Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Constante Maio 2021 Guimarães

Viver com os pais ou sogros

Andreia, a 16 de Maio de 2020 às 10:23

Publicado em Fórum Vida de casal 70

Olá noivinhas, hoje venho falar-vos dum tema diferente, trata-se da vida depois de casada. Como se costuma dizer "Quem casa quer casa", e é totalmente verdade mas infelizmente nos dias que correm é cada vez mais difícil conseguir comprar ou fazer casa, e alugar está a preços exorbitantes e por vezes...

Olá noivinhas, hoje venho falar-vos dum tema diferente, trata-se da vida depois de casada.

Como se costuma dizer "Quem casa quer casa", e é totalmente verdade mas infelizmente nos dias que correm é cada vez mais difícil conseguir comprar ou fazer casa, e alugar está a preços exorbitantes e por vezes casinhas pequenas.

Como fizeram noivinhas? Alguma noivinha ficou a morar com os pais ou os sogros? Ou então conseguiram logo arranjar a vossa casinha? O vosso lar?

Eu e o meu noivo temos o sonho de um dia ter a nossa própria casa, acho que todas sonhamos com esse momento, poder ter tudo ao nosso gosto, ter mais liberdade e privacidade, jantares românticos, sentirmo-nos mais á vontade, podermos receber os nossos amigos á vontade, etc... Esse tipo de coisas....

Mas sou filha única, os meus pais fizeram uma casa quando eu tinha 8 anos, a minha casa é bastante grande, tem 4 quartos e 4 casas de banho, os meus pais sempre me disseram "nunca irás precisar de te esforçar como nós para fazer uma casa, porque terás sempre esta, quando casares ficas aqui, a casa é grande". Na altura com 8 anos parecia-me a ideia perfeita, mas sinceramente agora tenho tanto receio de ficar a morar com eles, tenho receio que não tenhamos a nossa privacidade, que haja zangas e chatices...

Noivinhas que ficaram a morar com os pais como é a vossa vida a dois? Conseguem ter a vossa privacidade ou é mesmo impossível? Tenho receio que essa decisão que tomamos estrague a nossa vida a dois...

Infelizmente neste momento não temos posses para comprar casa, não quero começar a minha vida já com uma divida tão grande para pagar. E alugar está fora de questão, uma vez que pedem quase 400 euros por casas bem mais pequenas que a minha, e temos 6 cães (3 de porte grande) que levamos connosco para todo o lado, se mudarmos de casa eles, como é óbvio, vêm connosco, e ninguém aluga casas a alguém com 6 cães...

Por outro lado todo esse dinheiro que poupamos podemos viajar, que é outra coisa que adoramos fazer... Mas nenhuma viagem paga a nossa privacidade e bem-estar!

O que vos venho perguntar é como conseguem ter uma vida a dois normal morando com os pais ou com os sogros?

Beijinhos lindas Smiley heart

70 respostas

  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é mau 😔 e se ele for viver com os teus pais vão poder dormir juntos?
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pelas palavras. Sim agora está tudo a preços exorbitantes e deixa qualquer um sem esperanças. Mas com luta e força acho que tudo se consegue. Iremos escrever a nossa história... Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh é natural que penses isso, eu desde cedo que mesmo vivendo com parentes dividi contas percebes desde sei lá 21/22 anos,
    Logo são outras experiências eu entendo que as rendas de hoje nada têm de comparação com lpr exemplo 6 anos atrás, mas é o teu espaço, agora vocês é que sabem... Se querem aproveitar digamos a viajar é com vocês... No vosso caso pode correr bem, ja que ponderas essa situação estuda opções de terreno construção usar essa vantagem digamos que tens para projectar algo ambicioso caso seja esse o vosso desejo.
    Pois neste momento compensa mais comprar que arrendar. As rendas são totalmente diferente.
    Escrevam a vossa história... Os parentes longe ao perto estaram lá na mesma para vos apoiar.
    Beijinhos grandes.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uau... Adorei cada palavra que escreveste! Obrigada mesmo pela partilha. Gostava de ter essa coragem e sair do "ninho", mas penso demais. Sempre foi assim. E ponho-me a pensar nas despesas e tudo isso e fico tão assustada. Mas confesso que gostava de ter uma experiência assim Smiley heart Muito obrigada

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Andreia.
    Uauuu... Bemmmm...
    Olha sempre fui independente sai de casa cedo e depois morei com os meus irmãos sempre com contas presentes etc.. Até que cada um foi saindo e fazendo a sua vida. Levar namorados era uma trabalheira... Mas pronto... E cheguei a viver lá com um.. E pronto coitados dos meus irmãos 🤣. Com o meu noivo eu ja andava a procurar uma casa, so para mim, ele juntou se a saga da procura e com 5 meses de namoro nos juntámos, a minha sogra ( pessoa que adoro e me trata como filha) na altuta até disse para vivermos com ela para juntarmos uns trocos etc... Mas na altura recusei queria a minha independência, o meu espaço e sei ppr experiência que é tudo muito bonito, mas não é o vosso teto... Têm que existir cedências para um bom funcionamento tal cm acontece na nossa sociedade. Bem juntamo nos... Com esforco conseguimos, eu ja tinha a casa toda equipada pk fui comprando com antecedência, passados 2 anos comparamos casa e nasceu logo o nosso rebento. Vocês é que sabem como querem escrever a vossa história. Digo te para mim não ha nada melhor que a nossa casa seja pequena grande etc... Demoramos a ter o nosso sofa vaaa 2 semanas ate lá lembrome de comer gelado no chão em cima de um cobertor e faziamos amor ali mesmo, sem pensarmos em mais niguem. A nossa mesa de jantar ficou 3 meses sem cadeiras... Comiamos na cozinha na mesa que tínhamos 🤣 foi uma aventura brutal e adorei valeu cada minuto.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim é. E logo se vê. Se resultar perfeito, senão arranjamos um plano B

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas enquanto nao arranjam é a melhor solução 😍
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que maravilha querida. Que bom que está a ser uma boa experiencia. Espero mesmo também ter essa sorte. Obrigada pela partilha Smiley heart

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, ajuda imenso a nível financeiro. A minha relação com os meus pais é boa, no entanto não sei como será quando morarmos os 4.

    Aliás namoramos á 8 anos e o meu namorado nunca ficou a dormir lá em casa porque os meus pais não deixam... eles dizem só depois de casada, acham normal?

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim querida. Tens toda a razão. O nosso espaço é o nosso espaço. E eu já sinto isso quando estamos na sala e queremos ver este filme e os meus pais querem ver outro...

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E como foi o vosso ambiente todos juntos durante esses 4 meses? Foi bom, querida? Conseguiam ter alguma privacidade?

    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Eu vivo com os meus sogros há 2 anos e a experiência não podia estar a ser melhor. 🙂 Eles ajudam nos em tudo o que precisamos e nunca se metem na nossa vida! Acho que tudo depende da personalidade das pessoas com quem vais viver! Tens que ter isso em atenção porque faz toda a diferença 😉
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom querida! Também adorava ter casa só para nós 2

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Mesmo... Mora mesmo muita gente nessa casa Smiley heart Smiley heart Ao menos seremos só nós e os meus pais. Muito obrigada pela partilha Smiley heart

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim é verdade. Muito obrigada querida Smiley heart

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia, isso é uma decisão um pouco difícil de tomar e depende de muita coisa, como é a relação com os teus sogros/pais. Eu morei 5 anos em casa dos meus sogros, ajudou muito a nível financeiro e ajudou a termos a casa que temos hoje, no entanto não o voltaria a fazer. Não me sentia de todo em casa nem à vontade e além disso acho que desgastou relações. Tens que avaliar muito bem os prós e contras.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia.. Eu já moro junta à 5 anos.. Primeiro numa casa alugada depois compramos.. Enquanto fiz obras ficamos nos meus avós.. Foi uma ajuda muito grande porque não pagamos aluguer é as vezes faziam as refeições.. Mas depois temos de cumprir os horários deles de refeição e não estamos tão a vontade a ver tv e isso... O nosso espaço é o nosso espaço 🙄
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia.
    Eu estava num quarto a morar porque saí da casa do meu pai.
    Então como eu e o noivo queríamos viver juntos, os meus sogros sabiam disso também então eles falaram comigo para eu ir para lá morar com eles até termos dinheiro para a casa e mobílias.Tive lá 4 meses quando encontramos uma casa.
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia.
    Nos já moramos juntos à mais de um ano com casa própria. Pessoalmente não me dava a vivermos com pais ou sogros precisamos do nosso espaço
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Andreia se os nossos pais e avós não tinham pago o nosso casamento nós tínhamos que ir viver ou com pais ou com sogros. Eu preferia viver com os meus sogros só porque há menos pessoas em casa, os meus sogros vivem sozinhos. Em casa dos meus pais vivem duas das minhas irmãs e um irmão mais os meus avós maternos e paternos, nós nunca íamos ter privacidade em casa dos meus pais ia ser impossível
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa sorte! 😉
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia. Essa decisão depende muito da relação que têm com cada um. Pelo que percebi, vocês não têm muita opção por isso devem encarar isso com alguma leveza e como uma etapa necessária para o vosso sonho de ter casa própria. A privacidade não é a mesma e provavelmente não vão ter à vontade para receber visitas de amigos porque não estão em "vossa" casa mas pensem que se têm um ao outro que é o mais importante 😘
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada querida. Vai correr tudo bem, assim esperemos... Smiley heart

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia,
    Costuma-se dizer que quem casa, quer casa.
    E eu concordo com isso, nunca iria viver com ninguém. Mas cada um sabe de si, e se te sentires bem em casa dos teus pais, e não tiveres realmente posses para ir para outra casa, força.Logo que corra tudo bem! Beijinho.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pela partilha querida. Beijinhos. Também não queria nada viver com os sogros...

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pelo apoio querida Smiley heart

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, muito obrigada. Sim, conseguiste transcrever o que sinto. Parece que nunca estamos verdadeiramente á vontade para pintar paredes e mudar coisas, como referiste. Não sabia, não tinha conhecimento do arrendamento jovem, eu tenho 24 anos o meu noivo 28. Casamos no próximo ano. Vamos tentar que tudo corra bem, mas se infelizmente não nos sentirmos bem teremos que arranjar um plano B

    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Outubro 2020 Coimbra (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. No nosso caso decidimos sempre ter a nossa casa.
    Contudo se tivesse nessa situação seria com os meus pais, era impensável ficar a morar com a minha sogra, não aguentava 5 minutos 😣. Mas há Casos e casos. Tudo vai correr bem. Beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noivo Experiente Setembro 2021 Trofa
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo que tivesse nessa situação, não hesitaria. Por muitas contas que se paguem, só o facto de não pagar renda ajuda em muito a conta bancária para a construção da casa 🤩💰
    Vai correr tudo bem, tenho a certeza! Um beijinho ❤️
    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida!
    Acho que depende muito da relação que se tem com os sogros e feitios. Eu por exemplo só em último caso depois de casada é que viveria tanto com os meus sogros como com os meus pais.
    Nunca estamos totalmente à vontade!E depois há sempre aquele pensamento que a casa não é nossa, não estamos muito confortáveis para por exemplo pintar paredes, mudar coisas de sítio, etc mas la está depende da relação que se tem!No meu caso vivi vários anos com o meu namorado em apartamentos alugados, mas chegou a uma altura em que percebemos que não fazia sentido estar a pagar 400€ por um aluguer quando poderíamos estar a pagar o mesmo por algo nosso, e então procuramos e compramos casa. No entanto a casa precisa de algumas remodelações e ainda vai demorar um pouco até conseguirmos ir viver para lá. Decidimos ficar cada um em casa dos respetivos pais até irmos viver para a nossa casa. Damo-nos todos bem mas a minha sogra tem um feitio especial e a minha mãe também tem as suas coisas particulares por isso não vamos arriscar chatices. Mas no teu caso, visto que não têm outra alternativa terão que fazer por conviverem em conjunto e se adaptarem uns aos outros. E se as coisas não correrem bem de certeza que algo irá surgir! Não sei qual é a vossa idade mas todos os anos costuma haver o arrendamento jovem, em que mediante certos requisitos o governo ajuda nas rendas. E dentro de cada municio as próprias câmaras municipais podem ter programas de apoio.Seja de que maneira for desejo-te as maiores felicidades e vai tudo correr bem!Beijinho
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada querida. Sim também temos esse sonho de conseguirmos construir a nossa casa. Tens sorte, porque não irás partilhar nada, é quase como se vivessem sozinhos. Nós teremos que partilhar cozinha, sala de estar... Obrigada pela partilha Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noivo Experiente Setembro 2021 Trofa
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia. Casamos no próximo ano e já decidimos que vamos ficar por uns tempos em casa dos meus sogros. No nosso caso, não tem muita influência pois teremos um andar só para nós e não temos necessidade de partilhar nenhum espaço, nem sequer a entrada de casa! Por isso, considero que não vou viver com os sogros, apenas serão como vizinhos de baixo. Foram os meus sogros que propuseram isso desde o primeiro dia que me conheceram (há 6 anos atrás) e aceitei por termos tudo independente e sem necessidade de nos cruzarmos. É claro que continuaremos a conviver no dia-a-dia.
    Não vejo mal nenhum em partilhar casa com os sogros ou pais, significa uma poupança extra e um início de vida a dois mais apoiado. Mas também entendo quem não queira misturar as coisas.
    No nosso caso será o melhor, visto que queremos muito construir a nossa casa e não é algo barato.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração