Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Vais dizer "não" aos descartáveis? | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 20 de Outubro de 2021 às 03:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Guardado

Alô alô eco-noivinh@s!


Conituamos com as nossas perguntinhas para um casamento mais sustentável? Para quem só está a apanhar este comboio agora, pode ver a perguntinha anterior sobre desperdício de comida nos casamentos.


E ainda dentro deste âmbito, quero saber se vocês pensaram em recusar plástico descartável durante o banquete no vosso casamento. Nem todas as quintas ou empresas de catering têm as melhores práticas, e só saberemos o que eles fazem se abordarmos este tema com eles. Por isso, uma boa comunicação com o catering é o suficiente para estes gestos tão simples ajudarem a reduzir o lixo que se produz no nosso dia C!


Outro plástico descartável que tanto se utiliza são os invólucros transparentes para coisas pequenas, quer nas lembranças quer em mimos para os convidados, como as lágrimas de alegria, chuva de arroz, kit covid, etc. Já pensaram que poderiam substituir esses invólucros por um saquinho de papel kraft, papel vegetal ou até mesmo um saquinho de pano?


Vais recusar plásticos descartáveis e substituir por alguma destas alternativas?

4%

1 voto

4%

1 voto

35%

9 votos

0%

0 votos

46%

12 votos

4%

1 voto

4%

1 voto

13 respostas

Última atividade por Catia, a 24 de Outubro de 2021 às 18:54
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei se tiraram fotos mas foi arroz e alfazema, e pétalas de flores o arroz foi mínimo 👍, tive de levar senão arriscava me a levar con quilos em cima
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Yeah! Quero muito ver essa “chuva de arroz” em saquinhos 🥰
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá voto na loiça e nos guardanapos, e utilizei sacos de papel para o arroz
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só vamos utilizar loiças laváveis ❤️ e acho que não vamos ter nada dos outros
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Telminha! Pois, eu reparo sempre quando vejo esses saquinhos transparentes... tenho mesmo pena que não tenhas ido a tempo de alterar... Mas agora é passar a palavra e promover o uso de outros tipos de saquinhos, e que ficam bem giros mesmo para casamentos! 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sofia! Loiça normal já é o mais fácil de existir nos casamentos, e podemos sempre ir um pouco mais além e conversar sobre os outros elementos com os nossos fornecedores (sobre as palhinhas de plástico, etc.) Para teres uma ideia, no IKEA vendem-se caixas de palhinhas de papel super baratas, bastam tipo 2 caixas talvez para um casamento. Beijinhos

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa Diana! As outras sugestões também podem ser partilhadas com o catering quando lhes falares das sobras de comida, vais ver que eles vão querer estar ao nível e agradar-vos em todo o serviço 😉💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Milhinha! Estas coisas vão-se aprendendo no nosso caminho de sermos mais sustentáveis 😊 Como já te disse, eu também tive várias falhas e vou querer falar sobre elas. Que ninguém se iluda que dá para fazer um casamento com zero impacto ambiental... A partir de agora, é passar estas informações às próximas noivinhas, e amigos e família, para ver se começamos a alterar alguns dos nossos comportamentos. Para quase tudo há solução, mas tem de haver algum esforço e altruísmo - é sempre o meu argumento quando vejo alguém resistente à mudança 😜 💚

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ritinha 😍

    No nosso caso tivemos em atenção em algumas coisas mas noutros confesso que não deu para fugir! Nas mesas foi tudo loiça lavável mas por exemplo nas lembranças das crianças utilizamos sacos para agrupar, que poderíamos ter optado por outra alternativa mas já não deu!

    Vais dizer "não" aos descartáveis?  |  Eco-noiv@s 🌱 1

    • Responder
  • S
    Super Noiva Agosto 2024 Guimarães
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Acho que no nosso caso será 100% loiça lavável, mas se não for, tentarei arranjar uma solução para evitar plásticos Smiley smile

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida a minha louca vai ser em folha de palma e claro reutilizável, e tudo o que poder vai ser assim, vai haver papel que não mas ainda não estou só teu nível.,,
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso a louça será toda ela lavável.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha. Não fui muito ecofriendly no meu Rehearsal Dinner. Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c https://comunidade.casamentos.pt/forum/rehearsal-dinner-acolher-os-convidados-na-vespera-do-dia-c--t258690 Conseguimos usar talheres da casa mas não era suficientes para todos tivemos que recorrer ao descartável... (Sorry). No casamento, vinha tudo do catering: pratos, palamenta e guardanapos de pano tal qual como a ocasião mandava!

    Nas minhas lembranças e afins, usei alguns invólucros de plástico (só para as lágrimas) a confesso que teria sido melhor invólucros de papel - aiii tanto lixo no casamento! 😩 Bjs e obrigada por estes debates!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração