Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bela Ribeiro
Super Noiva Janeiro 2019 Loures

Para reflectir...

Bela Ribeiro, a 27 de Maio de 2018 às 23:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 72
Após alguns meses de procura e várias deslocações a quintas deparamo-nos com a confirmação de que casar não é de todo para todos, ou pelo menos a parte da festa.
Voltamos à estaca zero e a 238 dias daquele que deveria de ser um dos melhores dias das nossas vidas, bonito, lindo, maravilhoso enfim todos os adjetivos bonitos que existem no dicionário, não passará apenas de uma ida à conservatória, porque queremos mesmo dar este passo.
Todos sabemos que o casamento é um negócio, em especial para as grandes empresas que com esta celebração lucram, que com esta celebração mantém os seus negócios em funcionamento, pagam ordenados, criam e mantém postos de trabalho, sim claro eu entendo tudo isso. Também eu trabalhando e tendo também a minha micro empresa sei do que falo.
No entanto, a outra face da moeda de quem quer dar este passo e pretende também ter o seu dia perfeito, o tal dia de princesa, o dia de sonho é muito diferente, especialmente de quem não tem ajudas para suportar os custos inerentes à organização de um casamento.
Fazendo as contas, a muito custo pode se comprar o vestido de noivs, as alianças, claro um bocadinho e uma coisa todos os meses não custa tanto, mas pagar assim 3.000,00 ou até 5.000,00 (falando de valores totais assim por baixo) como? Pedindo creditos e ficar a pagar anos a fio? Pedindo emprestado a alguém e ficar também anos a pagar? Valerá a pena?
Não tendo ninguém que se chegue a frente com ajudas, para um casal é tarefa impossível.
As empresas que gerem as quintas podiam, porque algumas têm espaço para tal, criar um local para casamentos low cost, oferecendo preços mais baixos, um serviço diferente, Não matando à partida o "sonho" das pessoas que realmente querem dar este passo, mas não têm possibilidades para grandes voos.
Este fim de semana visitamos uma quinta. O menu mais barato era de 66,00. Não vamos procurar mais porque não vale a pena o esforço fisico e emocional da ilusão do "vamos ver esta para ver como São os preços".
Ontem estava muito feliz com a prova do vestido, hoje estou muito desiludida e triste. De cabeça quente só me apetece deixar o vestido na loja e reaver o meu dinheiro, de cabeça fria, só me apetece ir de calças de ganga à conservatória e esquecer a festa.
Todo este negócio foi somente feito para quem tem dinheiro. De forma crua e real esta é a verdade.

72 respostas

Última atividade por Meryl, a 27 de Julho de 2019 às 20:34
  • Isabel
    Noiva Constante Abril 2019 Madeira
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Núpcias e na daya
    • Responder
  • Marisa
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui no funchal qual foi as lojas que fostes, apesar de não ter nos muitas
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada. Vou ver.
    • Responder
  • Bela Ribeiro
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aconselho te a dar uma espreitadela n Maria Noivas e na Rossy Noivas. Têm preços em conta e muita variedade.
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Smiley smile
    O vestido vi na net. Estou a pensar seriamente em comprar.
    Um balurdio.
    • Responder
  • Marisa
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida , concordo contigo , tbm sou da madeira , a concorrência e muita , e depois e difícil de achar um bom sitio , e os mais economicos são difíceis, ou marcas com muita antecedência ou já te foste .
    Os vestidos são muito caros , ainda estive a pensar ir ao continente , mas ao fazer contas sairia mais caro do que aqui . Mas pronto.
    No meu hotel eles foram fantásticos não tinha mos o valor total da reserva visto ser muito alto , aceitaram o valor que tinha e depois me disseram que pode mos ira batendo todos os meses o que é fantástico.
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Partilho da mesma opinião e reflexão.
    Atualmente o casamento é mais que um negócio.
    Infelizmente na ilha da Madeira vivemos tudo isso.
    Atualmente, ainda tenho tempo para mudar de ideias, tenho pensada uma quinta rústica, mas dou por mim a pensar no valor total.
    Os vestidos são caros, as ementas ( sem muitas vezes as pessoas perceberem de que sr trata), são de bradar aos céus.
    A conservatória é um negócio abismal, a igreja nem se comenta.
    Partilho a opinião de que deverão ser criados espaços low cost.
    Existem quintas em que nos pedem 40% do valor da festa para reservar o espaço.
    É ridículo.
    E os nossos sonhos?!
    As coisas simples?!
    Claro que não vamos desistir dos nossos sonhos.

• Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Junho 2019 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A partir de 45€
    • Responder
  • Bela Ribeiro
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabes qual o valor dos menus de baptizado na Quinta do Alto?
    Na Casa da Azenha na sala rústica, o máximo de tempo são 7h
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A quinta do alto tem uns menus de batizado que foram aliás o que me apresentaram por ter um orçamento reduzido. Que se adaptam perfeitamente. Fala com a sra. Tens muitos convidados Bela? Tenta não custa nada. Quantas horas tem os menus da azenha! Beijinhos
    • Responder
  • Bela Ribeiro
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ester,

Procura o vestido na Maria Noivas, são em conta.

Beijinhos

• Responder
  • Bela Ribeiro
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Vanessa.

Estive na Quinta do Alto há algum tempo num casamento de amigos, perguntei na altura os preços dos menús e são puxados.

Estivemos na Casa da Azenha tem a sala rústica exactamente como queremos, mas têm limite de horário.

Beijinhos

• Responder
  • Bela Ribeiro
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na impossibilidade de responder a cada comentário e, são muitos, obrigado a todas pelas dicas Smiley heart.

Só para explicar um pouco... Nós já temos tudo praticamente comprado, falta apenas o mais importante, o local!

O meu vestido custou, novo abaixo dos 200,00 na Maria Noivas, a roupa do noivo vem a caminho do eBay (casaco e calças, optamos pelo não tradicional) - falta a camisa, mas vamos a uma loja no Dolce Vita que vende roupa de cerimónia.

O vestido da menina das alianças só pode ser comprado em Novembro/Dezembro porque a mãe já me avisou que ela está sempre a crescer e era arriscado comprar agora.

Não vamos ter porque achamos desnecessário e são custos que se podem muito bem excluir:

- Kit WC (acho desnecessário)

- Varinhas da felicidade (what?! o arroz fica mais barato)

- Alianças - o pedra no meu sapato...... para podermos ter mais um dinheirinho para o local, vamos abdicar de comprar umas melhores, aproveitamos as que compramos em prata para o efeito e quando pudermos compramos umas melhores.

- Fotografo: Não vamos ter fotografo profissional. Face aos preços praticados é-nos impossivel. Então falamos com um amigo que faz fotografia e deu-nos um preço muito bom. Claro que não vamos ter album, ipad para os convidados verem as fotografias, nem telas e toda a parafernália fotográfica que acompanha um serviço profissional de fotografia. Teremos as imagens editadas em suporte digital e enviamos aos convidados o link para poderem guardar as que quiserem.

- Videografo como chamam agora - não achamos necessário

- Animação e música: Animação cortada da lista (nunca a quisemos ter desde o inicio) e a música, conhecemos músicos amigos que nos emprestam material de som e, os nossos amigos vão alternando esse trabalho uns com os outros.

- Cerimónia civil: Será mesmo na conservatória para poupar a diferença do dinheiro de deslocações do/ conservador/a.

- Bolo: Vários menús que vimos não têm bolo incluido - Óptimo!! Também não queria, eu faço bolos, logo tenho essa parte garantida.

- Bouquet: Já o tenho sinalizado desde o ano passado numa florista amiga aqui perto, não vai exceder os 40,00

- Sapatos: a única coisa que não tenho ainda! Tenho alguns observados no eBay a rondar os 15.00 mas antes de me decidir quero ir à Guimarães Outlet.

- Falta-me tipo um casaco ou algo quente porque o vestido é sem mangas - capa com capuz do eBay ou um casaco para o efeito.

- Lingerie: qualquer coisa serve.

- Brincos: Serão da Alchemy Gothic e já os tenho há alguns anos, raramente foram usados e estão perfeitos.

- Gargantilha: Uma designer de moda irá fazer-ma exactamente como quero - o preço não vai exceder os 20,00 já com portes de envio.

- Transporte dos noivos: Nunca foi opção. Todos os convidados têm carro, em algum havemos de ir.

- Cabelos e make up: Ainda não pensei no que quero, seja como for não excederá os 30,00 na minha cabeleireira habitual.

Penso que não me esqueci de nada.

Neste momento ainda não temos visitas marcadas a Quintas. Descobrimos 2 com preços a 30eur/menu (claro que não têm bar aberto nem bolo, mas resolvemos isso de outras formas), já nos responderam aos emails e aguardamos que marquem as visitas para os dias pretendidos.

A quase 233 dias do dia, vamos lá meter a cabeça à tona para respirar e tentar procurar um local para conseguir concretizar o que andamos aos anos a tentar.

beijinhos a todas e obrigada

• Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Julho 2018 Faro (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pessoalmente, crédito é fora de questão!

Durante X tempos metemos dinheiro de lado até conseguir ter tudo.

Os meus pais ajudaram apenas com o vestido, tudo o resto é 100% pago por nos.

Antes de visitar quintas, pede orçamentos por email, fiz tudo assim!

Depois, diminui a quantidade de convidados. Limita a decoração e as coisas "bonus".
    Acho injusto dizeres que é so' para quem tem dinheiro... claro que não vai ser gratis e tudo o que compras, tem um preço! Não seria justo andarem a pagar 20€ por pessoa para comer e beber o dia todo coisas de qualidade, mais o serviço durante esse tempo todo, etc, como dizes, deves compreender isso tudo...

Ha' pessoas que casam com 5000€, outras com 2000€ e outras com 10.000 ou mesmo 15.000 ou até 30.000€... cada um com o seu orçamento! Claro, não se deve criar expectativas desproporcionadas relativamente ao orçamento... mas conseguem-se coisas muito bonitas com um orçamento médio!

Sabes que também vais sempre recuperar um bocado do dinheiro com as prendas, mas não e deve contar imenso por ai até porque não é o principio de casar.

é normal desanimar, mas desistir, não!

Procura, procura! Enviar dezenas de pedidos de orçamento, so' assim podes encontrar o que precisas!

• Responder
  • Marta
    Noiva Constante Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, não desesperes, tens a vila Libania que faz bolo, repuxos fogo artifício, decoração por 55 euros por pessoa no domingo e há sextas são capazes a baixarem para 45 euros.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Dezembro 2018 Vila Nova de Gaia
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tente manter a calma. Veja se as quintas nao tem o menu para batizado, normalmente todas tem e é metade do preço. Em vez de ter tAnta coisa, tem menos mas ao menos festeja. Boa sorte
    • Responder
  • Vanessa
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá bela como te compreendo, mas calma há sempre alguma solução....já viste a casa da azenha? tem valores baratinhos...tenta procurar uma quinta mais acessivel...não desanimes...vai correu tudo bem! Tens tambem a Quinta do Alto em vila franca de Xira a sra é um doce!! Sao ambas aqui do site!Smiley heart Pede orçamento e explica lhe a situação ela arranja solucão de certeza!

https://www.casamentos.pt/quintas-para-casamentos/casa-da-azenha--e47008

https://www.casamentos.pt/quintas-para-casamentos/quinta-do-alto--e50873

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bela, compreendo perfeitamente o teu desgosto e desilusão. No início dos meus preparativos também tive uma situação chata que me fez desistir do casamento (aliás publiquei aqui um debate sobre isso na altura). Nesse dia fiquei inconsolável, não me apetecia falar, soluçava de tanto chorar, não queria ver ninguém… Enfim… Foi o sonhar, o ver o sonho crescer e de repente ser atirada ao poço e ver-me a afogar sem ajuda.

Na altura também me apeteceu ligar para tudo que já tinha planeado e cancelar. Mas aguentei-me até estar com a cabeça fria, pelo menos dentro dos possíveis, e pensar conscientemente em todas as possibilidades juntamente com o noivo que também estava com a cabeça em água. Acho sinceramente que a ele custou-lhe muito mais do que a mim, porque para além da desilusão dele ainda teve que lidar com a minha tristeza. Nós acabámos por arranjar uma solução para nós e vamos ter o nosso dia como sonhado. Mas no teu caso querida, porque não desistes da ideia da quinta e procuras um restaurante? Fazes uma coisa mais pequenina mas investes mais no DYI e aproveitas. E se mesmo assim não der, arranja uma casa de um amigo ou familiar, ou vai para um jardim e faz uma festa mais simples. Mas festejem querida!

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bela não desistam, vocês merecem esse dia, e todas essas coisas bonitas.

Não conheço muito bem a tua zona, mas à uma quinta em Aveiras de cima (mesmo junto à saida da A1) que tem ementas acessíveis (as vezes até ementa de batizado adaptada).

Não sei se talvez seja um pouco longe da tua zona, mas procura por Por do Sol 2 - quinta dos Poços.

• Responder
  • Inês
    Noiva Experiente Julho 2018 Guarda (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não ajas de cabeça quente. podes não ter a festa como idealizaste mas porque nao tentas juntar qu te realmente é mesmo próximo, num restaurante? Sempre sai mais barato por pessoa e nunca convidas tanta gente. Nem que seja só para teres um fia um bocadinho diferente e não ser só ires a conservatória assinar um papel. Força 💪 vai correr bem!
    • Responder
  • Diana
    Noivo Constante Setembro 2019 Odivelas
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Procura também a casa do largo.
    Fazem festas lindíssimas e o menu mais barato penso que são 25€.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Julho 2021 Amadora
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia.. olha o meu caso e parecido ao teu.. eu comecei a organizar o meu casamento com quase dois anos de antecedência para conseguir pagar o casamento..escolhi a quinta,o fotografo e o vestido, fiz as contas e estipulei um x por mês..so eu e o noivo é que vamos pagar e como temos 2 crianças nao é facil ter o dinheiro para pagar logo.. tem dias em que começo a irritar me pois parece que não vou conseguir pagar tudo mas depois passa.. nao possi contar com ninguem da minha familia porque eles nao teen posses para isso. E oa meua sogros como pagaram o 1 casamento dele nao tem logica pagarem o segundo e no fim de contas quem vai casar somos nos e nao eles. Por isso nao hajas de cabeça quente. Tenta ver o lado possitivo da coisa. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Bela, és quase minha visinha😊 ja vi que te deram imensas sugestões e ajudas. O mais importante é nao desistires! Há alternativas e na nossa zona varias! Quando casei pela 1 vez ha 16 anos, também não tinha dinheiro para festas, mas tive o meu dia de sonho a minha maneira, só convidei familia e amigos muito próximos umas 30 pessoas. Fui a baixa comprei tecidos e fiz o meu vestido ( acabou por ser salvo por uma costureira amiga 😂😂 ). Um dos meus irmãos tem uma vivenda na ericeira, foi la o copo de agua, dia antes matei me a limpar e montar tudo. A comida foi toda feita pela minha mãe coitada. Casamos na conservatória de Mafra tem um jardim lindíssimo ao lado que deu fotos brutais ( tiradas pelos convidados). No final do copo de água fomos beber café a praia onde também tenho recordações e fotos girissimas. O importante esteve lá! Desta vez vai ser diferente porque podemos senão seria parecido Smiley smile qualquer coisa que precises apita beijinhos
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Agosto 2018 Porto (Concelho)
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida sei que e difícil e neste momento estas em baixo mas olha que com mt procura tudo se consegue eu consegui olha o vestido que eu queria custava 1800 euros então mandei fazer e com portes ficou me por 400 euros com tecido de qualidade. Depois procurei convidar só mesmo as pessoas importantes para reduzir a lista e procurar mt porque encontras menus bem económicos não digo quintas mas restaurantes com espaços verdes bem bonitos por exemplo eu vi o restaurante montanha azul. Eu vou fazer na quinta da ponte Lousada e se falares bem com eles explicares etc fazem preços bem económicos quando se quer mt tem que se procurar mt também .beijinhos boa sorte .
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem se em parte concordo contigo pois acho que todos passamos pela mesma frustração assim que começamos a tratar de tudo... Por outro acho que estás a ser radical... Procurando bem e fazendo contenções onde realmente se devem fazer consegues casar com uma festa sim... Não sei qual a tua zona de residência mas há sempre Quintas para todas as carteiras, o vestido não precisa de custar 1000€, até porque ao contrário do que muitas noivas pensam "é só um dia"!! E eu tenho a máxima que somos nós que fazemos o vestido e não o vestido que nos faz a nós... Tens imensas noivas da comunidade que compraram vestidos em sites e ficaram bem abaixo dos 300€ e 200€... Também podes substituir a clássica aliança de ouro por aço, que tem a mesma cor e até dura mais! Podes ver restaurantes, podes fazer tu mesma a maior parte da decoração e esta comunidade para isso é top!
    Enfim podes sempre, também, optar por não querer prendas de ninguém e usar o método cada vez mais "normal" do "cada um paga o seu"... E falo pois é o modo em que vamos casar... E sim primeiro estranha-se e depois entranha-se... Convidámos pessoas a mais pois o mínimo na Quinta são 80 pessoas, teremos 75, e fora de hipocrisias só lá teremos quem realmente gosta de nós! Claro que houve alguns que gostam e por motivos pessoais ou profissionais não podem estar... Casamos a uma sexta-feira que também fica muito mais barato... Por isso, e apesar de perceber como te sentes, pois passem essa fase... Acho que deves repensar e pedir ajuda antes de larvares a toalha ao chão... Beijinhos
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bela depois de procurar tanto como tu
    Eu e o noivinho mudamos de ideias em relação ao nosso dia

Vamos alugar uma sociedade recreativa/casa do povo
    Pedimos que cada pessoa traga um doce, salgados, bebidas, vestido possivelmente comprarei na pretty bunnies onde o mais caro são 400€
    Alugamos louça, mesas e cadeiras, toalhas compramos tecido na feira e fazemos as bainhas
    Bolo tenho uma amiga que faz uns deliciosos
    Decoração vai ser garrafas de vidro(cerveja, vinho) pintadas com meia duzia de flores
    Musica uma playlist no sistema de som da sociedade e como temos amigos que tocam eles tocarão tambem
    Fotografo serão os amigos
    A nossa maior despesa será mesmo oferecer um prato principal e agua
    Para um sitio bonito para fotos, fazemos uma parede de flores de papel
    E tá feito
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse restaurante é super perto da minha casa, fica a 1km 😅

Nunca lá fui (só lá fui quando era pequena e a gerência era outra), mas já me disseram que a comida é muito boa.

É mais ou menos isolado e a envolvência é bonita. Já lá passei várias vezes com eventos a decorrer (casamentos e batizados), portanto com certeza estarão habituados a receber eventos.

Acho que é uma excelente recomendação da Ana Filipa, aconselho-te a ires espreitar Bela. Smiley heart
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o noivo também tivemos uma altura em que quisemos desistir de tudo, começamos a ver a nossa vida a andar para trás com todas as despesas que iamos ter... mas depois reconsideramos, e decidimos que queriamos mesmo concretizar o nosso sonho. Andamos a poupar muiiiiito para conseguirmos ter o nosso dia.
    Acho que não deviam desistir, ainda para mais já têm praticamente tudo tratado...
    Já tens aqui muito boas sugestões de várias noivas!

Desejo-vos o melhor Smiley kiss
    • Responder
  • Diana
    Noivo Constante Setembro 2019 Odivelas
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Procura a herdade da pena em Caneças. Aí tens de pagar o aluguer da quinta.
    Depois eles trabalham com uma rapariga que se chama Cláudia que faz o catering baratissimo. Procura no Facebook as delícias da Claudia.
    Animação tens a claudia's party.
    É excelente.
    Tudo low cost.tens a tasquinha dos sabores também. É fazem lá o casamento civil.

Espero ter ajudado 😊
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como eu te entendo....também pensei em desistir da festa mas depois refleti sobre o assunto e pensei que dinheiro nenhum paga a felicidade de ter um dia que eu sempre sonhei desde criança ...procurando e tentando poupar ao máximo e manter os valores dentro do orçamento o que é impossível se torna possível só ter fé que tudo vai dar certo Smiley heart te desejo a maior fé da tua vida nqeuilo que acreditas e que o teu sonho se torne realidade apesar de todos os obstáculos que encontrares pelo caminho
    • Responder
  • Liliana
    Super Noiva Agosto 2022 Silves
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bela! Sabes eu gosto mt mais de jantares de amigos do que casamentos... isto pq os casamentos não têm de todo de serem iguais e mt menos um dia em que aparentamos ser aquilo que não somos. Façam aquilo que vos parecer melhor e dentro das vossas medidas o que vos faça mais felizes juntos daqueles que estão sempre presentes na vossa vida. Força! Smiley winking beijinhos
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O restaurante chama se mil e um petiscos... é pertinho da praia do mangoito, 10 minutos de carro... por 20€ por pesssoa tens o restaurante reservado só para ti (fui agora confirmar nas mensagens e é 20€)

Para reflectir... 1

Para reflectir... 2
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração