Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Silvia
Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho

Processo para casamento civil com estrangeiro

Silvia, a 14 de Junho de 2022 às 16:03 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 18
Olá!
O meu noivo é francês e vou casar em Portugal para o ano (residimos em França).
Gostaria de saber qual é o procedimento a seguir. Liguei para a conservatória do registo civil do meu concelho em Portugal, mas aconselharam-me a ir ao consulado português em Paris, o que não dá jeito nenhum, pois vou estar em Portugal em Agosto e também não me esclareceram em relação aos documentos necessários. Confesso que estou confusa e perdida 😐
Alguém me pode orientar?
Obrigada 🙏😊

18 respostas

Última atividade por Carlota, a 24 de Junho de 2022 às 23:53
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Silvia..
    Vi já que as noivas te ajudaram...
    Já sabes o que fazer? 😘
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla 😊🙏
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha. Tenta falar com a casada Bebiana que é portuguesa mas vive em França e veio a Portugal casar. Penso que será a melhor pessoa para te ajudar. Beijinhos Smiley love

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se é mesmo francês e o casamento é realizado aí no consulado então de facto zcho que não precisa. Se fosse como no nosso caso para abrir o processo de casamento civil no consulado e casar civilmente numa quinta em Portugal entao ai ele precisaria sim do certificado de capacidade matrimonial. O melhor é mesmo informares-tw lá. Uma coisa é abrir o processo preliminar de casamento e casar no consulado, outra coisa é abrirem o processo no consulado e casarem civilmente em território português.
    😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não percebo, porque o nosso caso é o mesmo e dusseram-me que ele sem Procuração tem que estar presente, agora não sei. Na minha opinião o melhor é mesmo ires lá perguntar
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas informações Sandrina. 😊
    Tenho uma dúvida no entanto, no site do consulado de Paris não pede o certificado de capacidade matrimonial do meu noivo.. 🤔
    Mas pelo sim pelo não é melhor ele pedir esse documento para não haver surpresas.. 😅
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Obrigada pela resposta.
    Ele é francês, até no site do consulado diz que ele não precisa de estar presente e que posso tratar de tudo eu mesma. O nosso casamento vai ser realizado aqui pelo civil e lá igualmente. 😊
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele tem que estar sempre presente. Só mesmo com uma procuração é que o podes fazer na ausência dele, ou se ele for de origem portuguesa nesse caso so mesmo com o cartão de cidadão. Mas se dizes que é frances( só francês mesmo ou dupla nacionalidade?) Aí ele terá que ir sempre contigo abrir o processo. Atenção que se casarem apenas por civil em Portugal na quinta ele precisará de um intérprete que não pode ser familia directa( país e irmãos, somente primos tios ou amigos é que podem ou um profissional que terá que pagar)para o dia da cerimonia.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sílvia. Tal como tu também sou portuguesa nascida em Portugal e o noivo é francês e residimos em França. O mais fácil é ires ao consulado português em França e ires à secção consular para a abertura do processo mas para isso precisas de reunir todos os documentos necessários...tem lá explicado no site ou se viveres perto vai ka perguntar é melhor. O noivo sendo francês terá que pedir um certificado de capacidade matrimonial e isso ele fá-lo no consulado francês em portugal em Lisboa...ele deve contactar e pedir quais os documentos necessários para esse mesmo papel. Quando tiver isso só precisas de um acte de naissance, comprovativo de morada, bi e o tal certificado de capacidade matrimonial. Só xom os documentos todos é que poderão abrir o processo caso contrário contrário podem dar inicio. Podes abrir 6 meses antes e se o fazeres no consulado deve dizer se é só civil na Quinta ou não etc...o melhor é mesmo ires ao consulado português a secção do registo civil e perguntar tudo direitinho. ( ter em conta o tempo do pedido do certificado de capacidade matrimonial que por vezes é longo. Espero ter ajudado😉
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😊
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é isso, mas a verdade é que diz bem no site que basta um dos dois com os documentos do noivo ou só um procurador. 🤷‍♀️
    Também dá para iniciar o processo online, se der prefiro pois torna-se mais prático.
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu nunca vi isso do noivo nao estar presente. Imagina que alguem mal intencionado ia a conservatoria dizer que a Silvia se ia casar com essa pessoa, sendo que isso nao seria a a tua vontade. O casamento e dos dois, os dois terao que ir abrir o processo em pessoa. No maximo em caso de impossibildiade dele daria para ir um representante legal no lugar dele (isso tem um nome, nao me lembro qual).

    Em caso de casamentos de portugues com portugues da para fazer o pedido online, mas com estrangeiro que eu saiba ainda nao.

    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Obrigada pela tua resposta.
    Pois o que eu não entendo é que em certos sites dizem que basto ser eu a realizar o pedido no registo civil e que o meu noivo não precisa de estar presente. Do mesmo modo posso fazer o pedido online eu mesma.. É confuso 🥴
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah mas espera, voces casam em Agosto? Nao vais conseguir abrir o processo agora, so podes abrir o processo civil a partir de 6 meses antes da data.Uns 7 meses antes comeca a pedir os certificados do noivo (nao pecas ja, eles tambem tem que ter menos de 6 meses quando fores abrir o processo civil).

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Silvia!

    O meu caso e mais ou menos parecido com o teu. Moramos no Reino Unido e o meu marido e italiano, casamos no ano passado em Portugal.

    Expliquei tudo neste post Processo Religioso e neste Processo Civil.

    Eramos para ter tratado de tudo em Portugal (a conservatoria do registo civil da minha cidade nunca me disse para tratar no consulado) mas pro motivos de covid e sendo que era proibido viajar, nao conseguimos tratar da abertura do processo em Portugal e tivemos que ir mesmo ao consulado.

    Tens a hipotese de contatar outra conservatoria, mas a melhor opcao e mesmo o consulado. A nao ser que vas brigar com essa conservatoria que nao te atendeu, sendo que eles nem te ajudaram com o que seria preciso, acho desnecessario.

    Fora que sabes como e em Portugal, nunca dizem tudo de uma vez, arriscas-te a ir a conservatoria em Agosto e faltar um documento porque eles nao te avisaram 😨😅

    Mas de ti so precisas do cc e talvez comprovativo de morada. O teu noivo vai precisar de certificado de capacidade matrimonial e certidao de nascimento, ambos em formato internacional (ou talvez nem seja preciso ser em formato internacional, ja que os do consulado em Franca falam frances, presumo).

    Se abrires o processo em Portugal nao basta ires em Agosto e abrir o processo, tens que marcar e se o teu noivo nao falar portugues, precisas de um tradutor (qualquer pessoa) que nao seja familia direta para traduzir.

    Boa sorte

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Sílvia... o casamento com estrangeiro tem que passar pelo consulado. Beijinhos.

    • Responder
  • Silvia
    Noiva Ativa Agosto 2023 Montemor-o-Velho
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua resposta e conselhos. Vou contactar o consulado 😊
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Julho 2022 Santo Tirso
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Silvia.

    Concordo com o que te disseram.

    O melhor é mesmo contactares o consulado e perguntar quais sao os documentos necessários.

    Se for como na Alemanha, que acredito que seja, vais precisar de documentacao do teu noivo, como certificado de nascimento, certidao de aptidao para casar (contigo) entre outros. Contacta o consulado, é melhor.

    Até porque, mesmo estando em Portugal em Agosto, nao vai ser tempo suficiente para tratar disso.

    Uma coisa que aqui nao me disseram foi, se o teu noivo adoptar algum do teu nome, tens de fazer esse pedido aquando da abertura do processo no consulado.

    Boa sorte

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração