Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Margarida
Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)

Tradições portuguesas

Margarida, a 22 de Junho de 2023 às 12:28

Publicado em Fórum Organizar um casamento 62

Olá comunidade! Digam-me quais são as tradições portuguesas de casamento? Ou até às locais ao sítio de onde são? Só este fim de semana é que soube que costuma haver um petisco na casa do noivo e da noiva para os convidados. E o meu pai também me disse que só sítio onde ele é é costume vender a liga...
Olá comunidade!
Digam-me quais são as tradições portuguesas de casamento? Ou até às locais ao sítio de onde são?
Só este fim de semana é que soube que costuma haver um petisco na casa do noivo e da noiva para os convidados. E o meu pai também me disse que só sítio onde ele é é costume vender a liga da noiva aos convidados 🤣Sabem de mais alguma coisa

62 respostas

• Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, ok. Acho que há mais, mas não sei...
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😘😘😘
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho!
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já imaginaste? Tens uma manhã super cheia, cabeleireira, maquilhagem, fotografias e afins e ainda vais fazer copo de água em casa? E ficar preocupando com superstições que não te trazem nenhuma felicidade? Ah me poupe Smiley xd

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤣🤣🤣 é isso mesmo!
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🥰🥰🥰
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem eu acho que as tradições são, algo velho, algo azul, comer na casa do noivo ou da noiva antes da cerimónia, e outras coisas que eu sinceramente nem sei. Não vou fazer nada disso porque não acredito em superstições e afins e o copo de água será na própria quinta, quem quiser comer que vá mais cedo lá, já avisamos os nossos convidados. Não tenho tempo e nem dinheiro para oferecer comida em casa Smiley xd

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou fazer isso de certeza só porque já vou levar tudo de qualquer maneira, mesmo sem tentar 😅
    Anél de noivado azul, o véu da minha mãe e o vestido foi-me dado pela minha avó ☺️
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim querida 🥰🥰
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo! Era mais por curiosidade porque percebi que não sabia de nenhuma das tradições que mencionei no post por isso devia haver mais que não conhecia 😅
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Margarida,

Nós não vamos fazer grande coisa no que toca a tradições... a única coisa que estou a pensar fazer é aquela tradição de "algo azul, algo emprestado e algo dado", mas ainda não sei se realmente vou avançar com isso

• Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olá... hoje em dia isso das tradições é muito "ao gosto do freguês", ou seja, cada casal escolhe as que quer e as que não quer seguir. Posso dizer que tive um casamento tradicional, porque me casei pela igreja, com véu e missa. O resto foi muito ao nosso gosto.

Das coisas que se diz que a noiva deve levar: uma coisa velha, uma nova, uma emprestada e uma azul (tudo isso supostamente deve dar sorte para o casal), usei tudo. De resto, não leiloei liga (ela voltou comigo para a casa - era a minha coisa azul), fiz uma raspadinha, mas não foi a dinheiro (foi só pela diversão), dormimos em casas separadas na véspera (ele foi para um hotel) e, apesar de ter um lanchinho para o pessoal que estava na minha casa a arranjar-se comigo (mãe, tia, damas, padrinho e madrinha e a amiga que cantou na igreja e seu repetivo), não incentivei ninguém a ir lá a casa antes do casamento. Aliás, no próprio e-mail que enviamos antes do casamento que eu já publiquei aqui na comunidade e no site havia a recomendação de todos os convidados irem diretos para a igreja.

Os noivos são os que mandam nisso, certo? Smiley sexy

quem-manda-nessa-casa-aqui-sou-eu-diiirce.gif

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, acho que tambem vou fazer como tu

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que tambem vou fazer o mesmo

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa! Obrigada Smiley smile Smiley heart

• Responder
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim lembro-me que antes da cerimonia os pais faziam questão de receber alguns convidados para petiscar alguma coisa antes de seguir para a cerimonia, ainda o ano passado fui a um casamento assim... mas não vamos ter nada disso, até porque nos arranjados na quinta no dia do casamento!

depois terei a tradição do algo azul, algo usado, algo novo

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa! Eu tambem!

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

🤣🤣🤣🤣

sim, eu acho que tambem nao vou fazer o petisco em casa, ate porque o noivo nao vai ter casa onde o fazer e eu prefiro nao ter esse stress todo

nao sabia que tambem se leiloava a gravata! Que giro Smiley laugh

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada! Vou dar uma vista de olhos!

• Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu também! ☺️ E já tenho tudo ☺️
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, também conheço ☺️ obrigada!
    • Responder
  • Margarida
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤣🤣🤣
    Boa, obrigada ☺️
    • Responder
  • Isa
    Noiva Experiente Maio 2024 Lisboa (Concelho)
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Ha imensas tradições e cada zona tem a sua. A minha familia por ex tem muito a tradição de antes da cerimônia os convidados de cada parte irem ter a casa dos pais de cada noivo/a e petiscar algo e depois seguirem todos para a cerimônia. Nós optamos por não fazer nenhuma das tradições, iremos fazer apenas o que nos der na cabeça ahaha. Vai tudo ter a igreja e so vou ter comigo as madrinhas e pais
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim algumas tradições do algo azul, algo emprestado, velho e novo!
    A minha sogra e a minha mãe também insistiram no cocktail.

A liga ainda não sabemos
    o lançamento do bouquet também não será da forma tradicional
    Irei dar um ramo a nossa senhora mas não por tradição mas sim por devoção!

• Responder
  • Ines & Fernando
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida
    Eu não vou fazer nenhuma dessas ,apenas de algo azul , emprestado e novo vou fazer
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Margarida. A nossa administradora Carolina já te deu imensa ajuda ao partilhar vários posts sobre este assunto.
    Há várias tradições, tu decides o que queres fazer, e na minha humilde opinião, faz apenas o que VOCÊS quiserem, e não o que os demais vos tentarem empurrar.
    Eu nunca quis servir petiscos em casa. Já fui a muitos casamentos em que fui a casa da noiva, comemos antes da cerimónia, vi a noiva, e depois fomos todos para a igreja. Mas eu não queria ter o trabalho nem o stress de andar a ter muita gente em casa no dia e não queria que os convidados me vissem antes. Outra das coisas que também nunca quis foi leiloar a liga ou a gravata do noivo. Não condeno quem o faça, mas estar a angariar dinheiro no dia quando os convidados já dão prenda não me cai bem a nível pessoal e o noivo também disse logo que não queria nada disso. Por acaso cumpri a tradição do algo novo, algo velho/usado, algo emprestado e algo azul (a parte azul ia correndo mal porque ia ser uma liga azul que as amigas esqueceram-se que me iam dar na despedida de solteira 🤦 então não tinha nada mas as meias que usei que era o item emprestado tinha verde e um pouquinho de azul misturado 😅). Eu andava em stress com o tempo porque deu quase sempre previsão de chuva, mas recusei a cumprir a tradição de levar uma dúzia de ovos a Santa Clara, isto porque já fui a casamentos com chuva que a noiva deu os ovos, por isso disse a toda a gente que me sugeria os ovos "prefiro comer os ovos do que dar a Santa Clara e ter chuva na mesma" 🤣
    • Responder
  • Carolina
    Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós não vamos ter nem uma coisa nem outra. Mas vou cumprir a tradição de que a Vilma falou

• Responder
  • Vilma
    Super Noivo Maio 2024 Sintra
    Vilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hey!! Já ouvi dizer que tens que levar vestido algo azul, algo emprestado/usado e algo dado

• Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A Muitos anos fazia-se o leilão da liga a... Mas acho que praticamente já ninguém faz... Isso do petisco nunca ouvi falar... Por aqui não há tradições assim... Estranhas kkkkk
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração