Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças

Milhinha, a 29 de Setembro de 2019 às 06:39

Publicado em Fórum Casamentos.pt 73

Minhas princesas, a saga de procurar gastar o mínimo indispensável para o nosso casamento de sonho, passa por fazer escolhas com boa razão qualidade-preço. Nem sempre é fácil. Para além disso cada noivinha tem o seu orçamento e nem todas conseguem fazer face a esta Indústria Milionária dos...

Minhas princesas, a saga de procurar gastar o mínimo indispensável para o nosso casamento de sonho, passa por fazer escolhas com boa razão qualidade-preço. Nem sempre é fácil. Para além disso cada noivinha tem o seu orçamento e nem todas conseguem fazer face a esta Indústria Milionária dos Casamentos. Mas não desesperem: tenho feito minha missão procurar as alternativas disponíveis para que ninguém tenha que vender um órgão vital no mercado negro para casar com a devida pompa e circunstância. Juro-vos que basta puxar um pouco pela imaginação (e um pouco de informação)!

Venho falar-vos da minha maior dor de cabeça neste momento: as alianças de ouro e o seu preço! Corri todos os fornecedores da minha zona (Lisboa) e todos os conselhos de outras noivinhas aqui na comunidade. Nunca encontrei um orçamento inferior a 1000€ por um par de alianças de ouro em 18K, modelo tradicional com 4mm de espessura e amendoadas – cerca de 11g de ouro cada. Na verdade, ainda procurámos alguns modelos diferentes trabalhados e com pormenores (a pedido do noivo Milhinha), mas rapidamente nos demos conta que o efeito baço e o corte lapidado e outros desenhos perdem visibilidade com o uso diário da aliança. Por isso decidimos que não valia a pena inventar!


Perguntas frequentes (FAQ):

1) Como é definido o preço do ouro?

Como todos os metais preciosos, o ouro é transacionado em bolsa. Da compra e venda mundial de ouro, resulta o preço internacional do ouro puro em dólares por onça. Podem ver a cotação atual do mercado segundo a página da DECOProteste e como nos últimos meses o valor do ouro tem vindo a subir.

Evolução do Preço do Ouro (grama) - Fonte: DECOProtestecfb_558503.jpg

Isso quer dizer que nos próximos meses os fabricantes de joias irão gastar mais dinheiro na compra da matéria prima e por isso praticarão preços mais elevados.


2) Mas porque é que o preço do ouro está tão alto?

Todos os mercados internacionais são suscetíveis de serem influenciados pela conjuntura económico-política e o ouro não é diferente! Ora adivinhem quem são os maiores produtores (quero dizer “extratores”, uma vez que resulta da extração por minério) de ouro?

1. China (450 000Kg) – é o maior produtor e maior consumidor de ouro.

2. Austrália (270 000Kg)

3. Rússia (243 000Kg)

4. EUA (211 000Kg) – embora já tivessem sido o 3.º maior produtor de ouro, atualmente a Reserva Federal do ouro acumula 8 000 toneladas de ouro (correspondente a 75% das reservas mundiais).

5. Canada (158 000Kg)

Estes são os dados anuais apresentados na página: https://www.newgreenfil.com/pages/os-10-paises-que-produzem-mais-ouro.

Ora quem está em tensões comerciais constantes? Claro: os Estados Unidos da América e a República Popular da China. Podemos agradecer ao Mr. President por isso! Então sempre que as coisas estão feias entre eles podem contar com novos aumentos do preço do ouro.

Digno de nota, Portugal está entre os países com maiores reservas de ouro do mundo com 382,5 toneladas reservadas pelo que se o Governo libertar algum ouro da sua reserva, o País fica mais pobre mas o preço do ouro pode baixar.


3) Qual a diferença entre os diferentes tipos de ouro?

O ouro é um metal precioso de cor amarela cuja pureza é medida em quilates – esta medida é a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24. Ou seja, o ouro puro que é extraído das minas tem 24K (quilates) porque 100% da massa total é ouro. É negociado e vendido aos fabricantes em folha de ouro e é extremamente maleável (nós vimos uma folha de ouro num fabricante ao vivo e ficámos pasmos com a facilidade com que conseguimos dobrar a folha como se de plasticina se tratasse!).

Ora o ouro puro é impossível de usar em joias pois muda de forma facilmente. Qualquer pancadinha conseguiria provocar uma amolgadela na vossa aliança. Assim, os fabricantes combinam a folha de ouro com outros metais mais ou menos preciosos para que possam produzir joias mais robustas e duradouras. Assim se produzem os diferentes tipos de ouro:

A) Ouro de 18K (o “ouro Português” mais comum): é composto por 75% de ouro. A joia fica mais “rica” mas detém ainda assim alguma plasticidade que impede que aliança parta. É o mais aconselhável para pessoas que trabalham com produtos químicos todos os dias, uma vez que estarão menos expostos à abrasão.

B) Ouro de 14K: composto por 58% de ouro, não é comum ver-se nas lojas portuguesas.

C) Ouro de 9K: é composto por 37,5% de ouro, ou seja, dois terços da joia são outros metais. Mais pobre e mais rígido, as alianças podem partir com o tempo. Mas esta será a solução mais em conta, sem dúvida!

E as diferentes cores de ouro - o ouro rosa ou ouro branco? Sim, o ouro puro é amarelo. Mas dependendo dos metais que são usados para a liga dos mesmos, a joia poderá ter outra cor. Vejam na imagem abaixo os exemplos de cores de ouro e os metais que são utilizados.

Ouro de diferentes cores e feitioscfb_558501.jpg


4) Quais as alternativas às alianças de ouro?

Muitas são as noivinhas aqui da comunidade que têm explorado hipóteses alternativas ao ouro. Ora vejamos estes exemplos:

· Alianças de Prata – outro metal precioso, não tão caro quanto o ouro. Produzem joias brancas muito elegantes. Não deixem de ver o exemplo excelente da Cláudia (que conseguiu casar com um orçamento de 2500€).

· Alianças de Aço – o fantástico exemplo da nossa guru Maria, que sendo alérgica ao ouro, precisou de encontrar uma alternativa elegante e igualmente bonita. Deixo-vos o excelente debate dela!


5) Mas eu procuro ouro amarelo e da melhor qualidade! Tenho de me resignar aos preços praticados? Claro que não! Como vos disse o ouro é “ligado” nos fabricantes, moldado aos vossos pedidos. Depois é enviado às ourivesarias onde são vendidos. O preço das vossas joias inclui a matéria prima (cada vez mais cara), o trabalho o artesão que as fabrica, o transportador que a faz chegar à loja, a própria loja e seus funcionários!

A melhor forma de diminuírem o preço das vossas alianças é diminuírem o número de intermediários! Contactem diretamente os fabricantes de joias! Dá algum trabalho e poderá implicar algumas deslocações, mas garantem o melhor preço! Dou-vos alguns exemplos de noivinhas que o fizeram:

· Tany Antony (loja em Lisboa e fábrica no Barreiro) – a minha querida Mena comprou lá as suas alianças por um preço imbatível!

· Sítio da Joia by Fernando Oliveira – (página de Facebook https://www.facebook.com/S%C3%ADtio-da-J%C3%B3ia-by-Fernando-de-Oliveira-452343518471212/ e fábrica em Mira, Coimbra) – a minha querida conterrânea Marisa conseguiu uma verdadeira pechincha aqui!

· C.Santos Joalheiros (loja e fábrica em Milheiró de Poiares em Santa Maria da Feira) – a destacada Vânia comprou lá as suas alianças.

· Oficina do Ouro (página oficinadoouro.pt, fábrica na Póvoa do Lanhoso, Braga) – este debate antigo da Rafaa continua muito atual.

Desta forma, consegui encontrar as minhas alianças de sonho por 650€ (metade do que me pediam as lojas)! E esta, hein?

73 respostas

  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente Filipa! É sempre bom quando isso acontece! Bjs
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2019 Albufeira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate magnífico !
    Cá por estes lados fomos alertados numa das joalharias para estar atentos à cotação do ouro uma vez que podia variar muito de dia para dia. Então, num dia que vimos que tinha baixado corremos para comprar as nossas alianças que já estavam debaixo de olho !
    Agora já só falta ir buscá-las , optámos por não as trazer logo para não estarmos sempre a olhar para elas!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sabrina! Vale a pena procurar diferentes fornecedores e não nos assustarmos com as opções! Bjs
    • Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate! Vai salvar a minha vida...e quando for à loja já percebo qualquer coisa Smiley tongue

    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate minha querida! É verdade, as minhas alianças tradicionais, de ouro amarelo (19.2kt), 3.5mm, amendoadas, de +/- 7gr ficaram por 500€. São muito bonitas mas por terem tanto ouro e prata (e menos cobre) ficam riscadas mais rapidamente. Aconselho também a comprar na exponoivos; se o tivesse feito tinha sido mais económico.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sendo assim até que não é mau. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso de baixar os preços é que era.
    É que até ando com medo de ir ver as alianças eheheh
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A mim ofereceram-se para enviar os tamanhos/moldes dos dedos e podes medie em casa ou fazer uma vídeochamada pelo menos no contacto de Mira foi assim. Bjs
    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois estou a ver que sim!! Que diferença enoooorme! Beijinhos 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só tenho receio por causa do tamanho .
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita acho que poderás encontrar lojas muito em conta em Viseu. Caso contrário contacta os fabricantes. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim. Há 3 formas de reduzir o orçamento das alianças: reduzir na pureza do ouro/escolher outros materiais, reduzir no peso e na espessura da aliança ou reduzir os intermediários. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente preço Catarina. Eu de facto tive oportunidade de comprar por 600€ em Junho. Mas decidi procurar melhor depois da Silly Season. Infelizmente o preço subiu. Uma subida de 10€/g representa uma subida de quase 30%! É uma loucura! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos ver se o Trump se porta melhor e começam a baixar os preços. 😂😂😂 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Contacta alguns fornecedores que te falei por e-mail. À procura de preços. A Marisa mandou vir da net! Pode ser mais simples do que imaginas. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina. Não está mau o preço. Mas com um pouco mais de procura podes encontrar mais baixo. Bjs e obrigada.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Lelia. Fui também à Mirabela e deram-me orçamento de 1000 e tal euros. O preço do ouro tem subido em flecha. Mas obrigada
    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós comprámos as nossas com as características que querias por 630€ em loja, fiz até debate na altura.


    https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/check-aliancas--t170588
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha Smiley smile
    Nós demos conta do ouro subir. Porque em Março recolhemos orçamentos e em Agosto quando fomos comprar eram bem mais caras.
    As alianças depende de cada casal. Por exemplo ha casais que lhes custa dar 700€ por duas alianças e pensam so umas alianças eu antes pensava também poupar ao máximo (a minha avó até dizia mas nas alianças é onde não podes poupar é para durar uma carrada de anos e é o simbolo da vossa união bla bla e hoje concordo).
    Algo que eu vi que ajuda muito a descer o preço é a espessura do ouro. Cheguei a ver de 1.2mm e as minhas compradas ultrapassa os 2mm. Então se são mais finas ou grossas dita mais o preço do que se são de 3mm ou 4mm de largura. Claro o ouro também mas nós na qualidade do ouro não abdicavamos.
    Digo-te quando fui escolher as minhas apaixonei-me por umas a senhora so me disse "essas são o ferrari das Alianças" fiquei logo triste porque eram lindas e amava mas 3 mil e tal €s e fora de questão. As nossas também não foram nada baratas inicialmente era 1500€ mas depois para reduzirmos um pouco até diminuimos foi um pouco a espessura da do noivo que ele não se importava e eu já gostava mais grossinha porque achava muito macia a enfiar no dedo.
    Tenho amigos que compraram 2 por 300€ parece-me surreal porque corri tudo e também já n encontrava a menos de mil mas depois vi e são finissimas...!
    Por isso uma vez mais digo que depende de noivo paea noivo e importante é respeitar o estilo de noivos, de casamento e o orçamento.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Virgínia! Pessoas felizes é que fazem casamentos felizes não jóias nem orçamentos nem superstições! Bjinhos grandes minha querida!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É incrível como um par de anéis custa mais que muita coisa do casamento. Para mim é impensável gastar 1000€ num par de alianças, se não tivesse apanhado as nossas em promoção tinha optado pelo aço, que é muito mais barato e duradouro à mesma.

    Acho que ainda existe um estigma muito grande no que toca às alianças: há quem pense que se não forem caras e da melhor qualidade possível é feio. Para mim o que importa é o amor que o casal tem, não o preço ou material das alianças. De nada me adianta ter uma aliança de 1000€ e um casamento infeliz.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Realmente as alianças são uma coisa bastante cara. Grande debate uma vez mais. Eu até acho que nós tivemos sorte. Duas alianças de ouro 18k, 5mm cada por 625€. Tendo em conta que compramos em São Miguel e que estas ainda tiveram que vir do continente do fornecedor da ourivesaria acho que fizemos um bom negócio. Além disso compramos um ano antes o que também ajudou. Ainda bem que vocês não se deixaram ficar apenas pelos preços das ourivesarias ☺️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate Milhinha.
    Acho que vai ser a minha maior dor de cabeça. Com orçamento reduzido não vai ser nada fácil.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate . Em princípio iremos comprar umas alianças que vimos cá no UK de ouro branco 9k. Gostava de ter com mais K mas o preço não é muito convidativo😅 Gostava de ter dado uma vista de olhos nas lojas na Madeira quando estive de férias mas nem tive tempo e nem sei quando lá vou voltar de férias..
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Muito bom debate! Já sabia isso dos quilates..aqui em França é muito usada a prata para casar ou no ouro com 14k e é muito caro! De qualquer forma o meu intuito sempre foi comprar em Portugal pela qualidade recolhida das suas peças de ouro. O mais barato que encontrei foi 700 euros...
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito fofos! Está aí a diferença! Hahaha Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah pois, isso também influencia muito. Só para veres a diferença a minha aliança é o tamanho 8, mesmo mini. Tanto que cabe perfeitamente dentro da aliança do maridão 😚


    Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 1
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As nossas são ambas grandes (ninguém nos mandou sermos gigantes 😂)
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As nossas já não me lembro ao certo do peso mas o que a minha tem a menos por ser tão pequena tem o noivo a
    mais por ser grande... ficou equilibrado 😜
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O preço do ouro Vania. Também não sei o peso das tuas. Mas as minhas com 11g cada. Ficam a esse preço. Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só não consigo perceber o porquê deste aumento... 🤔
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi lá que encontrei o orçamento mais baixo. Para as minhas pediram-me 650€ e já fizemos reserva. Noutra outros fabricantes pediam-me 100€ mais caro. Não sei se os preços vão baixar entretanto. Não há como especular... bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração