Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres

Milhinha, a 27 de Janeiro de 2021 às 19:35 Publicado em Fórum Festa 3 29

Boa noite, Princesas! Quem achava que a saga da animação DIY já estava morta e enterrada? (EU!) No Verão de 2019, decidi compilar todos os jogos possíveis para animar os convidados durante a vossa festa. O objetivo? Ajudar muitas noivas a ter um casamento divertido sem necessariamente causar um rombo no orçamento para contratar este e aquele fornecedor. Ainda contei com a maravilhosa colaboração da nossa (sempre) Destacada Virgínia que me ajudou imenso com cerimónias civis e rituais que se podem escolher.


No entanto, estava aqui de volta da outra saga (a das Manualidades) e ao falar das Varinhas de Felicidade deparei-me com um rol de opções que davam certamente para um debate de animação só por si! Vamos a isso então?


Tradição: Quem nunca foi a um casamento em que os convidados começam a bater com os talheres no pratos e copos de forma a pedir um beijo aos noivos – incautos e distraídos com tanto a acontecer à sua volta no seu Dia C? Cada mesa escolhe o seu momento especial para “interromper” os noivos e não param até ver o seu beijo apaixonado realizado. Segue-se o bater dos talheres outra vez para o beijo dos pais dos noivos, os padrinhos e outras variações.


Várias quintas na época A.C. (antes do Covid), impunham sanções aos noivos que apresentassem prejuízo do seu “património” de copos e pratos, que podiam chegar às centenas de euros (uma espécie de caução - não é muito agradável ter que pagar este extra). Em alternativa pediam que acenassem com os guardanapos ou batessem palmas. Mas tradição é tradição; voltava a ouvir-se o talher ao encontro do prato!

Assim muitas noivas passaram a arranjar soluções sob a forma de manualidades sonoras (mais ou menos barulhentas) como alternativa do bater dos talheres.


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Quão razoável é uma quinta pedir caução por partir copos ou talhares?

Felizmente é pouco comum, mas é altamente provável que pelo menos um copo se parta ao longo da vossa festa. Afinal quem não conhece o velho ditado «vinho derramado é sinal de alegria». Claro que há acidentes que excedem os limites: convidados muito bêbedos ou muito traquinas que têm um dom especial por fazer partir qualquer peça de vidro que se lhes chegue às mãos. Por esses motivos algumas quintas apelam a que se respeite a palamenta e baixela sob a forma de uma caução. Se esse for o vosso caso, preparem-se para entreter de formas diferentes os vossos convidados durante o serviço de jantar!


2) Que alternativas existem ao bater dos talhares nos copos e pratos?

Se quiserem evitar pagar caução ou simplesmente quiserem entreter os vossos convidados enquanto esperam por serem servidos os vários pratos no Copo de Água, vale a pena espreitar por estas alternativas (mais ou menos) silenciosas:


VARINHAS DA FELICIDADE: esta Manualidade sonora, composta por pauzinhos individuais com fitas e guizos, é a opção mais colorida (e trabalhosa) em alternativa ao bater de talheres. Garantindo que cada convidado recebe a sua varinha de forma individual à mesa, podem colocar ao lado da faca para suscitar alguma curiosidade aos convidados. E que tal complementar com sinalética especial dentro do vosso estacionário no meio da mesa a explicar o uso das varinhas de felicidade?

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 1

NOTA: também é uma opção ultra colorida da o vosso corte de bolo.


SINOS PERSONALIZADOS: são muitas as noivinhas que optam por comparar um sino por mesa e personalizá-lo (ou colocar sinalética acompanhante) para que cada mesa possa fazê-lo tinir ao pedir um beijo aos noivos. Em época de COVID é importante disponibilizar também solução desinfetante para as mãos para que cada convidado se possa desinfetar antes e depois do seu uso (a menos que cada mesa seja composta por elementos do mesmo agregado familiar).

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 2


FAÇAM OS VOSSOS CONVIDADOS CANTAR: encontrei esta opção divertida no Pinterest – fazer uma sinalética para cada mesa a pedir “fim à violência contra copos” e pedir aos convidados que cantem uma música que tenha as palavras “Amor” ou “Love” para pedir um beijinho aos noivos. Fica uma excelente animação entre-pratos musical!

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 3


MENU DOS BEIJOS: muito semelhante ao jogo do Paparazzi (mas específico para beijos dos noivos), consiste em atribuir uma tarefa aos convidados que, uma vez completada, fará os noivos darem diferentes tipos de beijos – à esquimó, apaixonados com língua, na testa, na mão, etc. Podem também incluir os ósculos entre pais, padrinhos, etc. Basta disponibilizar sinalética em cada mesa para que todos possam perceber o que se está a passar enquanto esperam pelos pratos da refeição. Não se esqueçam de deixar um menu também na vossa mesa!

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 4


JARRO DOS BEIJOS: este é outro perfeito exemplo de animação rentável – disponibilizam um jarro ou mealheiro no centro da sala com um sino (e um frasquinho de álcool-gel) e convidam todos os convidados a deixar o seu donativo para um beijo. Para chamar a vossa atenção para o pedido do beijo, basta tocar o sino a alto e bom som! Além de divertido, pode render alguns trocos para a Lua de Mel.

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 5


JOGOS TRADICIONAIS: podem optar por disponibilizar um dado cujas faces têm diferentes pedidos de beijo.

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 6


Outra opção para os amantes de dardos e de tiro-ao-alvo, é criar um alvo cuja função é fazer os noivos beijarem-se ao longo do Copo de Água.

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 7


Para quem não se importa com Manualidades XL, o jogo da tômbola (qual Preço Certo) cujos prémios são substituídos por tipos de beijos, vai gerar imensa curiosidade entre todos os convidados.

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 8


Finalmente, se quiserem fazer um cenário de Photobooth diferente também relacionado com beijos podem criar algo assim:

Animação (19): um beijo aos noivos – para fugir ao tradicional bater de talheres 9


Espero que este debate vos faça sonhar com a animação do vosso grande dia C (que pode requerer algumas modificações em tempos de COVID).


Bjs e bons preparativos!

29 respostas

Última atividade por Isabel, a 1 de Fevereiro de 2021 às 14:32
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Milhinha! É verdade ahahah, tens uma longa lista já! E bastante útil.

    Melhores dias virão, tenho a certeza. Espero que te estejas a aguentar bem, dentro dos possíveis claro 🙏🏽🙏🏽😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se continuas a ameaçar noivos com tiro ao alvo, não vou ser a única a pôr te 😂😂😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja não estou? 😂 Tenho a certeza que já la estou .
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não estou a gostar dessas ideias!! Vou te pôr na lista negra haha
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Kris, tiro ao alvo uma ponta da sala e os noivos da outra - é capaz de funcionar melhor! Hahahah mas qualque uma das opções é válida! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha querida Carlinha 🌟 não é uma tradição muito comum nos casamentos da nossa Madeira, mas a todos os casamentos a que fui houve talheres nos pratos e muitos beijos. Há que inovar e entrever os convidados entre pratos. Desafio-vos a ter algo assim! Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh Milhinha que ideias fantabulásticas! Eu e o noivo gostámos do kissing jar 😋 obrigada pelo precioso debate beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai adoro!!! hahahah gostei dos baloes.. mas sera que nao fazem tiro ao alvo aos noivos? a jarra € tambem era optimo xD

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa! Estive a matutar muito neste assunto e senti que faltava esta animação (e uma outra que virá em breve). Mas de resto acho que não há muito mais por onde inventar 😂.
    Podes usar A.C. à vontade! Não há direitos de autor nenhuns! O que importa é sermos felizes apesar das restrições. Que continuemos a viver (apesar de parecer que a nossa vida está em suspenso). Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia Milhinha! Antes de mais, adorei o " época A.C. (antes do Covid)". Até agora tenho dito "numa outra vida" (porque parece que foi efetivamente numa outra vida", mas vou começar a usar essa tua expressão, com direitos de autor 🤣

    Que opções tão engraçadas. Gostei muito dos jogos que sugeriste, principalmente o do "fim à violência contra copos"... ia ser muito engraçado ver os convidados cantar ahaha

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Eliana. São ideias diferentes, umas mais fáceis de cumprir que outras. Mas da para pensar um bocadinho no que será o vosso dia enquanto estão a tentar comer mas só ouvem os pratos 🍽 e talhes a bater - vai mais um beijinho! Bjs
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Constante Outubro 2021 Oliveira de Azeméis
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei a tombola Smiley smile muito fixe.

    Obrigada pelas ideias

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Martinha! É só escolher! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha sempre pragmática! Gosto, Telma! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia. Também só vi um casamento com varinhas precisamente com este propósito. Mas antes de me casar nunca pensei neste pormenor. Depois de casar é que me apercebi do quanto os convidados se divertem a “impedir” o nosso jantar - mas por uma excelente causa 😘 Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, excelente debate ideias não faltam 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um excelente debate querida Milhinha 😍

    Por cá vamos deixar que façam o que quiserem! Se partirem algo, pagam eles eheh 😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ideias tão giras!
    Nunca falei do assunto com a minha quinta mas de todos os casamentos onde fui nunca as palminhas resultaram e nunca vi varinhas de felicidade e também nunca vi partir-se um prato 😅 por isso vou mesmo optar pelo tradicional ☺️
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao, porque nunca reparei que batessem em copos, só nos pratos. De qualquer forma a chefe de sala estará atenta e se for preciso faz-se um comunicado oral informal.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada é obrigatório 😉 o que importa é seres tu mesma - you glorious, precious creature! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Epá temos que ser originais né? 🤣
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também é uma opção. Acredito que a tua quinta também não te ponha questões nem cauções, certo? O que importa é divertirem-se! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Catarina! Já sabes o que te espera! Podes começar uma nova tradição na tua família! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa escolha Cátia. Ficaria um pormenor muito mimoso. Eu também tive o bater de talheres e houve beijos para os noivos e os pais. Não deixa de ser divertido igualmente! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha!
    Óptimo debate. 😍
    Ainda ponderei as varinhas mas dos casamentos a que tenho ido, as pessoas não bateram nos pratos nem copos por isso vou só esperar que também não o façam no meu e não devemos criar nenhuma alternativa. 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Até agora, conto pelos dedos de 1 mão os casamentos a que fui e do que me lembro nunca assisti o bater na loiça para os noivos darem um beijo.
    Acho que a minha família é mais de gritar em plenos pulmões que querem ver um beijo dos noivos🤣 Aí a vergonha

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Penso que no meu caso vai haver o tradicional bater de pratos. Mas adoro os sinos. Além de práticos acabam por ser um elemento decorativo nas mesas. Beijinho
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Rita. E vais criar sinalética para os teus convidados? Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, essa foi uma das questões que colocámos à nossa quinta e, felizmente, deixam bater nos pratos, mas só nos pratos, nada de copos que são mais frágeis.
    Boas dicas. Beijinho.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração