Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Casamento da Lisboa

Ritinha, a 19 de Abril de 2020 às 15:58 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 34

Olá comunidade linda,


Recordo que sou a Lisboa e estou numa missão para as Professoras, denominada:


Casamento da Lisboa 1

Tenho como objetivo espalhar informação e no meu caso em específico apresentar e representar Portugal de Norte a Sul e também ilhas. Criar a união e solidariedade pelo nosso país e os Portugueses, nomeadamente os que têm comércio e estão a passar um momento menos feliz com esta Pandemia. Já foram publicados dois debates sobre esta temática que conta com o contributo e participação de várias noivas: Pelos casamentos de Portugal e Casar em Lisboa (e não só).


De hoje a 5 meses, tenho esperança de estar a viver o dia do meu casamento. Hoje estou num misto de felicidade, pois começasse a ver a luz ao fundo do túnel, mas de ansiedade pela incerteza. Sou uma pessoa muito positiva e confiante, pelo que quero acreditar que este dia vai realmente acontecer. À distância estou a alinhavar arestas e pormenores e a cimentar aquilo que foi um acaso, pois mesmo não tendo tema, o meu casamento é uma clara homenagem a Portugal e a este amor que sinto pelo meu país.


Tudo começou com o meu convite , que foi uma tremenda trabalheira, mas quero acreditar que é uma ideia muito original. Recordo que todo ele é um lenço bordado, que vai beber das inspirações do lenço dos namorados. Foram 2 meses a bordar (aprendi pelo youtube), cerca de 100 convites. O picô foi feito pela minha avó.

Quanto ao monograma foi uma inspiração que trouxe da Croácia (local onde fui pedida em casamento). Eles têm o coração com um espelho com um dos símbolos deles, que os homens levavam para a guerra e quando olhassem para ele viam refletida a imagem da pessoa que a sua esposa/namorada amava. Não podendo colocar um espelho, fiz uma ligação direta entre os corações.


Casamento da Lisboa 2


A partir deste mote e com várias pesquisas que fiz, acabamos por desenvolver alguns pormenores para o nosso casamento literalmente em Português, tais como:

1. A base dos pratos de todos os convidados é uma alegoria à calçada Portuguesa e suas cornucópia;

2. Faremos o pequeno almoço em casa, antes de irmos para a igreja, como é tradição em tantos sítios do nosso país;

3. Teremos um Grupo de Cantares a animar a nossa Eucaristia. Esta foi a decisão que nos levou mais tempo, mas ouvindo-os e sentindo o amor e apoio que nos estão a dar neste tempo de incertezas, temos a certeza que esta foi a melhor decisão. Se o Padre assim o aprovar, teremos uma música em formato de Canto Alentejano;

4. O meu ramo terá como principal verdura folhas de oliveira e eucalipto. Se as oliveiras da quinta do meu sogro tiverem folhagem para isso, serão o elemento a atirar à saída da Igreja;

5. Teremos um momento de Fado (alegre) entre o prato de carne e a sobremesa;

6. No dia seguinte rumamos da Beira Alta até à Beira Baixa, na aldeia mais Portuguesa de Portugal e faremos o segundo dia de festa, que será um arraial tipo Santos Populares, com direito a bandeirinhas e comida bem Portuguesa;

7. O nosso prato de carne é uma clara homenagem à minha região da Dão Lafões, bem como o vinho que será servido.


Pormenores Portugueses que estão em fase de execução:

1. Como alguns conhecem existe a tradição de roubar o topo do bolo dos noivos , pois bem o nosso é uma clara inspiração e resposta/partida para os convidados que tenham pretensões de o fazer Smiley laugh ;

2. O nosso seating plan será a maior das homenagens ao nosso país. Confesso que estou ansiosa para que chegue o material e colocar as mãos à obra. É a manualidade que estou mais ansiosa para executar;

3. A lua de mel será em Portugal. O noivo está com ideias do Douro eu estou indecisa, mas certo é que temos de ajudar o nosso país;

4. As nossas lembranças também são 100% Português, com a aguardente de ameixa criação do meu sogro, engarrafada em vidro da Marinha Grande. As senhoras será um cosmético também ele em frascos do referido vidro.


Pormenores Portugueses que pensámos, mas não concretizámos:

1. Na região de Viseu existe a tradição das Cavalhadas, que acontece no dia de São João em que um dos momentos mais aguardados são o rufar dos tambores. Achava engraçado ter estes na saída da Igreja, mas o noivo não concordou e acabei por desistir da ideia;

2. A sobremesa tínhamos pensado em algo da região, mas na prova foi unânimes para os nossos pais que preferiram o crumble de maçã, pelo que não só lhes fizemos a vontade, como vai ser nomeada na nossa ementa "A sobremesa dos pais";

3. É tradição a noiva casar na Igreja da sua terra, no meu caso abdiquei desse costume e iremos casar numa que fique perto da quinta. Desta forma, será mais confortável e prático para os nossos convidados que vêm de longe.


Com isto, espero ter-vos inspirado com algumas ideias e dado a conhecer a riqueza do nosso País.

Gostava de vos desafiar a escreverem nos comentários pormenores Portugueses que tiverem ou vão ter nos vossos Casamentos, quiçá não será uma ideia a ser replicada.


A Lisboa deixa um até já a toda a comunidade, tendo sido um gosto escrever estes debates, que me permitiram interagir com tantas noivinhas.

tenor.gif


Beijinhos e Viva Portugal!

34 respostas

Última atividade por Claudia, a 24 de Abril de 2020 às 13:09
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley love

    mm mt português. Smiley love

    eu já tive mais fé.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu sou uma mulher muito metódica e organizada. Vejo tudo ao pormenor Smiley smile

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cara Lisboa, esse casamento será um orgulho nacional com certeza 😍

    Por cá, confesso que não pensamos muito nisso a não ser mesmo nas lembranças serem produtos locais (licor e compota) e a própria ementa à partida será o tradicional, pelo menos aqui na zona, bacalhau e assado. Em relação ao vinho, temos de escolher (ou melhor, os nossos pais irão escolher) mas será certamente português 😘

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Lisboa, tanta coisa linda que o teu casamento terá. Acho que deves partilhar esse cosmético aqui com a malta, vou querer 😂😂😂


    Quanto às tradições que iremos cumprir ou onde vamos apoiar:- pequeno-almoço em casa dos nossos pais- terei a tuna a cantar na quinta e terei capas à saída da Igreja (está tradição vimos abordada nos casamentos de Coimbra, mas onde há espírito académico acaba por existir) - fado, por opção pessoal, espero não ter, mas há uma grande probabilidade de a minha irmã cantar (mas como é algo que me deixa muito sensível, queria evitar). - as lembranças serão infusores de chá com chá (será metade oferecido pela irmã do meu cunhado que tem, e iremos comprar o resto num mercado para ajudar), na Covilhã o chá faz parte da tradição da cidade. Ofereceremos aos srs piri piri caseiro, feito pelo chef da Quinta e com produtos que ele planta na sua estufa. - a sopa e a sobremesa é feita também com produtos da região, maioritariamente plantados na sua estufa. - o vinho é da região - os fornecedores são todos da região também 🙏

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou ansiosa por ver fotos 😍
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Vânia a minha grande compatriota, sim está a ser tudo pensado com carinho. Tenho pena que esteja tudo estagnado, mas como bons Portugueses, fica tudo em cima do joelho Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara México, assim o espero Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nelly, estou positiva Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara Tóquio, tenho fé que 19 de setembro seja um dia lindoooo! O momento musical de canto Alentejano é mesmo com uma música do Rancho da Aldeia Nova de São Bento. Amo o cd deles.

    Esqueci-me de por que vamos ter o bacalhau e na ceia o caldo verde, leitão, pregos e pastéis de nata!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Maria, o lenço foi uma tremenda surpresa. Não há convidado que não adore a ideia e valoriza o trabalho que deu! Tenho fé que vamos conseguir casar este ano e ter uma história para contar!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cara Nova Déli, muito obrigada pelo teu comentário. O nosso país apesar de popular sabe ser elegante Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile amo a Costa Vicentina, sobretudo Porto Côvo. Recomendo.

    Eu acho as folhas de oliveira tão Português e tão elegante!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ohh querida Toronto, muito obrigada pelas tuas palavras. De facto, foi um choque para os meus convidados não me casar na minha freguesia.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá cara Havana, quando estava a ler os comentário lembrei-me que faltou escrever que vou ter o belo bacalhau, o leitão e caldo verde Smiley smile

    A nossa gastronomia é tão boa!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá cara Denver, foi um acaso mas parece que as coisas estavam destinadas a ser assim. Ansiosa para que o dia chegue e se concretize Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Rio, também eu Smiley heart

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola querida Tatiana, sim também terei bacalhau e a ceia é igual à tua e acho que também temos pastéis de nata aí.

    Não há festas como as nossas, ansiosa para que comecem!

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá minha querida Milhinha, estou desejosa de vos mostrar o seating plan. Chegue o material e vão ser mãos à obra!

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla, espero bem que assim o seja. Tudo está a ser pensado com muito, muito carinho e atenção Smiley smile

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vai ser um grande dia... Com estes detalhes pensados com tanto pormenor e carinho não poderá ser de outra forma Smiley heart

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa primeira frase Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens Lisboa! Um debate de checks e pormenores inspirados em Portugal! Mal posso esperar para ver essas Manualidades! Excelentes sugestões para tornarmos os nossos casamentos mais portugueses! Bjs
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa!
    Realmente não há povo que saiba tão bem festejar como o nosso!
    Por aqui também teremos um casamento com muitas das nossas tão belas tradições. Teremos bacalhau e porco alentejano acompanhados com vinhos da região! Leitão e caldo verde na ceia e vinho do Porto no corte do bolo! Na igreja servimos pastéis de nata, entre outras coisas, tão tipicamente portuguesas. Muitos enchidos e queijos portugueses e tantas entradas maravilhosas que só a nossa gente podia criar. E claro, não faltará música portuguesa e bailarico alegre!E no dia seguinte há arraial em casa com porco no espeto e cervejinha (portuguesa, que não há melhor) fresquinha! 😍A nossa mini lua de mel estava para ser nos Açores mas pela incerteza dos voos decidimos cancelar mas não deixaremos de desfrutar de uns dias de descanso no nosso belo Portugal! Douro está também em cima da mesa.Deus queira que no verão estejamos a celebrar os nossos casamentos 🙏
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa.
    Estou super curiosa para ver esse seating plan ganhar forma😁
    😘
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa!
    Wow não fazia ideia que o teu casamento ia ser assim 😍 típico português!
    Nós vamos ter um momento português no nosso também, rancho folclore 😉
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa, ansiosa por ver esse casamento e ansiosa que possa concretizar o meu ❤️. Bem pormenores portugueses que irei usar será atirar arroz e folhas de Oliveira, irei usar folhas de eucalipto no ramo, não irá faltar nem bacalhau nem leitão e se calhar mais algumas que me estão a escapar🤔. Mais um óptimo debate 😘.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara Lisboa. É um gosto pode ler os teus debates. Sem dúvida que agora, mais do que nunca, temos que apoiar o nosso país 😍.
    O que eu tive tipicamente português no meu casamento, estou a pensar no arroz à saída da igreja, no típico bacalhau como um dos pratos para jantar e o casar na freguesia da noiva.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa. O teu casamento sem duvida que vai ser uma homenagem ao nosso lindo país. Pormenores do meu casamento que fazem alusão ao nosso país? Ora vou ter as lembranças: licor caseiro feito pela minha madrinha e sal marinho de Aveiro aromatizado com ervas. Também irei aproveitar as folhas das oliveiras dos meus avós para misturar com a chuva de arroz. E também irei passar a minha lua de mel em Portugal. Em príncipio será na costa vicentina.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Rita. Um casamento bem portugues, parabens por todos os checks e escolhas que valorizam bem a nossa cultura(adoro o lenço bordado por ti!)😊
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Também espero daqui a 6 meses ter o meu dia ❤️
    Antes de mais, parabéns!! Parece que vai ser tudo lindo e tudo preparado com tanto carinho.. Aquele lenço dos convites mostra toda a tua dedicação e está muito bonito mesmo 😍
    De certeza que todos adoraram!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha!
    Tal como tu espero poder casar daqui a 5 meses.
    Gosto mm mt do teu tema e da homenagem a Portugal que é um país lindo.Adoro convites personalizados - e os teus são outro patamar!!! É um convite já lembrança e é lindíssimo!Adoro o momento de cante alentejano e espero q o padre deixe q aconteça. Seria verdadeiramente especial e iria certamente precisar de lágrimas de alegria 😊 (sempre que me lembro do Zambujo com o Rancho da Aldeia Nova de São Bento, fico emocionada...).Nós íamos de lua de mel para fora, mas agora com tudo isto faremos cá dentro.Não vamos ter tantas referências a Portugal como vocês, aliás vamos descomplicar mt e usar mts coisas q a quinta e a florista tem.Uma das coisas q queremos é q as músicas dos momentos-chave sejam em português. Ainda não estão 100% fechadas e para já há apenas 1 exceção e pq é uma homenagem às nossa estrelinha no céu.Mas a comida será super tradicional - com bacalhau e carne de vitela (em princípio, ainda não fizemos a prova!).Estou desejosa de ver as fotos do teu dia e espero mm q daqui a 5 meses estejamos a casar. Seria mm bom sinal para o mundo 🤗
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lisboa! O teu casamento vai ter pormenores lindos ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração