Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

L
Noiva Master Setembro 2015 Terceira

Poupança 52 semanas

Liliana, a 14 de Julho de 2015 às 12:25

Publicado em Fórum Organizar um casamento 57

Bom dia, Ontem quando vos deixei umas dicas para o orçamento do casamento, falei-vos que quando decidimos casar iniciamos a poupança das 52 semanas. Em que consite? Vi a ideia num site brasileiro e consiste numa poupança à semana. Na primeira semana colocamos 1€ no mealheiro e à medida que as...

Bom dia,

Ontem quando vos deixei umas dicas para o orçamento do casamento, falei-vos que quando decidimos casar iniciamos a poupança das 52 semanas.

Em que consite?

Vi a ideia num site brasileiro e consiste numa poupança à semana. Na primeira semana colocamos 1€ no mealheiro e à medida que as semanas vão aumentando vamos colocando mais 1€. Por exemplo na semana 1 – colocamos 1€, semana 2 – 2€, semana 3- 3€ e assim sucessivamente. No final das 52 semanas teremos amealhado algo como 1.378,00€! Incrível, não é?

Comprei um mealheiro daqueles em lata, que não dá para tirar o dinheiro (só para entrar), imprimi uma tabela com as semanas e o valor que teríamos de colocar por semana e uma coluna com o total que ia ficando no mealheiro (sim, porque como não dá para abrir e contar os trocos tinha que saber sempre o que lá estava).

Mealheiro

Tabela 52 semanas

Não satisfeita com 1.378€ achei que se cada 1 de nós fizesse isso (somos 2) daria uma magnífica quantia de 2.756€ o que achei ainda mais fantástico (sou muito ambiciosa)!!!

- Prós:

• Para quem não tem hábitos de poupança é uma boa forma de começar
  • A lata fechada não permite ir tirar dinheiro quando precisamos de trocos e depois já não voltamos a meter
  • Como é espaçado no tempo dá para organizar as economias, quando não pudermos colocar numa semana ajeitamos o valor na semana seguinte.

- Contras:

• Se no primeiro mês (4 semanas) só temos de poupar €10.00, no último mês precisamos de poupar €202.00 (soma irrealista para alguns).

- A minha experiência:

Realmente começamos muito entusiasmados, consideramos a semana 1 a semana em que decidimos marcar a data (1 ano antes do casamento) e lá fomos nós até à semana 20 sem problemas. A partir daí começaram algumas despesas extras, o noivo no desemprego e a receber cada vez menos até ao ponto que ficou mesmo sem receber. E o mealheiro foi ficando para trás….mas volta e meia vou lá pondo umas notas e uns trocos. Além deste mealheiro transfiro todos os meses para a poupança um valor mínimo para as despesas do casamento, portanto o mealheiro é uma segunda poupança! Não conseguiremos os 2.756€ nem os 1.378€ mas o que temos já dá para pagar a roupa/acessórios do noivo.

Se não tivesse a poupança do banco sei que conseguiria cumprir com o objetivo inicial, mas mesmo não tendo conseguido cumprir acho que este é um bom método para poupar seja para o casamento, férias, ou para outra coisa que vocês precisem, por isso quis partilhar convosco!

Assim que passar o casamento vamos iniciar novo mealheiro para as férias do próximo ano e neste caso tenho a certeza que iremos conseguir.

E vocês que truques usaram para conseguir poupar? Sintam-se livres de deixar aqui as vossas ideias.

Bj

57 respostas

• Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exactamente. .embora ele me esteja sempre a dizer que é um desperdício de dinheiro Ahah por ele fugimos e casamos num paraíso só nós 2 e fiva mais barato; )
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se calhar nas últimas semanas temos que alterar um pouquinho so valores mas pronto, já dá alguma coisa

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha que bom! ja foi uma grande ajuda mm que nao cumprindo a 100%. nao conhecia e estava ansiosamente a espera deste post. parece facil...e axo comico até!

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom Sandra, todas as técnicas são boas para conseguirmos ter o dia com que sempre sonhamos!

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tb aderi a um sistema parecido de poupança..todos os dias pomos 4€ numa garrafinha..e por mês tiramos 500€ de parte!! Há meses mais duros que outros ( agora estamos em mudanças para uma nova casa e tem sido muitos gastos adicionais) mas até agora ainda não falhámos e ainda temos 12 meses pela frente até ao casamento!
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah ok! Tbm se pode tentar Smiley smile eheh
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É verdade!

Ao principio vi esta técnica, mas no ultimo mÊs que é o que custa mais, ia ser muito apertado!

• Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade sim senhora gosto da ideia
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, também pode servir para viagens, férias, um movel ou electrodoméstico novo que precisemos lá para casa, etc...

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim Filipa, eu também faço isso para o banco, mas este era mais um extra.

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Todas as técnicas são boas para noivinhas de orçamento apertado!LOLOL

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem que foi útil!

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, foi o que nos fizemos, tentamos sempre por qualquer coisa mesmo que não seja o que estava definido naquela semana.

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei bastante dessa técnica. Acho que vou combinar com o noivinho e fazer isso

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma boa técnica para poupar dinheirinho!

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma grande dica. Mas nos poupamos por mês logo um valor fixo dependendo do que vamos receber , mas no mínimo 100€ de lado
    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto da ideia nós temos mas para uma viagem em família Smiley smile
    • Responder
  • Monica
    Noiva Experiente Setembro 2015 Estremoz
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha, sem dúvida uma dica muito útil
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma óptima dica Smiley smile Quem não pode ir aumentando pode chegar a um valor e colocar sempre o mesmo, em vez de aumentar. Assim mantém-se na poupança, sem fazer esforços que não pode suportar.

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, nós também temos conseguido com o dinheiro da conta. Ainda não tivemos e abrir o mealheiro mas deve estar para breve...LOLOL

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A minha também é maior e já está bem cheia. Devo ter lá perto de 500€, o que já não é mau. Eu felizmente também sou poupadinha. Costumo separar logo no início do mês e depois no final o que ainda restar vai também para a poupança do banco. Assim sempre que precisar de um extra sei que tenho ali aquele pé de meia, e dá uma segurança muito grande! Mas com isto do casamento todas as poupanças são poucas, por isso fica mais esta dica!

• Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uma óptima dica! Gostei mesmo muito, e a partir do casamento vou propor isso ao Pedro! Começamos em outubro! Acho uma óptima ideia!

Nós também andamos a poupar. À cerca de 3 anos abrimos uma conta poupança conjunta e é essa conta que nos tem safado com os adiantamentos aos fornecedores, e a pagar o projeto da casa e a escritura e todas as despesas associadas!

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada!

• Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma excelente dica, Liliana Smiley smile

A minha tia faz isto o ano todo mas doutra forma. Sempre que chega a casa poe todas as moedas até 50 cents ou 1 euro na lata (bem maior que essa) e no final do ano vai ao banco trocar ahah Consegue sempre um bom dinheiro.

Nunca coloquei dinheiro de lado. Sou poupada por natureza e sobra sempre no final do mês, fica a amealhar na minha conta ahah

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uau, uma ótima dica

Muito obrigada Smiley laugh

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração