Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Super Noiva Agosto 2022 Albufeira

Que critério usar para convidar?

Marisa, a 1 de Setembro de 2021 às 18:53

Publicado em Fórum Antes do casamento 120

Olá a todas/todos! Quando chega a hora de fazer a lista de convidados, começa o problema: 1) Convidar o namorado da amiga A que namora há 6 meses com alguém que os noivos não conhecem? Será que a amiga se ofende se não considerarmos o seu "plus 1"?2) Convidar a prima chata que vês uma vez por ano no...
Olá a todas/todos!

Quando chega a hora de fazer a lista de convidados, começa o problema:
1) Convidar o namorado da amiga A que namora há 6 meses com alguém que os noivos não conhecem? Será que a amiga se ofende se não considerarmos o seu "plus 1"?2) Convidar a prima chata que vês uma vez por ano no Natal ou na Páscoa? Mas se não convidares, será que a tia leva a mal?3) Convidar pessoas com quem os noivos não têm muita lidação para parecer bem?4) Se convidas o Manel que é o teu melhor amigo do trabalho, tens de convidar também o João, a Catarina e todo o departamento para não haver bocas?Contem-me com que dilemas se depararam na lista de convidados!

120 respostas

• Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem sei o que te diga Marisa. Terão que ver o vosso orçamento etc… mas se os pais pagam uma parte, então eles têm voto na matéria e podem sim decidir alguns convidados.
    Tenho a certeza que daqui a uns tempos cobseguirao a vossa decisão quanto a isso ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não é ignorar, é mais não te fazer qualquer diferença essa pessoa estar lá. E se não acredita em vocês, temos pena, vocês estão lá para mostrar o contrario. Não que tenham que mostrar seja o que for. Se calhar é só uma prima invejosa. O mal é para ela, não ganha nada em ser assim. E o dia não deixa de ser feliz por causa disso tenho a certeza. Deves focar-te no importante e em festejar um dia tão bonito! Smiley heart

• Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita. No outro dia vimos um filme muito engraçado em que os pais do noivo e da noiva dizem a estes: o casamento é vosso, mas a boda é nossa. Ou seja, como nós pagamos vocês sujeitam-se. Se concordassemos com isso seria fácil 😜
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu e o noivinho não temos nada contra "plus one", apenas fomos criticados pelos nossos pais por convidar os namorados/namoradas de amigos com quem estes ainda não coabitam... Para nós isso não interessa, interessa é se o nosso amigo/amiga se sente confiante em levar a sua cara metade 😊
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Filipa o noivinho já disse para convidar e no dia ignoramos essas pessoas...acho difícil num dia em que somos os anfitriões conseguir ignorar alguém 🙄
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso como tu, do "que se lixe". Se ficarem amuados têm dois trabalhos: amuar e desamuar! O elo mais fraco em questão é a mãe do noivo. O noivo entende que como os pais vão pagar parte do casamento que tem de convidar pessoas de família que ele quase que abomina para não causar constrangimentos aos pais 😔
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso Marlene. Penso como tu. Infelizmente o meu noivo não 😔 é daquelas pessoas que para evitar enredos faz coisas contra a própria vontade...
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2022 Braga (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Marisa,

Também estamos na fase de decidir quem convidar.

Em termos de familia, existe uma pessoa ou outra que ja nao vejo a muito tempo que irei convidar no entanto acho que são pessoas que fizeram muito parte da minha vida quando era mais nova e por isso acho que para eles, e' uma honra estarem presentes e eu gostaria de partilhar este meu dia com eles. Estou a pensar em deixar de parte alguns primos que nunca me dei muito nem vejo 'a anos. E' capaz de causar burburinho, mas não me interessa muito porque é o meu dia e só vai quem eu quero. O noivinho e' da mesma opinião, tanto que a mãe dele tentou que ele convidasse pessoas da família que ele não se dá e ele cortou logo, só vai mesmo a família que queremos.

Em termos de +1 de amigas/amigos, como todos os amigos são muito chegados, vou incluir essa hipótese se eles quiserem trazer alguém. Acho que faz sentido.

Estou a ter mais dificuldade nos colegas de trabalho, sou coordenador de uma unidade no hospital, dou-me muito bem com a maioria das pessoas com quem trabalho, mas e' impossivel convidar toda a gente (demasiadas pessoas). Quando penso em convidar uma ou outra, acho que as restantes ficarao chateadas. Por isso nessa área ainda não decidi quem convidar.

Beijinhos

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Realmente são questões que penso que todos os noivos se colocam... No entanto, tendo em conta que um casamento não é nada barato, o mais acertado é convidarem apenas quem realmente querem lá.
    Eu vou convidar os irmãos do meu avô, mas vou pedir especificamente que o convidado se destina apenas ao casal e não aos filhos e netos.
    Em relação ao trabalho não tive esse dilema porque não vou convidar ninguém, mas realmente é uma situação chata... No entanto, mesmo que depois hajam indirectas, não têm que se preocupar porque afinal de contas o casamento é vosso e vocês convidam quem querem... Afinal são vocês a pagar. Mas tudo é uma questão de ponderacao. Por exemplo namorados de primos vamos convidar, apesar de não terem grande ligação connosco. Mas como eu também não gostava de ser convidada e o meu noivo não... Decidimos fazer assim. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marisa!

Penso que as nossas brides já te deram te deram alguns conselhos.

No fundo, deves sempre fazer aquilo que te faz sentir melhor!

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola querida,

Não te posso dizer q não convidei algumas pessoas por cortesia, alguns tios e primos que estão afastados, mas por uma questão geográfica, agora quando lá vamos ou eles cá vêem é impreterível visitarmo-nos, sabendo ou não de casamentos ou festas.

Tive o caso da mãe dos meus primos, era casada com o meu tio que faleceu, a senhora refez a vida dela, nada contra. Estava imigrada em França. Todos os anos vinha passar Férias a Portugal, a casa dela cá fica a sensivelmente 15 minutos da minha de carro. NUNCA me procurou, visitou, telefonou. O ano passado teve a lata de ir a casa dos meus pais (pq estava a boleia com uma outra tia minha que lá tinha ido), nem por mim ou pela minha irmã perguntou. Não sabe se somos vivas ou mortas! Simples, não convidei! A minha outra tia achou ofensivo, mas quando lhe disse na cara que não ia convidar uma pessoa que nunca na vida me procurou, que nem sequer era minha tia, era simplesmente a mãe dos meus primos, engoliu em seco, e acabaram-se os murmurinhos.

Em relação aos plus one, epa nesse aspeto eu se convidassem o António e não a mim acho q ficaria fula 😂 Tive o caso de uma amiga da faculdade que trouxe o namorada (q eu nunca tinha visto), e já estava na quinta quando o rapaz passou, e o António me pergunta "quem é aquele?" Por momento achei que fosse um fura casamentos, mas segundos depois fez-se luz na minha cabecinha :p E adorei conhece-lo confesso Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marisa 😍

Sinceramente, por cá, acabamos a convidar algumas pessoas para evitar chatices (nomeadamente tios e primos que quase nunca vemos, mas na empresa só convidei quem queria mesmo). E apesar de inicialmente pensarmos em fazer algo mais pequeno só com as pessoas chegadas, isso ia dar barraco! Portanto, achamos melhor assim 😘

• Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nessas coisas eu também vou um pouco com o meu coração. Pessoas que não há qualquer ligação não se tem que fazer frete. Mas nada é branco e preto. Há toda uma palete de cores na vida. em relação aos namorados das amigas, eu quando entrego o convite é à amiga e se sei que ela tem namorado já estou a contar com ele independentemente do tempo, pk o tempo é relativo, eles próprios depois decidem se querem ou não levar, era incapaz de não os incluir, só se fosse mesmo uma questão de pandemia e ter que encortar a lista.

Na família, é mais complicado, mas graças a deus os meus familiares têm concordado com tds os que decidi não convidar. Mas é sempre dilema, na minha família é fácil, na família do meu noivo é smp pior, porque há pessoas que eu se calhar excluiria, mas o noivo também tem parte no casamento e é família dele, deixei que ele decidisse com os pais dele e não me meto, mesmo que isso acabe a tramar o orçamento. Porque criar conflito por causa disso com o noivo não faz sentido. Tínhamos uma ou outra duvida, e que acabamos por incluir porque os nossos pais gostavam que nós convidássemos, e mesmo com pouca ligação, nunca me fizeram mal, nem me trataram mal. Agora se tivesse pessoas a torcer contra nós ou a serem diretamente maldosas connosco, possivelmente também não convidava.

Tenta fazer isso pelo melhor, mas pensa que o importante é que é um dia feliz para ti, quem está para testemunhar está e nesse dia nem te vai incomodar porque vais estar focada no teu dia com o teu noivo. Ele é o mais importante que lá esteja! Smiley heart

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha. Bem isso é um dilema de muitos noivos. o que é fato é que nao podes levar o mundo inteiro que conheces e tens de ver quem tens mais afinidade. e quem realmente te faz sentido que esteja presente nesse dia.

tenta por te no lugar dessas pessoas, por exemplo, se fosses tu a ter um namorado à seis meses, irias sem ela? ficarias triste se essa pessoa não fosse por esse motivo?

se essa prima casa-se e nao fosses convidada faria te diferença? incomoda te que a tua tia fique chateada, ou achas que só teria de aceitar.

tenta ir por esse prisma pode ser que ajude Smiley sad

mas lembra-te o casamento é vosso, é o vosso dia, e ninguem tem que opinar. faz as decisões que te deixarem feliz contigo propria Smiley smile

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus! Que filme! 🤦🏻‍♀️
    Tu é que tens que definir se vale a pena ou não convidar essas pessoas…
    Eu nem me choco com o “estar à porta e não cumprimentar”, mas o de “causar discórdia e culpabilizar o elo mais fraco?” 🙄 e quem è o elo mais fraco, és tu? Se és, não deixes que te passem por cima.A outra pessoa que veio opinar da vossa relação, questiona-te se deste abertura para isso, porque se não, a pessoa é só super chata… e outros familiares poderão não vir??? Essas pessoas são importantes para ti??? Então porque não iriam? 🤔

Pensa que no fundo, nenhuma dessas pessoas importa. A pessoa mais importante da tua vida tem sempre de ser o o teu futuro marido, nem mãe, bem pai nem irmãos e muito menos tias e primas e familiares chatos 😂😂😂😂

Ai eu não tenho paciência, mas conhecendo-me sei que poderia não convidar e pronto, quero nem saber l que pensam, como poderia fazer-me de desentendida e estupida e convidar, ao menos a minha parte estava feita. 🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️ Por isso no final também não consigo ajudar, só tu terás o julgamento para decidir. O que diz o teu noivo?

• Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se estivesse no teu lugar não convidava. Só devemos rodear-nos de pessoas que nos acrescentam e que nos fazem bem!! Pessoas que não nos ligam/dão importância e/ou não sabem ficar felizes por nós só vão encher monte! E fazer bonito para quem?? As pessoas tem de meter na cabeça que um casamento não é uma festa para toda a gente, toda a família e mais alguma! Um casamento é a celebração de Amor - logo só nos devemos rodear de amor.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dilema nenhum... sou eu que pago e não tenho dinheiro para as primas e colegas de trabalho. Os nossos convidados são pessoas que temos contacto frequente e ligação emocional. Não me incomoda o que as pessoas pensam, o dia é nosso, tal como o dinheiro. Não quero saber se pareço fria 😅 por isso não tenho problema em convidar a tia e o filho não vir, se tenho mais contacto com ela... quanto a namorados aí vai depender da duração da relação, mesmo sem conhecer, se já dura há mais de 8-9 meses convido. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os problemas concretos aqui são: 1) familiares próximos que moram fora e que vieram cá passar férias, estiveram literalmente à nossa porta e nem sequer nos vieram cumprimentar, já sabendo que vamos casar para o ano. Se não convidados vão causar discórdia e culpabilizar o elo mais fraco.

2) familiar "intermédia" que quando informei do noivado tentou pôr-me a questionar a continuidade da nossa relação. Se não convidada, poderá fazer com que outros familiares não vão.
    • Responder
  • M
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os problemas concretos aqui são: 1) familiares próximos que moram fora e que vieram cá passar férias, estiveram literalmente à nossa porta e nem sequer nos vieram cumprimentar, sabendo que vamos casar para o ano. Se não convidados vão causar discórdia e culpabilizar o elo mais fraco.
    2) familiar "intermédia" que quando informei do noivado tentou pôr-me a questionar a continuidade da nossa relação. Se não convidada, poderá fazer com que outros familiares não vão.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Marisa. Primeiro deves definir quantos convidados podes ter mediante o teu orçamento. Depois deves convidar de coração. Podes ver estas e outras dicas em As dicas de Milhinha para o teu casamento: os segredos mais bem guardados da nossa Comunidade Casamentos.pt https://comunidade.casamentos.pt/forum/as-dicas-de-milhinha-para-o-teu-casamento-os-segredos-mais-bem-guardados-da-nossa-comunidade-casamentos-pt--t222873 bjs
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós escolhemos apenas convidar quem nos diz alguma coisa. Do trabalho, por exemplo, apenas convido quem me é realmente chegado. Da família, idem - tirando 1 ou outro “plus one” de pessoas importantes.
    Nos envelopes colocamos o nome das pessoas que estávamos a convidar (mesmo os plus ones), exatamente para evitar que tentem levar pessoal que não nos conhecemos.
    Quanto às pessoas que podem ficar chateadas… temos pena. O casamento é nosso e quem o paga somos nós: se não falo com as pessoas durante meses, vou convida las para um dia especial pq?
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Marisa!

Eu concordo com a Diana!

Tens que reflectir o que queres.

Em relacao a namorados: eu convidaria, se estao juntos e porque essa amiga/o gosta dessa pessoa e se sentira melhor acompanhada. Eu sempre me lembro de ter recebido convites de casamento para mim e para o namorado (se tivesse). Aqui acho importa levar o +1... tive 4 namorados de amigas que nao conhecia (mas ja nao as via ha imenso tempo porque nao moro em Portugal e elas moram Lisboa...) e outra que comecou a namorar ha pouco e so soube quando a convidei e adorei conhece-los 💖 espero que daqui a uns tempos seja o casamento deles 😂😂😂😍😍😍 Essas pessoas sao importantes para mim, e sempre vejo namorado como parte delas, nao e preciso esperar para casamento para serem so um...

Pessoas do trabalho, se um e amigo, nao significa que todos sejam, ai levaria so o amigo.

Familia e mais complicado, toda a gente acaba por convidar a prima x ou o tio chato so para nao chatear ninguem, eu aproveitei o covid como desculpa para nao convidar certas pessoas.

Tens que ver o que conta para ti... custara assim tanto levares a prima x? se custa nao convides, mas se ficam todos felizes porque nao convidar?

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola ola este é o dilema de qualquer noivo, ha pessoas que tive de convidar, por cortesia familiar, essas pessoas já me deram a resposta que não vêm, portanto, convidei, fiz a minha parte, se fosse iria estar bem com isso na mesma, quando convido ja estou a concluir que levam alguém pois é super chato ires a un casório onde não conheces ninguém, e não levas ninguém chegado... Mas claro há que estabelecer um limite... Do género convidas 1 amigo que leva a irmã, mas a irmã quer levar o namorado senão não vai, então pronto não vai...

É chato... Claro...
    No trabalho é a parte mais difícil... Não convidei todos mas paciência... Convidei os que quis... Mais não podia.... Beijinhos
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa,
    No fundo, quem decide quem convidar são vocês, os noivos.

Se me perguntares se todas as pessoas que convidei foi porque realmente me dizem alguma coisa, a resposta é não.
    Há sempre um primo, um tio com quem não te identificas, mas são irmãos do teu pai ou da tua mãe e por respeito, convidas.
    Também há aquela situação de teres um grande amigo ou amiga, que namoram há seis meses com alguém. Mas é "chato" não convidares o companheiro. Imagina se fosse ao contrário?
    São situações delicadas. Há muita gente que diz que ao convida quem quer.
    Acho isso muito bonito. Se me perguntares se eu o faria, não. Mas como te disse, cabe a vocês noivos decidirem o melhor.
    Beijinhos e boa sorte 🍀
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração