Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Julho 2016 Oeiras

Quem paga o quê num casamento ?

Sandra, a 5 de Fevereiro de 2016 às 17:24

Publicado em Fórum Organizar um casamento 74

Tradicional questão: "Quem paga o quê num casamento?" Ola minha comunidade linda!! Hoje quero falar de um assunto delicado que provavelmente irá ter poucas ou muitas opiniões!! Quero Apresentar uma ideia mais actual das "obrigações" financeiras relativas ao casamento..Usualmente eram os pais da...

Tradicional questão: "Quem paga o quê num casamento?"

Ola minha comunidade linda!! Hoje quero falar de um assunto delicado que provavelmente irá ter poucas ou muitas opiniões!! Quero Apresentar uma ideia mais actual das "obrigações" financeiras relativas ao casamento..Usualmente eram os pais da noiva a pagar o casamento, mas todos sabem que hoje em dia o mesmo já nem sempre acontece. A contribuição que cada casal de noivos pode ter, deve ser pensada e discutida com os que irão contribuir para um casamento mais ou menos extravagante.

Dependendo da lista de convidados do noivo e da noiva e do que os convidados de honra se propuserem a contribuir, podem realizar um casamento mais, ou menos, dentro do que sempre sonharam. A verdade é que embora os convidados sejam "obrigados" a oferecer um presente de casamento - mesmo que não compareçam ao mesmo -, já não se pode obrigar nenhum deles a oferecer especificamente seja o que for.

Hoje em dia é comum dividir a despesa por ambas as famílias dos noivos, ou mesmo pelos próprios noivos. Mais de 50% das noivas e noivos pagam uma grande parte do seu casamento; isto também significa que as velhas regras de que quem pagava as despesas de casamento era a família da noiva, estão cada vez mais em desuso.

Em pleno século XXI (não me enganei no século pois não? ?) Eu sou apologista que os noivos devem pagar o próprio casamento..com a crise financeira em que o país atravessa não acho justo os nossos pais que trabalharam uma vida inteira terem que se endividar para concretizarem os nossos sonhos (a menos que sejam riquíssimos eheheh aí não digo nada!!) ..acho completamente errado da nossa parte convidar 500 mil convidados..irmos para o menu mais caro e exigimos para que paguem as despesas!! Mas isto sou eu..ATENÇÃO..eu sou oriunda de família pobre..já passei necessidades na vida..os meus pais deixaram de comer para dar as filhas..por isso JAMAIS exigiria que paguem o meu casamento..E por isso que optei por um casamento lowcost. .com bastantes DIY's..e muito intimo.. mas mais uma vez repito ISTO SOU EU QUE TENHO MAU FEITIO Smiley smile

74 respostas

• Liliana
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Pedro do Sul
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O nosso será um misto.

Os meus pais irão contribuir, e não colocaram sequer hipotese de o negarmos... E nós nem sequer fomos contra, pois seria um "desgosto" não aceitar a sua ajuda. (Família tradicional em alguns conteúdos Smiley smile)

O restante será pago por nós e que seja o que Deus quiser Smiley smile

Mas sim, cada vez é mais comum serem os próprios noivos a pagarem o seu casamento.

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens razão Ana. .a maioria não faz isso. .mas conheço quem o fez e passa as passas do Algarve para pagar o empréstimo. .já passaram 5anos e ainda está a pagar o casamento do filho.
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo contigo Smiley winking acho que os pais só devem ajudar se tiverem possibilidades para isso. Mas quando digo ajudar não é pagar o casamento todo, pequenas ajudas que não lhes afectam a vida económica e que a nós até nos dá imenso jeito. Aliás eu avisei logo a minha mãe que seríamos nós a pagar, e aí ela propôs oferecer-me algumas coisas que eu sei que ela pode e aceitei

• Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a questão, como disseste é mesmo a carteira de cada um... Nem todos os pais se endividam por pagar um casamento.
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também nao acho bem, mas sei que iria gerar muita discussão e depois para mim são dispensáveis mas o noivo diz que não são para ele, mas sinto que só não o são porque os pais querem convidar, porque se fosse ele a fazer a lista, nunca lá estariam! Enfim... Apesar de não concordar tenho que me resignar... Meios pequenos é o que dá, depois a típica desculpa do noivo do "também fui ao casamento deste e daquele" (quando tinha uns 10 anos... yaaaa). Mas pronto, como prefiro não me chatear, resignei-me!

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo contigo. Os meus pais tambem passaram muito pranos dar de comer e uma boa educacao. Ainda pra mais o meu pai e o do noivo ficaram desempregados este abo. Nunca aceitaria k pagassem seja o k for. Inclusive ja fl k n vamos receber nem o valor do prato de ambos os pais .
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Julho 2017 Peso da Régua
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também concordo contigo, claro que vamos ter ajudas mas longe de nós exigirmos alguma coisa a quem quer que fosse. Os meus pais vão pagar metade da boda, os meus padrinhos vão dar-me o vestido e as alianças, a madrinha dele vai dar-lhe o fato e os pais dele não vão ajudar em nada. Por isso tudo o resto seremos nós a pagar.

• Responder
  • P
    Noiva VIP Maio 2016 Castro Daire
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo contigo. Nós nao pedimos ajuda aos pais e muito menos esperamos que eles nos paguem o casamento. Decidimos casar no momento em que achamos ja ter dinheiro suficiente para pagar todas as despesas e nao a contar com as prendas que nos vao dar
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como deves imaginar, tendo q minha mãe um espaço comercial focado no público feminino, onde muitas gostam de ir para dar dois dedos de conversa, tive este tipo de discussões várias vezes desde pequena. Como sabes sou bastante opinativa e já era assim em pequena Smiley tongue Cada vez que alguém vinha com essa conversa, eu dizia que seria eu a pagar o meu casamento, porque não achava justo ser eu a decidir casar e os outros terem de pagar. A minha mãe já me pagou muita coisa ao longo da vida. E assim foi. A minha mãe quis ajudar e queria pagar várias coisas, mas eu recusei muitas delas, principalmente porque sei que lhe fazia mais falta que a mim.
    Por falar em prendas, por acaso não recebemos prenda nenhuma de quem não foi. Só houve uma excepção, que foi um casal amigo.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2017 Santo Tirso
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre disse que so casaria quando tivesse possibilidades para faze.lo, pois dar cabo das poupanças aos meus pais, jamais. E vamos optar pir uma cerimónia simples, pequena e com as pessoas certas, não há ca pessoas que nao se vê à anos, nao lido bem com isso.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra! Mau feitio ou não eu concordo completamente!!! A festa é para nós e podemos sempre poupar uns bons trocados por isso tb não acho justo sobrecarregar os pais Smiley winking
    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No nosso caso, os nossos pais ofereceram-se para pagar o copo de água (cada qual vai pagar os seus convidados) mas também tivemos a preocupação de ver vários espaços e comparar preços porque a vida custa a todos e não quisemos sobrecarregar demasiado os nossos pais (mesmo assim, não fica nada barato!). Para além disso, a nossa roupa também foi presente dos pais.

As alianças foram oferecidas pela minha madrinha de casamento e o padrinho do noivo. Eles são um casal e os nossos melhores amigos e disseram logo que fazim questão de ser eles a oferecer as alianças e deixaram-nos totalmente à vontade para escolher o que quisessemos independentemente do valor. Mas mais uma vez, a vida custa a todos, e não estou com ideias de gastar um balúrdio em alianças só por serem oferta. Já lhes disse que tinhamos pensado ir à fábrica de ouro de que várias noivinhas já falaram aqui e que iamos manter a ideia. Não era por ser oferecidas que agora iamos correr ourivesarias todas XPTO e caríssimas!

De resto seremos nós a pagar tudo mas a verdade é que estes presentes já são incríveis e uma ajuda imensa no orçamento!!! Tivemos muita sorte com as ajudas que vamos ter! Mesmo assim também ando a apostar nos DIY e em compras no eBay para economizar ao máximo! Smiley smile

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2016 Torres Vedras
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu sofro exactamente desse mau feitio Smiley tongue.....exigir, se queremos casar não devemos exigir nada a ninguém, sim pq não são só os pais, já ouvi noivas q exigem dos padrinhos, e afins. Passo-me completamente com esse tipo de mentalidades.
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Junho 2016 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos pagar o nosso casamento, sempre foi essa a opção. Tivemos (FELIZMENTE) grande sorte/ajuda daqueles que nos são mais próximos... A minha madrinha paga-me o vestido. O meu padrinho paga o fotógrafo. Os padrinhos do meu noivo pagam o fato e as alianças... As ofertas e os convites são feitos por nós com a ajuda dos irmãos, país e avós... Não pediremos nada em concreto como "presente de casamento", qualquer ajuda é bem vinda seja para o copo d'água ou para a lua de mel... Fomos uns sortudos e esperamos aproveitar o dia AO MÁXIMO!!Smiley diamond Smiley ring Smiley heart
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que vou ser mau feitio contigo!!Nos também vamos pagar o nosso casamento, andamos a poupar para tal e só vamos até onde o nosso orçamento permitir! Fora de questão qualquer tipo de empréstimo para casar!!Claro que as ajudas são bem vindas, mas não estamos dependentes delas para nada.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Agosto 2016 Paredes
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em tudo que disseste.Seremos nós a pagar cada cêntimo do casamento, ninguém é obrigado a pagar pelas nossas escolhas.Tivemos uma situação de que os padrinhos do noivo nos quiseram oferecer as alianças, não gostei muito da ideia, não me conseguia imaginar a escolher umas alianças que não gostasse só para ficar barato, falei com o noivo e disse para eles estipularem um valor porque não me ia privar numa coisa que vou usar todos os dias, e assim foi, conversamos e eles disseram qual era o valor da prenda deles, deu para as alianças para o fato e ainda sobrou.Mas foi a unica ajuda que tivemos, de resto tudo está a ser pago por nós e com muito gosto.
    • Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seremos nos a pagar mas bem sei que se o meu pai pudesse me pagaria o casamento pois seria um orgulho para ele. Ajudas também serão bem vindas claro ehehe Smiley smile
    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo contigo! Nunca imaginei pedir aos meus pais para me pagarem o casamento. Se queremos casar, seremos nós a paga lo e temos de saber se temos condições ou não para faze lo Smiley winking
    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Maio 2017 Covilhã
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós além de sempre termos ideia de um casamento só com as pessoas mesmo importante sempre tivemos a ideia de ser pago por nós, acho mais justo assim porque não quero sacrificar os pais de ambos por algo que somos nós que queremos. Ajuda da parte deles aceitarei com muito gosto, quantas mais mãos melhor agora dinheiro nahhh Smiley smile

• Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahahahahahahahah Smiley winking
    • Responder
  • C
    Noiva Experiente Agosto 2017 Trofa
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha, no meu caso sao os meus pais que vao pagar o casamento na totalidade, ou seja, a boda pq o fotografo e assim somos nos a pagar. Eles fazem questao e eu nao me importo pq sei que podem, se nao podessem era obvio que pagavamos nos. Tambem nao sou daquele tipo de pessoas que pensa qe la por ser os pais a pagar "qe se lixe se e caro" , nao, nos vimos varias quintas e orcamentos e optamos por aquela em que tinha tudo o que qeriamos e nao era exageradamente cara ate pq vimos quintas a 130€ por pessoa em que eu adorei e nao optamos po essa so por serem.os meus pais a.pagar, acho que temos que.ser.conscientes
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que no meu depois uns 10 nao devem poder ir com quase certeza. Aos poucos ficam os 100 que queria Smiley laugh

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho que vamos dar mais valor Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Devia haver algo que te dispensasse do empréstimo em caso de divorcio eheheh
    • Responder
  • S
    Super Noiva Agosto 2016 Póvoa de Lanhoso
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra concordo contigo a 200 % nunca na vida iria exigir tal coisa as pessoas que me deram mais nesta vida... Acho que me vai dar um prazer enorme pagar por um dia tão especial e da se muito mais valor porque nos custou a ganhar e a organizar um evento tão grande e importante...
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiiii teresa pagar por convidados que não fazes questão que lá estejam??? E paaah jamais (hoje estou a usar muito esta palavra sorry) eu não convidei um primo porque não gosto da mulher dele..esquece lá isso..
    • Responder
  • Estrelinha
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

Acho que não há seguro em empréstimos que cubram divórcios ahahahahahahahahahahahahah

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo inteiramente contigo.. No meu caso os meus pais queriam pagar a parte dos meus convidados na quinta, bem como o meu vestido, sapatos e véu. No entanto, não concordo muito e já lhes disse que pelo menos os meus amigos preferia ser eu a pagar. Eles quiseram convidaralgumas pessoas que eu dispensaria mas como eles querem muito, dispuseram-se a pagar e aí não discordo.. A parte do noivo seremos nós a pagar tudo e deaagrada-me um pouco que os pais tenham convidado quem querem. Neste caso acho que devíamos ser nós a selecionar, afinal somos nós que vamos pagar certo?? Mas pronto, prefiro não me chatear com isso e esperar que algumas pessoas não vão..
    Apesar de tudo,sou uma noiva bastante poupada! Tendo em conta o que algumas amigas gastaram e o que vejo as vezes, sou bastante poupada, para não falar que tento fazer o máximo de coisas em casa Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há sim esqueci me de fazer esse aparte..pior que ter pagar um carro a prestações por 500 mil anos é pagar um casamento não sei quanto tempo!!e pior..e se der em divórcio? ??omg nem quer pensar loool
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui é a mesma coisa... eu convido porque gosto das pessoas... Ora essa... enfim, isto há gente

• Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exactamente!!! E só não fazemos o que não podemos...

• Responder
  • Estrelinha
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou-me juntar ao teu mau feitio eheheheheheh Smiley winking

Nós, também, estamos a pagar o nosso casamento e não estou á espera de nenhum dinheiro para pagar as despesas Smiley winking E nem nunca na vida me passaria pela cabeça pedir um empréstimo para me casar, até se eu sugerisse isso ao noivinho ele nunca iria concordar..Smiley winking Sim vou ter um casamento pequeno, que até poderia ficar bem mais barato se tivesse optado por ir para um restaurante.. mas nós escolhemos ir para uma quinta e temos estado a juntar o dinheiro aos poucos.

Se tu tens mau feitio, eu também tenho!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração