Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

L
Noiva Master Setembro 2015 Terceira

Orçamento dicas úteis

Liliana, a 13 de Julho de 2015 às 14:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 41

Boa tarde comunidade,

ORÇAMENTO, budget, money, pilim.....e tantos outros nomes....é aqui que todos esbarramos assim que começamos a pensar no casamento!

orçamento

Resolvi criar este debate para deixar-vos algumas dicas que fui aprendendo ao longo desta caminhada, (desculpem o testamento, espero ajudar-vos)!

- O orçamento definido inicialmente nunca será cumprido – há sempre coisas que nos vamos esquecendo de orçamentar e que vão sendo necessárias. Por isso contar com mais 10-20% do valor definido inicialmente (se me tivessem dito isto desde o início !!!!!)

- O nº de convidados é o fator principal que determinará o orçamento. Façam a lista logo no início, em conjunto com noivo ou com o noivo/pais. Falem bastante um com o outro sobre isto e com os pais, pois acreditem…vai haver sempre alguém que ficará esquecido até ao dia de entregar os convites (o meu noivo ainda hoje pergunta se convidamos a pessoa A ou B….)

- A hora da cerimónia também é importante: se casarem a meio da tarde (15-16) irão poupar mais nas refeições. Nós casaremos às 16:00, serviremos um aperitivo, um jantar e depois ao final da noite uma ceia (com mesa de queijos, enchidos, uma canjinha ou caldo verde e uns scones com bifinhos)

- Se possível façam um mealheiro em conjunto. Muitas noivinhas costumam mostrar as suas ideias. Nós seguimos uma ideia que vi num site brasileiro: a poupança das 52 semanas (depois mostro-vos como é). Façam-no num mealheiro ou transferindo para uma conta poupança, o importante é cumprir com a periodicidade, quando não conseguir por 10€ põe 1€, mas põe! E mealheiros de preferência que não deem para tirar o dinheiro, só para colocar (para não haver tentações!!)

- Planear o casamento com 1 ou 2 anos de antecedência não é de loucos, até pelo contrário. Assim tem tempo para escolher os fornecedores pretendidos, procurar preços e comparar sem a pressão de ter decidir já pois aquele fornecedor está cheio. Além disso conseguem ter tempo para poupar uns trocos, e distribuir os pagamentos que precisam de ser feitos até ao casamento pelos vários meses, de modo que não tenham de pagar tudo de uma vez. Assim fizemos nós: planeamos com 1 ano e fomos organizando os pagamentos no ano, cada mês foi mês de alguma coisa e assim foi mais “suave”.

- Nem sempre os DIY saem em conta como pensamos. Tudo depende do pretendido, do nosso jeito para a coisa, do tempo que vamos gastar no projeto. Portanto, antes de optarem por fazer ou comprar feito convém pedir alguns orçamentos de fornecedores que entreguem já pronto, e dos materiais que vocês irão precisar se fizerem em casa (DIY). Poderem bem um e outro! Foi assim que fiz com os nossos convites e com os envelopes de arroz e compensou bastante ser eu a fazer, mas isto porque tinha tempo e gosto dos trabalhos manuais.

- Negoceiem bastante com os vossos fornecedores. Já diz a frase: “quem não chora não mama” (LLLOOOOLLLLL) e assim fiz eu: chorei! A vida está difícil para todos, e há sempre maneira de baixar um pouco os valores, perguntem sempre “não fazem uma atençãozinha?” Sei que nem toda a gente se sente bem a fazer isto, mas a boca que diz não também diz sim. Além disso procurei tudo o que fossem promoções, descontos, etc. para gastar nas coisas que precisávamos. Usamos descontos de alguns fornecedores aqui do site (aquele desconto que nos fazem se chegarmos até eles através do site), fomos a um show case onde conseguimos desconto para o vestido de noiva e para o DJ, negociamos o preço das alianças, dos sapatos, do acessório de cabelo, esperamos que a loja onde o noivo queria comprar a sua camisa e acessórios estivesse em promoção para a visitarmos, etc… Estas são algumas das que me lembro e somando isto tudo devemos ter poupado cerca de 550€ (“grão a grão enche a galinha o papo” LOLOL).

- Tentem ser fiéis ao valor que decidiram gastar em cada rubrica do orçamento. Se só podem gastar X€ no vestido não experimentem vestidos mais caros que esse valor! E cuidado que as vendedoras são danadas para nos vestirem vestidos mais caros que o orçamento. Infelizmente não consegui cumprir este ponto para a peça do cabelo (foi a única extravagância do orçamento até agora, mas depois consegui compensar noutras coisas)

- As flores da época são BBB – boas belas e baratas. Qual a tua flor preferida? A que for mais barata em Setembro é a minha preferida! Adoro peónias e sempre sonhei com um ramo de peónias mas apesar de não serem muito comuns em setembro, são mais caras. Portanto meninas flores da época ajudam na poupança! Além disso descobri que existe uma rosa que se chama mesmo “Rosa peónia”, bem mais barata que a própria peónia e muito parecida

- "Só te casas 1 vez na vida por isso compra!" Mentira… Além de que hoje em dia as pessoas casam mais que 1 x (apesar de não ser o que quero), não vou sair por aí a gastar dinheiro como tola só porque só me caso 1x, portanto tentem controlar sempre o orçamento

Isto é o que me lembro do que fui aprendendo neste “curso” de noivas, a 26 de setembro é a entrega da minha tese deste mestrado! AHAHAHAH. Estejam à vontade para completar com as vossas dicas meninas

Deixo-vos também links para alguns artigos aqui da nossa comunidade sobre o tema.

O orçamento do casamento

Quanto custa casar

30 maneiras de poupar no vosso casamento

6 gastos que podes não te lembrar

10 dicas noivos com orçamento baixo

bjs

41 respostas

Última atividade por Liliana, a 20 de Agosto de 2015 às 12:02
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Fazem bem, nós organizamos em 1 ano, mas isso porque já tinhamos algumas poupanças!

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos casar em Março/Maio de 2018

    Parecendo que não faltam 2 anos e meio, e não 3 anos, e passa num instante....
    Pelo noivo era antes, mas assim temos tempo de organizar tudo com calma e juntar bastante dinheiro.
    Todas estas dicas são maravilhosas e só não vou pôr uma em prática. (Na minha família os casamentos duram o dia todo e eu não vou ser excepção por isso a parte mais cara (a quinta) vai ser dificil diminuir, tendo isto em conta).
    Muito Obrigada.

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    São estas pequenas alterações que nos permitem poupar e aos poucos conseguimos poupanças razoáveis!

    • Responder
  • Ana Lúcia
    Noiva Constante Setembro 2015 Gondomar
    Ana Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola! No nosso casso tb nao foi a toa que escolhemos a hora pras 14h 30. Entre o inicio da missa, chegada aquinta para aperitivos fotos e comecar a jantar, tb optamos por nao ter a ceia e isso baixou nos o orçamento que em cerca de 100 pessoas è significativo!
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato, por isso resolvi passar um pouco da minha experiência.

    bj

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Margarida!

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Liliana, que super debate interessante!!!

    Há sempre coisas que não nos lembramos e é importante ter em mente no que toca ao orçamento!!!

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Ativa Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelentes dicas!

    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Maria Smiley smile temos de nos organizar para nada falhar ehehe
    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Maria Smiley smile temos de nos organizar para nada falhar ehehe
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também gostei muito, muito mais giro que o meu! Se o casamento não fosse já daqui a 2 meses ainda me aventurava a alterar o meu!

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Excelentes dicas, meninas!!!! E este mapa de pagamentos também está muito bom, Rita! Adorei! Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nesse caso sim, também é uma óptima ferramenta

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, é uma óptima ajuda, mas como costumo trabalhar muito com o Excel preferi mantar também o excel.

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Sofia

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Smiley winking

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas dicas para algo muito importante para todas nós Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelentes dicas Liliana Smiley winking

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós também fizemos algo semelhante em excel onde tenho 2 quadros: 1 com os itens e outro com os meses para pagamento. Assim é mais fácil. Depois também coloquei um separador com a lista de convidados que calcula automaticamente o nº de convidados e depois multiplica pelo valor/pessoa a pagar, assim à medida que vou confirmando ou cancelando os convidados, o valor a pagar/pessoa vai sendo atualizado no orçamento.

    Mas o teu está com um aspecto altamente!!

    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Liliana! Acho que este artigo é super super útil! Mostro abaixo o prt scr que fiz do meu orçamento para dar ideias às noivinhas, e abaixo o mapa esquema de pagamentos. Criámos um excel onde reunimos toda a informação, e assim está tudo junto no mesmo sítio, sem informação espalhada!

    Orçamento

    Orçamento

    Mapa de Pagamentos

    Mapa de Pagamentos

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com tempo e organização tudo se consegue.

    bjs

    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Setembro 2016 Guimarães
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Liliana, gostei muito das tuas dicas e Partilho algumas das tuas ideias. A própria florista falou dessa questão das flores da época. De certeza que em qualquer mês há uma flor bonita. Eu como nunca imaginei o meu boquet qualquer flor bonita serve. Sobre o pagamento, também estamos a fazer o mesmo. A pagar devagarinho. Ainda falta algum tempo mas já andamos a ver para poder escolher com calma. O próprio vestido foi a primeira coisa que encontrei e também vou paga-lo como me der jeito. A. loja foi impecável nisso.
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Smiley tongue

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otima partilha Smiley laugh

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim.

    Eu gostaria de ter lido este debate no início.Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é que é disciplina Liliana, e assim é que devia ser sempre! Smiley winking
    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super útil para as novas noivas Smiley smile
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Filipa.

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada.

    Achei que partilhar as minhas experiências poderia ajudar outras noivas.

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que grandes dicas! Obrigada... Smiley laugh
    • Responder
  • Anabela
    Super Noiva Junho 2016 Rio Maior
    Anabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que dicas tão boa obrigado Smiley winking

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração