Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Casar com estrangeiro - Processo Civil

Zélia, a 6 de Maio de 2021 às 19:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 7 56

Olá noivinhas e noivos!!

Finalmente conseguimos abrir o nosso processo civil.

Antes podem ver onde falei do processo religioso no estrangeiro .

Como pode ajudar outras noivas no futuro aqui está o meu contributo e experiência neste processo civil:

Como sabem podem abrir o processo civil até 6 meses antes do casamento, porque uma vez que vos passam o papel que vos autoriza a casar, este tem a validade de 6 meses.

Normalmente esse papel é rápido, a maioria das noivas fala em uma ou duas semanas ou até tiveram o papel no dia, mas no caso de casamento com cidadãos estrangeiros outros documentos são necessários e precisam de tempo para os obter.

Sendo que casamentos entre cidadãos portugueses apenas precisam do cartão de cidadão, com estrangeiros são necessários 2 documentos específicos:

📌 Certificado de capacidade matrimonial: em formato internacional, emitido pelo consulado do país do nubente estrangeiro (a não ser que morem no país dessa pessoa, aí não seria no consulado).

📌 Certificado de nascimento: emitido pelo registo civil do país de origem - aqui quero deixar uma nota: o consulado português emite certificados de nascimento, mas o consulado italiano não, tivemos mesmo que pedir no registo civil da terra do noivo. Penso que isto vai depender de país para país - este documento também tem de ser emitido em formato internacional.

Se não forem em formato internacional terão que ser então traduzidos oficialmente (e a tradução é bem cara).

Em janeiro começámos a pedir estes documentos (eles também têm que ter menos de 6 meses quando os levarem ao consulado ou registo).

Em fevereiro marcámos apontamento com o consulado, com data para abril e a 2 meses do casamento - daí a importância dos 6 meses, marcar processo demora o seu tempo, assim como os papéis.

Resumindo: documentos que tivemos que apresentar da minha parte:

* Cartão do cidadão válido (o meu está expirado - mas como sabem houve um prorrogramento do prazo de validade até ao final do ano, então “está válido”)

* Comprovativo de morada (conta do banco, conta da luz etc).

Documentos a apresentar da parte do noivo estrangeiro:

* Passaporte válido

Comprovativo de morada

* Certificado de capacidade matrimonial em formato internacional

* Certificado de nascimento em formato internacional.

Normalmente para o cidadão português o certificado de nascimento é adquirido por eles no registo de forma gratuita para o processo.

No site do consulado português em Londres pedem também uma carta ou e-mail do registo ou do padre a confirmar que vamos casar no local x. Nós tínhamos esse e-mail do padre, mas entendi que termos só a morada do sítio onde iríamos casar chegava. O consulado português em Manchester, por exemplo, não pede esse email. De qualquer maneira, obviamente, o melhor será apresentarem-se com todos os documentos que pedem, de forma a evitar problemas.

Queria também deixar uma nota importante e que é comum nos serviços públicos portugueses: não darem a informação completa do que é necessário...

Pois bem, pedem certificado de nascimento do nubente estrangeiro: ou traduzido ou em formato internacional. Quando adquirimos o certificado, não encontramos em formato internacional, mandámos traduzir e pagámos quase usn 170€ por isso 😱😱🤬🤬

Adivinhem... esse papel não servia 🙄 pior que serviços públicos portugueses, só os serviços públicos italianos 😂😂 neste sentido a burocracia é igualmente ridícula, complexa, corrompida e ineficiente.

Porque é que não servia? Porque não tinha o nome dos pais do noivo.

E para efeitos de casamento o certificado tem de ter os nomes.

Porque raio é que eles pedem o certificado de nascimento em vez de pedirem o CERTIFICADO DE CASAMENTO COM O NOME DOS PROGENITORES???? Ai que ódio!!! 😤😤😤😤😂😂😂😂

Perdemos uma manhã no consulado 🙄 a senhora que nos atendeu foi prestável e marcou-nos novo apontamento para daí a 2 semanas.

La fomos nós outra vez falar com os sogros para arranjarem um papel que sirva e lá nos deram um extrato de nascimento (a m* do documento tinha outro nome) com os nomes dos pais 🤦🏻‍♀️ E PORQUE RAIO É QUE OS PAÍSES TÊM VÁRIOS FORMATOS DO MESMO DOCUMENTO?

Com o papel CERTO voltámos ao consulado, demos todos os restantes documentos, pagámos e viemos embora no dia com o papel que nos autoriza a casar 😆

Ao menos, depois disto tudo, JÁ PODEMOS CASAR!!!!!!!

Caso tivéssemos aberto o processo em Portugal (era o plano, não fosse a pandemia), teríamos que levar um tradutor, que poderia ser qualquer pessoa que falasse uma língua que o noivo entendesse mas que não fosse família directa.

De notar que casamentos com cidadãos fora da União Europeia podem ter processos ainda mais complicados, dependendo do país.

E acho que é isto.

Depois de tanto andar "para cima e para baixo" tanto no civil como no religioso ao menos já está, que alívio

56 respostas

Última atividade por Zélia, a 9 de Janeiro de 2022 às 16:11
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Dianita!
    Quando fomos ao consulado e conseguimos tratar de tudo, trouxemos logo o papel que nos permitiria casar 😊
    • Responder
  • Dianita
    Noiva Constante Julho 2022 Penafiel
    Dianita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de assinarem para iniciar o processo quanto tempo demorou até vos dizerem que já podem casar?
    Obrigada
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois ahahah, até guardei este debate 🤣 que dor!!!

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O preserverante é porque teve que ser mesmo, senão não casava 😂

Noiva sofre
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa, já está! um grande passo. Realmente tens sido bastante preserverante neste processo todo. Que continue a correr tudo bem Smiley heart

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fogo não me digas nada, que filme!

Pronto custou mas foi! 😂😂😂🙏
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu deus, que dor de cabeça Zélia.
    Haja muito amor para andar a tratar dessa papelada. Casamento entre portugueses já é o que é então entre estrangeiros... 😅
    Mas o importante é que já está tratado 💪
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Raquel já sabes, uns 7 meses antes tratas dos papéis que ele precisa e depois marcas o processo. Para o religioso também é uma trabalheira,
    Mas tudo se faz 🙏🏼
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Prepara-te um dia é a tua vez 😂
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ui, também vou casar com um estrangeiro e não sabia nada disto! Ainda bem que ainda estamos a mais de um ano de distância mas se não tivesse lido este debate de certeza que só ia descobrir isto à última da hora 😂

Obrigada pela partilha e boa sorte com tudo!

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu Deus, que trabalheira! Só de ler este debate já me sinto esgotada ahahahah 🤣 parabéns pela perseverança!

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que venham boas notícias! 🙏🤞🍀✨🔮🧿 😜

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deve ter sido depois, li isso há uns dias, acho que é bem recente.

Ah sim eu também vi isso, antes um dos motivos era para casar ou ir a casamento e a 29 de março mudou para isso, 1 dos noivos tinha que residir em Portugal. Mas deixando de ser ilegal viajar, deixa também de ser necessário l comprovativo do motivo. Vamos ver que notícias vêm mais logo 🙏🏼
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não me apareceu essa cena do correio... era bem melhor! Mas pronto, quando for a Londres ainda dou um passeio pelas lojas 😊

Deus te oiça! Tenho o noivo a panicar porque no gov.uk diz que precisamos de comprovativo e um dos noivos tem de estar em Pt 🙈 Mas se a 17 de Maio já muda, melhor ainda! Obrigada pela info 💚😘

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai que filme 😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou ansiosa por cuscar esse dia, vais estar lindaaaaaa de morrer ainda por cima eheh 😍😘

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Zélia, já me está dar nervos e não foi comigo! Realmente tanta burocracia para provar que estão vivos é uma anedota! Mas o que vale é que já está!! Beijinhos e *breathe in breathe out*
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ihi está quaseeee 🥰😱🙊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai Zélia, que bom notícia 🙏

Fico mesmo feliz que já tenham conseguido arrumar com essa parte e possam vir ao nosso lindo Portugal casar daqui a um mês 😍

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fogo dão mesmo, tanta coisa que nos pedem 😫😅

Então eles não mandam o cc por correio? O bom da pandemia é que agora começaram a fazer isso por correio mas depende de quando o fizeste.
    Olha como sabes a partir de 17 de maio as viagens passam a ser permitidas, logo a prova de justificação para viajar será abolida.E de qualquer maneira Portugal muito muito provavelmente vai ser verde 💚 acho que o Grant vai falar às 5 🙏🏼
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Zélia! Opá... estas burocracias dão com os nossos nervos em papa... Pelo quanto vocês já penaram, mereciam casar com um prémio de resiliência! Felizmente, estou a ver, não tivemos de fazer nada no consulado em UK porque conseguimos abrir tudo em Portugal no ano passado. Mas tenho de ir a Londres levantar o meu CC e já estou com receio 😩

Olha, e quanto a viajar para Portugal e restrições por causa da pandemia, informaram-vos de alguma coisa? Será preciso algum desses papéis para mostrar à saída deste país? Beijinhos 😘

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia esse ataque foi mais do que justo😁🤗
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah entendi 🙈 🧘‍♀️ 🤗
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho que vir aqui para me acalmar um pouco 😂
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂😂😂😂😂
    Ao menos já temos o papeeeeeeel 😂
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois só quando se quer muito e precisa é que se enfrentam coisas destas 😅
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Martinha nem acredito que tenhas tempo para vir aqui.
    No final resolveu-se e é o mais importante 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai verdade fico sempre nervosa com serviços públicos 😫
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai o que amor faz. Mas não penses que há aqui inteligência emocional, tive um ataque de choro nesse primeiro dia que fomos ao consulado 😂😂
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Agora fizeste-me lembrar o sketch dos Gato Fedorento:

Smiley laugh Smiley laugh Smiley laugh
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai Zélia... que novela! Smiley surprise
    É preciso muuuuita paciência! Ainda bem que não a perderam para levar o processo até ao fim!!!
    Felizmente... já podem casar!!!! Smiley heart

• Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia meu deus!! 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️ As pessoas não se explicam e só complicam!! Mas o que interessa é que já está tudo tratadinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração