Olá comunidade!
Estou de volta, um mês depois, duplamente casada!
Vou começar esta série de posts como fiz o ano passado (podem ler aqui), com o que correu mal! Mas verdade seja dita que não foi tão mau como em 2021, a experiência já valeu de alguma coisa! Para ser sincera não foram coisas que correram mal propriamente no dia, mas sim antes, no fim tudo deu certo!
- Sem Capela a 10 dias do Casamento: Vamos começar com o que quase me fez não ter casamento! É isso mesmo, a 10 dias do casamento a minha mãe foi à propriedade onde estava tudo reservado para nós para mostrar a uma tia minha onde iria ser a festa (assim no dia sabia o caminho direitinho e não havia atrasos) e ligou-me muito preocupada a dizer-me que a capela não estava pronta! Ora, para vos dar um contexto, no fim do ano passado houve muitas chuvas que fizeram desabar o teto da capela e eu sabia que iam reconstruir e renová-la… mas a 10 dias estava sem telhado e cheia de andaimes…! Paniquei! Liguei para lá e exigi falar com a responsável (que era uma responsável temporária, contei-vos no post da degustação que a responsável de eventos foi embora e ainda não havia ninguém a full-time a acompanhar os noivos) e perguntei como estava a capela pois sabia que estava sem teto (e o casamento desse fim-de-semana teve de ser “realojado” para uma cerimónia ao ar livre…!). Ainda em pânico e irritada com a situação fui lá no dia a seguir para ver pessoalmente o que se passava, tive a responsável e o diretor do hotel a me explicarem o que faltava fazer mas que ia estar pronta para mim (com andaimes aos lados e um buraco no teto, mas tapado). Aceitei, não tinha outra hipótese. Paguei mais para casar naquela capela privada, dentro da propriedade onde ia ser a festa; tive uma trabalheira para alugar o livro da paróquia local, abrir processo em local privado, arranjar padre que se desloca-se… não ia ficar sem capela! Exigi por escrito de que se comprometiam a ter tudo pronto para o meu dia, dentro das mínimas condições. E esperei. E confiei… Os fotógrafos e florista ficaram preocupadíssimos e tinham menos fé do que nós, mas tudo se resolveu… na véspera!
- Péssimo Almoço Pré-Casamento: Pois, na véspera postei aqui sobre o meu antecipado almoço pré-casamento com os padrinhos e damas de honor no mesmo local que casámos em 2021, mas por ser um post pré-feito não contei como foi péssimo! Basicamente com reserva feita um mês antes, menu pré-reservado e preço acordado, e chegámos a horas, esperámos 1h40 pelo primeiro prato! Foi tão mau que tive que pedir a presença de alguém responsável, mas ninguém apareceu. Para além de nós só tinha outras 2 mesas e 1 empregado a servir que parecia perdido na sua função. Reclamei e fiz uma péssima avaliação online porque tiveram a lata de dizer que estavam ocupados com um evento que ia acontecer (a parte de eventos é separada do restaurante, por isso noiv@s que tenham casamento para este espaço não entrem em pânico com esta minha opinião, eles são ótimos nos eventos, mas péssimos no restaurante, pois é o mesmo staff e mesma cozinha a trabalhar para os dois). Senti-me envergonhada pois planeei aquele almoço com entusiasmo na véspera da festa e os meus convidados não gostaram nada do serviço (claro que ninguém nos culpou, mas mais valia ter ido ao McDonalds…!). Não recomendo como restaurante!
- Voos que não aterram… OUTRA VEZ!: Para quem leu o post similar a este de 2021, sabe que tivemos azar, o voo da família do noivo (que vive na zona centro e viajava para a Madeira, onde vivemos) não aterrou no dia antes e só conseguiram vir, a custo, na manhã do casamento, por causa dos ventos cruzados no aeroporto. Ora bem… é maldição, este ano aconteceu outra vez! Nem queria acreditar… Começou na 5ª feira (o casamento foi no sábado), voos cancelados porque simplesmente os aviões não aterravam. A maioria dos convidados que vinham de fora tinham viagem na 6ª feira e por norma acalma no segundo dia. O voo dos meus sogros, cunhado e tio do marido vinha de manhã cedo. Acordei ansiosa e segui o voo no “Flight Radar” e antes de aterrar, deu voltas e comecei a rezar! Mas lá aterrou! 5 minutos antes do previsto! Por muito que queria que todos os voos chegassem, com aquele havia festa, era a família chegada do marido! Chorei de alívio! Agora tinha mais 3 voos para acompanhar ao longo do dia… o voo da madrinha de batismo que vinha de Londres, saiu com atraso mas aterrou à primeira. E depois… o voo das minhas noivas! Sim, fiz uma amizade linda com quatro lindas mulheres daqui da comunidade (post em breve) e duas delas, a Cátia e a Joana (e respetivos maridos) vinham nesse voo para a nossa festa como as convidadas mais VIPs de sempre. Até me arrepio de pensar… malta, o voo delas foi o ÚNICO que não aterrou nesse dia. Deu voltas, fez-se à pista, quase tocou no chão e voltou para Lisboa! Elas são as melhores para contar o drama e as reclamações desse momento… Fiquei de coração despedaçado e esperei que elas aterrassem para saber de novidades. À noite, faltava o voo da prima do marido que atrasou 1h, mas aterrou! Mas faltava as minhas girls… que merecem o mundo, pois não se deixaram derrotar quando a companhia aérea só tinha voo na 3ª feira seguinte (elas já estariam de volta à sua rotina diária nesse dia, vinham só para o fim-de-semana) e arranjaram alternativa e foram de comboio de Lisboa para o Porto onde conseguiram voo para o Funchal na manhã seguinte! Se tudo corresse bem, aterravam 4 horas antes do casamento. Correu bem… aterraram…! E tinha todos os convidados na ilha e prontos para a festa!
- Cancelamentos de última
hora: Há vários posts sobre este tópico, pois levarmos negas depois de
convidarmos pessoas para o nosso casamento é mau. Pior ainda quando é dias
antes. Não sou exceção à regra. Infelizmente tive quatro desistências, 3 delas
(uma família) estávamos “avisados” pois era por motivos de saúde. Outra, fiquei
mesmo chateada. Tratava-se do companheiro de uma das minhas damas de honor e
melhor amiga que por todos os motivos e nenhum, nunca se deu connosco (é tão
tímido que desde o inicio da relação deles, já vai para 10 anos, nunca conviveu
connosco), à exceção de quando fui passar uma semana a casa deles (vivem no UK)
em férias e lá teve que me conhecer e conviver. É uma pessoa normal, simpático,
que por ser companheiro de alguém especial para mim foi convidado… mas
recusou-se a ir a 4 dias do casamento e ela teve que me dizer com os olhos
marejados porque não concordava com atitude dele. Já me estou a alongar, mas é
triste. Fez falta? Não, mas eu no lugar dela queria o meu companheiro/marido
num evento deste tipo e no lugar dele iria e faria o esforço de conhecer os
amigos dela já de alguns anos.
- Uma das Damas de Honor Ficou Sem Vestido: Isto entristece-me, uma das damas de honor, que fez countdown nas redes sociais para o meu casamento, que mandou fazer o vestido dela por medida quase um ano antes, seguindo os meus pedidos, ficou sem vestido na véspera! A pessoa a quem tinha encomendado era bem recomendada e ela confiou pois viu trabalhos; inclusive o vestido da menina das flores, mas quando o foi buscar na véspera, era uma anedota de mau gosto! Nem sei descrever, sabem aqueles vídeos “What I order VS. What I got”? Foi horrível! Claro, ela não conseguia arranjar um vestido azul na véspera e usou um que já tinha com várias cores. Sei que ela ficou triste, mas o importante foi a presença e ajuda dela no meu dia!
- Mesmo Fornecedor, Diferente Equipa de Reportagem: Até termos acesso às fotos não fiquei 100% descansada, pois o nosso fornecedor de foto e vídeo é o mesmo que em 2021, mas quando nos reunimos na semana do casamento soubemos que não iriam ser as mesmas pessoas que fizeram o nosso casamento civil, que são dos melhores da área aqui na ilha. Mas disseram logo que quem ia, fazia parte da mesma empresa. Ficámos com a impressão que fomos passados para segundo plano uma vez que durante o ano não falámos e podem ter pensado que tínhamos desistido (mas havia contrato assinado) e os principais fotógrafos iriam para outro casamento no mesmo dia. Demos o beneficio da dúvida e agora com as fotos ficámos mais descansados, mas durante o dia sentimos que eles eram mais metódicos e mecânicos, perfecionistas e não tão ao natural e artístico.
- Rececionista rude: Isto
aconteceu na manhã do casamento, durante a preparação, não foi nada de grave,
mas incomodou-me. Fiz check-in às 08h00 num quarto do hotel Casa Velha do
Palheiro (mesma propriedade onde fizemos toda a festa) sabendo que a
cabeleireira vinha às 08h30; e ainda mal eram 09h00 quando recebo o telefonema
da rececionista a dizer que alguém fez queixa do barulho que estávamos a fazer!
Disse logo que não era verdade e a senhora continuou num tom rude para termos
mais atenção pois a hóspede que se queixou era uma agente de viagens…! Nem me
vou alongar mais, fiz reclamação mais tarde, pois para além de ser mentira, não
foi nada cordial e a partir das 09h não há restrições de barulho.
- Divas que Querem Protagonismo: Comigo no quarto de hotel onde me preparei (post em breve) tive presentes a minha mãe, sogra, madrinha de batismo, cabeleireira e maquilhadora (que saíram após estarmos prontas) e as minhas madrinhas, damas de honor e menina das flores; todas de robes, com champanhe e a tirar fotos numa manhã super divertida. Acontece que tive uma penetra ao chegar a hora da cerimónia. Ainda estava com o robe, os fotógrafos estavam a começar a nossa sessão quando chega uma tia minha (convidada normal). Em meio tom de brincadeira (e escondida ao virar da esquina onde estava o armário do quarto, logo fora do olhar dela) disse que não podia estar ali mais ninguém para ver a noiva! Mas estava a falar a sério. Ela saiu? Não! Fiz as fotos com quem estava de robe, sem ela me poder ver, e ela à porta com o meu pai a tentar tirá-la de lá. Quando chegou a hora de nos vestirmos olhei seriamente para a minha mãe e madrinha de batismo (irmãs desta tia) e lá conseguiram com que ela saísse. Fiquei aborrecida com a lata da pessoa, que tem por hábito de se meter assim nos momentos, nas conversas…! Mas porra, não se entra no quarto da noiva sem se ser convidado! E tenho mais tias, sabendo o feitio, se as outras soubessem que uma pôde ver a noiva antes, era o fim do mundo! Mais tarde o meu pai disse-me que tentou contê-la mas ela lá descobriu o meu quarto e entrou! Enfim… noivas, o dia é vosso, podem e devem ser egoístas!
E vou acabar este post aqui, pois
fora os voos/capela, foram todas situações caricatas e estranhas que não
afetaram o casamento, por isso o balanço foi positivo!
Preparem-se que vou contar tudo, ou quase tudo nos próximos posts!
Beijinhos!