Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Processo Religioso no Estrangeiro - Reino Unido

Zélia, a 9 de Março de 2021 às 16:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 9 40

Olá comunidade 💍

Hoje vim aqui falar sobre a abertura do processo religioso no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido

tenor.gif


Sabemos que há vários noivos a morar no estrangeiro, e que alguns abriram o processo religioso fora do país, mas não encontrei muita informação sobre isso então vim dar o meu testemunho.

tenor.gif

Na verdade abrir o processo religioso aqui não foi uma escolha. No entanto, hoje e olhando para trás sinto-me agradecida por não me ter sido possível abrir o processo em Portugal, já que não conseguirei ir antes do casamento como inicialmente planeado.


Como não gosto de deixar as coisas para a última hora e acho que prevenir é mesmo melhor que remediar, em novembro contactei o padre que me vai casar que me sugeriu iniciar o processo religioso aqui no Reino Unido e o processo civil no consulado... (na altura ainda eu achava que NEM PENSAR que eu iria ao consulado, tão inocente eu 😂😂 mas enfim estamos aqui para falar do processo religioso 😅)

Não muito satisfeita com a resposta do padre que me vai casar, decidi falar com o padre da minha paróquia em Portugal, que é também o pároco da paróquia vizinha, onde fui batizada. Mesmo eu ainda tendo a morada oficial em Portugal, ele disse que seria mais fácil eu abrir o processo religioso aqui em Londres e o civil no registo em Portugal.

tenor.gif


Claro que não tive outra opção se não abrir o processo religioso aqui no Reino Unido😂

O pior é que em 7 anos no Reino Unido nunca fui à igreja cá 😵😂 embora o quisesse fazer já algum tempo, foi agora 😂

Felizmente a igreja católica mais próxima da minha casa fica a 5 minutos a pé (eu não tinha desculpas para não ir né?)

tenor.gif

Então no final do ano "arrastei" o noivo para falarmos com o padre.

Sendo os dois católicos, batizados e crismados o processo ficou bastante facilitado (tanto aqui no Reino Unido como como em Itália são pedidos os certificados de crisma para abrir o processo de casamento).

Falámos com o padre que nos pediu para arranjarmos os certificados de batismo e confirmação (não precisaram de ser traduzidos) e quando os tivessemos para voltar a falar com ele.

Depois de voltas dos nossos familiares e uns (alguns) contratempos pelo caminho lá conseguimos os certificados ✨🎊🎉🎊✨

Voltamos à igreja no final de Janeiro e tivemos mais de uma hora a responder a questões e a preencher um formulário de casamento.

Findo este o padre pediu-nos para voltar com o Curso Pré Matrimonial feito e para irmos a um solicitador assinar a Statutory Declaration of Freedom.

Processo Religioso no Estrangeiro - Reino Unido 1

Antigamente, teríamos que ir a todos os locais onde moramos nos últimos não sei quantos anos, obter um papel em cada um em como nunca casamos lá 😲🙄.

Hoje só precisamos de ir ao solicitador com o documento na imagem (que nos foi dado pelo padre), preencher, jurar que nunca casámos 😂 e assinar.

Quando ouvimos a palavra solicitador pensamos logo que íamos pagar imenso pelo documento, mas afinal só pagámos £5 por pessoa (pode depender do local, outra equipa de solicitadores tinha-nos pedido £20 por pessoa.


Curso Pré Matrimonial:

Estando nos em confinamento, não há cursos presenciais, são todos on-line.

O padre sugeriu-nos pesquisar no website da diocese de Westminster (à qual pertencemos) e encontrámos vários cursos que só teriam lugar em março ou abril 😫 e seriam demasiado tarde para nós.

Os que eram antes disso eram particulares (só um casal por vez) e eram £150 😱

Encontramos um não muito longe (não que a distância importasse 😂) que seria no início de fevereiro e era £60. Mandei e-mail, vários dias passaram, mandei outro e-mail e depois vi que afinal no site dizia que estavam esgotados 😭

tenor.gif


Procurei e encontrei mais alguns cursos da diocese de Southwark que teriam lugar em fevereiro, que eram £100. (diocese de Westmisnter engloba Londres a norte do rio Thames e outras cidades, a diocese de Southwark engloba Londres a sul to Thames e outras cidades).


Por fim, havia uma outra opção que era fazermos um curso 100% on-line com vídeos já gravados, que poderíamos fazer ao nosso ritmo e que era £58 (a empresa é australiana e chama-se SmartLoving). Encontrámos os detalhes no site da diocese de Westminster.

Como em casamentos cada cêntimo conta, optámos por esta opção. Assim que comprámos, a senhora do outro curso em fevereiro de £60 responde-me ao e-mail que tinha enviado dias antes a dizer que nos poderia encaixar.

Apesar de nós sermos os dois anti-sociais 😂😂 o curso da senhora eram 3 tardes em horário pós laboral e seria bem mais rápido do que fazer o curso da Austrália que era de 9 aulas de1h/1h30 😫. Como já tinhamos pago, agardecemos a senhora e recusámos. 🤷🏻‍♀️

tenor.gif

Na semana passada regressamos à igreja com os nossos papéis. O pároco daqui irá agora enviar toda a documentação para a diocese de Santarém que depois enviará para a paróquia onde nos vamos casar. Achamos que ele nos pediria para pagar algo, mas não.

E é isto.

Achei que ia ser uma saga, não foi fácil, mas também não foi difícil e está feito! ✨🎊🎉🎊✨🎊

tenor.gif

Queria só deixar mais alguns pontos:

💍 Vi vários sítios onde explicitamente dizia para não reservar quinta sem ter falado com o padre (isto claro para casamentos a ter lugar aqui). Em Portugal pelo que sei pode-se sim reservar a quinta sem falar antes com o padre...

💍 Os documentos a entregar ao padre (batismo, crisma) têm de ter menos de 6 meses.

💍 Todos os locais, incluindo a igreja onde vou, pedem para começar o processo no mínimo 6 meses antes - nós falamos com o padre em dezembro estávamos nos 6 meses e só voltamos quase no final de janeiro mas o processo correu bem. Também li que, caso o casamento seja no estrangeiro (como o nosso caso), que são precisos 3 meses para enviar a papelada (não são precisos 3 meses né, mas acho que é para dar tempo de tudo correr smoothly, ou seja, sem percalços).

💍 O processo pode ser diferente e bem mais complicado para noivos não católicos, ou que não sejam batizados ou crismados - pelo que sei caso um dos noivos não seja crismado terá de o fazer. E caso um dos noivos não seja católico terá que ser pedida permissão ou dispensa ao bispo.

💍 Casando no estrangeiro, apenas um dos noivos tem de ser católico (o processo acima provavelmente ainda se aplicará).

💍 No caso do casamento católico ser aqui (para noivos ainda não casados pelo civil), é necessário abrir o processo civil e é necessário ter os "banns" lidos na igreja durante os três meses antes do dia do casamento, que é basicamente algo publicado à entrada da igreja a dizer que vocês vão casar e se alguém se opõe.


Disse-vos tudo o que sei e espero que ajude noivas que vivam no estrangeiro e necessitem de abrir o processo religioso 😘😘


40 respostas

Última atividade por Marisa, a 18 de Setembro de 2023 às 11:05
  • Marisa
    Noiva Novata Julho 2024 Póvoa de Lanhoso
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Zélia, em temos de abrir o processo civil aqui só tivestes que ir ao consulado com os teus documentos pagar os 120€ e eles trataram do resto? E assim iniciastes logo o processo religioso a seguir ou tivestes que fazer mais alguma coisa com o processo civil?
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Marisa, nao faço ideia de como se processa o casamento aqui, mas a melhor maneira é talvez perguntares no teu council e eles responderão a tudo.
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Novata Julho 2024 Póvoa de Lanhoso
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Zélia, em primeiro obrigada pela resposta. Eu quero fazer o casamento civil cá em Londres porque já me aconselharam que é o mais fácil. Mas para ser honesta estou completamente perdida no que toca por onde começar 🤦🏻‍♀️ nao sei se tenho de dar o meu notice no council, porque só após ter feito o casamento civil e ter o certificado é que posso ir ao consulado para ter este certificado (mais o batismo e nascença) traduzidos no prazo de 6 meses?
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marisa, vais fazer casamento civil e religioso em portugal?
    Eu diria que o primeiro passo é ires falar com o padre da tua zona de residência (uns 8 meses antes do casamento, pelo menos), ele te dirá o que é necessário, a nós ele pediu certificado de batismo e crisma. Depois fizemos o curso do matrimônio e regressamos ao padre que enviou a nossa documentação para a diocese de Westminster que por sua vez envia para a diocese em portugal, que envia para o pároco.
    Não precisas de ir ao council, a não ser que te vás casar no civil aqui em Londres. Caso contrário só precisas de ir ao consulado, marca uns 6 meses antes porque o appointment demora.E acho que é isso
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Novata Julho 2024 Póvoa de Lanhoso
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Zélia, antes de mais quero lhe agradecer por partilhar a informação de casar no estrangeiro. Nem sempre é fácil ocorrer ao Google e então tendo alguém que partilhe a sua própria experiência facilita muito 🤗


    Vou me casar pro ano em Portugal e vivo em Londres também e gostava só de verificar os seguintes passos em ordem correta.
    • obter os certificados de batismo • entregar os certificados na igreja em Londres • marcar casamento civil no council mais perto • Após registo civil entregar documentos no consulado• entregar o documento do consulado ao padre que me vai casar em Portugal
    Por favor diga me se esqueci me de algo,
    Obrigada 🙏🏻
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois.. aqui é a mesma história..
    Pouco tempo depois de chegar foi à missa..
    Mas não era a igreja certa.. 😂 fiquei até ao fim mas já não voltei mais.. A católica já quis ir várias vezes mas dps há sp qq coisa.. a ver se é desta..
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah sei bem, também estou aqui há 8 anos e só comecei a vir à missa aqui quando tive que ir abrir o processo. Agora continuo a ir, porque moro a 5 min a pé e faz-me bem. Mas em minha defesa, as vezes não há uma igreja católica perto, há de outras religiões, fica mais complicado ir.
    Quando fores abrir o processo tens que explicar que vais casar en Portugal e eles dizem tudo o que é preciso, mas vai com tempo, 7 ou 8 meses antes é o ideal.
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia.. obrigada.. não fazia ideia que podíamos fazer isso.. tenho de passar aqui na igreja.. Também ainda não foi.. e já cá estou a 8 anos..
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carlota 😊
    Eu iniciei o processo religioso e o civil aqui no Reino Unido, mas casamos em Portugal.
    Alguma coisa que precises ou alguma pergunta, não hesites 😊
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Zélia..
    O tanto q já ouvi falar da noiva viajada..
    Mas acho que é a primeira vez que comento um post..Estou a viver na Irlanda do Norte, UK.. tou a tentar perceber melhor como as coisas funcionam.. Iniciante o processo aqui e casas-te na igreja em Portugal ou casas-te por aqui também..?😘
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah pois não 😂
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂😂😂
    Mataste-me


    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens toda a razão...quando uma pessoa está a lidar com gente que não se entende mais vale ir logo a "Deus" lol
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Humm, acho melhor mandares, só para jogar pelo seguro e teres algo por escrito em como o processo ainda é válido
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha se queres que te diga não sei...😒🤦🏼‍♀️
    Em agosto passado enviei logo e-mail para o patriarcado a perguntar uma vez que as paróquias não me explicavam grande coisa...de lá foram super simpáticos e disseram para eu esperar mais perto da data mas que não era necessário iniciar o processo de novo... Agora, já falei para Mafra para saber o que precisam, já tenho o certificado do registo civil atualizado mas ainda estou para ver o que me pedem mais 🙈 acho que vou masé enviar email para o patriarcado outra vez...
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai que filme!!!
    E agora tens de começar outra vez? 😱
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa cada um de nós pertence a uma paróquia diferente e resolvemos casar noutra🤦🏼‍♀️ apesar de não ser lá, fui tratar dos papéis na minha paróquia pois é lá que estão os meus registos...nem foi com o padre, foi com o senhor lá do cartório mas ele entendeu que eu devia ter ido à paróquia onde íamos casar 🙈 depois não me disse logo tudo o que eu precisava...tipo se me dissesse eu tratava mas não.. 🙄 ai ai lá com calma lá se conseguiu mas agora os papéis já não têm validade 🤣
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A sério? 😣 mas que estranho. A verdade é que cada padre faz diferente 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Zélia sabes às vezes acho que isto depende das pessoas e das paróquias 🤦🏼‍♀️ comigo não me souberam explicar e foi uma cena a pontos de eu me passar e dizer que faria o que me pediam mas tinham de me explicar porque nunca casei 🙈 dahhhh bom no meu caso foi mais complicado do que tu que estás no estrangeiro 🤦🏼‍♀️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também achava que ia ser bem pior, apesar de ainda terem sido umas coisitas e termos andado para trás e para a frente, mas realmente comparado com o organizar do casamento não foi nada difícil 😅
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Zélia, excelente debate! Posso dizer que connosco na Noruega foi praticamente igual o processo como descreveste, menos o curso que foi presencial e o pormenor do meu noivo na altura nao ser baptizado (coisa que só descobrimos nestes preparativos). Ou seja, ele nao precisou da certidao de baptismo nem crisma, assinamos os documentos com disparidade de culto.

    Engraçado que na altura pensavamos que esse processo todo era stressante. Até vir o Covid e nos dar um bar de tabefes e nos mostrar o que realmente é stressante a preparar o casamento.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim vá lá, ainda tivemos que fazer umas coisitas mas já está ihih 🎉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada espero que sim 🥰
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate tão esclarecedor, Zélia! 😘
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Zélia! Informação muito útil, sem dúvida. E até que nem custou muito eheh também pensava que seria mais complicado, ainda mais sendo os dois estrangeiros. Mas boa, menos uma coisa para se preocuparem 🎉🎉💃🏽

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Zélia! Irá ajudar muitas noivinhas certamente 😍

    Parabéns eheh 😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu não tive essa sorte mas pelo menos tudo se resolveu 🙏🏼
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia.
    Graças a deus que o nosso padre não exigiu abrirmos o processo religioso no UK nem colocou entrave por o noivo não ter a crisma.
    AMEN JESUS😂 Será tudo tratado na Madeira🤞😘
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiiim🙏🏻 Tudo positivo 🤞🏼
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla, espero que sim ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda tivemos que andar para trás e para a frente mas está feito finalmente 🙏🏼
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração