Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Julho 2016 Oeiras

Quem paga o quê num casamento ?

Sandra, a 5 de Fevereiro de 2016 às 17:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 74

Tradicional questão: "Quem paga o quê num casamento?"

Ola minha comunidade linda!! Hoje quero falar de um assunto delicado que provavelmente irá ter poucas ou muitas opiniões!! Quero Apresentar uma ideia mais actual das "obrigações" financeiras relativas ao casamento..Usualmente eram os pais da noiva a pagar o casamento, mas todos sabem que hoje em dia o mesmo já nem sempre acontece. A contribuição que cada casal de noivos pode ter, deve ser pensada e discutida com os que irão contribuir para um casamento mais ou menos extravagante.

Dependendo da lista de convidados do noivo e da noiva e do que os convidados de honra se propuserem a contribuir, podem realizar um casamento mais, ou menos, dentro do que sempre sonharam. A verdade é que embora os convidados sejam "obrigados" a oferecer um presente de casamento - mesmo que não compareçam ao mesmo -, já não se pode obrigar nenhum deles a oferecer especificamente seja o que for.

Hoje em dia é comum dividir a despesa por ambas as famílias dos noivos, ou mesmo pelos próprios noivos. Mais de 50% das noivas e noivos pagam uma grande parte do seu casamento; isto também significa que as velhas regras de que quem pagava as despesas de casamento era a família da noiva, estão cada vez mais em desuso.

Em pleno século XXI (não me enganei no século pois não? ?) Eu sou apologista que os noivos devem pagar o próprio casamento..com a crise financeira em que o país atravessa não acho justo os nossos pais que trabalharam uma vida inteira terem que se endividar para concretizarem os nossos sonhos (a menos que sejam riquíssimos eheheh aí não digo nada!!) ..acho completamente errado da nossa parte convidar 500 mil convidados..irmos para o menu mais caro e exigimos para que paguem as despesas!! Mas isto sou eu..ATENÇÃO..eu sou oriunda de família pobre..já passei necessidades na vida..os meus pais deixaram de comer para dar as filhas..por isso JAMAIS exigiria que paguem o meu casamento..E por isso que optei por um casamento lowcost. .com bastantes DIY's..e muito intimo.. mas mais uma vez repito ISTO SOU EU QUE TENHO MAU FEITIO Smiley smile

74 respostas

Última atividade por Francisca&andré, a 13 de Fevereiro de 2016 às 11:54
  • Francisca&andré
    Noiva Constante Junho 2016 Mafra
    Francisca&andré ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um tema que eu acho interessante...
    Quem casa quer casa... diz o ditado. Se nós vamos sustentar a nossa casa porque têm de ser os outros a sustentar o nosso casamento?
    Se os pais quiserem oferecer uma prenda monetaria acho bem. Até pelos tempos que ocorrem.

    O nosso casamento vai ser surpresa, porque ninguém o vai pagar, não queremos prendas. Não ligo ao dinheiro.

    Aliás, vamos a um casamento em Setembro, somos 3, disseram nos que prendas só € ( INTERESSE) e por isso mesmo ainda estou a ponderar se vamos ou não.
    Não são os outros que têm de pagar o nosso casamento somos nós. Tal como irmos ao médico particular não vamos pedir para ir enquanto podíamos ir ao público. Como tanta coisa
    Eu vejo assim
    • Responder
  • Valéria
    Super Noiva Agosto 2016 Ponte de Lima
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha mãe é tudo para mim Smiley smile sem ela nada faz sentido!
    • Responder
  • Edna
    Noiva Constante Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma querida! Smiley heart
    • Responder
  • Vânia
    Noiva Experiente Julho 2017 Montemor-o-Velho
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo contigo. Nos decidimos ser nos a pagar e organizar em função do nosso orçamento sem contar com ajudas. A questão é que moro numa aldeia onde é tradição os pais de ambos pagarem mas apesar da minha mae fazer questão (pela tradição porque infelizmente não tenho pais ricosSmiley sad ) a minha sogra nem por isso então achei que seria mais justo sermos nos a pagar e cada um depois oferece o que quiser (se quiser)...
    • Responder
  • Valéria
    Super Noiva Agosto 2016 Ponte de Lima
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nosso casamento seremos nós a pagar com uma ajuda muito significativa da minha mãe uma vez que eu ainda estou a estudar e só tenho oportunidade de trabalhar no verão.. Smiley sad mas a minha mãe é a minha melhor amiga e faz tudo por mim! Um dia quando poder com certeza absoluta que lhe irei retribuir tudo aquilo que ela fez e continua a fazer por mim! Amo a minha mãe! Smiley heart
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sério? Smiley atonished Isso é muito ,muito mau. Ao menos endividava-se ele e não os pais! Enfim

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que mau feitio que tu tens Sandra. Aí, a única coisa que peço é que se houver convidados que sejam "impostos" pelo menos que os pais contribuam para pagar esse valor.

    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Outubro 2016 Vila Nova de Famalicão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo contigo. Somos nós k vamos pagar tudo.os meus pais não podem ajudar nem eu queria.e jamais daria acima de 75euros por cabeça primeiro pk não podia segundo pk e exagerado. Nos escolhemos época baixa pa realizar o nosso sonho e temos todo orgulho em fazer td as nossas custas tudo msm..
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Julho 2017 Montijo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou totalmente de acordo com o que tens indicado. Nos sø fazemos cintas com o que temos e estamos a organizar o casamento com o que OS dois podemos gastar sem fazer conta com mais ajuda...establecimos um orçamento, limitamos a lista de convidados, demos prioridade à comida e a lua de mel!!! Posso indicarte que à data de hoje só a minha madrinha me indicou que pagava meu vestido o resto somos nós a pagar e o que venha a mais bemvindo seja Smiley smile
    • Responder
  • Beatriiiiz
    Noiva Ativa Maio 2017 Lisboa (Concelho)
    Beatriiiiz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho/temos a mesma opinião que tu
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2016 Estarreja
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola!

    Sou da mesma opinião que tu, e o noivo também. No entanto, quando decidimos casar os nossos pais disseram logo que queriam pagar o copo de água. Deixamos então eles pagarem isso mas não será por isso que nos vamos "esticar", escolhemos com eles um sítio fantástico e super baratinho, vamos para o menu mais barato e os convidados foram decididos entre todos, os amigos escolhemos os mais chegados e as contas são divididas entre os nossos pais. Tirando isso, os padrinhos ofereceram-se para pagar as alianças mas também vamos optar pelo bonito e barato. O resto todo pagamos nós. Como também não somos ricos a maior parte das coisas é DIY ou encomendada em sítios baratuchos! O único sítio onde ultrapassámos o orçamento foi no fotógrafo, de resto está tudo super abaixo!! hihi!

    • Responder
  • Maria João
    Super Noiva Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra Smiley smileEu tenho a mesma opinião que tu! Num momento tão difícil que se passa em Portugal, com os pais que ganham pouco, não irão ser eles a contribuir em nada.Até porque eu e o M nem queremos. Estamos no estrangeiro para conseguirmos melhor qualidade de vida e para conseguirmos realizar os nossos sonhos. O casamento é um desses sonhos. Idealizado por nós, e pago por nós.Nem pais nem padrinhos irão pagar o que quer que seja!
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2016 Viana do Castelo (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos vamos pagar o nosso casamento... depois de comecarmos a organizar tivemos boas surpresas: a madrinha do noivo pagoulhe o fato, a mae deu-nos as aliancas... mas nos nao exigimos nada de ninguem...
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos e que vamos pagar o casamento o meu vestido de noiva os meus pais fazem questão de pagar o fato di noivo a madrinha dele também e que quiz pagar as alianças serao oferecidas pelos meus padrinhos dr casamento. Mas isto porque eles fazem mesmo questao de ajudar a que mais me custa e dos meus pais ja passamos por dificuldades tal como tu e custa. Me aceitar esta ajuda mas eles dizem que fazem questão depois eu compenso.os de outra maneiraSmiley winking
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso seremos apenas nos a pagar o casamento. Os meus padrinhos e que vai em oferecer o vesrido Smiley smile

    • Responder
  • Natacha
    Noiva VIP Agosto 2016 Seixal
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Sandra eu sou da mesma opinião que tu... Todas nos sonhamos com o nosso dia, mas se querem e realmente esse dia têm que fazer por isso e não pedir aos país para pagarem ... Acho isso um absurdo, e ainda mais quando gastam 10/20mil euros num casamento, dá para termos um bom casamento low cost eu vou ter e vou casar numa quinta não é toda XPTO mas é o essencial para que o nosso dia se concretize Smiley smile ... Adorava outra quinta sim é verdade mas jamais dava mais de 70euros por pessoa ... Mas cada um sabe de si e acho que o casal para saber o que é realmente um casamento tem que saber gerir dinheiro em conjunto e poupar para algo que queiram, pois ter tudo de mão beijada não é bom pois a 1a discussão de dinheiro acabam por querer o divórcio ... Mas isto é a MH opinião e com o tu dizes e é o meu maubfeitio a falar lool
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso é impensavel para nós!! Preferia não casar do que esperar pelas prendas para garantir que pago o casamento!!

    Cada um sabe de si, claro mas acho que só devemos ir até onde podemos.

    Acho que todas nós gastariamos de fazer as coisas sem restrições, mas quando as temos devemos respeita-las!

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente não posso dizer o mesmo..os meus pais nunca souberam dar-nos amor..não tive uma infância muito fácil. .aliás posso mesmo dizer que detesto a minha infância. .mas é devido ao que passei que sou a pessoa que sou hoje..Não é nada fácil ser mãe eheh também acho que deviam trazer livro de instruções quando saem da barriga Ahah mas tudo vaí correr bem
    • Responder
  • Susana
    Super Noiva Julho 2016 Matosinhos
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso os meus pais fazem gosto em oferecer metade da boda (nao do total das despesas). Eles fizeram imensa questão e juntaram dinheiro para isso, não pude recusar. Em relação aos pais do noivo não têm essas possibilidades, então seremos nós a pagar o resto da despesa. Sempre foi nosso sonho casar, fosse tudo às nossas custas ou não. Mesmo sabendo que teremos metade pago, as nossas escolhas foram sempre as mais económicas. E ficaremos agradecidos para sempre aos meus pais!

    Em relacao à "tradição", acho que ja nao se usa os pais da noiva pagarem tudo, ou pais dos dois noivos pagarem a meias. Penso que hoje em dia, a maioria dos noivos paga o seu casamento.
    • Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dou mt valor a tudo o k conquistei, lutei mt, caí mtas vezes mas levantei me... cresci mt, mas encontrar alguém k nos dá valor é do melhor, essa é a minha recompensa, mesmo k tenhz sido há 2a vez...Não gosto de lembrar tristezas.Sandra a minha pobreza foi só monetária, fui mt feliz em criança, tenho saudades desse temoo, brincar com os amigos e primos, e não faltou amor, pelo menos de mãe.Agr sou eu mãe e precisava de um livro de instruções. Eheheh
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E por aquilo que já passaste dás valor em pagar o casamento pelos teus esforços !!
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá... Eu também sou dessa opinião no entanto os meus pais fazem questão de me ajudar porque disseram que sempre poseram dinheiro de lado para isso.. Eu aceitei mas disse que então só pagavam a parte da familia e eu pago os amigos.. Com o meu noivo vai ser igual ele paga os amigos e os pais a parte da familia Smiley winking

    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso também não me parece nada bem!!! Também acho que quem se mete nas coisas tem de saber que as pode pagar e não pode contar com o que outros podem oferecer e muito menos exigir o que quer que seja!! Ninguém é obrigado a "sustentar os vícios" dos outros! E acho de muito mau tom andar a pedir o que quer que seja... Até mesmo quando me perguntam directamente o que quero fico um bocado constrangida em pedir! Já tive pessoas que me perguntaram o que é que precisava para me dar como prenda e a verdade é que prefiro dinheiro (acho que tal como a maioria das noivinhas) mas sinto-me sempre péssima por dizer isso e vou sempre dizendo que fica ao critério deles... Só se insistirem é que digo que prefiro dinheiro. Parece-me sempre um bocadinho "fora" pedir dinheiro às pessoas! Smiley laugh

    Mas sim, sou uma sortuda porque já tive grandes ajudas (e é claro que é sempre bom) e sei que nem toda a gente tem essa sorte!

    • Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra.Eu tB não concordo k sejam os pais a pagar se não tiverem como, assim como pedirem empréstimos(conheci uma situação assim).No meu caso tb sou família pobre(agr remediados), mas qd a minha irmã casou os meus tinham algum dinheiro e a minha irmã não teve despesas (o meu pai não veio a tempo do casamento...pescador na Espanha), veio dps do casamento, tinha tido um acidente grave e esteve no hostipal, nós nunca soubemos), a minha mãe tinha gasto as economias no casamento da minha irmã e voltamos às dificuldades(não teve direito a nada)...Eu fui trabalhar com 13 anos...Mas correu bem, fui estudar à noite e tirei o 12o ano. Qd casei a 1a vez, mesmo ganhando para a casa(só 6 meses antes do casamento, ganhei metade do ordenado para mim, sendo k as despesas eram por minha conta), paguei o casamento junto com o pai das minhas 2 filhas mais velhas....entendo o k dizes perfeitamente...não seria capaz de deixar s minha mãe fazer dívidas por minha causa, ela deu me o tecido do vestido,a tiara, sapatos e pouco mais (mas ja deu mt coisa)....Eu paguei a confecção do vestido, a boda, cabeleireiro e não fomos de lua de mel...não havia dinheirinho(havia algum, mas não queríamos gastar tudo, íamos precisar para a casinha).Este ano vou casar(com o homem da minha vida) e tb pago o casamento junto com o meu noivinho.A vida não é fácil...Mas qd os pais podem porque não.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carina como disse eu não sou a favor de exigir..atenção. .há pais que podem e que fazem questão de oferecer..não sou nada contra isso (fico imensamente feliz por quem tem essa oportunidade !! ) Ainda bem para ti qUE tens consciência de que não pode ser nem 8 nem 80..infelizmente conheço demasiados casos em que os pais se endividam somente porque tem filhos mimados Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora aí está. .há quem faça contas com o dinheiro que vai receber como prenda para pagar parte da quinta!! Fui a um casamento em que isso aconteceu..no fim faltava 300..teve que andar a pedir aos convidados. .para mim foi vergonhoso!!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sandrinha eu acho bem sermos ajudados..só não gosto é de exigências Smiley winking tomara todos nós termos ajudas em algo eheheh és uma sortuda
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Pedro do Sul
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem dúvida que para eles é um orgulho poderem dar-nos essa ajuda.

    Os meus pais estão sempre a querer saber as novidades, se já temos tudo organizado.

    Por vezes parecem mais excitados que nós, que de tantos orçamentos vermos ficamos KO.

    Mas deizaram-nos completamente à vontade para organizar da nossa maneira. Mas claro temos consciência que não nos devemos esticar. Até porque estamos a tentar fazer tudo como se fossemos nós apagar tudo por completo.

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Andreia tens que Exigir a esses convidados prenda opaaaaaaaaahhhh senão foram o problema foi deles ahahahahah eu não sou contra as ajudas (são super bemvindas ) tomara eu ter algumas (agora soou a ressaviada ahahah)
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim é verdade. A minha mãe fica tuda feliz por me oferecer o vestido. Entretanto ela disse que adorava ter uma voz só a cantar na cerimónia e disse que me oferecia também, e agora foi a decoração da igreja. Acho que vai ficar por aqui. Os meus sogros também ofereceram as alianças mas novas, os padrinhos do noivo o fato dele, e tenho uma amiga que faz questão de me oferecer os ramos

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os pais insistirem é um assunto Smiley winking eheh sermos nós a exigir é outro Smiley smile eles ficam todos orgulhosos de poderem contribuir seja com o que for Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que todas as ajudas são bem vindas..eles até ficam contentes de participarem Smiley smile a minha mãe só lhe pedi para guardar frascos e depois para ir ajudar a fazer os arranjos das mesas ..os meus sogros deram as alianças que eram deles..só vão acrescentar para ficar do tamanho do Hugo e ficou em 70€
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração