Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

Como é a vossa relação com a vossa sogra?

Lau, a 21 de Junho de 2018 às 10:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 105

Hoje dei por mim a pensar na sorte que tive em ter os meus sogros como pais do meu marido. Nós escolhemos os nossos mais-que-tudo, é com ele que casamos, mas os seus pais vêm incluídos no pack e, esses, não podemos escolher. Podemos apenas fazer de tudo para mantermos, pelo menos, uma relação...

Hoje dei por mim a pensar na sorte que tive em ter os meus sogros como pais do meu marido. Nós escolhemos os nossos mais-que-tudo, é com ele que casamos, mas os seus pais vêm incluídos no pack e, esses, não podemos escolher. Podemos apenas fazer de tudo para mantermos, pelo menos, uma relação saudável com eles. Quer queiramos, quer não, temos de conviver com eles ao longo da nossa vida.

À palavra "sogra" está (ou estava) associada aquela conotação negativa, como se de bruxa má se tratasse, aquela que faria de tudo para que não roubassem o seu filho de si. Eu, pessoalmente, penso que os tempos estão a mudar e que, cada vez mais, se vê sogras a serem como segundas mães para as noras / os genros.

Eu conheci a minha sogra num jantar convívio. Fomos apresentadas pelo noivo, cumprimentamo-nos cordialmente com dois beijos, mas não trocamos uma palavra. Nenhuma de nós se sentia à vontade. No restaurante, sentei-me de frente para ela, mas ligeiramente ao lado. Embora não olhasse diretamente para ela, reparei que ela me mediu de cima abaixo durante todo o jantar. Senti-me tão incomodada, que inventei umas idas ao WC para descomprimir. Acho que não fez por mal. Apenas queria saber quem era a moça que morava longe e que o filho tantas vezes ia visitar.

A nossa relação hoje, passados dois anos, não poderia ser melhor. Ela nunca se entrometeu na nossa relação, nunca opinou nos preparativos do casamento, nunca pôs o filho contra mim. Estamos à vontade uma com a outra, consigo brincar com ela e tudo. Ainda não posso dizer que é como uma segunda mãe, mas se tudo continuar assim, sinto que um dia o poderei fazer.

Quanto à minha mãe, adora o Pedro desde que o conheceu, ainda como meu amigo, há muitos anos atrás. Hoje, ele é como um filho para ela. Às vezes, chega a "dar-me na cabeça" a mim, por pensar que eu sou dura demais com ele. Dá para acreditar?! Smiley winking

E vocês? Como é a vossa relação com a vossa sogra? Como foi na primeira vez que se conheceram? Como é agora? Partilhem as vossas histórias.

sogra.jpg


105 respostas

  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gostar q.b. dos sogros não me parece mau lol Agora, pelo que vejo, praticamente todos os noivos cairam nas graças dos pais das noivas. Pelos vistos, fizemos boas escolhas Smiley winking

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Julho 2018 Montijo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os meus sogros estão separados, o meu noivo nao se dá com o padrasto então é raro ir visitar a mãe. Mas eu gosto dela, não tenho nada contra ela. As vezes ela telefona me, mas nao temos uma relação achegada. Quanto ao meu sogro gosto dele q.b, ele está mais perto de nós, estamos mais vezes com ele, então é uma relação muito mais achegada, mas como disse q.b 😂 os meus pais adoram o meu noivo ahaha
    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto! Faço questão de ignorar estas coisas e dar importância a quem me faz bem e me quer bem! Ela deu-me o melhor deste meu mundo, e isso não posso negar 😍
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estão todos bem metidos uns com os outros, estou a ver. Que bom que assim é. E que assim continue a ser Smiley smile

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tão bom ver uma cumplicidade assim entre sogra e nora. Caso pra dizer: a tradição já não é o que era hehehe

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom Smiley smile Eu também moro a 2.000km dos meus sogros, e agora o filho também. Nunca nos telefonamos ou trocamos mensagens. Só falamos mesmo quando eu vou a Portugal - este ano foram algumas vezes, por causa do casamento e de outras festas que tivemos - e quando o marido se lembra de me passar o telemóvel. Mas também não tenho necessidade de mais do que isso.

    Boa sorte para o Natal. É uma época especial, que, na minha opinião, deve ser vivida em família. Espero que gostes da comidinha da sogra e que corra tudo super bem com o resto da família Smiley smile

    • Responder
  • Catia
    Noiva Constante Setembro 2018 Espinho
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lau,

    adoro os meus sogros. Fazem tudo por mim. Foi tamanha sorte na minha vida. Porque é como dizes "vêm junto no pack".

    Claro que há coisas em que as opiniões divergem, mas somos sempre corretos e isso leva a que a nossa relação seja otima.


    Já ao noivo, saiu-lhe o jackpot. Os meus pais adoram-no e ficam sempre do lado dele!

    (Do outro lado acontece a mesma coisa, os pais dele para comigo, portanto acho que estamos muito bem os dois Smiley xd )


    Um beijinho

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade. É a melhor arma que temos Smiley smile

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahah Ainda no domingo falei sobre a carga da palavra "sogra" com a minha. Disse-lhe que me soa estranho dizer "sogra", porque parece algo de mau e que, se calhar, deveria continuar a dizer "a mãe do Pedro" Smiley xd Estávamos no banco de trás do carro, com a minha cunhada a conduzir - um perigo - e andávamos de um lado pro outro. Houve à vontade suficiente para eu dizer coisas como: "levar com a sogra em cima não é fácil" ou "antes irmos uma pra cima da outra, do que as duas pro chão à bofetada uma à outra". Foi a risota total naquele carro. Escusado será dizer que a minha cunhada só piorou a condução - se é que isso é possível - principalmente nas curvas.

    Quanto à relação do Pedro com os meus pais, estou no mesmo barco que tu. Sinto-me, muitas vezes, preterida em relação a ele. Mas é bom sinal Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2019 Vila Nova de Gaia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha sogra é como uma amiga de anos, aliás arrisco-me a dizer que partilho às vezes mais com ela do que com as minhas amigas Smiley smile Smiley heart

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha sogra sempre foi simpática e acolhedora. Ela, tal como o agora marido, é inglesa por isso houve perguntas sobre cultura etc que ela não conhecia Portugal. Conheci-os à mais de 6 anos logo a seguir a eu e o marido (na altura namorado) termos ido morar juntos, eles vieram conhecer-me (achámos importante conhecer os pais um do outro apesar de estarmos juntos à menos de 1 ano já que íamos/ estávamos a viver juntos) e vieram trazer-nos pratos, talheres, e um sofá que estava abandonado na garagem já que o apartamento para onde nos mudámos não tinha mobília.
    No início eles visitavam ou nós íamos até eles pelo menos 3/4 vezes por ano. Entretanto eles mudaram-se para ainda mais longe (dantes estavam a 2h de distância... agora estão a mais de 5h) por isso só os vemos 1 ou 2 vezes por ano.
    Nunca ligamos uma à outra mas às vezes trocamos algumas mensagens. Ela foi sempre fantástica durante o planeamento e nunca se meteu nas nossas decisões.
    De modo geral tenho muita sorte... acho que o teste vai mesmo ser este natal que vai ser a primeira vez que eu e o marido vamos passá-lo juntos e este ano vai ser com a família dele. Finalmente vou descobrir como é que a mãe dele cozinha 🤣😂(que em 6 anos ela nunca cozinhou para nós)
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Primeiro que tudo, odeio a palavra sogra. E a mãe do noivo, também. ahah Damo-nos lindamente, a conversa flui e nunca se intrometeu na nossa relação. Até o chateia sempre a meu favor!Smiley smile Em relação ao casamento, não critica, mal opina e quer muito que vá com ela escolher o que vestir porque quer a minha aprovação. É impecável!

    Os meus pais também adoram o noivo. Lá está.... mandam da nossa quinta toneladas de fruta e coisas boas "para o Carlos". Eu deixei de existir Smiley xd

    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim isso não ... nem ela se mete muito! Nas decisões do filho!
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que vale é que não se destratam uma à outra e que cada uma respeita o espaço da outra. Quem sabe se, com a convivência, vocês não se consigam aproximar e "amornar" a vossa relação. Se sim, muito melhor. Se não, que continue assim: um pouco fria, mas aceitável. Smiley winking
    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá .. Olha a Minha relação com a minha "sogra" é de certa maneira um pouco fria, falamos muito pouco é tipo o básico "bom dia está boa?!" É mais velha também ... e ela própria é calada! Já tive uma outra relação em que adorava os familiares dele e continuo a adorar... acho que me custou mesmo mais por a família do que por ele ahahha sentia como minha família também! Com esta não sei... não ha muita conversa e secalhar prefiro manter a distância e nao dar muita confiança! Beijinho *
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom! Espero que assim seja durante muitos e bons anos Smiley smile

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É importante pôr os sogros no devido lugar, quando é preciso. Na fase da organização do casamento, quem se tentou intrometer foi a minha mãe, por causa do que é chamado de "tradição", mas no final ficou tudo bem. Realmente esta é uma fase que nos altera um pouco e que pode interferir nas relações que temos com os outros. Mas é mal que não perdura Smiley winking

    • Responder
  • Juju
    Super Noiva Setembro 2018 Aveiro (Concelho)
    Juju ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu adoro os meus sogros e temos uma relação super saudável, pois cada um sabe " o seu lugar".
    são um pouco os pais que não tenho... super amigos, preocupados, fazem tudo por nós! Espero que continue assim sempre 😊
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Agosto 2018 Palmela
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Igualmente para vocês, tudo de bom

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lau Smiley smile

    Também não me posso queixar. Tenho uma boa relação tanto com a minha sogra como com o meu sogro. Sei que eles nos ajudam com tudo o que podem, de cada vez que precisamos. Não se metem muito na nossa vida, e respeitam as nossas decisões. Das poucas vezes que a minha sogra "se esticou" um pouco, foi o próprio do filho dela que a "colocou no lugar". Mas nem foi nada de especial, acho que o casamento deixa todos um pouco nervosos. Os meus sogros só pecam pela "mentalidade de aldeia", estão sempre preocupados com o que os outros dizem, com o que os outras fazem, com o que os outros pensam, enfim. Não os posso censurar, eles vivem 365 dias por ano na aldeia, vivem lá, trabalham lá, fazem as férias lá !

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É ignorar, Filipa. Infelizmente, não podemos agradar a todos...

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2019 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei se será uma questão de tempo , porque já se arrasta a algum e também não parece minimamente preocupada , o que me chateia mais , é que as nossas discussões são maioritariamente por causa dela e de outra pessoa , e que quando sabem que estamos mal, andem com ele ao colo , quando nos outros dias se esquecem quase que ele existe😣
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho que é mais a idéia de "perder" o filho que os está a perturbar. Terão tempo de se habituar à idéia e de fazer parte da vossa vida em conjunto. O tempo o dirá. Sejam muito felizes Smiley heart

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Agosto 2018 Palmela
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, eu também tenho pena, toda a gente está do nosso lado, menos os meus sogros.

    Todas as amizades dele disseram que ele anda feliz e até mais brincalhão, mas a mãe e o pai parecem não gostar da felicidade do filho

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo. Há que valorizar quem nos quer / faz bem e não perder tempo com situações que nos fazem mal. Ainda há tempo de as coisas mudarem de rumo. Quem sabe...

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Talvez tudo seja apenas uma fase menos boa e tudo o que de bom existia se recupere. Nunca é tarde demais para um novo recomeço Smiley winking Dá tempo ao tempo...

    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É como dizes, tenho que manter uma relação saudável. Não passa disso. Já o meu noivo arranjou uma segunda mãe (ás vezes até parece msm mais mãe dele!!) 😊😊 Não me vou alongar pq já não gosto de perder tempo com este tipo de pessoas.
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando sogra e nora se unem, não há noivo que resista Smiley xd

    Espero, de coração, que continuem assim pro resto da vida Smiley smile

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que pena que é assim, Marta Smiley sad Talvez, com o passar do tempo, as coisas mudem e vocês consigam, pelo menos, manter uma relação cordial. Estou a torcer por vocês Smiley smile

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2019 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!!!
    No início sempre foi tudo do melhor , sem dúvida das melhores pessoas que conheci, mas posso te dizer que até hoje , foi a pessoa que mais me desiludiu, porque criei uma imagem dela tão bonita , diferente de tudo aquilo que uma pessoa está habituada a ouvir sobre as sogras serem más , não achava isso mesmo da minha , e ultimamente os feitios chocam em demasia , em relação ao casamento a pessoa que mais parecia estar envolvida e querer ajudar em tudo agora é “tens que ver” , fico triste , ando triste , eu que antes adorava passar lá o tempo , o ambiente era do melhor mesmo , hoje vou mas não com a alegria que antes tinha!
    Antes éramos unha com carne , falávamos quase todos os dias e sempre que houvesse algo que visse que estava mal ligava logo a perguntar se estava tudo bem e tentava ajudar, hoje em dia , passam se semanas que não há uma chamada , e se algo não estiver bem , problema meu que já não está nem aí😣
    desculpem o testamento!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida a minha relação com a minha sogra é super saudável. Eu conhecia num almoço em casa dos meus sogros em que foram varios amigos nossos. Na altura eu e o noivo já namoravamos mas eu ia apenas como amiga. Na verdade os pais dele até ficaram com a sensação que outra amiga nossa seria a namorada. Como foi um jantar entre amigos foi super descontraído e além disso a minha sogra cozinha muito bem

    No inicio ela foi a maior impulsionadora da nossa relação. Arranjava sempre maneira de podermos estar juntos à vontade 💑 Mimou-me, e ainda me mima,muito. Rapidamente me incluíu na família e começou a apresentar-me por nora. Aliás eu tenho um sobrinho por parte do meu noivo que me trata quase desde sempre por tia. Portanto não me posso queixar porque foi tudo muito normal.

    Adoro a minha sogra ❤ ela é uma querida e ajuda-me muito. E quando ela quer alguma coisa do filho que sabe que ele não vai aceitar ela vem-me pedir a mim para ajudar a convencer 🤣🤣🤣
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Agosto 2018 Palmela
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Inês, desde já desejo-te muita força para a grande prova que estás a passar.

    Se poder ajudar em alguma coisa, avisa, tenho algumas amizades que passaram por o cancro e estão hoje em dia lindas e cheias de força.

    tenho uma amiga que é pioneira em varias projectos de apoio às mulheres com cancro da mama.

    Se precisares diz Smiley winking

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração