Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

Como é a vossa relação com a vossa sogra?

Lau, a 21 de Junho de 2018 às 10:50 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 105

Hoje dei por mim a pensar na sorte que tive em ter os meus sogros como pais do meu marido. Nós escolhemos os nossos mais-que-tudo, é com ele que casamos, mas os seus pais vêm incluídos no pack e, esses, não podemos escolher. Podemos apenas fazer de tudo para mantermos, pelo menos, uma relação saudável com eles. Quer queiramos, quer não, temos de conviver com eles ao longo da nossa vida.

À palavra "sogra" está (ou estava) associada aquela conotação negativa, como se de bruxa má se tratasse, aquela que faria de tudo para que não roubassem o seu filho de si. Eu, pessoalmente, penso que os tempos estão a mudar e que, cada vez mais, se vê sogras a serem como segundas mães para as noras / os genros.

Eu conheci a minha sogra num jantar convívio. Fomos apresentadas pelo noivo, cumprimentamo-nos cordialmente com dois beijos, mas não trocamos uma palavra. Nenhuma de nós se sentia à vontade. No restaurante, sentei-me de frente para ela, mas ligeiramente ao lado. Embora não olhasse diretamente para ela, reparei que ela me mediu de cima abaixo durante todo o jantar. Senti-me tão incomodada, que inventei umas idas ao WC para descomprimir. Acho que não fez por mal. Apenas queria saber quem era a moça que morava longe e que o filho tantas vezes ia visitar.

A nossa relação hoje, passados dois anos, não poderia ser melhor. Ela nunca se entrometeu na nossa relação, nunca opinou nos preparativos do casamento, nunca pôs o filho contra mim. Estamos à vontade uma com a outra, consigo brincar com ela e tudo. Ainda não posso dizer que é como uma segunda mãe, mas se tudo continuar assim, sinto que um dia o poderei fazer.

Quanto à minha mãe, adora o Pedro desde que o conheceu, ainda como meu amigo, há muitos anos atrás. Hoje, ele é como um filho para ela. Às vezes, chega a "dar-me na cabeça" a mim, por pensar que eu sou dura demais com ele. Dá para acreditar?! Smiley winking

E vocês? Como é a vossa relação com a vossa sogra? Como foi na primeira vez que se conheceram? Como é agora? Partilhem as vossas histórias.

Como é a vossa relação com a vossa sogra? 1


105 respostas

Última atividade por Lady in Red, a 16 de Agosto de 2018 às 15:36
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Há pessoas assim, enfim. E, olha, ainda bem isso da distância Smiley laugh Beijinhos

    • Responder
  • Mrs. Leite
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Mrs. Leite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha esta tem 5 filhos e não gosta de nora nenhuma, nenhuma de "nós" se dá com ela pq ela afasta todas, e mesmo assim ela não muda de atitude.. ja desisti sinceramente... ponto positivo: moramos bem longe dela ahaha ela em Portugal e nós em Inglaterra, é a unica coisa boa (eu sendo mázinha)
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De repente, fiquei a pensar se não estavamos a partilhar a mesma sogra Smiley laugh Elas ficam maluquinhas quando vêm a hora do filho casar com "outra" mulher. A minha anda e vai atrofiar tanto, principalmente serem muito próximos, ele filho único e o marido, enfim, sendo soft, não serve de consolo. Força e paciência para nós!

    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Agosto 2024 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinceramente a minha ainda não-oficial sogra é um amor de pessoa, alguém, tal como a família dele em geral, que me recebeu na sua casa de braços abertos. Adora ouvir-me falar e quis desde cedo manter ligação com a minha família, falando. Nunca, até ao momento, deu uma opinião sobre nós, sobre a nossa relação! Nada de nada. Adora-me mesmo, nota-se a kms de distância. Como sabem, namorámos há distância por 3 anos e da primeira vez que passei lá uma semana com eles, ela ficou a chorar ao despedir-se de mim! Não tenho nada a dizer do futuro-sogro, é um homem impecável, com graças à mistura, mas até há bem pouco tempo tratou-me sempre por você em vez de tu e eu sempre a dizer que podia tratar por tu, sem problema. Mas nada a dizer, até já cozinhámos juntos, eheh. Smiley heart

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito bom, quando assim é Smiley smile

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente desde o início felizmente. Sempre nos apoiou e foi justa. Felizmente também tenho muita sorte. Bjs

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando assim é, mais vale mesmo focarem-se um no outro e na família que vocês construíram / construírem...

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Principiante Junho 2019 Almeida
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E pessima e meu marido como minha mae tambem... por isso decidimos pensar so em nos e ignorar essas guerras
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre bom quando "arranjamos" uma segunda família com quem nos damos bem Smiley smile Que assim continue para sempre Smiley smile
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom! Que continue assim por muitos e bons anos Smiley smile

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Constante Setembro 2018 Seixal
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Percebo o que sentes!! Ao início também me senti super constrangida, conheci os meus sogros num jantar no restaurante dos meus pais, organizado para ambas as famílias se conhecerem... Eu estava tão nervosa que obriguei a minha irmã e cunhado a virem também pois ela é super comunicativa e sabia que iria ajudar a quebrar o gelo e a aliviar a tensão. Hoje, passados cerca de 1 ano e 3 meses de nos conhecermos damo-nos lindamente, chama-me carinhosamente de Pipa e tudo!😜 Ela sabe que amo muito o filho dela e fica feliz por sermos felizes. Eu sou vegana e ela também já não come carne há mais de 20 anos... Isto tem tudo para correr bem! 😍 Que a nossa família seja sempre feliz e unida ❤️
    Fico muito contente por também saberes o que isso é 😍 beijinho
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Agosto 2019 Setúbal (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho muita sorte em ter uma sogra super querida que me trata como um filha Smiley smile Já a conheço há cerca de 10 anos e continuamos a dar-nos muito bem!

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente assim é complicado... Smiley sad

    • Responder
  • Mrs. Leite
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Mrs. Leite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ela só vai abrir os olhos quando perceber que precisa de ajuda profissional... nao é muito normal uma pessoa ter a paranoia que todos estão contra ela, chorar baba e ranho e fazer escandalos com ciumes das namoradas dos filhos, estar constantemente depressiva, ser manipuladora a ponto de querer virar a familia toda uns contra os outros, dos 5 filhos só 1 é que lhe fala, nao se dá com nenhuma das noras, a irmã virou lhe as costas... eu gostaria mesmo que ela arranja-se ajuda ou fizesse terapia porque eu sei que ela nao é assim, e viesse ao nosso casamento porque apesar de tudo é mae e sei que no fundo apesar de tudo o que aconteceu entre ela e o meu noivo que ele gostaria de a ter lá visto que o pai ja faleceu...
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oh minha querida... Que situação triste... Smiley sad Infelizmente há coisas que não estão sob o nosso controlo, e esta é uma delas. Se já lhe tentaram fazer ver que tu não tiveste nada a ver com o assunto, só vos resta esperar e dar tempo ao tempo. Quem sabe um dia ela não consiga abrir os olhos e dar-te uma oportunidade. Até lá, o que importa é que tu e o noivo sejam MUITO felizes os dois. O resto e os outros vêm depois...

    • Responder
  • Mrs. Leite
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Mrs. Leite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico tão triste pela minha sogra não gostar de mim... as vezes penso o que fiz assim de tao errado ou o que disse para ela me rejeitar desta forma... ela meteu na cabeça que eu pus o filho dela contra ela devido a uma briga que eles tiveram muita feia na qual eu não tive nada a ver mas segundo ela o filho dela mudou desde que esta comigo e que se ele reagiu assim é porque "lhe fiz a cabeça" ... chegou ao ponto de dizer que nao vai ao nosso casamento pq nao quer ver o filho dela casado com uma cobra, ou seja, eu... se ela soubesse o quanto isso nos magoa 💔
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que assim é Neuza. Que tudo continue assim Smiley smile

    • Responder
  • Neuza
    Noiva Novata Outubro 2018 Castro Marim
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas lindas ❤️
    Tenho uma relação com a minha sogra muito boa, trata-me como filha. Conhecia vai fazer 11 anos e desde cedo me pareceu uma pessoa muito afável , divertida e isso veio a confirmar-se com o tempo, logo cedo criou-se uma ligação muito boa. Como ela diz , " a Neuzinha ajudou-me a sair da depressão que tinha"... Posso dizer que sempre a tentei anima-la a sair mais a se arranjar para que pouco a pouco essa depressão desaparecesse. Com o meu sogro e tudo muito tranquilo e uma pessoa que todos gostam de estar e conversar.
    • Responder
  • D
    Super Noiva Julho 2020 Almada
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida Lau 🙏 Os meus sogros são pessoas fantásticas. Os meus pais também adoram o Cláudio e o meu pai ficou super babadão quando o noivo lhe pediu a minha mão em casamento antes do pedido! A reação dele foi "já não era sem tempo" e abraçaram-se. É bom termos pessoas assim há nossa volta. Tenho pena das noivas que não têm a nossa sorte!
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando as pessoas não são de boa índole, o melhor que temos a fazer é mesmo afastarmo-nos um pouco. Mas ainda há tempo de as coisas mudarem para melhor...

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que relação bonita Smiley love

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tão bom ler testemunhos assim Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Junho 2019 Mafra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu infelizmente nunca conheci a minha sogra 😟 faleceu em 2000. Segundo todos me dizem era uma senhora bondosa e sonhava com dia em que teria netos... O meu sogro por sua vez é um homem maldoso e egoísta... Infelizmente! Quando o conheci foi num almoço, eu, o noivo e pai dele e namorada dele da altura... Assim que o filho (noivo) saiu da mesa ele fez uma lista de tudo o que mau no próprio filho! Quem faz isso?! Ao fim de 7 anos e dois filhos ele continua a ser uma peste. Felizmente que pouco ou nada convivo com ele! No entanto o noivo tem uma tia e umas primas espetaculares (do lado da mãe) que têm estado sempre presentes e mantêm a memória da mãe (sogra) bem viva!
    😘😘
    • Responder
  • D
    Super Noiva Julho 2020 Almada
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinhas!
    Eu tenho a melhor sogra do mundo. Já estou com o meu noivo há 7 anos e 4 anos a morar juntos, nunca se meteu na nossa vida e é super correta se tiver que "atacar" o filho ataca porque ela está do lado da razão.
    Conhecia-a no aniversário do meu noivo (há 7 anos). Namoravamos há 5 dias(!!!) e ele quis que fosse lá a casa dele para celebrar o aniversário. Somos de margens diferentes, ele Almada, eu Amadora. Lá fui eu. Conheci os amigos todos, pais e avós. Estava um bocado envergonhada mas o meu primo foi comigo (porque o noivo se dava muito bem com ele) e estive mais há vontade. O dia correu bem do meu lado.
    Aquilo que a sogrinha me diz é que quando me fui embora, se virou para o sogro e disse "é esta! É esta que me vai agarrar o meu filho". E assim foi kkk
    Sempre foi uma relação muito boa e ela diz há boca cheia que podem existes as noras todas (da parte do irmão dele) mas que eu serei sempre a Daniela dela. Considera-me como filha mas não admite que diga que é como segunda mãe, pois mãe há só uma. Mas para mim é uma mãe extraordinária e uma sogra excelente. Tive muita sorte na família que escolhi 🙏
    P.S: desculpem o testamento 🤣
    • Responder
  • Catarina Duarte
    Super Noiva Setembro 2018 Odivelas
    Catarina Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu posso dizer que tenho a melhor sogra do mundo. Sem dúvida uma 2a mãe sempre pronta a ajudar.nos em tudo, amiga e conselheira 😊 não tenho nada apontar. Ela diz.me sempre que tudo o que quer é ver o filho feliz e que eu estou a fazer um excelente trabalho... Tanto me defende a mim como ao filho. Falo de tudo com ela tal como falo com a minha mãe, tudo o que possam imaginar. Temos esta relação desde que nos conhecemos já lá vão 6anos e espero que se mantenha para o resto da vida. Ela é uma lutadora e merece muito de nós 😍
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato. Qualidades e defeitos, todos nós temos. Que a vossa relação continue sempre assim Smiley smile

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Constante Agosto 2019 Coimbra (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou, definitivamente, uma sortuda (espero que continue)!!

    Conhecemos, demo-nos sempre bem mas situacoes esporadicas em que qualquer pessoa se daria bem com os sogros.

    Ate que eu e o noivo, decidimos comprar casa na cidade natal do noivo.

    Entre mudanca de casa e cidades, vivi com os meus sogros 10 meses e continuo com a mesma opiniao, sou uma sortuda.


    Claro que defende o filho em tudo e tem os seus defeitos...mas quem nao os tem?

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com o tempo vamos aprendendo a lidar melhor com as pessoas e com as situações com que nos deparamos. Tudo vai correr bem Smiley smile

    • Responder
  • D.g.
    Super Noiva Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    D.g. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha é um misto.
    Ela consegue ser doce mesmo muito querida e dar me atenção de repente fazer um comentário que azeda tudo.
    Ela defende o filho até em coisas pequenas sem interesse mas também é capaz de lhe dar um pouco nas orelhas.
    O que é muito diferente de como a minha mãe é para o meu noivo. O que é justo é justo e se estou a fazer mal para com ele pequeno ou grande ela não hesita em psicologicamente dar me nas orelhas quer seja de forma privada ou logo ali. A minha mãe nem gosta do termo sogra e não se identifica.

    O meu sogro é que é uma pessoa sem dúvida 5 estrelas. Ele trata me como às filhas (são 3. Tendo em conta que tem 6 filhos). Esforça se imenso quando estou lá para não me deixarem de lado na conversa. À mesa são muitos e com a quase cunhada (casam um mês antes de nós) não é fácil. Não sou lá da terra como ela e ainda por cima fui criada no estrangeiro.

    Não diria que tive sorte nos sogros na sogra de certeza que não mas sei que ela tenta.
    Acho que acaba por se equilibrar.
    Alguns de nós também temos pouca sorte com um dos pais e depois com o outro temos muita sorte... Para mim é assim. Mas pelo menos vai havendo um equilibro e tenho que aprender a não levar certas coisas a peito...
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Cada um é como é. Não temos de concordar com todas as escolhas dos outros. Se eles vão à cerimónia, que para mim é o mais importante, já é bom. Se não vão à festa, quem fica a perder são eles, né?

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muitas vezes, o segredo está mesmo em ignorar algumas coisas / situações...

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Setembro 2021 Torres Vedras
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente, já não tenho a minha sogra... faleceu há quase dois anos por doença, super jovem...

    Ela era daquelas pessoas que deixava me super a vontade, mesmo em relação a tudo, tudo!! Ela adorava brincar connosco, tinha uma mente muito aberta, dizia sempre para irmos a casa dela comer, saiamos de sacos nas mãos, parecia que tinhamos vindo do supermercado... enfim... bons tempos!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração