, PicMonkey... mas a plataforma mais comum e mais amada pelos noivos é o Canva .

Há também sites onde podes fazer ou adaptar os convites como o Optimalprint, Busquets, GreetingIsland, VistaPrint ou até mandares vir bem mais em conta do do Aliexpress já feitos como fez a Raquel.


6. Escolhe o envelope antes de imprimires os convites

Quer decidas imprimir os convites em casa ou numa loja, deves ter os envelopes em mão antes de os imprimir. Porquê? Pensa comigo: tu defines o tamanho do convite em si, mas a maior parte das vezes irás comprar os envelopes já feitos. Muitas noivas cometem o erro de primeiro imprimir a página do convite e depois andarem à procura de um envelope que tenha essas medidas.

NÃO, não façam isso!

Na minha procura por envelopes, encomendei-os quando já tinha os convites feitos, mas ainda não estavam impressos. Quando os envelopes chegaram ajustei o convite (só 0.5-1cm porque tinha apontado a medida do envelope) e imprimi.

A sério, esta dica poupa muito stress.


7. Escolham a gramagem

O papel normal de impressão tem normalmente 70 a 80g. Os jornais têm 35g a 50g.

Quanto mais gramagem, mais duro e mais profissional o papel se parece.

Normalmente os papéis para convites de casamento terão entre 250 a 300g, mas muitas impressoras caseiras não suportam mais do que 200g. Os meus convites têm 180g, porque quando comprei o papel teste, o de 250g ficou preso na impressora e achei que o de 180 ficava óptimo!

Este problema à partida nao e colocará se imprimirem numa loja.


8. Escolham o papel

Há varios papéis que podem ser utilizados mas os mais comuns são:

📃 Papel vergê

Dicas para fazer convites de casamento em casa 1


📃Papel de linho

Dicas para fazer convites de casamento em casa 2


📃Papel aspen

Dicas para fazer convites de casamento em casa 3


📃Papel hammered (desculpem não faço ideia de como se chama esta papel em português)

Dicas para fazer convites de casamento em casa 4


📃Papel vegetal

Dicas para fazer convites de casamento em casa 5


📃Papel fotográfico

Dicas para fazer convites de casamento em casa 6


📃Papel reciclado

Dicas para fazer convites de casamento em casa 7


📃Papel craft

Dicas para fazer convites de casamento em casa 8

Se puderes, compra várias folhas diferentes para teste antes de decidires o papel final. Imprime também o convite em folhas normais de forma a veres se as cores depois de impressas correspondem ao que idealizaste.


9. Imprime

Depois de testares a impressão e o papel, chegou a hora de imprimir, escolhe o formato foto (mesmo que seja papel mate) e na maior qualidade de cor possível.

Sites como o Canva permitem salvar o documento em formato PDF para impressão, por exemplo.


10. Finaliza o convite

Tudo definido e convite impresso, chegou a hora de finalizares com os extras: envelope, lacre, folhas e voilà, prontinhos a entregar e dar uma imagem aos teus queridos convidados sobre o que vai ser o casamento.

tenor.gif


Aqui estão alguns debates de noivas que fizeram os convites em casa:

A noiva Silvia, a casada Carina, a noiva Barbara...

A casada Tania fez uns convites espectaculares, a recém casada Luisa fez os convites iguais ao Save the date, a noiva Laura fez os convites e os envelopes com impressão na 360imprimir, a noiva Catarina também fez os envelopes, a nossa destacada Carla depois de umas lutas com o Canva lá conseguiu fazer o convite, o noivo da Rita fez os convites assim como o noivo da destacada Telma, a noiva Claudia fez uns convites super originais.


Por esta comunidade mais exemplos existirão de comvites feitos pelas nossas queridas noivas.

Espero que vos seja útil 💖💖💖💖

44 respostas

Última atividade por Rita, a 8 de Setembro de 2021 às 11:04
  • Rita
    Noiva Ativa Setembro 2022 Sesimbra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia,
    Obrigada! Vou investigar ditando o fim de semana 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita!
    Como comprei o papel aqui no Reino Unido, em Portugal não sei bem… já viste em papelarias? Ou na staples? Mas as papelarias mais pequenas por vezes têm ☺️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Setembro 2022 Sesimbra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia, mais uma vez uma grande ajuda e inspiração. Adorei 🥰
    Sabes onde consigo encontrar esse tipo de papel para convite? Gostei daquele que indicaste como papel vergê
    Obrigada. Beijinho
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiim!
    Os envelopes compramos no ali express e o convite fizemos no Canva e imprimi no trabalho 🙊😅
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    tenor.gif


    Muito liiiindo 💚

    Amo o verde.

    Vocês que fizeram ❓

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Mostraaaa😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani!
    Em tempos de lockdown é bom para passar o tempo 😅
    Já tenho e já estão entregues ☺️
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha Zélia 👰🏻‍♀️

    Muito bom tema, em tempos de lockdow 🥰como sempre...te esmeras ao máximo detalhe👏🏻

    Já tens o teu convite❓😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uau, gabo-te a paciência! Está mesmo giro 🥰🥰
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cheguei sim, mas eu sou uma noiva idosa é um debate de 2019. Deixo aqui umas fotos
    Dicas para fazer convites de casamento em casa 11
    Dicas para fazer convites de casamento em casa 12
    Dicas para fazer convites de casamento em casa 13


    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😍😍😍 chegaste a mostrar os convites? Eu lembro-me do teu seating plan Tao lindo 🥰🥰🥰
    Às vezes dá muito trabalho, mas olhar para o resultado final e estar satisfeito ao tem preço ❤️
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Zélia 😊 realmente não choro este dinheiro gasto, adorei o resultado final! E adorei fazer o lacre 🤩
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, confesso que me atirei de cabeça no meu convite. Acordei e disse ao noivo: quero convites bordados. E ele respondeu algo como: Boa sorte, o trabalho é todo teu,

    Não acho que tenha poupado assim tanto, tendo em consideração o valor "normal" dos convites, mas são super inesquecíveis.

    Beijinho e excelente debate.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo não sendo assim tão fácil o ideal é não panicar 😅
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até parece fácil Zélia! Ehehehe

    É preciso tomar muitas decisões e ter muitaaaa paciência mas tenho a certeza que o resultado final vale sempre a pena!

    Excelente debate Smiley heart

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uau estão mesmo lindos 😍😍😍 não te preocupes com o orçamento, valeram mesmo a pena 🥰
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Zélia!!! Bem eu fiz parte dos convites em casa mas confesso que me saiu do orçamento 😅 no entanto não me arrependo, ficaram tal como queria!!! Uma parte mandei vir do AliExpress e a parte da impressão fiz numa tipografia de familiares...aqui fica o resultado:
    Dicas para fazer convites de casamento em casa 14


    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Kris 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é uma questão de veres, às vezes não compensa mesmo
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Constante Outubro 2021 Oliveira de Azeméis
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate, ainda estamos a decidir se fazemos ou se mandamos fazer... gosto de muito de manualidades mas a verdade é que estamos a falar de cerca de 15 convites por isso pelas minhas contas não me compensará muito fazer Smiley winking

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que belas dicas Zelia Smiley smile

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem que deu jeito Laura, depois mostra aqui 🥰🥰
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Zélia! Que excelente debate.

    Por aqui não vou ter envelopes, os convites vão estar "envolvidos" em papel rendado "doilie", mas já tivemos o cuidado de fazer os convites à medida do papel que já tínhamos encomendado 😊 Relativamente ao papel do convite, estou a aguardar que as lojas voltem a abrir para começar essa luta com o noivo. Mas é boa ideia o que disseste, comprar uma folha de vários papeis, testar e depois escolhermos o que gostamos mais. Obrigada pela dica 😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O teste do papel é essencial especialmente se for um com mais gramagem.
    Eu nem cheguei a ver preços por que sempre soube que eu queria fazer, mas ficou £1 por convite já a contar com os 3 papéis teste que comprei.
    E teria ficado a 73p por convite mas os envelopes foram a primeira encomenda que fiz no Aliexpress e paguei taxas de alfândega. Se soubesse tinha mandado vir em duas vezes 🤷🏻‍♀️ Mas pronto aí aprendi a lição
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia. Óptimo debate.
    Nós fizemos os convites em casa e somando todos os materiais que tivemos de comprar, compensou bastante.
    Ficou à volta de menos de £0,50 por cada e alguns materiais sobraram para outras manualidades. Utilizamos papel reciclado kraft e o papel hammered ( adorei a textura). Quanto ao teste do papel na impressora, é importante mas por vezes a mesma nos prega partidas. 🙄🤣 Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Telma 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A satisfação é tão grande quando os fazemos em casa 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Zélia, recheadinho de óptimas dicas que ajudarão as nossas noivas! Muitos parabéns 😍😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentes dicas sem duvida Zélia para quem começa. Confesso que comecei por escolher os envelopes lasercut do meu convite que vinham com um papel à medida para imprimir os convites. O problema foi que nenhuma gráfica imprime em formatos pequenos - fazem-no nos grandes e cortam para terem aquelas bordas impecavelmente impressas. Felizmente o que eu queria dava para fazer em casa.
    E eu fiz as contas. O meu convite saiu mais barato em casa do que os modelos mais simples feitos nos fornecedores aqui da App. Assim consegui arrancar um Wow de todos os nossos convidados sem gastar muito. Tive muito gosto em fazer os meus convites: Manualidades (06): Convites diy – a porta de entrada para o vosso casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-06-convites-diy-a-porta-de-entrada-para-o-vosso-casamento--t223685 Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabe sempre melhor! 🥰🥰
    E que estupidez eu tinha aberto o teu debate a dada altura mas depois escapou-me quando fui a meter os exemplos 🤦🏻‍♀️🥺
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fantástico Zélia!👏👏👏
    Um verdadeiro manual de instruções para quem se quer aventurar pelos convites "home made"!
    Eu gostei imenso de fazer os nossos!💚 Foi a melhor decisão!Beijinho 😚
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração