Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Pequeno-almoço antes do casamento - Sim ou não?

Ritinha, a 20 de Fevereiro de 2020 às 17:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 60
Guardado

Olá comunidade linda,


Hoje venho falar de algo que considero ser uma tradição nos casamentos, mas que por várias razões pode criar alguma incerteza aos noivos sobre a necessidade ou viabilidade de acontecer: Pequeno almoço ou Recepção dos convidados antes da cerimónia.


Na minha opinião, sobretudo as pessoas mais velhas estão habituadas a que haja este momento, mas feitas as contas é uma despesa extra que pode desequilibrar o orçamento. Este foi um ponto de indecisão, para mim e sempre disse que iria abdicar, no entanto, os meus pais fazem questão de oferecer este reforço aos meus convidados.

Neste sentido, deixo-vos algumas dicas para o caso de terem dúvidas sobre a necessidade ou não de realizar este momento:


Horário - Se o casamento for muito cedo (10h/11h) ou no início da tarde (14h/15h), a última refeição dos convidados foi recente, pelo que não terão tanta necessidade de comer antes da cerimónia. No meu caso, como será às 13h é um horário que é cedo para já terem almoçado e também já passou algum tempo desde o pequeno-almoço, pelo que faz sentido ter a recepção;


Espaço - É importante verificar-se se em termos logísticos existe viabilidade para fazer esta recepção, se existe espaço de circulação e casas de banho disponíveis. É bom fazer-se uma antecipação das condições meteorológicas, caso o espaço pretendido seja no exterior;


Organização - Apesar de ser um momento simbólico, este requer organização e uma preparação prévia. Optar por catering? Fazer os petiscos em casa? Antes da ida para a cerimónia, irão deixar as coisas conforme os convidados as deixaram, com o risco de estragar-se alimentos perecíveis (nomeadamente no Verão) ou deixarão estes a cargo de funcionários? Eu terei um restaurante de uns amigos da família que encarregam-se da comida, bebida e meios de suporte (mesas, cadeiras, etc...). Deixa-nos muito descansados, serem pessoas de confiança, pois ficarão na parte exterior da casa dos meus pais a arrumar tudo, após a nossa saída;


Convidados - Os convidados irão aderir a esta recepção? Esta é uma das primeiras perguntas a fazer. Deve-se ter em conta se esta recepção pode servir de ponto de partida para muitos convidados seguirem para o local de cerimónia, pois podem não conhecer o local ou se por outro lado, irão preferir directamente para lá.


Orçamento - Este é, talvez, o ponto principal de desempate. O orçamento permite esta "extravagância" ou por outro lado, devido à sua dispensabilidade, pode-se abdicar em nome das boas contas.


Alternativas - Caso pretendam oferecer esta recepção, mas por alguma "instabilidade" nos pontos anteriores, pode ser necessário usar a criatividade e fazer algo mais alternativo, como por exemplo, pedir aos convidados que tragam algum petisco e faz-se um brunch partilhado (já fui a um casamento assim) ou ainda oferecer uns petiscos à porta da igreja ou conservatória, o chamado "Food Trucks".


Contem-me, vão optar/optaram por fazer recepção ou não e quais os itens que tiveram em conta para a tomada de decisão?

Sim

65%

82 votos

Não

34%

43 votos

60 respostas

Última atividade por Zélia, a 16 de Fevereiro de 2021 às 15:50
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bastante interessante. No meu caso o casamento é às 16h por isso acho que se justifique um snackzinho pós almoço. Se as pessoas almoçarem às 13h só vão voltar a comer no minimo âs 17h...

    Vou tentar encontrar algo simples mas que dê para "matar o bicho" 😂😂😂😂😂

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rafaela, obrigada pela opinião Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Liliana, nós também. Muito obrigada pela tua partilha!

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Constante Agosto 2021 Gouveia
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um habito que existe e vou manter
    • Responder
  • Rafaela
    Super Noiva Maio 2022 Lousada
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou uma pessoa que anda sempre com muita fome. Embora com os nervos do dia vá ser difícil engolir alguma coisa, mas como serão muitas horas seguidas sem me alimentar, o pequeno almoço vou tomar certamente
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu não coloquei no meu convite nenhuma indicação para irem a casa, estou a optar por dizer às pessoas mais próximas, quando lhes entrego os convites.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita. Por aqui optámos por não ter pequeno almoço. No convite vamos indicar que todas as pessoas se devem dirigir para a igreja. Ter toda a gente em casa ia deixar-me ainda mais nervosa!

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Setembro 2021 Torres Vedras
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um beijinho Rita!
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que corra tudo bem*

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Setembro 2021 Torres Vedras
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iremos ter uma receção dos nossos convidados! Smiley smile
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, obrigada pela tua partilha. Food truck tem sido uma opção com cada vez mais seguidores, pela facilidade de logística e pela questão do "quebra gelo". Depois conta-nos como foi*

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sabes que ainda ontem estive a falar com a senhora da quinta onde me vou casar e ela até se riu com as expressões que usei, mas ela sabe que é verdade. Esta gente vive para comer e não ao contrário.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivos bem alimentados, é essencial :p

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem mesmo que ser senão dará me um treco 🤣
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahahah adorei a parte “malta das beiras”, mas é mesmo verdade. Eu acho no meu caso, todos tinham já tomado o pequeno almoço
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, compreendo. Não quero q ng tenha nada a dizer no casamento da filha, é normal 😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensámos em concentrar toda gente em casa dos pais do noivo que dava para todos tb há vontade... mas depois os preços dos catering's eram um absurdo então encontramos um fornecedor que faz mais em conta e com um conceito inovador (tipo food truck) ... assim as pessoas quebram o gelo logo antes da cerimónia 😉 e convivem 😊😊 adorámos a ideia e assim evitamos confusões em nossas casas 😅😅
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Constante Outubro 2021 Madeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois temos de estar alimentadas 😍😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagino que seja isso que mais queiramos no dia do casamento.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu espero que não me apanhem de surpresa nesse caso com isso porque não estou mesmo com cabeça para tratar de mais uma coisa para o dia Smiley laugh
    Mas se vos faz diferença derivado ás pessoas e se sai em conta ainda bem, nada melhor do que ter convidados satisfeitos para aguentar o dia todo eheh

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Eu só tive uns tios e primos que vieram de mais longe a ir lá. Mas mesmo assim eu queria ter tido mais sossego Ahaha 😂
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, sim aqui é muito tradicional mas as pessoas mais jovens já estão a dispensar. Obrigada pela opinião. Beijinho.

    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E acho que fazes bem 😂
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal e qual como eu Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo a 1000% contigo. É tudo muito bonito, mas chega ao dia quem mais deve usufruir deste é quem mais preocupações tem.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Palmas para a tua mãe. Eu optei por fazer assim porque, como em todas as festas da família, TODA A GENTE se oferece para ajudar a minha mãe, mas depois vai tudo para a cabeleireira, vestirem-se, etc... Quem se lixa? A minha mãe. Dei logo o recado quando diziam "ah não gastes dinheiro que ajudamos", eu disse logo o que tinha a dizer. A minha mãe também merece não mexer uma palha 😍
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, sim há muita logística a ter em conta as coisas não aparecem feitas "do ar". Para mim seria impensável ser eu ou alguém da minha família a estar com este trabalho, perfeitamente dispensável. É um dia para ser usufruído e não de trabalho.

    Muito obrigada pela opinião.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu sempre achei que esta era uma tradição comum e só percebi que não até chegar à comunidade. Um país tão pequeno, mas com tantas diferenças Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, muito obrigada pela tua partilha sobre a organização.

    Por mim, ficaria descansada em casa só com a família mais próxima e as minhas damas. Mas a pressão das restantes pessoas sobre o meu pai e as queixas que não sabiam onde era a igreja, fizeram com que ele cedesse e quisesse pagar este extra. A pragmática da minha mãe, que não é de ondas ou pressões disse logo que não ia mexer uma palha, então optou-se por um catering conhecido e amigo, que irá tratar de toda a logística.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, nós como temos um restaurante que os conhecemos bem e são de confiança, acaba-se por fazer a receção no quintal lá de casa. Outra questão que se prende é que me caso a 20 kms de Viseu, pelo que as pessoas mais velhas já estavam a "stressar" por não conhecerem o sítio, então vão uns atrás dos outros Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, aqui foi o meu pai que fez a força para haver. A minha mãe é super pragmática e não queria ninguém em casa, já o meu pai, mais influenciável deixou-se levar pelos comentários da família que diziam que era uma forretice não se dar nada. Conforme disse à Patita, a malta das beiras vomita para arranjar espaço para comer outra vez Smiley xd

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu tenho a certeza que as pessoas que lá vão estar, vão enfardar à bruta xD Malta das beiras é mesmo assim, sobretudo os mais velhos. Vou caricaturar, mas é o pessoal que vomita para comer a seguir Smiley xd

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração