Olá Noivinhas!
Quando fiz os dois debates sobre os meus convites: Convites: ready, set, go! e Convites: progresso
, algumas noivinhas perguntaram-me para que serviam as ferramentas que utilizei, nomeadamente a Sizzix, por isso vou deixar algumas fotografias para ficarem com uma ideia de como funcionam, serve também de mini tutorial para quem queira fazer convites semelhantes
Quando fiz o primeiro convite só tinha renda branca, eu gostava de ver mas achava que não sobressaía e pensei em renda bege ou champanhe. A questão é que não consegui metros suficientes de nenhuma das 3 cores, acho que esta renda está em "extinção", o que é uma pena porque é lindíssima. Então vou fazer metade dos convites com bege e metade com champanhe.
A Sizzix usa uma plataforma com 3 camadas que se levantam ou abrem (2,1,0) consoante os cortantes (moldes) que se usam. Coloquei o cortante sobre o papel kraft e estes entre duas placas acrílicas transparentes como se fosse uma sanduíche.
Depois é só dar à manivela e as placas deslizam pela máquina. A pressão exercida quando as placas atravessam de um lado ao outro faz com que o cortante corte o papel com a sua forma.
Aqui está a base do meu convite.
O procedimento é igual para o papel branco e respectivo cortante.
Aqui o papel já cortado mas ainda não retirei o cortante porque vou precisar dele para o relevo.
Pormenor do papel levemente irisado.
Para fazer o relevo no papel, levanto a folha 2 da plataforma e uso sobre a folha 1. No fundo uma placa acrílica, depois o cortante virado para cima com o papel, e esta borracha de silicone preta.
No topo uma placa rígida preta. A borracha de silicone e a placa preta servem apenas para fazer relevo, as placas acrílicas transparentes é que cortam.
O processo é o mesmo que o anterior, a plataforma desliza dando à manivela e a pressão exercida pelas placas com a borracha cria o relevo.
Aqui está o papel cortado anteriormente já com o relevo feito.
Pormenor do relevo.
Usei um carimbo de silicone desta colecção para dar um toque no texto.
Depois de fazer as outras partes do convite vou envolvê-las na renda. (Nesta foto ainda não tinha colocado o carimbo)
Usei fio do norte e um coração de madeira para rematar.
Et voilá: convite pronto.
Para os envelopes usei o envelope punch board da We R Memory Keepers. é muito fácil e rápido de usar. Traz uma tabela com vários tamanhos de envelope e para cada o tamanho respectivo de folha que é necessário e a medida onde se tem de fazer as marcações. Por exemplo, os meus envelopes são tamanho A6 e precisei de folhas com 22,5cm x 22,5cm, com marcação a 9,5cm. A primeira marcação é feita aos 9,5cm da placa, carrega-se no botão verde para fazer o rebordo dos cantos e marca-se. Roda-se a folha e alinha-se pelo biquinho do botão verde e novamente carrega-se no botão e marca-se. Assim até ao fim.
Do outro lado da placa volta-se a pressionar o botão verde para arredondar os bicos do envelope.
Dobra-se facilmente pelos vincos e cola-se.
Convite quase pronto! Só falta o sinete personalizado e o lacre para fechar o envelope que encomendei e ainda não chegaram.