Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Fula
Noiva Ativa Julho 2019 Ovar

Casamento em risco!

Ana Fula, a 13 de Julho de 2019 às 21:37

Publicado em Fórum Organizar um casamento 120

Boa noite a todas, O meu casamento é ou era daqui a 2 semanas, no dia 27 de Julho. Acontece que eu vivo em França e vou casar a Portugal. Quando marquei a data na igreja em Portugal disseram me que teria que fazer a preparação para o casamento em França, e teria de levar para Portugal o certificado....
Boa noite a todas,
O meu casamento é ou era daqui a 2 semanas, no dia 27 de Julho. Acontece que eu vivo em França e vou casar a Portugal. Quando marquei a data na igreja em Portugal disseram me que teria que fazer a preparação para o casamento em França, e teria de levar para Portugal o certificado. Assim o fizemos, os meus pais foram para Portugal ontem e levaram todos os documentos para Portugal, acontece que a Igreja diz que aquele documento não é válido, que o padre aqui tinha de ter aberto o processo de casamento e enviado para a diocese do Porto. O padre que nos fez a preparação foi de férias para a Polónia e é impossível arranjar esse papel em menos de duas semanas, e a igreja em Portugal diz que sem isso nada feito 😣
O que eu vos queria perguntar era se acham que ainda vou a tempo de pedir no registo para alguém ir casar nos na quinta que escolhemos fazer a boda ou se já é tarde demais. Estamos perdidos, completamente destroçados com o casamento à porta

120 respostas

  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, lamento imenso esta situação, imagino a tua aflição!
    Primeiro tens de tentar manter a calma para que consigas tomar decisões de forma mais acertiva possível.
    Sinceramente acredito que consigas pelo civil, quando lá estive disseram-me que dependendo da disponibilidade até chegaram a celebrar casamentos no dia da abertura do processo. Como estamos na época alta dos casamentos é mesmo aconselhável tratar o quanto antes.
    Quanto ao processo religioso, talvez tenhas a sorte de apanhar um padre flexível que te consiga ajudar, mas de facto é um bocado em cima para tratar da documentação com segurança. Espero que tudo se resolva da melhor forma.
    Boa sorte 😘
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na secretaria da igreja em Portugal na altura só falaram da preparação, por isso é que não fizemos o processo cá. Foi um grande mal entendido de ambas as partes, que agora infelizmente pode pôr em causa o meu casamento. Obrigada pela força
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vânia, quando digo vítima da igreja, é vítima do padre, varia de paróquia para paróquia, porque existem dezenas de noivas que vivem no estrangeiro e facilitam as coisas abrindo o processo em Portugal. Aqui nem está a questão de abrir o processo católico aqui, porque se eu soubesse tinha o feito, o padre é que foi para a Polónia... A questão é que na altura só nos disseram para fazer a preparação cá e não o processo e foi isso que fizemos.
    Eu aceito que como vivo no estrangeiro tenho que fazer as coisas no estrangeiro, mas nós não deixamos de ser portugueses e vamos casar em Portugal, logo acho que podiam ser um pouco mais flexíveis é só isso. Seja o que Deus quiser
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os meus pais hoje iam falar uma última vez com o padre, vamos ver como corre, mas duvido que ele volte atrás... Entretanto amanhã o meu pai vai ao registo para ver se há alguém disponível para a nossa data. Obrigada pela força
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A tua mãe que vá ao registo civil já. Para agendar com o/a conservador /a a ida à Quinta.
    Tenta outra igreja. Sabes que de padre para padre tudo muda muita. Eu por exemplo não preciso fazer a preparação para o casamento. O padre da freguesia onde vou casar não exije. Em último caso se não conseguires padre nem conservador /a, tenta um/a oficiante. Não é legal, mas faz um casamento bonito e depois casas pelo civil.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana, desculpa mas não acho que seja caso para se dizer que se é vítima da igreja...
    A igreja funciona tal como outra entidade legal... se não abrires o processo no registo civil não casas, ponto! Na igreja é a mesma coisa, para casares ou baptizares tens que abrir um processo. Processo esse que deve ser aberto na paróquia da residência, aquela que está indicada no teu cartão do cidadão e, salvo erro, se não fosse toda esta história do simplex de um dos últimos governos portugueses até o processo civil seria aberto na tua área de residência...
    A igreja não afasta os jovens, os jovens muitas vezes é que não procuram a informação correta e outras vezes também não lhes passam a informação correta tal como também acontece no registo civil... Seja no civil seja no religioso existem processos e documentos a serem feitos e normas e regras a serem respeitadas para o bom funcionamento das coisas...
    Julgo que consegues ter, pelo menos, a cerimónia civil na quinta, porque a religiosa tenho sérias dúvidas devido a toda a documentação necessária, no entanto se encontrares um padre acessível que te deixe abrir o processo em Portugal e não em França, talvez consigas realizar o casamento religioso tendo já em não todas as declarações necessárias! Boa Sorte!! 🍀
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que situação. Mas quando é assim têm que informar bem sobre tudo o que é preciso... Também tive que tratar disso na Alemanha com p padre português e também demorou umas semanitas por causa das dioceses e tal!

    Mas contactar já o registo, pode ser que eles consigam ❤ Calma e vai correr tudo bem.
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2019 Aveiro (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alô Ana.
    Reparei que és de Ovar! Verdade?

    Já vivi em Ovar.
    Vais-te casar na igreja de Ovar? Ou noutra localidade da zona?

    Pergunto-te pela simples razão de que não sei se será arriscado os teus pais dirigirem-se a outra paróquia, por exemplo Válega (onde falam maravilhas do padre) e exporem a situação, enquanto tu não chegas a Portugal!

    Ou então e muito bem, como já foi aqui falado, tentarem ir aos registos e pedirem encarecidamente "ajuda". Tenho a certeza que alguém te ajudará!

    Falei-te do Padre de Válega (não sei o nome), não por experiência própria, mas porque tenho amigos e conhecidos que optaram por casar lá, mesmo vivendo em Ovar, pois o Padre é flexível.

    Espero ter ajudado.

    Vai correr tudo pelo melhor e vai ser um dia em grande, vais ver Smiley smile

    Muitas felicidades






    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patricia,
    Lamento que sejas mais uma "vítima" da igreja... É incrível, parece que querem a toda a força afastar os jovens da igreja! Eu tenho o processo aberto no civil, eu tenho um documento de França a dizer que fizemos uma preparação para o casamento, que estamos prontos e somos livres para casar, por alma de quem é que não podem aceitar isto simplesmente?! Porque é que é obrigatório abrir o processo religioso em França se eu sou portuguesa e é em Portugal que vou casar?! Pelo amor de Deus! Eu estou esgotada, a menos de duas semanas do meu casamento acontece isto... A minha mãe vai tentar falar com o padre directamente hoje, sem passar pela secretaria, espero que lhe chegue ao coração, se não, acabou a igreja para nós! E é fazer figas para arranjarmos alguém para nos casar na quinta
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Lamento muito a tua situação e quase também ia-me acontecendo a mesma coisa. O nosso padre dispensou-nós do CPM e como ainda temos moradas de Portugal em documentos oficiais abrimos o processo em portugal, mas, por sorte em maio fomos há igreja saber se havia mais alguma coisa a tratar e mudar o processo da minha igreja para a que vamos casar, foi aí que nos disseram que tinham de fazer um diálogo e só depois é que os papéis seguiam para o patriarcado de Lisboa. Enfim faltavam 2 dias para regressar a Londres e isto caiu que nem uma bomba imagina que não tinha ido lá? Como é que a 1 semana do casamento ia resolver este problema? Não ia, e ia estar na mesma situação que tu. Enfim, só complicam na igreja, se o registo já disse, está tudo bem, estas duas pessoas podem casar a igreja só tinha que aceitar aquilo e seguir mas não a igreja ainda é muito retrógrada. Enfim, no meu caso já vão quase 2 meses neste processo de vai e vem e ainda espero pelo papel do patriarcado que demorava 1 semana no máximo.

    Espero mesmo que resolvas o teu problema, aconselho-te a levares a certidão de batismo tua e do teu noivo no dia em que forem há igreja é algo mais rápido e diz que tens máxima urgência.

    Beijinho
    • Responder
  • I
    Noiva Constante Outubro 2019 Vila Nova de Gaia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Façam uma reclamação por escrito a diocese.
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo Isabel! Nós estamos possuídos! Quando o nosso padre de França nos diz ao telefone que isto é má vontade da igreja em Portugal, está tudo dito...
    Já está tudo pronto, muito dinheiro foi gasto, o contrato com o coro, as flores, esse tipo de gastos na igreja, já não posso reaver o dinheiro! Muita energia foi gasta, pessoas que tal como eu vivem fora e tiveram de organizar tudo para poderem estar em Portugal. É uma vergonha o que nos estão a fazer! Uma coisa garanto, nunca mais entrarei numa igreja e a minha filha já não será batizada, para nós acabou, fechamos as portas à igreja!
    • Responder
  • I
    Noiva Constante Outubro 2019 Vila Nova de Gaia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpem ... Mas estou incrédula...
    Isto la e motivo para te dizerem q n te fazem o casamento?! Pelo amor de Deus... É por essas e por outras q já um afastamento tremendo da igreja.. não sabem qt custa um casamento? Não sabem o trabalho q vocês tiveram Ainda pr mais num outro pai?! Por favor!!! Não sabem o stress e a ansiedade q vos estao a provocar?! Por um papel???
    Olha desculpa mas tou possuida..
    Alguém da tua família q faça uma peixeirada, uma reclamação por escrito a diocese... sei lá
    Eu vou casar pelo civil e acho q já n deve dar para mudar o processo visto q pr casares so pelo civil é diferente na hora da abertura. Uma vez q só ficas casada na data da cerimônia religiosa, e uma das opções. Enquanto o civil ou casas na conservatória ou abres processo para casar numa determinada morada. Só se puderes cancelar o inicial e abrires um novo. Tens mesmo de te informar...

    Numa ultima solução encontra um celebrante e fazes uma cerimônia bem bonita. É depois resolves o resto da situação no religioso..

    Embora q eu nesse local ja n casaria e n deixava barato.

    Tenho mesmo mt pena q estejas nessa situação.. tem calma e n desistas pf e o vosso dia Smiley heart
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No registo podes solicitar um oficiante.
    Se o registo nao poder, podes contratar um crlebrante particular. Há pessoas que faz3m cerimónias lindas.
    Claro o importante é fazerem desse o vosso dia. E apesar de tudo vão se divertir e encontrar a solução alternativa. Não vai deixar de haver casamento por este imprevisto.
    Sei que não estás mt positiva mas mais tarde até vais ter história para contar.
    Segunda liga para o registo a saber se tem alguém disponível
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fiz o curso, o único problema é que o documento que o padre em França nos deu para entregar em Portugal segundo eles não é válido
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu nao vbou casar pela igreja, mas ja ouvi falar que tambem podes fazer esse curso intensivo num dia, pq nao tentas falar com o teu padre a ver se da?
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu liguei para o padre que nos fez a preparação do casamento aqui em França, ele queria ajudar mas não pode, está de férias na Polónia, mas ele disse me exactamente isso, que era falta de boa vontade do padre em Portugal, que ele poderia fechar os olhos e abrir ele o processo... Logo, pela igreja será impossível casar
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi sem dúvida má interpretação de ambas as partes... E onde "arranjo" um celebrante, pode informar me? E depois teria de voltar ao registo para casar é isso? Mesmo eu já tendo dado início ao processo?
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claro que sim. O meu noivo também está no estrangeiro, só chega uma semana antes do casamento e o padre garantiu que consegue as papeladas a tempo, às vezes vai da boa vontade de cada um, mas em último caso conseguem arranjar bem para a cerimónia ser toda realizada na quinta
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, Lamento imenso esta situação: claramente uma má comunicação e desinformação. Não sei se no registo conseguirás alguém que te case na quinta, mas vale a pena tentar. Os teus pais devem tentar orientar isso. Caso não seja possível, a solução é mesmo o celebrante. Mas para o casamento ser válido terás de casar pelo registo. Espero que tudo se resolva! Bjs
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E como é que solicito um cerimonialista ou celebrante? Eles oferecem nos essa hipótese no registo? É impossível não stressar, estou de rastos 😔
    Era importante ser na igreja porque íamos batizar a nossa filha. Mas visto que vêm pessoas de fora e tudo, não queríamos anular o casamento. O processo já foi aberto em Março, só queríamos solicitar alguém para o celebrar na quinta. Muito obrigada pela sua resposta ❤️
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claro que acho que é possivel.
    E nem que casem com um cerimonialista/celebrante Smiley smile
    Na minha Quinta ja aconteceu semelhante e arranjou-se alternativa Smiley winking
    Tentem não stressar. Pode ser algo mesmo muito bonito só é chato que já tinham avisado convidados e se faziam muita questão que fosse pela igreja. O nosso vai ser civil e estou muito entusiasmada.
    P.s mas para abrir processo tem que ser presencialmente. Tem que vir cá.
    • Responder
  • Ana Fula
    Noiva Ativa Julho 2019 Ovar
    Ana Fula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, como vivemos em França e só vamos para Portugal no dia 20,vai ter de ser mesmo por telefone... A minha cabeça deu um nó, estou mesmo perdida
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nada como ir ao registo civil e falar com eles, se não conseguirem ir, liguem
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração