Bom dia,
Ontem quando vos deixei umas dicas para o orçamento do casamento, falei-vos que quando decidimos casar iniciamos a poupança das 52 semanas.
Em que consite?
Vi a ideia num site brasileiro e consiste numa poupança à semana. Na primeira semana colocamos 1€ no mealheiro e à medida que as semanas vão aumentando vamos colocando mais 1€. Por exemplo na semana 1 – colocamos 1€, semana 2 – 2€, semana 3- 3€ e assim sucessivamente. No final das 52 semanas teremos amealhado algo como 1.378,00€! Incrível, não é?
Comprei um mealheiro daqueles em lata, que não dá para tirar o dinheiro (só para entrar), imprimi uma tabela com as semanas e o valor que teríamos de colocar por semana e uma coluna com o total que ia ficando no mealheiro (sim, porque como não dá para abrir e contar os trocos tinha que saber sempre o que lá estava).

Não satisfeita com 1.378€ achei que se cada 1 de nós fizesse isso (somos 2) daria uma magnífica quantia de 2.756€ o que achei ainda mais fantástico (sou muito ambiciosa)!!!
- Prós:
- Para quem não tem hábitos de poupança é uma boa forma de começar
- A lata fechada não permite ir tirar dinheiro quando precisamos de trocos e depois já não voltamos a meter
- Como é espaçado no tempo dá para organizar as economias, quando não pudermos colocar numa semana ajeitamos o valor na semana seguinte.
- Contras:
- Se no primeiro mês (4 semanas) só temos de poupar €10.00, no último mês precisamos de poupar €202.00 (soma irrealista para alguns).
- A minha experiência:
Realmente começamos muito entusiasmados, consideramos a semana 1 a semana em que decidimos marcar a data (1 ano antes do casamento) e lá fomos nós até à semana 20 sem problemas. A partir daí começaram algumas despesas extras, o noivo no desemprego e a receber cada vez menos até ao ponto que ficou mesmo sem receber. E o mealheiro foi ficando para trás….mas volta e meia vou lá pondo umas notas e uns trocos. Além deste mealheiro transfiro todos os meses para a poupança um valor mínimo para as despesas do casamento, portanto o mealheiro é uma segunda poupança! Não conseguiremos os 2.756€ nem os 1.378€ mas o que temos já dá para pagar a roupa/acessórios do noivo.
Se não tivesse a poupança do banco sei que conseguiria cumprir com o objetivo inicial, mas mesmo não tendo conseguido cumprir acho que este é um bom método para poupar seja para o casamento, férias, ou para outra coisa que vocês precisem, por isso quis partilhar convosco!
Assim que passar o casamento vamos iniciar novo mealheiro para as férias do próximo ano e neste caso tenho a certeza que iremos conseguir.
E vocês que truques usaram para conseguir poupar? Sintam-se livres de deixar aqui as vossas ideias.
Bj