Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lau
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia

Como é a vossa relação com a vossa sogra?

Lau, a 21 de Junho de 2018 às 10:50

Publicado em Fórum Casamentos.pt 105

Hoje dei por mim a pensar na sorte que tive em ter os meus sogros como pais do meu marido. Nós escolhemos os nossos mais-que-tudo, é com ele que casamos, mas os seus pais vêm incluídos no pack e, esses, não podemos escolher. Podemos apenas fazer de tudo para mantermos, pelo menos, uma relação...

Hoje dei por mim a pensar na sorte que tive em ter os meus sogros como pais do meu marido. Nós escolhemos os nossos mais-que-tudo, é com ele que casamos, mas os seus pais vêm incluídos no pack e, esses, não podemos escolher. Podemos apenas fazer de tudo para mantermos, pelo menos, uma relação saudável com eles. Quer queiramos, quer não, temos de conviver com eles ao longo da nossa vida.

À palavra "sogra" está (ou estava) associada aquela conotação negativa, como se de bruxa má se tratasse, aquela que faria de tudo para que não roubassem o seu filho de si. Eu, pessoalmente, penso que os tempos estão a mudar e que, cada vez mais, se vê sogras a serem como segundas mães para as noras / os genros.

Eu conheci a minha sogra num jantar convívio. Fomos apresentadas pelo noivo, cumprimentamo-nos cordialmente com dois beijos, mas não trocamos uma palavra. Nenhuma de nós se sentia à vontade. No restaurante, sentei-me de frente para ela, mas ligeiramente ao lado. Embora não olhasse diretamente para ela, reparei que ela me mediu de cima abaixo durante todo o jantar. Senti-me tão incomodada, que inventei umas idas ao WC para descomprimir. Acho que não fez por mal. Apenas queria saber quem era a moça que morava longe e que o filho tantas vezes ia visitar.

A nossa relação hoje, passados dois anos, não poderia ser melhor. Ela nunca se entrometeu na nossa relação, nunca opinou nos preparativos do casamento, nunca pôs o filho contra mim. Estamos à vontade uma com a outra, consigo brincar com ela e tudo. Ainda não posso dizer que é como uma segunda mãe, mas se tudo continuar assim, sinto que um dia o poderei fazer.

Quanto à minha mãe, adora o Pedro desde que o conheceu, ainda como meu amigo, há muitos anos atrás. Hoje, ele é como um filho para ela. Às vezes, chega a "dar-me na cabeça" a mim, por pensar que eu sou dura demais com ele. Dá para acreditar?! Smiley winking

E vocês? Como é a vossa relação com a vossa sogra? Como foi na primeira vez que se conheceram? Como é agora? Partilhem as vossas histórias.

sogra.jpg

105 respostas

• Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com os sogros no geral...
    Gosto deles mas só procuram o filho quando precisam de algo, vão só à cerimónia não ficam para o copo de água porque aparentemente Deus não permite 🤔
    Pequenas coisas que me revoltam e me fazem querer estar cada vez menos com eles...
    Mas fazer o quê? São os pais do meu futuro marido!
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é sempre um ponto sensivel. Eu gosto da minha, tem as suas coisas que nao concordo, mas eu ignoro e fica tudo bem ahahaha

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tinha muito receio que a minha sogra não gostasse de mim. A ex-namorada do Pedro ficou muito mal quando ele acabou a relação com ela, isto na altura em que nos conhecemos (há 9 anos atrás). A culpa não foi minha, pois eu até namorava na altura e estava completamente apaixonada pelo meu namorado, mas como a relação deles já estava degradada e como o Pedro se apaixonou por mim assim que me viu, ela pôs as culpas para cima de mim. A minha sogra gostava muito dela e ficou, inclusive, contra o próprio filho. Eu tinha mesmo muito receio, mas felizmente as coisas acabaram por correr bem. Não desde o primeiro dia, pois ela não me conhecia de lado nenhum. Mas já percebeu que eu até sou boa moça Smiley winking

Boa sorte para a vossa relação. Espero que melhore com o tempo Smiley smile

• Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é muito bom conseguires dar-te bem com ela!! Infelizmente eu não posso dizer o mesmo a minha sogra não gostou de mim no início e fez-me a vida num inferno, mais ao menos a 3 anos eu conquistei-a mas apenas consegue ser educada até porque eu também desisti de tentar agradar! Não sei se vai melhorar espero que sim.. 😊
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahahah Estiveste bem lol O que importa é que te sintas bem, seja qual for o grau de "existência" dessa relação.

Eu também estive sempre longe dos meus sogros e de toda a família do marido, porque quando começamos a namorar eu já morava fora. Ao princípio, era como tu. Praticamente não existia ligação com eles, mas desde a fase dos preparativos do casamento que me sinto mais parte da família. Não nos vemos nem nos falamos muitas vezes, é verdade, mas quando estamos em família, estamos mesmo Smiley smile

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que continuem com essa harmonia familiar para sempre. Melhor não pode ficar Smiley smile
    • Responder
  • Ana Araujo
    Super Noiva Agosto 2018 Ponte da Barca
    Ana Araujo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu gosto da minha sogra porque me deu o meu querido marido! Tirando isso a relacao e' praticamente inexistente, ja' que nao vivemos em Portugal, e pode continuar assim por muitos e longos anos... LOOOOOL

• Responder
  • Marcia
    Super Noiva Agosto 2027 Amarante
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem eu adorooo de coração a minha sogra ! A primeira vez que a vi ela acolheu-me de braços abertos na familia com um grande abraço e tenho uma relação genial com ela, sempre se preocupa comigo quando estou doente entre outros...

Sou muito agradecida por te-los como segunda familia e é to bom quando todos nos da-mos bem Smiley smile

• Responder
  • M
    Noiva VIP Agosto 2020 Coimbra (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nesse aspeto tive muita muita sorte! Ja a conhece à vários anos, porque eu e o João conhecemo nos quando eramos mais novos e sempre fomos muito amigos (depois desabrochou para esta relação de amor😍) e entao eu sempre tive contato com ela! Sempre me ajudou em tudo e quando nós contamos à familia que estavamos a namorar ela fez uma festa! Disse que ja nao era sem tempo! Sempre foi uma pessoa super disponível para tudo, nunca se meteu na relação pelo contrario tentava ajudar sempre que nós nos chateavamos, em geral posso dizer que é a sogra dos meus sonhos, é quase uma mae! ❤A relação dos nossos pais também é bastante boa! Nao é daquelas relações onde se zangam as comadres e descobre se as verdade! 😂
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahaha que giro!Smiley smile Sim, entre nós é a mesma coisa. Odeio e não usamos de todo.

É sinal que estamos no sítio certo com as pessoas certas Smiley laugh

• Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

AHAHAHAHAHAH verdade kkkk Smiley laugh

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um amor é o filho da minha sogra - o meu amor. Ela não chega a tanto Smiley xd
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A minha futura sogra é um amor ahahah Smiley laugh

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agora ela já te conhece melhor e já percebeu que tu és mulher para o filho dela, sim, porque foi a ti que ele escolheu para o resto da vida Smiley smile

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vês? Nem sempre temos a idéia mais correta das pessoas que conhecemos. Às vezes, aparecem surpresas boas assim Smiley winking Eu confesso que não sou muito de dar beijos à minha sogra, muito menos abraços. Mas ela também não é dessas coisas lol

• Responder
  • Ana Marta
    Noiva Experiente Agosto 2018 Alcoutim
    Ana Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem eu nesse assunto.
    A minha Sogra nao gostava muito de mim, dizia que eu nao era mulher para o filho.
    Agora quando dissemos que iamos casar, mudou o pensamento a meu respeito.
    Ja fala mais comigo, parece que mudou
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre pensei que a minha sogra não gostasse muito de mim mas uma vez que fomos visitar os pais do noivinho (não conseguimos ir muitas vezes porque é logo) ela deu.me um longo abraço e disse que tinha muitas saudades nossas. Quando se despediu igual. Liga várias vezes e é uma querida 😍😍
    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Junho 2021 Seixal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade.
    Não podemos escolher a família, apenas aceitá-los 🙂☺️
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois... É como eu disse: está incluída no pack. Temos de aceitar os nossos sogros na nossa vida, quer gostemos deles ou não.

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lau,

Vou gerindo da melhor maneira. Porque apesar de tudo ela é mãe do meu futuro marido.
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom! Fico feliz em ler coisas assim tão boas Smiley smile

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito bem. Respeito é o fundamental Smiley smile

• Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não ter uma boa relação não implica obrigatoriamente ter uma má relação. Espero que consigas gerir a situação da melhor forma possível...

• Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Damo-nos super bem mesmo!😍
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tranquila e sem problemas. Respeitamos o espaço de cada uma. Tive muita sorte!
    • Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente não tenho boa relação com a minha sogra. Mas também não me importo muito, não será com ela que vou casar.
    Falamos o básico, por minha culpa é por culpa da língua dela.
    😣
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois nesse caso pior ainda. Mas muitas vezes a nossa versao de trabalho é diferente da versão normal princpalmente no caso de ser professor
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Outubro 2020 Pombal
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim há, a minha sogra foi professora e uma das minhas melhores amigas foi aluna dela e dizia me que não gostava dela e que era rígida. Aí ainda fiquei a "panicar" mais...mas tive uma agradável surpresa!
    • Responder
  • Lau
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico muito feliz por ti Smiley smile Se conseguiste que o teu noivo se tornasse uma melhor pessoa, então só podes ser a pessoa certa para ele. Muitas felicidades!

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda há um pouco o estigma da sogra má. Mas felizmente nem sempre é assim
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Outubro 2020 Pombal
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A ideia da sogra má andou na minha cabeça até a conhecer e descobrir que a minha sogra é um amor de pessoa! Nunca se intrometeu na nossa relação, trata me super bem e preocupa se em que me sinta bem!
    Gosto imensamente dela, e orgulhou me ouvi la dizer que o filho está mudado no bom sentido!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Julho 2018 Montijo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim ahaha😂 nao quer dizer q nao goste dos meus sogros, simplesmente nao tenho afinidade com eles. Mas dou me minimamente bem😅
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração