Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Julho 2016 Oeiras

Quem paga o quê num casamento ?

Sandra, a 5 de Fevereiro de 2016 às 17:24

Publicado em Fórum Organizar um casamento 74

Tradicional questão: "Quem paga o quê num casamento?" Ola minha comunidade linda!! Hoje quero falar de um assunto delicado que provavelmente irá ter poucas ou muitas opiniões!! Quero Apresentar uma ideia mais actual das "obrigações" financeiras relativas ao casamento..Usualmente eram os pais da...

Tradicional questão: "Quem paga o quê num casamento?"

Ola minha comunidade linda!! Hoje quero falar de um assunto delicado que provavelmente irá ter poucas ou muitas opiniões!! Quero Apresentar uma ideia mais actual das "obrigações" financeiras relativas ao casamento..Usualmente eram os pais da noiva a pagar o casamento, mas todos sabem que hoje em dia o mesmo já nem sempre acontece. A contribuição que cada casal de noivos pode ter, deve ser pensada e discutida com os que irão contribuir para um casamento mais ou menos extravagante.

Dependendo da lista de convidados do noivo e da noiva e do que os convidados de honra se propuserem a contribuir, podem realizar um casamento mais, ou menos, dentro do que sempre sonharam. A verdade é que embora os convidados sejam "obrigados" a oferecer um presente de casamento - mesmo que não compareçam ao mesmo -, já não se pode obrigar nenhum deles a oferecer especificamente seja o que for.

Hoje em dia é comum dividir a despesa por ambas as famílias dos noivos, ou mesmo pelos próprios noivos. Mais de 50% das noivas e noivos pagam uma grande parte do seu casamento; isto também significa que as velhas regras de que quem pagava as despesas de casamento era a família da noiva, estão cada vez mais em desuso.

Em pleno século XXI (não me enganei no século pois não? ?) Eu sou apologista que os noivos devem pagar o próprio casamento..com a crise financeira em que o país atravessa não acho justo os nossos pais que trabalharam uma vida inteira terem que se endividar para concretizarem os nossos sonhos (a menos que sejam riquíssimos eheheh aí não digo nada!!) ..acho completamente errado da nossa parte convidar 500 mil convidados..irmos para o menu mais caro e exigimos para que paguem as despesas!! Mas isto sou eu..ATENÇÃO..eu sou oriunda de família pobre..já passei necessidades na vida..os meus pais deixaram de comer para dar as filhas..por isso JAMAIS exigiria que paguem o meu casamento..E por isso que optei por um casamento lowcost. .com bastantes DIY's..e muito intimo.. mas mais uma vez repito ISTO SOU EU QUE TENHO MAU FEITIO Smiley smile

74 respostas

• Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente há muita gente assim..olha se eu fosse por esse caminho acho que casava sozinha com o Hugo sem convidados..só me dou com pessoas que não tem grandes poses eheh não são pessoas ricas..são ricas pessoas Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O Hugo queria 50..eu estiquei para os 80..quando fiz os convites não sei de onde apareceram mas ficamos nos 93..mas já houve 4 desistências eheh
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Demasiado condicionados..a menos que tenhas carta branca..financiamente não vamos ter ajudadas nenhumas mas com os DIY'S muita gente está a contribuir..a minha irmã vai fazer os centros de mesa (tem madeira a potes no quintal pode dispensar 2 troncos eheh) e a minha mãe e tias estão a juntar garrafas e frascos para depois eu decorar Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho exactamente o mesmo que tu, vamos ter 120 convidados (e para mim já são imensos, queria ficar nos 100) . Vamos pagar quase tudo, o meu padrinho prontificou-se a pagar o vestido, o padrinho do noivo o fato.

Sei que a minha mae irá ajudar no que puder mas nem quero contar com isso Smiley smile

• Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Certissimo Smiley smile tambem os meus padrinhos escolhi por afinidade nem são os de batismo mas fui eu que comprei o meu vestido e tudo o que pertence nem sequer pedi nada, eles depois darão o que puderem e quiserem Smiley smile e as vezes fico magoada quando as pessoas duvidam em ir devido a nivel financeiro pois eu quero la as pessoas pela presença e não pela prenda como é logico, aqui a tempos uma pessoa que conheço estava a falar da lista de convidados dela e virou-se e disse: não podemos convidar toda a gente até pk há muitos que sabemos que depois nem dão nada, eu fiquei do tipo... WTF... afinal queres as pessoas la pelo dinheiro...

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo mais do que totalmente! Sorte de quem tem país que fazem questão de pagar..ç as va... Nunca é bem a mm coisa, pois não? Se alguém nos paga algo...estamos sempre condicionados! Nós vamos pagar quase a meios...com umas valentes ajudas aqui e ali...Como as roupas e a Lua de mel!

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha a minha nem reforma tem direito porque nunca descontou Smiley sad Também vou comprar a fatiota dela Smiley smile acho que é o mínimo que podemos fazer com tantos sacrifícios que já fizeram por nós! !
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com isso..se quizerem dar prenda que dêem dentro das possibilidades. .dou-te o caso da minha madrinha (que é a minha melhor amiga) ela queria desistir de ser minha madrinha porque ficou sem trabalho e está a passar por dificuldades..eu estou a casar porque quero somente legalizar a nossa relação e passar bons momentos com a família e amigos . .não pelas prendas! !
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sandra, não tens nada mau feitio...ou então temos as duas, que eu concordo contigo!!! Infelizmente também venho de uma familia que passou dificuldades e vi a minha mãe passar fome para me dar a mim. Hoje em dia, tem uma reforma que é bastante menos que um salario minimo, mal chega para ela. Como tal, nunca na minha vida me passaria pela cabeça pedir fosse o que fosse. Paguei pelo vestido dela, e pelo que ela irá usar no dia.

Juntámos 10 mil euros e vamos ter o casamento que queremos (com sorte até vai ser menos). Fizemos muitas coisinhas, pesquisamos muito para gastar pouco dinheiro e vamos nós pagar o casamento por inteiro. E dividimos com base no que cada um ganha...

A mim também faz sentido que sejam os noivos a pagar Smiley smile

• Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente Sandra Smiley smile no nosso caso tambem seremos nós que iremos pagar o nosso casamento, os pais do noivo tem possibilidades no meu caso nem tanto e não ira querer que a minha mãe se endividasse para me dar um grande dia, por isso decidimos ser nos a pagar dentro das nossas possibilidades e depois de cada parte daram a prenda que cada pessoa possa Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração